quarta-feira, 19 de junho de 2013

Insista até estabelecer a vitória na sua vida!


Observe o que a bíblia diz: Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.” (Colossenses 4:2). Perseverar é fundamento para uma oração atendida. Perseverar indica que há um alvo, pois sem alvo não há perseverança. Perseverar é mais do que esperar, é insistir em esperar a despeito de qualquer coisa que aconteça, que você ouça ou sinta. Mas, se alguém não conhece o que lhe pertence nas promessas de Deus não pode insistir até que o obtenha. Perseverar inclui guardar a esperança e a esperança provém da fé e a fé daquilo que o nosso Deus fiel prometeu. Esperança é o estado de espírito da paciência, sempre alegre. Paciência, por sua vez, é a arte de não abrir mão da promessa ao longo do tempo.

Quando precisamos perseverar? Diante de coisas que acontecem contra as promessas: perdas, obstáculos, contratempos, interveniências, etc... Essas coisas que parecem adiar os nossos sonhos e até torná-los mais distantes ou impossíveis. Mas também precisamos perseverar diante dos nossos erros, confiando na graça que nos corrige e nos leva de volta ao caminho das promessas; diante das vezes que ainda não conquistamos os alvos, mesmo tendo despendido todo o esforço possível; diante de coisas que outras pessoas fazem e que nos afetam de forma negativa, como injustiça, traição, abandono, incredulidade, etc. A voz da perseverança é aquela que sussurra em nossos ouvidos: Comprometa-se com seu alvo em Deus! Não desista! Ore e aja de forma coerente com sua fé na promessa até que se cumpra.
Observe como Moisés foi instruído a perseverar:

 (16)  Vai, ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me apareceu, dizendo: Em verdade vos tenho visitado e visto o que vos tem sido feito no Egito.
(17)  Portanto, disse eu: Far-vos-ei subir da aflição do Egito para a terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu, para uma terra que mana leite e mel.(18)  E ouvirão a tua voz; e irás, com os anciãos de Israel, ao rei do Egito e lhe dirás: O SENHOR, o Deus dos hebreus, nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, a fim de que sacrifiquemos ao SENHOR, nosso Deus.(19)  Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte.(20)  Portanto, estenderei a mão e ferirei o Egito com todos os meus prodígios que farei no meio dele; depois, vos deixará ir.(21)  Eu darei mercê a este povo aos olhos dos egípcios; e, quando sairdes, não será de mãos vazias.(22)  Cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata, e jóias de ouro, e vestimentas; as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios. (Êxodo 3:16-22)

Deus garantiu a libertação do povo do cativeiro egípcio. Esta foi a primeira promessa. Então, o Senhor esclareceu as conexões que seriam necessárias para a execução da missão de Moisés: os anciãos dos judeus (líderes que influenciariam o povo judeu a aderir à missão) e a conexão com o faraó (quem tinha a autoridade para resolver a questão). Então, o Senhor deu a estratégia para construir a saída do Egito: ir até o faraó com os líderes judeus e pedir para ir adorar no deserto, numa jornada de três dias (o que daria uma semana sem o trabalho judeu no Egito – ida, adoração e volta).

Ao instruir para conectar-se, o Senhor também disse que os líderes iriam ouvir e o faraó não iria. Observe que o fato de ser necessário conectar-se não garante que será resolvido da primeira vez. Deus mostrou que precisariam perseverar, pois não iria acontecer nada sem uma pressão sobrenatural. E deu outra promessa baseada na perseverança: não sair com mãos vazias. 

Você crê nas promessas? Então, persevere e não sairá de mãos vazias. As promessas se cumprirão e você sairá com mais do que sonhou, porque nosso Deus é “[...] poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,” (Efésios 3:20). As grandes conquistas em Deus requererão perseverança. Se aquilo pelo que lutamos ou desejamos não chegar em um determinado momento, precisamos ter a capacidade de insistir até construir o momento em que chegará. A perseverança é o cordão umbilical na gestação da promessa.

Entretanto, insistir em lutar pela promessa é totalmente diferente da teimosia. Perseverar é insistir na luta pela promessa, enquanto que teimosia é insistir em algo contrário à vontade Deus. Adão perseverou? Não. Ele seguiu com seu erro, insistindo em não se arrepender. Em nenhum momento admitiu que o que fez estava errado e nem voltou atrás. Apenas teve que admitir o que fez, mas não o admitiu como erro, nem abriu mão do pecado e ainda desviou a sua responsabilidade para a mulher (em Gênesis 3:7-12): Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.” (Gênesis 3:12).


Cura da esperança adiada



Não imagine que parar um pouco para recuperar as forças é desistir. Às vezes, é necessário gastar um tempo para restaurar as forças. Parar para se recompor não é desistir, é abastecer-se para seguir a jornada. Nossa mente e nossas emoções devem estar aptas a suportar adiar a satisfação. Isso pode nos adoecer e se acontecer, vamos precisar de cura:

“A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida.” (Provérbios 13:12);

“Ele [o Senhor] é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades;” (Salmos 103:3)

Busque ao Senhor pela restauração, confesse seu cansaço e peça-lhe forças para ir até o fim. Isso não é incredulidade é fé. Ele é e sempre será a nossa força.

Conexões são instrumentos da perseverança

A perseverança é o momento da construção da promessa. Enquanto persevera, crie conexões com pessoas. Conexões são pontes que aproximam você e sua promessa. Muitas pessoas temem pedir ou falar algo a pessoas sobre suas necessidades, mas isso não passa de orgulho disfarçado. Deus usa outras pessoas para construir suas promessas e podem ser pessoas da mesma fé ou de outra fé:

Daniel falou com o chefe dos eunucos para conseguir alimentação diferenciada (usou conexão com pessoas de hierarquia superior no trabalho);

José falou com o copeiro do rei para interceder em seu favor (aproveitou oportunidade de acesso indireta à autoridade de quem viria solução);

Neemias, para reconstruir os muros de Jerusalém e Ester para salvar o povo judeu falaram com rei (aproveitaram com sabedoria a oportunidade de acesso direta).

Fale com as pessoas, elas carregam as possibilidades de Deus. Além disso, elabore e estude instruções sobre estratégias de acesso: Rute foi instruída por Noemi sobre como se aproximar de Boaz, seu futuro marido; Jetro instruiu Moisés sobre como lidar com a quantidade de trabalho que tinha com o povo.

Respeite os protocolos de aproximação das pessoas

Um protocolo está atrelado a cada conexão pessoal. Respeite o protocolo em cada aproximação, senão não conseguirá sucesso nas suas conexões e, consequentemente, às suas promessas: 

José trocou de roupa e fez a barba ao aproximar-se do faraó (Gênesis 41:14). Para os egípcios a barba era imunda. Os judeus tinham ordem para cultivar a barba sem cortar as pontas. Significa que José respeitou a cultura e a hierarquia que estavam inseridas no protocolo de etiqueta adequado quando foi ter com o faraó. 

Para aproximar-se do rei, Ester aguardou na porta que o rei Xerxes levantasse o cetro e permitisse sua entrada (Ester 5:1-2), mesmo ele sendo o marido, ela o respeitou em seu cargo; 

Moisés para aproximar-se de faraó cumpriu o protocolo, mesmo que fosse para lhe dizer o que ele não queria ouvir, senão não lhe permitiriam falar ao faraó. 

Respeite o protocolo de comunicação, vestes, higiene, etc. para que os acessos sejam liberados para você e possa conquistar suas bênçãos.

Cada promessa exige uma luta e uma dose de perseverança, conexões a serem feitas através de pessoas e protocolos de aproximação no relacionamento com essas pessoas. Precisamos estar atentos a estes três aspectos para conquistar nossos sonhos e as promessas do Senhor. Eles estão ligados aos princípios da perseverança e a perseverança é o fundamento da vitória pela fé, que é estabelecida pela oração.

Você pode orar assim:

Querido Deus, restaura as minhas forças para que eu mantenha a alegria enquanto construo a minha parte nas tuas promessas na minha vida. Mostra-me as pessoas que fazem parte do teu plano e como me aproximar de cada uma delas para que seja feita a tua vontade, em nome de Jesus.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics