terça-feira, 16 de outubro de 2012

Receba o melhor do Pai





Às vezes, procuro uma ilustração para uma revelação, às vezes, a ilustração é tão eloqüente que é ela quem ajuda a revelação. Muitas vezes, falamos que podemos nos entregar ao Pai. Mas isso soa vago, porque muitas pessoas, hoje em dia, têm más experiências com seus pais. A família tem recebido propostas de alteração que partem dessas feridas cada vez mais constantes. Mas, o pai perfeito continua o mesmo, na mesma disposição a nosso respeito. A estória a seguir ilustra muito bem o resgate do sentido do que é entregar-se a um pai que ama.

Jenny tinha cinco anos e era possuidora de olhos vivos e brilhantes. Um dia, ela foi ao supermercado com a mãe e viu um colar de pérolas de plástico que custava $ 2.50. Ela queria muito ter aquele colar e quando perguntou à mãe se ela lhe compraria o presente, a resposta que ouviu foi a seguinte:
- É um colar bonito, mas custa caro. Então vamos fazer um acordo, vou comprar o colar, mas quando chegarmos em casa vamos fazer uma lista de pequenos trabalhos para você fazer como forma de pagamento, tá bom? E não se esqueça que sua avó vai te dar algum dinheiro no seu aniversário também. Combinado?
Jenny concordou e ganhou o colar. Ela trabalhou e usou o dinheirinho da avó, então, logo o colar estava pago. Jenny adorava o colar de pérolas e usava-o em todo lugar. O pai da Jenny era muito amoroso e toda noite ele a colocava na cama e lia a sua estória favorita.
Uma noite, quando acabou de ler a estória, ele perguntou a ela: 
- Jenny, você me ama? 
- Claro que sim papai, você sabe que eu te amo - disse a menina. 
- Então, gostaria que você me desse o seu colar de pérolas. 
- Ah papai, isso não. Não o meu colar! - disse ela. - Mas posso te dar a minha boneca favorita, a Rosie. Lembra dela? Aquela que você me deu de aniversário o ano passado. E ainda posso te dar o jogo de chá dela também, tá bom? 
- Não querida, não precisa nada disso - disse o pai, dando-lhe um beijo de boa noite.
Uma semana mais tarde, o pai acabou de ler a estória e fez a mesma pergunta e obteve resposta semelhante. Ele não quis a troca, beijou-a e a abençoou.
Vários dias mais tarde, quando o pai entrou no quarto dela para ler a estória, Jenny estava sentada na cama com os lábios trêmulos.
- Aqui está o meu colar, papai - disse-lhe estendendo a mão e deixando-o escorregar para a mão do pai.
Com uma mão o pai segurou o colar de plástico e com a outra puxou uma caixa de veludo azul de dentro do bolso. Dentro da caixa estava um lindo colar de pérolas verdadeiras. Ele tinha aquele colar todo o tempo e só estava esperando que a Jenny desistisse do colar falso, para que pudesse lhe dar aquele que era real.

Apesar de todo o esforço, que deu valor ao colar; apesar de toda a beleza, que Jenny via nele; apesar de tanto prazer que ela tinha ao usá-lo; ele ainda era um colar falso e o pai não queria que ela tivesse apenas aquele. Mas, antes de lhe entregar o resultado do amor, ele queria que o vínculo do amor fosse maior do que tudo. Nós podemos ser atraídos pelos gestos, bênçãos e resultados do mover de Deus sem jamais conhecermos o amor de Deus. Mas precisamos vigiar e aprender a não permitir que aquilo que nos é dado e nos agrada obscureça ou substitua a fonte do amor derramado, que é a comunhão com o Pai.

Jesus disse que é porque Deus nos ama como Pai, que Ele dá coisas boas:

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem? (Mateus 7:7-11).



Receba o que é excelente



Entregue as coisas boas a Deus e Ele lhe concederá as excelentes. Plante uma semente e colha várias espigas repletas de sementes. Deixe cinco pães e dois peixinhos nas mãos de Jesus e veja o que é suprimento para uma multidão e receba 12 cestos de volta, transbordando. “dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” (Lucas 6:38).

Por outro lado, para que o pai de Jennie pudesse entregar o ótimo, ela teve que confiar e entregar o que era bom. Muitas pessoas têm dificuldade de entregar o que é ruim, e mais ainda têm dificuldades de entregar o que é bom. Abraão só recebeu Jesus, entregue por ele e sua descendência, quando pôde entregar Isaque (Gênesis 22:13; João 8:56). “Porque De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6).

A bíblia não registra nenhuma reação emocional de Abraão, apenas a firmeza de sua caminhada até o monte. A decisão tomada de confiar e entregar o melhor que tinha, confiando no amor do Pai. Ele pode ter ido chorando ou sorrindo, o que importou foi que ele chegou até o monte e fez tudo o que devia fazer para entregar seu melhor a Deus. Pode ser que seu pai da terra não tenha sido tão confiável ou amoroso, mas Deus É, de eternidade em eternidade.

Não sei o que Ele está lhe pedindo, se é espiritual, como mais oração, jejum, leitura da bíblia, pregar o evangelho; se é relacional, como mais paciência, perdão, separação do pecado; se é físico, como cuidar da saúde, da alimentação, fazer exercícios, se guardar nEle; mas se é destrutivo, solte rápido; se é bom, deixe escorregar entre seus dedos e cair na mão do Pai, mesmo que tenha lágrimas nos olhos. Isso liberará a bênção que Ele está guardando para lhe entregar. Observe que o colar não tinha nada de errado, só era menos do que o pai de Jennie queria lhe dar. Não se agarre naquilo que você tem, para que não se impeça de receber aquilo que Deus tem para você. Lembre-se: “mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Coríntios 2:9). Saber abrir mão para glorificar a Deus é fundamental, a entrega faz parte das grandes conquistas da humanidade.

O que você não deve abrir mão


Das promessas de Deus: “pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,” (2 Pedro 1:4). Há uma grande diferença entre entregar algo a Deus e ser roubado de algo pelo diabo. O diabo vem para matar, roubar e destruir (João 10:10). Não estou dizendo para entregar-se quando uma dificuldade bater à sua porta. Deus não pediu para Jó adoecer, foi o diabo. Deus restaurou Jó. Jesus andava como Deus mandou e Ele  “[...] ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;” (Atos 10:38). O diabo deve receber RESISTÊNCIA E NÃO RENDIÇÃO: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7). Esse versículo dá bem o equilíbrio: a Deus eu me curvo, ao diabo, a minha resistência, a minha “anthistēmi”, oposição, inimizade. Não aceito, não me dobro, ao mal ou ao diabo. Deus não pede de você uma oferta do que é mal. Quem procura isso é o diabo. Você não joga o pecado, a destruição e a morte na mão de Deus como algo precioso. Deus não quer isso. Isso deve ser jogado na cruz de Cristo. Foi lá que todas essas coisas foram derrotadas e destruídas:

Na cruz, lançamos as enfermidades: “carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.” (1 Pedro 2:24).

Na cruz, lançamos a subserviência ao diabo e ao pecado: “tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.” (Colossenses 2:14-15).

Na cruz, lançamos a maldição e alcançamos a bênção: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.” (Gálatas 3:13-14)


Deus não vai querer que você se submeta à doença, à miséria, à morte, à maldição sem luta porque Ele enviou Jesus para vencer essas coisas. Submeter-se a Ele, nesse caso é resistir. Mas, quando Ele lhe pedir para sair de sua zona de conforto e oferecer-se a Ele para fazer sua vontade, vá e não negue nada. Ele tem muito mais para lhe dar do que aquilo que você tiver que negar para servi-lo. “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Isaías 1:19)



Você pode orar assim:

Querido Deus, ensina-me a perceber a que devo me submeter e a que devo resistir. Ajuda-me a me entregar e receber o melhor de Ti, em nome de Jesus.




Um comentário:

  1. O Senhor falou através da senhora pastora e do blog o que eu estava precisando ouvir! Glória a Deus por suas maravilhas e por nos dar sempre o melhor!
    Stéfane Queiroz

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics