segunda-feira, 10 de junho de 2013

Veja-se como Deus lhe vê




Há muitas coisas que nos colocam em dificuldades, mas as maiores dificuldades certamente dizem respeito à forma como nós compreendemos a natureza e a disposição de Deus e como Ele se relaciona conosco. Geralmente, nós atribuímos a Deus características e limites humanos, ao invés de compreender que nós é que deveríamos ser à sua imagem e semelhança. E, por sermos chamados a ser algo que não somos ainda, portanto, mais do que somos ou conhecemos, nós diminuímos em muito as nossas expectativas em relação a Ele.

Deus não está limitado a nada, por exemplo, Ele não está limitado à qualidade do seu caráter: Davi tomou um soldado fidelíssimo ao rei e aos seus colegas (2 Samuel 11: 7-13) e o deixou sozinho na frente de batalha para morrer depois de ter adulterado com a sua esposa. Davi, o homem segundo o coração de Deus, foi profundamente infiel (2 Samuel 14:14-21). Espere um momento! – você pode dizer – você está dizendo que o coração de Deus é infiel? Não. Eu lhe respondo com firmeza. O princípio que apresento aqui é o do arrependimento:

Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos. (Isaías 57:15)

O coração de Deus é restaurador por natureza, Ele vê o fim e não apenas as dificuldades do começo ou do caminhar. Davi fez essa coisa horrível, mas esse adúltero, assassino e infiel arrependeu-se amargamente de todo o mal que fez. Quando o profeta o repreendeu, ele olhou-se no espelho de Deus e viu o que deveria ser, sabendo que não correspondia ao que devia ser,... “Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás.” (2 Samuel 12:13).   

Davi tinha uma postura diferente de Saul que se importava com sua imagem diante dos homens e que quando foi confrontado com o pecado, disse apenas: “Então, disse Saul: Pequei; honra-me, porém, agora, diante dos anciãos do meu povo e diante de Israel; e volta comigo, para que adore o SENHOR, teu Deus.” (1 Samuel 15:30). Vaidoso, Saul se olhava no espelho dos homens, tinha como referencial não a integridade de seu coração, mas a sua imagem humana.

Davi era um homem que buscava agradar e imitar o coração de Deus, mas não era perfeito como nenhum de nós é. Davi era um homem que se referenciava ao coração de Deus, é isso que significa "segundo o coração de Deus". Deus sempre tratou com ações, pensamentos e vontades imperfeitas transformando-os e manifestando a sua glória, Pedro era covarde, mentiroso, violento, orgulhoso... E Deus fez Pedro manifestar a sua glória e ser transformado em um maravilhoso instrumento de bênção e um exemplo para os seus contemporâneos e para nós, a ponto de ser martirizado pelo evangelho, que ele havia negado três vezes. Mas onde houve negação e pecado, resplandeceu o perdão e a glória de Deus.

Sobre esse poder de superação de toda e qualquer dificuldade que nós possamos considerar que está entre Deus e as nossas promessas é que vamos falar hoje.

Jacó: trapaceiro ou Príncipe de Deus?




A história de Jacó é outra prova da manifestação da graça transformadora de Deus sobre o caráter de qualquer pessoa. Há pessoas que parece só terem aprendido um meio de se relacionar, que é tirando a maior vantagem possível quem estiver ao redor. O nome de Jacó diz muito. Jacó significa aquele que fica no encalço, suplantador, que toma a frente do outro. Ele Já nasceu pegando no calcanhar do irmão. Certamente, a sua mãe contribuiu muito com o desenvolvimento desse caráter que Deus teve que corrigir.

No tempo de Jacó, o primogênito tinha herança dobrada. Como a mãe era mais chegada a Jacó quis garantir para ele além da herança física, que ele já tinha conseguido barganhar com o irmão por um prato de comida, a herança espiritual, que seria a bênção prometida a Abraão. Então, Rebeca, mãe de Jacó, esposa de Isaque, armou toda a encenação para Jacó tomar a bênção do irmão mais velho. Sabendo que Isaque estava cego, tomou a roupa do filho mais velho, fez luvas com pele de cordeiro e preparou uma comida ao gosto de Isaque, com a forma de temperar de Esaú (Gênesis 27:15-17).  Jacó, foi até o pai se fazendo passar pelo irmão, vestido com suas roupas e as luvas e pele de cordeiro, (deve ter sido o primeiro lobo em pele de cordeiro), com a comida feita pela sua mãe, mentiu, enganou, trapaceou e conseguiu tomar a bênção do irmão (Gênesis 27:18-27).

Mas, a Bênção não se manifesta sobre o pecado e Jacó penou durante vinte anos trabalhando para um homem desonesto e enganador igual a ele, Labão, por suas duas esposas, sendo enganado e recebendo a colheita do que havia plantado na vida do pai e do irmão. Veja como Jacó narra a sua trajetória de sofrimento:

38  Vinte anos eu estive contigo, as tuas ovelhas e as tuas cabras nunca perderam as crias, e não comi os carneiros de teu rebanho. 39  Nem te apresentei o que era despedaçado pelas feras; sofri o dano; da minha mão o requerias, tanto o furtado de dia como de noite. 40  De maneira que eu andava, de dia consumido pelo calor, de noite, pela geada; e o meu sono me fugia dos olhos. 41  Vinte anos permaneci em tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas e seis anos por teu rebanho; dez vezes me mudaste o salário. 42  Se não fora o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o Temor de Isaque, por certo me despedirias agora de mãos vazias. Deus me atendeu ao sofrimento e ao trabalho das minhas mãos e te repreendeu ontem à noite. (Gênesis 31:38)

Quando ele lembrou da aliança com o Deus do pai dele, Ele teve um encontro pessoal com Deus que mudou a sua vida e sua concepção, então pôde receber de Deus. Labão era injusto como patrão, porque se um animal fosse roubado de noite, não estava na responsabilidade do pastor, mas sim do guarda do aprisco. Sempre procurava uma forma de diminuir o pagamento de Jacó, que trabalhava em condições precárias, em fadiga constante. Até que o sofrimento o fez buscar libertação no Deus do seu pai, que o tornara um homem bom, que vivia em paz e próspero. 

Após aprender o quanto valia a honestidade e retidão de seu pai e seu avô em Deus, o  Jacó que roubou e enganou o próprio pai e o irmão, foi feito um patriarca, pai das doze tribos de Israel quando purificou seu pecado e ele teve um encontro com Deus. Não há impossíveis para Deus em um coração arrependido, ainda que esse coração leve vinte anos para se arrepender e voltar para Deus de uma vida totalmente errada, sob princípios podres. E você, assim como Jacó será transformado de usurpador em Israel, Príncipe de Deus (Gênesis 32:28). A natureza de Deus vencerá essa batalha, se você crer.

Deus não está limitado à perfeição da sua conduta

Vejo muitos irmãos agarrados à sua conduta como se não dependessem da graça para permanecerem de pé. Com essa visão de perfeição à custa de suas próprias forças, qualquer queda pode ser a última, porque sua visão não inclui a graça restauradora.

Noé nasceu como uma promessa de paz e descanso (significado de seu nome – Gênesis 5:29). Ele viveu uma vida íntegra e reta e era obediente a Deus (Gênesis 6:9, 22). Mas, observe o que ocorreu com ele: “20  Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha. 21  Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda.” (Gênesis 9:20-21). “Que papelão, senhor crente!”, diríamos olhando pelos olhos humanos. Se Noé se olhasse assim teria perdido o plano de Deus para a sua vida.

Mas, veja como Deus olhava para Noé: “tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, não salvariam nem a seu filho nem a sua filha; pela sua justiça salvariam apenas a sua própria vida.” (Ezequiel 14:20). Noé justo e não Noé bêbado é que ficou marcado na retina dos olhos de Deus. O Noé que Deus tinha em mente, e não no Noé que caiu por um momento. Não no Noé perfeito por si mesmo, mas no Noé que se corrigiu e se tornou exemplo para os que creem: “pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.” (Hebreus 11:7).

A opção de Noé por se levantar e servir foi definitiva e infinitamente mais importante e determinante do que a de se embriagar. Foi isso que permaneceu diante de Deus, assim como o coração de Davi foi maior do que seu momento de loucura e infidelidade, como o momento de pânico de Pedro e como suas dificuldades, sejam elas quais forem só poderão impedir o plano de Deus em sua vida enquanto você não se arrepender.

Se esses exemplos forem poucos para você, temos Jonas que fugiu de Deus e foi instrumento maravilhoso dEle, sendo apontado como profeta por Jesus; Paulo era um assassino de cristãos e tornou-se o maior plantador de igrejas de sua época, superando inclusive os próprios apóstolos, que estavam com Cristo desde o começo. 

Você não pode olhar só para as falhas 

Todos conhecemos Tomé pelo seu momento de incredulidade, mas ele não foi sempre assim. Uma hora, ele creu e teve coragem de ir para Jerusalém e enfrentar a morte por Jesus. Quando Jesus foi ressuscitar Lázaro, Ele iria entra numa área de domínio dos fariseus que queriam matá-lo. Observe como Tomé se posicionou: Então, Tomé, chamado Dídimo, disse aos condiscípulos: Vamos também nós para morrermos com ele.” (João 11:16).   E como todos nós teve seu momento de incredulidade quando disse que só creria se visse e tocasse as chagas de Jesus (João 20:27-28). Através do perdão, Deus só registra os nossos melhores momentos. Ele registra o que devemos ser no final da história e não os piores capítulos.

Deus lhe não está limitado pelas suas dificuldades emocionais:

Elias é utilizado como exemplo da força de Deus na fraqueza do homem por Tiago: “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu.” (Tiago 5:17). Sentimentos é uma palavra-chave aqui. Veja só a história de Elias...

Elias viu Deus multiplicar alimentos em um tempo de escassez terrível, onde não havia  onde comprar comida, mesmo que uma pessoa possuísse dinheiro (1 Reis 17:15-16).  Orou o viu o morto ressuscitar (1 Reis 17:18, 22-23). Elias viu o milagre nas suas forças físicas, correu mais rápido que as carruagens do rei Acabe (1 Reis 18:46). Depois de matar 400 profetas de Baal, veja sua reação:

3  Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço. 4  Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais. (1 Reis 19:3-4)

Elias se deprimiu até o ponto de pedir a morte. E o melhor, veja como Deus agiu com Ele:

5  Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. 6  Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 7  Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. 8  Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. (1 Reis 19:5-8)

Veja que cuidado lindo de Deus para com nossas fragilidades! Qualquer mãe cuidaria de seu filho da mesma forma. Deixou descansar, alimentou (acordou para comer e beber) e depois, colocou-o no caminho. Elias achou que era o último e que estava só:

13  Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? 14  Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. (1 Reis 19:13-14)

O cansaço nos torna frágeis emocionalmente. Principalmente a queda de proteínas e o desgaste físico podem abalar uma pessoa emocionalmente e provocar sintomas de depressão grave. Se você se deixar se definir pelo cansaço vai pensar que está no final da carreira. Chegar em casa, por exemplo, depois de dois expedientes cheios no trabalho e encontrar a casa de cabeça para baixo e a pia coberta de pratos, dá em qualquer mulher um vontade sem fim de chorar. Aliás, apesar de muitos homens não saberem, as mulheres costumam chorar quando estão cansadas. Os homens estão mais para ficarem irritados. As mulheres acumulam os dois e se for dada à Tensão Pré-Menstrual então, tem que evitar tomar decisões nesses momentos de cansaço extremo.

Deus olhou para Elias e lhe deu novas tarefas, aposentadoria (1 Reis 19:15-16) e uma repreensão muito suave: Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.” (1 Reis 19:18).   

Fisicamente, muitos tinham impossibilidades e desvantagens: 

O problema de Sara era ser estéril, e Agar, por ter tido um filho do seu marido, passou a vê-la como menor por isso, a ponto de Sara ter que se impor sobre ela (Gênesis 16:4-5). Muitas mulheres impedidas de ter um filho são cobradas pelo seu companheiro, sentem-se diminuídas além da tristeza de não poderem ser mães, mas o Deus que fez Sara mãe e nações e honrada na terra ainda é o mesmo. 

Zaqueu era baixinho, para poder ver Jesus teve que enfrentar esse problema e subir numa árvore de onze metros de altura (Lucas 19:2-5). Jesus honrou a coragem de Zaqueu e continua o mesmo. 

Abraão era um homem impotente quando precisou de um milagre para poder ser capaz de per um filho (Romanos 4:19). E o Deus que deu forças a Abraão para realizar seu sonho é o mesmo. 

E ninguém poderá superar a impossibilidade de Lázaro que estava morto há quatro dias, podre e mal cheiroso (João 11), quando Jesus ordenou sua vida e saída da morte.


Portanto, querido leitor ou leitora, Deus transforma o caráter, levanta o caído, cura o enfermo, ressuscita os mortos, fortalece o cansado, consola o aflito, e supera e nos faz superar qualquer coisa para irmos em sua direção. Só precisamos crer no seu perdão e restauração.

Não há limite que Deus não possa vencer para estabelecer vitória na sua vida e torná-la plena. Deus olha para o que nós podemos ser e não para o que somos agora e principalmente para o que somos nos nossos piores momentos. Ele não chama os qualificados, ele qualifica os chamados. Você não é perfeito, mas pode deixar Deus agir em sua vida.

Não importa se você esqueceu por um momento do que Deus pode fazer na sua vida ou se você não tem noção do que é isso, Ele continua tendo o mesmo poder de transformá-la. Ouse buscar o seu milagre hoje, nome de Jesus! Seja o milagre de Deus mais perfeito e maravilhoso! Esse é o milagre que Deus mais deseja fazer agora e sempre. Gerar filhos à sua imagem, conforme sua semelhança em Cristo.

Você pode buscá-lo agora mesmo dizendo somente: Senhor, faz um milagre de Vida em mim, em nome de Jesus!


Um comentário:

  1. Pra. Ana! Essa palavra veio na hora mais perfeita possível. Através dela, Deus abençoou outra vida. A Deus toda honra e toda glória!

    Syneleide

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics