quarta-feira, 5 de junho de 2013

O sangue de Jesus tem poder... Por quê? Para quê?




Eu tenho visto essa frase sendo usada por várias pessoas. Não tenho certeza se em todos ou na maioria dos casos ela é mais do que “Abracadabra!”, “Abre-te sésamo!” ou coisa do gênero. Nós cristãos somos chamados a saber qual a razão da nossa fé. Se você não é cristão, pode se beneficiar sabendo o que significa essa frase para compreender mais sobre essa cultura e quem sabe se beneficiar dela. Pedro disse: “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós,” (1 Pedro 3:15). Não fomos chamados ao misticismo irrefletido, mas a prestarmos um culto racional (Romanos 12:1).

Você pode pensar que fé é apenas um sentimento, mas ela vem de ouvir da Palavra de Deus (Romanos 10:17), e está baseada no sólido fundamento das promessas de Deus. A lógica que nos é apresentada pela Palavra é que se não sabemos o que está prometido como poderemos crer?: “14  Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? [...]17  E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Romanos 10:14,17).

Você pode questionar que basta amar e a fé está resolvida, mas o conhecimento aumenta o amor e nos faz mais produtivos nele:

“9  E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, 10  para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, 11  cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.” (Filipenses 1:9-11).

Assim, o convite de hoje é encher sentido a essa frase para que a nossa fé não se esvazie e o amor possa encher-se de ação de uma fé poderosa e bem fundamentada naquilo que Deus nos prometeu e não apenas em sentimentos, que são transitórios.

Você vai encontrar no velho testamento centenas de referências a sacrifícios de animais. Uns são aceitos, outros não, mas em essência o objetivo de derramar-se a vida desses animais era agradar a Deus, ou seja, obter o seu favor. Favor é uma palavra poderosa, significa “o que se faz para alguém de graça, sem obrigação; obséquio, remissão de culpa concedida por indulgência; mercê, graça”, por extensão significa “vantagem, benefício que se concede a alguém; proveito, simpatia, consideração” e com isso também ganha o caráter de “vantagem devida à preferência que se recebe de alguém ou ao poder que se tem sobre alguém” (HOUAIS, 2009).

Certamente você não ficaria feliz em alguém chegar com um cordeirinho e cortar o pescoço dele na sua porta e derramar todo o sangue. Estranhíssimo! Nós não fomos educados nessa cultura. O sacrifício de animais foi estabelecido na cultura hebraica, desde a saída do Éden como forma de reconhecimento de dívida para com Deus. Quando o homem e a mulher pecaram, foram retirados da presença de Deus. Eles estavam descobertos da glória de Deus. Mas, Deus os cobriu com uma veste de pele (Gênesis 3:21). E ficou claramente estabelecido o significado do sangue em Levítico: “Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida.” (Levítico 17:11). Expiar significa três coisas: 1. Pagar um crime; 2. Sofrer as conseqüências de algo; e 3. Purificar um local sagrado. O sangue tem poder de pagar, punir e apagar um crime diante de Deus. Por esse motivo ele entrou em cena após o pecado. Antes, não era necessário.

Os sacrifícios seguiam um ritual específico no velho testamento. A sequência para a oferta era como segue nesse trecho:


15  Depois, tomarás um carneiro, e Arão e seus filhos porão as mãos sobre a cabeça dele. 16  Imolarás o carneiro, e tomarás o seu sangue, e o jogarás sobre o altar ao redor; [...] 18  Assim, queimarás todo o carneiro sobre o altar; é holocausto para o SENHOR, de aroma agradável, oferta queimada ao SENHOR. (Êxodo 29:15-18).

Após escolher um animal perfeito fisicamente (no caso acima, um carneiro), os sacerdotes colocavam a mão sobre a cabeça dele. O ato representava que eles estavam reconhecendo a sua culpa, arrependimento e necessidade de perdão e ofereciam a vida do animal em lugar da sua vida, pois qualquer pecado corta em nós a presença da Vida de Deus que é santa.

Depois da oferta da substituição, a sorte do animal estava definida. E os sacerdotes o sacrificavam da maneira mais rápida e menos indolor possível para que não se contaminasse a oferta com o pecado da crueldade. Em seguida, o sangue era levado a Deus no altar. E, se a oferta fosse de holocausto, todo o restante era queimado também ali. Jesus pagou nossos crimes, sofreu a conseqüência deles e nos purificou dos pecados na cruz.

A oferta do sangue de Jesus

Dissemos até agora que o sangue é ofertado para recuperar o favor de Deus, ou seja, o perdão, o benefício e a simpatia de Deus. O sacrifício do sangue significa oferta de substituição de uma vida que é devida pelo pecador. E que para oferecer o sacrifício de expiação e substituição é preciso de um (1) substituto sem defeitos, perfeito; (2) a confissão de pecados e arrependimento do pecador; e (3) a morte do substituto.

Como um homem pode ser perfeito se “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,” (Romanos 3:23) e “10  como está escrito: Não há justo, nem um sequer, 11  não há quem entenda, não há quem busque a Deus; 12  todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” (Romanos 3:10-12). Diante dos padrões de Deus, nascemos com defeito de fabricação. Não havia nenhum homem que pudesse ser oferecido como sacrifício perfeito, a não ser que... Deus provesse seu próprio cordeiro.

Foi assim que Jesus foi reconhecido por João Batista: “Este é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” (João 1:29). Jesus não nasceu com descendência humana, foi gerado da semente da Palavra de Deus no ventre de Maria, sem herança de dívida: “Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.” (Lucas 1:35). Filho de Deus, gerado da semente da Palavra de Deus (Lucas 8:11), sem pecado, teve sua vida dada como oferta pelo nosso pecado para que não devêssemos mais nada a Deus: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21). O altar foi a cruz no Monte Gólgota e Deus aceitou o sacrifício! Aleluia!

O sangue de Jesus tem poder!




O sangue de Jesus tem poder para tirar o pecado que nos prendia à sentença de morte, nos deixava derrotados e fadados ao mal, à expectativa da destruição e à condenação! Tudo isso foi vencido naquela oferta maravilhosa e gratuita do sangue de Jesus, o Cordeiro de Deus! Foi isso que iluminou os olhos de tantos! Veja a maravilha:

O sangue que traz o reinado da vida: “Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.” (Romanos 5:17).   
O sangue que traz o cumprimento da justiça e a libertação da condenação: “Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.” (Romanos 5:18).   
O sangue que traz o favor de Deus aos obedientes e quites com a Lei de Deus, justificados (tornados justos) em Cristo: “Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.” (Romanos 5:19).   
O sangue que nos liberta GRATUITAMENTE daquilo que não podemos ser, perfeitos cumpridores da Lei de Deus: “20 Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, 21  a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.”  (Romanos 5:20). 

A vitória sobre o mal é pelo sangue


O sangue de Jesus vence o acusador, o Diabo, aquele que tem direito de cobrar os pecados porque lhe retira todo o direito de cobrar pois A DÍVIDA ESTÁ PAGA! O sangue é a prova contra o diabo e contra qualquer acusador, mesmo contra a nossa mente ou contra outras pessoas. Veja:

“10  Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. 11  Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.” (Apocalipse 12:10-11).

Aplique o sangue sobre sua vida

Muitas pessoas vivem aprisionadas espiritual e emocionalmente porque não entenderam que Jesus derramou no chão dessa terra a prova do seu amor e do seu poder de perdoar e libertar. Acabou-se o poder das trevas, a dívida foi paga. Você não tem que viver escravo dos seus erros para com Deus ou para com os homens. O escrito de dívida foi cancelado, o acusador derrotado e você foi posto em liberdade e mais, em vitória:

13 E vocês que estavam mortos em delitos e na incircuncisão da sua carne (sua sensualidade, sua natureza carnal pecadora), [Deus] trouxe para a vida juntamente com [Cristo], tendo [gratuitamente] nos perdoado todas as nossas transgressões, 14 tendo cancelado, riscado e apagado o manuscrito da dívida (título comercial) com seus decretos legais e ordenanças, os quais estavam em vigor  e permaneciam contra nós (hostis a nós). Esse [registro de dívida com suas regulações, decretos e ordenanças] Ele colocou de lado e tirou completamente para fora de nosso caminho, pregando-o na [Sua] cruz. 15 [Deus] desarmou os principados e poderes que estavam enfileirados contra nós e fez um destemido desfile e um exemplo público deles, triunfando sobre eles nEle e na cruz. (Colossenses 2:13-15 – Bíblia Amplificada)

A vitória pela fé

O diabo e todo o mal treme quando invocamos esse sangue conscientemente sobre nossas vidas. Significa que cremos que estamos sob o reino de Jesus e não lhe devemos mais nada. Significa que ele foi vencido e exposto ao ridículo, humilhado e derrotado. Significa que se nós nos arrependemos de nossos pecados, Jesus é a oferta suficiente para nos por em dia com Deus e temos Paz. Significa que vencemos o Acusador em Cristo e somos vencedores!

O poder do sangue de Jesus significa que somos, limpos, livre e vencedores por meio de Jesus! Assuma essa vitória e essa fé, livre do pecado, quites com a justiça e livre do juízo! Pois “a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (1 João 5:4b).


Você entendeu o que é o poder do sangue de Jesus? Então, pode orar assim para trazer esse poder sobre sua vida:

Querido Deus, agradeço por me dar a oportunidade de ser livre de tudo o que lhe desagrada e me faz mal. Agradeço por me dar oportunidade de me arrepender e deixar todas essas coisas e ficar livre da acusação pelo teu perdão pago no sangue de Jesus derramado em meu favor. Eu aceito o poder do sangue de Jesus sobre a minha vida. Eu aceito ficar livre da acusação e dos acusadores porque o Senhor vai me transformar e perdoar para que eu não viva mais como antes.  Jesus, eu aceito o teu sacrifício na cruz por mim, para me perdoar e salvar da condenação. Jesus é a minha libertação, meu perdão e minha Paz com Deus, essa a minha confissão, em nome de Jesus.

   
Fontes consultadas:

HOUAIS, Antônio (Ed). Dicionário Houais da Língua Portuguesa. Chefe de Equipe |João Carlos Passos Marinho. Editora Objetiva: Rio de Janeiro, 2009. 1 CD-ROM.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics