terça-feira, 30 de outubro de 2012

Faça a pergunta certa e encontre solução eficaz






Você pode responder qual é o nome da bruxa na estória do Chapeuzinho vermelho? E o nome da mulher do gigante na estória de João e o pé de feijão? Pense um pouco e responda antes de seguir a leitura. Vou lhe dar uma pista: começa com N... Na realidade, você está investindo tempo nisso. Algum esforço para responder essa pergunta, concorda? Enquanto você pensa na resposta, deixa de fazer outras coisas, obter outras respostas... E eu estou lhe “cozinhando”, fazendo você pensar na pergunta, como se ela fosse importante. Mas, acontece que não há bruxa e nem mulher de gigante nenhum. A pergunta leva a um beco sem saída, mas não deixa de causar seus efeitos. Você perdeu foco e tempo pensando em responder algo que não tem resposta. A pergunta errada vai lhe levar a uma busca infrutífera. Temos dois inimigos que nos fornecem perguntas erradas: a carne e o diabo.

O inimigo ganhou Eva com uma pergunta falsa: Deus já havia dito que podia comer de todos os frutos, menos um:

E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. (Gênesis 1:29). 

E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gênesis 2:16-17).

Mas a serpente perguntou à mulher de uma forma que deu a entender que ela estava restrita, que não podia fazer nada, comer nada...

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? ( Gênesis 3:1) 

O que estou querendo frisar hoje, é que você pode fazer perguntas que vão lhe levar a afastar-se de Deus e das suas bênçãos. São perguntas vazias, que vão consumir tempo, energia e não vão ter proveito nenhum para resolver sua vida. Eu trouxe hoje duas delas. Penso que são as piores, porque minam a fé e impedem a comunhão com Deus.

A primeira é: o que foi que eu fiz de errado?



Essa pergunta não é nova. Perguntaram a mesma coisa a Jesus quando Ele estava na terra e Ele deu a resposta que precisamos ouvir.

E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo. (João 9:1-7)

Observe que Jesus olhou para o problema do cego de nascença e, sem focar o pecado que há de comum em toda a humanidade, viu uma oportunidade para fazer brilhar a glória de Deus. Foi para isso que Jesus se manifestou: “ [...] para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.” (1 João 3:8).

A solução do Filho de Deus


Observe o simbolismo que está na situação em que Jesus toma da sua saliva, junta com terra e coloca nos olhos do cego e o faz enxergar. O que sai da boca de Deus (saliva), quando toca a terra, produz cura. Está escrito: “se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.” (Isaías 1:19).

O que o cego que queria ser curado precisou fazer? Seguir até o tanque e se lavar. O nome do tanque era “o enviado”. Jesus é o enviado.  A nossa parte é seguir em frente na fé e na obediência em Cristo e tomar posse de sua bênção.

O pecado não é o foco para Jesus, se o pecado for problema, vai aparecer e nós pedimos perdão. Mas o ataque do diabo não tem que ser por alguma coisa que você fez de errado. Jó era reto e íntegro, Deus o elogiava (Jó 1:8; 2:3). Mas, não havia intercessor ou pagamento de pecados que impedisse o diabo de acusá-lo (Jó 9:33). E ele foi atacado cruelmente por Satanás. Ele perdeu todos os seus bens e riquezas, os filhos, a saúde e continuou fiel a Deus, mesmo sem entender porque. Ele es achava o mais digno dos homens. Além de todos esses males, ele ficou acompanhado de três pessoas que o acusavam e uma que insistia para que ele desistisse. Mas ele simplesmente esperou que Deus resolvesse, reconheceu que não entendia nada, mas se manteve crendo e terminou duas vezes mais abençoado.

A bênção diz que seremos atacados, a diferença é que os inimigos fogem: “O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.” (Deuteronômio 28:7)

O que importa é o que prevalece


O que prevalece não é o que o problema traz, mas a solução no poder de Jesus. Se for pecado, ele corrige e sara:

Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. (Tiago 5:14-16)

Pare de perguntar por que você tem problemas e procure Jesus para resolvê-los. Se for necessário, Ele lhe corrigirá, se você se focar na perseguição da culpa estará trabalhando lado a lado com Satanás e desconfiará da bondade e da misericórdia e da graça de Deus, como se você tivesse que ser perfeito para receber algo de Deus.

Deus  olha para o seu desejo de acertar e servi-lo, de fazer a sua vontade e não para achar como lhe punir. Ele não é seu perseguidor, é seu abençoador. O que Ele quer é que as bênçãos lhe sigam, que você tenha vida e não morte:

E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus; (Deuteronômio 28:1-2)

Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis. (Amós 5:14)

A segunda pergunta é: por que isso aconteceu justo comigo?


Sempre que acontece algum absurdo de exceção negativa vejo alguém com pega de si mesmo. Quando alguém acha uma nota de cem reais no chão, ninguém reclama de ter sido exatamente com ele, mas se acontece algo raro e mau, aí sim, reclama-se. Aconteceu um acidente absurdo com uma coincidência horrível esses dias que retratam bem o que digo. Uma pastora estava andando na rua e um louco a atacou com uma madeira, causou-lhe fratura craniana e ela está nesse tempo na UTI.
Muitos começam logo a pensar: Ela não era pastora? Ela devia estar em pecado... É provação de Deus. Se Deus precisasse usar os serviços do diabo para nos ensinar alguma coisa, não o teria demitido do céu, teria criado o departamento da morte roubo e destruição e o colocado como diretor. Não sobreleve o poder do pecado. Ele é o que existe em comum em toda a humanidade:

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” (Romanos 3:23)
 
“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” (Romanos 5:12).

O mal é fruto do pecado da humanidade. Não há como permanecer nesse corpo limitado sem cometer erros. A solução de Deus é mudar o foco e considerar não a perfeição de pensamentos e ações, mas a perfeição de intenção para com Deus. Quando somos igualados na fragilidade, podemos ser igualados na força. Observe: “Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem.” (Gálatas 3:22). Somente pela fé podemos ser perfeitos para com Deus. Jesus pagando os nossos pecados e nos capacitando para seguir em frente procurando fazer o melhor para Deus. É a graça que nos salva. É o amor de Deus que enviou Jesus para um povo que Ele sabia que não era perfeito, mas que desejava deixar o pecado e servi-lo. Toda a glória da salvação, o poder e a força do Amor salvador de Deus está em Cristo:

(5) Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.  (6)  Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.  (7)  Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer.  (8)  Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.  (9)  Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.  (10)  Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;  (11)  e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação. (Romanos 5:5-11) 

Jesus falou sobre acidentes...


Apesar de nós criarmos essa aura de misticismo sobre as fatalidades que nos cercam, Jesus foi muito mais objetivo sobre isso. Veja esse relato que Ele fez sobre acidentes e revanches políticas da sua época:

E, Naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. (Lucas 13:1-5)

Aqui, Jesus fala de galileus que foram mortos por motivos políticos (Pilatos), de todos os galileus, de pessoas que morreram de um acidente em Jerusalém e de todas as pessoas em Jerusalém. O ponto em comum entre todos, em qualquer lugar e situação é que todos estamos debaixo da graça perdoadora ou da maldição. Qualquer pessoa que não se arrependeu dos seus pecados é igual diante de Deus

Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. (Tito 3:5-7)

É preciso viver na graça

Não é só nascer na graça, é preciso viver na graça. Paulo repreendia os gálatas porque, depois de ter aceito Jesus e o Batismo no Espírito Santo pela graça estavam querendo conseguir as bênçãos de Deus praticando os ritualismos da lei. É a mesma coisa que ser um pecador e viver em todos os pecados nomeados na Bíblia, luxúria, embriaguez, contendas, vícios, aceitar que Jesus perdoou os seus pecados, porque você não pode conquistar o pagamento deles e depois de limpo, tomado banho e perfumado, querer achar que vai conseguir viver de forma agradável a Deus sem depender do mesmo poder.

Se você não conseguia antes sem Jesus, não vai conseguir agora. Se você precisou de Jesus para lhe levar a Deus pela graça, continua precisando agora. E aí, não importa quão comportado você seja ou esteja. Todos os homens, por si mesmos, sem Jesus para lhes apresentar a Deus são indignos diante de Deus. Todos pecaram desde Adão (Romanos 3:23; 5:12). Você não recebeu e nem receberá nada de Deus pelo seu merecimento, e nem precisa, é Jesus quem merece e é no nome dEle, pelo merecimento e direito dEle que pedimos. Por isso, não podemos nos confiar na nossa própria justiça e sim na justiça de Deus. Nós procuramos fazer o que é certo, porque fomos libertados do pecado e não porque vamos comprar as bênçãos. Ela já foi comprada por Cristo. Ele é o único que tinha fundos para isso, pois nasceu e viveu perfeito e morreu sem ter pecado.

A graça nos dá a chance de mudar a cada dia, de não vivermos submissos ao pecado, de fazer o que agrada a Deus e ter nossos pecados perdoados e nos aproximarmos de Deus pela fé e Jesus fica entre nós e Deus:

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. (Hebreus 4:15-16)

A proposta é boa

A proposta de Deus é que nós sejamos novas criaturas. Precisamos olhar para frente, para  alvo da nossa vocação em Cristo:

Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:12-14)

Não existe vitória sem luta e não existe perfeição humana, a não ser através da fé em Cristo: “porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade; (Colossenses 2:9-10).

Não ache que pode enganar a Deus desejando a Deus e ao pecado ao mesmo tempo. Mas ninguém é um pecador tão terrível que não possa ser libertado do pecado e perdoado e nem tão bom e perfeito que não precise de ser perdoado, porque o pecado é a única igualdade garantida de toda a raça humana.

Pare com as perguntas tolas, use a fé


Em Lucas 7, do 36 ao 50 é relatada a história de uma mulher pecadora derramou um bálsamo que correspondia a 10 meses de salário mínimo sobre os pés de Jesus (hoje, equivaleriam a R$ 6.220,00). Era o costume a noiva derramá-lo sobre os pés do noivo na noite de núpcias. Aquela mulher lavou os pés de Jesus com lágrimas; desatou os cabelos para enxugá-los, o que correspondia a se expor como indecente; beijou os pés de Jesus, que era a parte mais indigna do corpo e isso também tinha um sentido muito forte de arrependimento. Era costume beijar o rosto em sinal de aliança, beijando os pés, ela dizia que não era digna da aliança com Ele, mas desejava servi-lo como escrava.
O religioso presente, o fariseu que servia o banquete e recebia Jesus para investigá-lo e atrair atenção sobre si só viu o passado daquela mulher e suas cadeias e ainda criticou o próprio Jesus por não impedi-la de se aproximar dEle. O fariseu, religioso hipócrita não deixaria que ela o tocasse para não contaminá-lo. Jesus o fez refletir com a mensagem da vitória da graça sobre os pecadores:

- [Disse Jesus] Simão [o religioso], uma coisa tenho a dizer-te.
E ele disse:
- Dize-a, Mestre.
- Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?
E Simão [o religioso], respondendo, disse:
- Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou.
E ele lhe disse:
- Julgaste bem. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão [o religioso]:
- Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.
E disse-lhe a ela:
- Os teus pecados te são perdoados.
E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si:
- Quem é este, que até perdoa pecados?
E disse à mulher:
- A tua fé te salvou; vai-te em paz.
(Lucas 7:40-50)

Jesus viu aquela mulher colocar-se para servi-lo com seu coração derramado em lágrimas, lavando seus  e viu o religioso recebê-lo como curiosidade e atração pública;
Jesus viu a mulher suplicando pela oportunidade de aliança com Deus através do Filho e viu o fariseu desprezá-lo como se fosse um judeu desqualificado.

Jesus viu aquela mulher recebê-lo como O Ungido, o Cristo, o Salvador em sua vida, ungindo seus pés com óleo e viu o fariseu rebaixá-lo como convidado em sua casa, não o ungindo a cabeça na entrada, não tratando o que entrava como enviado da parte de Deus.

Mas foi a necessidade da mulher que a impulsionou a essa postura, foi o reconhecimento de seus pecados e imperfeições que a fizeram buscar a Vida que lhe faltava em Cristo. Muitos têm perdido a oportunidade de ter um encontro redentor e real com Cristo porque se consideram bons o suficiente para conquistarem isso sozinhos. Só que o padrão de Deus é o próprio Deus. Você só será digno de aproximar-se de Deus se for tão perfeito quanto Ele e isso só é possível através de Jesus. Estando em Cristo você poderá achegar-se ao Pai. Porque em Cristo, Ele não verá os seus pecados, mas a perfeição que Cristo nos comprou na cruz.

Pare de perguntar por quê e busque o que lhe falta na graça de Cristo


Você não pode ser tão perfeito que mereça receber e nunca será. Você, por seus próprios méritos, nunca será melhor do que ninguém e por mais que se esforce, você sabe disso. Mas VOCÊ NÃO PRECISA MERECER, PRECISA RECEBER DE Jesus! ELE MERECE E QUER LHE DAR!!!

Jesus disse em cada evangelho o que você precisa dar ouvidos hoje:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28)

“Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.” (Marcos 2:17)

“[...] o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lucas 19:10)

“Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” (João 6:37)

Você é aquele a quem Jesus estende a sua mão nessas promessas? Então, tome-a. Receba sua cura total, em nome de Jesus. Receba sua libertação total, em nome de Jesus. Receba a vida eterna, em nome de Jesus. Receba, não porque você é bom, mas porque Deus é, não porque você pode, mas porque Jesus pode. Há muitas pessoas que estão na igreja há muito tempo e recebem muito pouco de Deus porque vão a Ele baseadas em suas virtudes. Eu vou a Jesus baseada nas minhas fraquezas e crendo na força Onipotente, Onipresente e Onisciente dEle, então, eu recebo da sua bondade, pela fé.

Levante-se e ande na luz do Senhor Deus, em nome de Jesus! Que a obra de Jesus lhe alcance em plenitude da graça sobre graça, fé em fé, glória sobre glória, em nome de Jesus!

Você só precisa orar:

Eu recebo. Eu recebo o teu presente de Vida e vida em abundância. Eu recebo a libertação dos meus pecados. Eu recebo uma vida nova com Deus. Eu não mereço, mas não preciso merecer, porque o Senhor Jesus merece por mim. Ele me fez compartilhar do que Ele merece. Eu recebo e agradeço, em nome de Jesus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics