segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Fazendo valer à pena





Na jornada da vida, precisamos decidir a cada passo o que vale à pena carregar e o que vale à pena deixar para trás? Quanta energia estamos dispostos a gastar para manter ou conquistar determinadas coisas vai determinar a nossa recompensa. Esta estória ajuda na reflexão que quero fazer, hoje.

Uma mulher velha e sábia fazia uma viagem através das montanhas quando, no leito do rio, encontrou uma pedra preciosa. No dia seguinte, continuando seu caminho, deparou-se com um viajante que tinha fome e, para atender o seu pedido de ajuda, a mulher abriu a bolsa para dividir com ele sua comida.
O homem deslumbrou-se com a visão da pedra e pediu à mulher que lhe desse de presente. Sem hesitar, ela lhe entregou a jóia. O viajante se foi, rejubilando-se por sua sorte. O tesouro poderia garantir-lhe segurança para toda a vida.
Mas, alguns dias depois, ele voltou à procura da mulher. Ao encontrá-la, entregou-lhe a pedra, dizendo:
-Pensei muito e sei bem o valor desta pedra, mas venho devolvê-la. O que quero é algo muito mais precioso. Se for possível, me dê o que está dentro de você e que a fez capaz de me entregar um tesouro como esse.

Ao primeiro olhar e diante da sua necessidade de sobreviver, o homem achou que a solução para a sua vida era a posse de bens. Mas, na realidade, a fonte que o supriu foi o coração generoso daquela mulher. E aquele coração generoso, por fim, o fez ver que a vida era mais do que suprir as suas necessidades materiais. Havia como ser maior do que a fome e a sede. E o que estava naquela mulher transcendia o imediato, tocando o eterno.

Jesus disse ao homem que só se ocupava das coisas materiais: “[...] Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lucas 12:20).  Estamos sofrendo uma cultura que não cultiva o caráter ou valores, apenas o prazer e a vantagem. Mas, os princípios de Deus são eternos e funcionam em qualquer cultura. Buscar  que é prezado por Deus tem a sua recompensa: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33).







Colhendo dos frutos do caráter 

Observe a história de Sansão e a história de José na Bíblia. Sansão começou na glória e, por não cultivar seu caráter como servo de Deus, desceu à escravidão e à morte. José sofreu por ser honesto com relação ao pai, aos irmãos e aos patrões, mas terminou como governante do maior império da sua época. A diferença? Caráter. Aquilo que era valor interior sobrepujou todo o currículo de ambos. Porque o caráter é o direcionador das habilidades que possuímos e é dele que vêm as recompensas.

Ainda que pessoas de caráter corrompido tenham vantagem por algum tempo, haverá o momento da recompensa de Deus a todos segundo as suas obras e ainda será nessa vida. Davi compreendia isso e isso o alimentava. Veja o Salmo 27:10-14:

Davi servia ao Senhor, mesmo quando a família não o apoiava...
10 Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá.
O coração de Davi desejava o caráter reto diante de Deus...
11 Ensina-me, SENHOR, o teu caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos que me espreitam.
Ainda que dissessem falsidades contra ele, ele se mantinha íntegro...
12 Não me deixes à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantam falsas testemunhas e os que só respiram crueldade.
Porque ele cria que o Senhor o socorreria enquanto estivesse na terra...
13Eu creio que verei a bondade do SENHOR na terra dos viventes.
Isso levantava o seu ânimo.
14 Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.






No Salmo 73, Davi mostra o perigo de se invejar os sem caráter... Sugiro que leia, é uma boa reflexão. Que o Senhor ilumine o seu entendimento para colocar as prioridades corretas na vida. Uma vida construída na verdade é uma vida sobre a rocha. Uma casa sobre a rocha  resiste a tempestades e terremotos.

Faça os esforços da sua vida ganharem sentido e valor, cultive o caráter de Deus em você: bondade, fidelidade, honestidade e outras qualidades valem muito em qualquer tempo. Valem à pena porque a recompensa vem de Deus.

Certa vez fui demitida por não abrir mão dos meus princípios cristãos e bíblicos. Um ano depois, eu estava em um emprego federal e a empresa que me dispensou estava falida e fechada. Não foi fácil aquele ano, mas a recompensa chegou, o fruto colhido foi muito maior do que a semente de fé que plantei. Escolher agradar a Deus traz sempre o melhor resultado.


Ilustração enviada por Zulima Tozzi, via facebook 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics