quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Recebendo a graça de não desistir






Todos os dias somos desafiados a desistir ou perseverar, desde o momento que abrimos os olhos. Precisamos de receber forças a cada dia para chegar ao melhor de Deus para as nossas vidas. Esse texto de Ninon Rose Hawryliszyn e Silva é inspirador nesse sentido:

Outro dia, vi uma formiga que carregava uma enorme folha. A formiga era pequena e a folha devia ter, no mínimo, dez vezes o tamanho dela. A formiga a carregava com sacrifício. Ora a arrastava, ora a tinha sobre a cabeça. Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo cair também a formiga. Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa. Eu a observei e acompanhei, até que chegou próximo de um buraco, que devia ser a porta de sua casa.

Foi quando pensei: “Até que enfim ela terminou seu empreendimento...” - Ilusão minha. Na verdade, havia apenas terminado uma etapa. A folha era muito maior do que a boca do buraco, o que fez com que a formiga a deixasse do lado de fora para, então, entrar sozinha. 

Foi aí que disse a mim mesmo: “Coitada, tanto sacrifício para nada.” Lembrei-me ainda do ditado popular: “Nadou, nadou e morreu na praia.” Mas, a pequena formiga me surpreendeu. Do buraco, saíram outras formigas, que começaram a cortar a folha em pequenos pedaços. Elas pareciam alegres na tarefa. Em pouco tempo, a grande folha havia desaparecido, dando lugar a pequenos pedaços e eles estavam todos dentro do buraco.

Imediatamente me peguei pensando em minhas experiências. Quantas vezes desanimei diante do tamanho das tarefas ou dificuldades? Talvez, se a formiga tivesse olhado para o tamanho da folha, nem mesmo teria começado a carregá-la. Invejei a persistência, a força daquela formiguinha.

Naturalmente, transformei minha reflexão em oração e pedi ao Senhor:

Que me desse a DETERMINAÇÃO daquela formiga, para “carregar” as dificuldades do dia-a-dia;
Que me desse a PERSEVERANÇA da formiga, para não desanimar diante das quedas;
Que eu pudesse ter a INTELIGÊNCIA, a esperteza dela, para dividir em pedaços o fardo que, às vezes, se apresenta grande demais;
Que eu tivesse a HUMILDADE para partilhar com os outros o êxito da chegada, mesmo que o trajeto tivesse sido solitário.
Pedi ao Senhor A GRAÇA DE NÃO DESISTIR DA CAMINHADA, como aquela formiga, , mesmo quando os ventos contrários me fazem virar de cabeça para baixo, ou quando, pelo tamanho da carga, não consigo ver com nitidez o caminho a percorrer.

Após meu encontro com aquela formiga, saí mais fortalecido em minha caminhada. Agradeci ao Senhor por ter colocado aquela formiga em meu caminho ou por me ter feito passar pelo caminho dela.

Os grandes homens e mulheres de Deus agiram com a determinação, a perseverança, a inteligência e a humildade dessa formiga. Davi não deixou de caminhar em direção ao trono prometido sob nenhuma circunstância, os perigos do campo (1 Samuel 17:34-36), o descaso da família (1 Samuel 16:6-13), a subestimação do rei Saul (1 Samuel 17:33), o tamanho, a força e a língua do gigante Golias (1 Samuel 17:4-45), a perseguição de Saul (1 Samuel 21-31), os problemas familiares que cresceram a ponto de se tornarem problemas políticos (2 Samuel 13-18)... Em todas essas coisas, Davi demonstrou determinação, perseverança, inteligência buscada na orientação do Senhor, e humildade para buscar aliados e ajuda.

Houve momentos de aclamação (1 Samuel 18:6-7) e momentos de perseguição e isolamento (1 Samuel 13-18, 21-31). Ambos requerem verdadeira determinação, perseverança sobre a base da humildade.

Houve momentos de receber coroas de outros reis, dominar reinos inteiros (2 Samuel 12:29-30; 2 Crônicas 20:1-2) e houve momentos de deixar tudo para trás, perder tudo (1 Samuel 19:10-19). Houve momentos, até, que Davi fez-se aparentar que era louco para não ser morto por um rei (1 Samuel 21:10-15). Isso requer as três qualidades anteriores e mais a inteligência, para saber distinguir ao que resistir e qual é a hora da estratégia e a da retirada.

Não é onde estamos e como parecemos aos outros que determina o nosso futuro, mas aquilo que Deus nos deu em promessa e a nossa fé ao nos agarrarmos a elas, apesar de qualquer situação visível, sensação perceptível, sentimento, vontade ou pensamento.

E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, (Hebreus 11:32-33)





O olhar da vitória


Ao meu coração veio que o mesmo olhar que viu todas essas qualidades nessa formiga repousava sobre os olhos de Davi ao compor o Salmo 19. Primeiro, Davi viu a perfeita ordem e harmonia que regem a criação:

1 Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. 2  Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. 3  Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; 4  no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol, 5  o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho. 6  Principia numa extremidade dos céus, e até à outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor.

Depois, percebendo que a criação traz os traços do criador, como a obra traz os do artista, Davi agradeceu porque Deus tinha registrado seus princípios, que governam a vida da criação, de forma que ele a pudesse entender a cada dia mais o Criador:

7  ¶ A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. 8  Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. 9  O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos.
10  São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. 11  Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa.



Aquele que ensinou à formiga e a capacitou como testemunho está acessível a qualquer um de nós. Procure o Criador da perseverança, o que deu força a tudo o que tem força e encontrará a fonte da Vida. Vá a Deus, através de Jesus, que é a Palavra encarnada e que revela a Deus. 

Você pode orar assim:

Querido Deus, preciso que me ensine e me dê a tua força para ter humildade, determinação, perseverança e inteligência, que completam a graça para não desistir da caminhada até o cumprimento da promessa. Tu que ensinaste e capacitastes a uma formiga, ensina a mim também e eu serei como te agrada, em nome de Jesus.


5 comentários:

  1. Senhor me dá a força de uma formiguinha!

    djane

    ResponderExcluir
  2. Extremamente valorosa esta mensagem. Amei a oração. Que sejamos sempre fortes e determinados diante das adversidades.

    Abração;

    Soraya

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde pastora! Gostaria de saber como entro em contato com a autora do texto da formiga
    Ninon Rose Hawryliszyn e Silva. Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde pastora! Gostaria de saber como entro em contato com a autora do texto da formiga
    Ninon Rose Hawryliszyn e Silva. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Antônio, na realidade, recebi a mensagem por e-mail reenviado e continha o nome da autora, que mantive. Não tenho o contato. :(

      Excluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics