sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Subindo os degraus do impossível





Alguns dias, acordo com um profundo chamado a orar. Não sei se você já teve essa experiência ou já a reconheceu, mas o Espírito Santo nos chama a orar. Há momentos em que Ele nos inquieta com uma urgência de oração. Orar por você, leitor e leitora, esta manhã para que possa receber essa Palavra e possa também vivê-la e ajudar a disseminá-la, quando ela transformar a sua vida. Estou pedindo ao Pai que use suas mãos, sua boca, seu coração para disseminar essa mensagem. Sem eles, estou limitada a esse texto em apenas um lugar na internet, onde milhares de pessoas não têm acesso pelos mais variados motivos.

Geralmente essa urgência de orar acontece quando há a necessidade de alguma mudança de direção ou criação de algo novo. Seu Pai pode chamá-lo para uma conversa particular e será maravilhoso atendê-lo. Oro, enquanto escrevo esse texto. Algumas coisas tenho a dizer sobre a oração...

Por exemplo, você sabia que a oração tem princípios reguladores? Podemos começar com o fato de que a oração possui princípios fundamentais. Existe um controle de qualidade de orações no céu. Há orações que serão aceitas e outras, que não serão. Por exemplo, existe oração errada na forma e na intenção. A intenção é mais importante do que a forma, como mostra Tiago. A tradução da Bíblia Amplificada é bem incisiva:

2 Vocês são invejosos e cobiçam [o que os outros têm] e seus desejos seguem não saciados; [então] vocês se tornam assassinos. [Odiar é assassinar no que diz respeito ao coração] Vocês queimam com inveja e raiva e não são capazes de obter [a gratificação, o contentamento e a felicidade que vocês buscam], então vocês lutam e guerreiam. Vocês não têm porque vocês não pedem. [I John 3:15.] 3 [ou] vocês pedem [a Deus por isso] e contudo falham em receber, porque vocês pedem com o propósito mau e errado, motivos egoístas. Sua intenção é [quando vocês conseguirem o que desejam] gastá-lo em prazeres sensuais. (Tiago 4:2-3)

O que nos dá pelo menos sete princípios de oração que vamos detalhar a seguir...



Princípio número 1: Tenha a intenção correta

Vem do versículo anterior (Tiago 4:2-3). Observe se a intenção do seu coração está em linha com a intenção que vem de Deus. Verifique esse sintoma: você foi pedir algo por causa de raiva, discussão ou disputa de alguma coisa? Se foi, então desconfie da sua intenção.

Além do motivo imediato do pedido, você deve checar o uso futuro do objeto de seu pedido. Esse motivo não deve ser exclusivamente estimular seu egoísmo e seus prazeres pessoais. Deve glorificar a Deus: “portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (1 Co 10:31). Então, pergunte a si mesmo o que fará com seu pedido quando conseguir obtê-lo. Isso o aproximará ou aproximará alguém de Deus ou afastará?

Princípio número 2: Deus não vai contra a vontade dEle

O senhor garante atender a uma oração feita de acordo com a vontade dEle: “14  E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15  E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.” (1 João 5:14-15).

Como saber que uma oração está de acordo com a vontade de Deus? A pista está em Tiago: “segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas."  (Tiago 1 : 18). A Palavra da verdade gera a vontade de Deus. Isso é confirmado quando Paulo afirma: "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."  (Romanos 12 : 2). A palavra de Deus gera a vontade de Deus e transforma a nossa mente para que possamos experimentá-la.

A chave desse princípio é orar sobre a Palavra. Isaías já sabia disso: “assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. ” (Isaías 55:11). A Palavra de Deus levada a Ele em forma de oração não será em vão. Deus enviou Jesus como sua Palavra à terra. Mas, Jesus cumpriu a sua missão, morreu e ressuscitou e foi para a direita do Pai. Agora, é com a igreja de Cristo: “para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, ” (Efésios 3:10).

Então, verifique o terceiro ponto: Você tem certeza de que o que está pedindo está garantido na palavra como vontade de Deus? Facilitando:... Deus já fez algo semelhante por alguém conforme a Palavra? Jesus declarou que isso era agradável a Deus ou o próprio Deus já o disse no Velho Testamento através de seus profetas? Se a resposta é sim, vá até Deus com essa Palavra; se não sabe, procure saber, para isso existem os estudos bíblicos e os pastores e mestres. Vale aquele cartaz: “na dúvida, não ultrapasse.” Pode lhe poupar muito tempo na vida e muita angústia. Se a Palavra rejeita o seu pedido, não insista com Deus. Ele não barganha seus princípios.

Esse princípio impulsiona o terceiro princípio...

Princípio número 3: Ore com fé.

Sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). A fé vem por ouvir da Palavra (Romanos 10:17). Observe que estamos numa hierarquia aqui. Primeiro, ajustamos a intenção e o objetivo da nossa oração; depois, descobrimos a vontade de Deus para poder levá-la de volta a Ele; agora, assumimos a Palavra como verdade e a levamos Deus como tal. Observe esse versículo na versão amplificada: “assim, a fé vem por escutar [o que é dito] e o que é dito vem pela pregação [da mensagem que vem dos lábios] de Cristo (o próprio Messias).” (Romanos 10:17 – Bíblia amplificada). Essa tradução traz de forma mais clara o sentido da “Palavra de Cristo”, do que como é traduzida nas outras versões da Bíblia.

as palavras traduzidas para “Palavra de Deus” do grego são duas: Logos e Rhema. A palavra logos é traduzida para “Verbo” no início do evangelho de João. Ela tem o sentido de uma palavra falada de maneira geral, como um anúncio na TV ou no rádio, algo que podemos ou não escutar, mas que se materializa no som. O Filho de Deus vindo em carne é a materialização da Palavra de Deus. A palavra física, que todos podem ouvir e ver, mas não significa que a tenham recebido em seu coração.

A palavra para você pessoalmente


A palavra usada no texto de Romanos, que explica a origem da fé (Romanos 10:17) é a Palavra rhema. A Bíblia Amplificada com sua tradução extensiva ajuda porque dá a noção exata de que aquilo que lhe trará fé transformadora não é um anúncio geral da Palavra, mas aquela que você entender como vinda de Cristo, o Rei, o Messias, falando do alto da sua autoridade especificamente para você. Essa é a hora em que “a ficha cai” ou, para ser mais moderno “que o crédito entra na sua conta”. È a hora do click, do insight. Quando você percebe com o coração: “Jesus está dizendo que Ele quer que eu...”; “Jesus me prometeu que...”; “Deus me prometeu que...”; “Deus fez isso por esse homem igual a mim, então...”. É nesse momento que uma confiança fora do comum toma conta de seu coração e você vai a Deus para receber a sua promessa.

Aquilo que nós pedimos a Deus precisa ser baseado nesse tipo de fé. Não há porque você duvidar se Deus disse que era seu. "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?"  (Números 23 : 19). Ou você crê assim ou a dúvida impedirá a recepção do seu pedido: "peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte."  (Tiago 1 : 6). Se Deus prometeu, não se preocupe, ele fará. Se você não sabe se prometeu, ocupe-se em saber. Se não é da vontade dEle, nem se ocupe em pedir.

Princípio 4: Mantenha a fé até que consiga o que precisa

Você já pensou que a maioria das coisas pelas quais oramos é porque elas são impossíveis para nós? É por esse motivo que oramos, porque precisamos de um poder que vá além dos nossos recursos. A oração dá corpo ao impossível porque ela nos leva ao Deus dos impossíveis. Você também deve orar para Deus abençoar o que você acha que pode fazer só, mas os nossos maiores impulsos para orar são em direção ao impossível. Mas, pessoas comuns em oração são poderes que abalam a terra e o céu. Aquele que busca a Deus encontra-se com o impossível, pois Deus não possui essa palavra no seu dicionário. Orar é encontrar o impossível em Deus. A oração é a mão que alcança o impossível.

Tiago, falando da força da oração daquele que busca a Deus, citou Elias como exemplo:

“17 Elias era um ser humano com uma natureza tal qual nós temos [com sentimentos, afetos e uma constituição como a nossa]; e ele orou honestamente para que não chovesse e não choveu na terra por três anos e seis meses. [I Reis 17:1.] 18 e [então] ele orou de novo e os céus proveram chuva e a terra produziu sua colheita [como de costume]. [I Reis 18:42-45.]”  (Tiago 5:17-18 – Bíblia Amplificada).

Na primeira vez que orou, Elias apenas assumiu como verdade aquilo que Deus falara a seu coração e aconteceu. Mas, na segunda vez já não foi tão imediato assim...

42  Subiu Acabe a comer e a beber; Elias, porém, subiu ao cimo do Carmelo, e, encurvado para a terra, meteu o rosto entre os joelhos, 43  e disse ao seu moço: Sobe e olha para o lado do mar. Ele subiu, olhou e disse: Não há nada. Então, lhe disse Elias: Volta. E assim por sete vezes. 44  À sétima vez disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem pequena como a palma da mão do homem. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te detenha. 45  Dentro em pouco, os céus se enegreceram, com nuvens e vento, e caiu grande chuva. Acabe subiu ao carro e foi para Jezreel. (1 Reis 18:42-45).

Elias afastou-se para orar e curvou-se da mesma forma que uma mulher se curvava para parir. Mandou vigiar a materialização do seu pedido. Ele repetiu a insistência por sete vezes. Um pequeno sinal já foi suficiente para saber que já tinha sido atendido e ele mandou avisar ao rei. A chuva caiu abundantemente depois de três anos e meio de estiagem e sete momentos de oração de um homem semelhante a nós.

Deus preza aquele que se mantém firme olhando para o céu em busca de sua resposta. Elias só enviou o moço porque sabia que ela viria. Ele não precisou de toda uma tempestade para reconhecer a resposta, apenas uma nuvem do tamanho da palma da mão de um homem. Isso é oração de fé. Ir de novo a Deus por um mesmo motivo é prova de fé se você não vai lá para reclamar sobre o tempo passando, mas para manter a sua declaração de confiança absoluta na fidelidade daquele que lhe prometeu o que pede. Jesus mesmo insistiu na oração:

23  E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. 24  E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam. 25  Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente. (Marcos 8:23-25)

Jesus precisou de orar mais de uma vez por algo

Observe que o nosso Senhor, o Filho de Deus, Perfeito como o Pai, orou em dois momentos sobre a cura daquele homem. Não é o fato de precisarmos insistir na oração ou não, nem o tempo entre o pedido e a sua materialização que mostra a vontade de Deus, é a sua Palavra. O próprio Jesus contou a parábola da viúva pobre e o juiz injusto (Lucas 18:2-8). A viúva tanto insistiu que até o juiz injusto a atendeu. E Jesus termina a parábola da seguinte forma: “[...] Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” (Lucas 18:8). A fé vai abrir a porta e sustentá-lo pelo caminho até à sua bênção. A fé vem do ouvir da Palavra de Cristo, da Palavra que Jesus dá e você recebe como sua. Você precisa regar a semente da fé até que o fruto da fé nasça em sua vida.

Como Deus disse pela boca do profeta Isaías: “6 Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o SENHOR, não descanseis, 7  nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra.” (Isaías 62:6-7)

Deus não dará ouvidos a lamentações sobre coisas que você não tem direito, Deus não dará ouvidos ao seu lamento sobre a consequência de seus pecados, mas Ele dará ouvidos àquilo que você sabe e crê que é verdade que Ele prometeu dar-lhe e ao coração do arrependido.

Insista, persista, mas da maneira certa


Você não vai a Deus dizer de novo e de novo que precisa de tal e tal coisa, Ele ouviu desde a primeira vez. A forma de insistência no pedido é orientada por Paulo: “não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” (Filipenses 4:6). Então, a sequência é:

1.       Verifique se está precisando, e tem direito na Palavra de Deus;
2.       Peça, suplique, mostre a sua necessidade (mais por sua causa, do que por causa de Deus que é Onisciente);
3.       Agradeça constantemente a Deus pela sua fidelidade e afirme que confia nele e na sua bondade e apresente-lhe o motivo da sua confiança, as promessas, até que se cumpram.

E o resultado virá imediatamente em paz “e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:7) e em breve se materializará.

Princípio número 5: Mantenha-se coerente com o que crê
O povo de Israel passou 40 anos no deserto por causa da murmuração. A murmuração é a pá que escava para fora a semente da fé da terra do seu coração. Não fale contra a fé, pois ela garante o atendimento da sua promessa. Como Jesus explicou: “porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito."  (Marcos 11 : 23). Quem crê, usa poderosas palavras de fé.

Observe isso, no entanto. A situação não tem solução humana e alguém pergunta: Como está?  Você pode responder: Não tem solução. Se não tem solução, então nem Deus a tem. Mas você pode dizer: Eu creio em milagre. Estou esperando por um, pois é a única forma de resolver o caso. É completamente diferente, não é. Imagine-se no lugar de quem houve essa afirmação... Ele vai entender que você sabe das limitações da situação e está em seu pleno juízo, mas que crê num Deus que vai além das suas forças.

Você pode falar ao seu monte: “Eu não tenho forças para fazer você sair daí, mas meu Deus tem poder de lançá-lo no mar. É isso que eu preciso, é isso que Ele fará porque me prometeu.” Moisés mandou o mar se abrir com essa mesma consciência. Não foi por causa da vara ou da sua capacidade e nem mesmo da aflição e do medo do povo, mas pela fidelidade de Deus, que tinha prometido tirar o povo do Egito. Ele falou, Ele cumprirá. Simples assim. A Palavra de Deus delimita a área de cobertura do poder de Deus. Nela, Ele você nunca está fora da área do impossível. A conexão é perfeita nessa rede. Não cai nunca.

Princípio Número 6: Guarde a sua mente da dúvida
Esse princípio é bem parecido com o 4. Mantenha a fé (persevere, insista) e o 5. Mantenha a coerência com a fé (fale com fé). Mas é interessante ressaltar que a Palavra que foi plantada e que gerou fé no seu coração é atacada e precisa ser guardada. Jesus contou uma parábola onde a semente é a Palavra, que dizia: “eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram.” (Lucas 8:5).

A Palavra é a única arma da armadura de Deus. Ela é nossa espada (Efésios 6:17). Jesus refutou os argumentos do diabo com a Palavra (Mateus 4). É a Palavra que nos dá discernimento do que é bom ou mau (Hebreus 4:12). Foi distorcendo a Palavra que o diabo achou uma brecha para tentar Eva. Ela tinha recebido uma ordem para não comer do fruto da árvore do conhecimento, mas a serpente lhe perguntou: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gênesis 3:1a). Pergunta carregada de maldade. Uma armadilha que Eva não percebeu. E deu no que deu...

Paulo focava seu ministério em ganhar almas e, depois, proteger a fé nos que haviam crido. Ele tinha motivos para isso. A sua alegria estava em ver seus filhos na fé firmes:

5  Foi por isso que, já não me sendo possível continuar esperando, mandei indagar o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos provasse, e se tornasse inútil o nosso labor. 6  Agora, porém, com o regresso de Timóteo, vindo do vosso meio, trazendo-nos boas notícias da vossa fé e do vosso amor, e, ainda, de que sempre guardais grata lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como, aliás, também nós a vós outros, 7  sim, irmãos, por isso, fomos consolados acerca de vós, pela vossa fé, apesar de todas as nossas privações e tribulação, 8  porque, agora, vivemos, se é que estais firmados no Senhor. (1 Tessalonicenses 3:5-8)

Então, acima de tudo o que tiver que guardar, guarde a fé em seu coração. Dela procede tudo o que você terá de Deus, pois sem fé é impossível agradá-lo.

Princípio número 7: o Espírito Santo vai ajudá-lo a orar como convém
O Espírito Santo é nosso Auxiliador em tudo aquilo que nos aproxima de Deus. A oração não seria uma exceção: “também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.” (Romanos 8:26). Peça iluminação ao espírito Santo sobre como orar pelas suas necessidades. Nunca tente fazer nada independente do Espírito Santo. Ele está com você para ajudar em todo o tempo. Ele é o nosso Paracleto. É a palavra grega que significa “aquele que pega do outro lado do peso e ajuda”. Imagine-se ajudando uma criança bem pequena a pegar uma cadeira. Você certamente pegará a maior parte do peso ao ajudá-la. Da mesma forma, quando pedimos a ajuda do Espírito Santo. Ele fará a maior parte, a parte do impossível, mas não entrará na nossa vida sem ser convidado.



Esses são os princípios básicos de uma oração para trazer as promessas à materialização. Verifique seu coração (intenções e futura aplicação do pedido); esteja certo da vontade Deus a respeito (não “ache”, conheça realmente a Palavra); peça baseado no que você reconhece que Deus lhe prometeu; mantenha-se firme na confiança da fidelidade de Deus, perseverando nas ações de graças até que se materialize o que pediu; alinhe as suas declarações à fé e a guarde; e faça tudo isso com a ajuda do Espírito Santo.

Você sabe que existem vários tipos de oração? Na tradução amplificada fica claro: “ore em todos os tempos (em cada ocasião, em toda estação) no Espírito, com todas as formas de oração e súplica. Para que se mantenham alertar e observem com forte propósito e perseverança, intercedendo em benefício de todos os santos (o povo consagrado de Deus).” (Efésios 6:18). Mas, isso é outro texto... Deus te abençoe! Foi abençoado? Torne-se uma bênção para alguém e envie esse texto. Acrescente a fonte e a pessoa poderá receber mais. Você nunca saberá onde Deus vai lhe levar através de um link!

Paz seja sobre você, em nome de Jesus. Ore, colocando em prática os princípios que expus e prove essa palavra em ação porque ela é viva e poderosa para fazer a vontade de Deus.



Um comentário:

  1. Realmente o principio da oração é fundamental,para que se tenha um crescimento espiritual,só recebemos se estivermos de acordo com a palavra de Deus.

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics