sexta-feira, 14 de junho de 2013

Resgatando a Geração Peter Pan




Algum de vocês conhece ou lembra da estória de Peter Pan? É mais ou menos assim:

Todas as crianças crescem, Peter Pan, não! Ele mora na Terra do Nunca.
Um dia, junto com a Fada Sininho, foi visitar seus amigos Wendy, João e Miguel, que estavam com Nana, a cadela babá.
Peter levou-os para conhecer a Terra do Nunca. Com a mágica de Sininho, do pó de Pir-lim-pim-pim, ativada por pensamentos alegres, eles viajaram voando. Avistaram o barco pirata, a aldeia dos índios e a morada dos meninos perdidos. Os meninos perdidos moravam dentro de uma árvore oca. E quando queriam comer, imaginavam a comida mais gostosa e a mágica as trazia para suas mesas. Estiveram com eles e se divertiram bastante. Wendy contou lindas estórias para eles e se afeiçoou a eles.

Um dia, o Capitão Gancho tinha raptado a princesa dos índios, mas Peter Pan apareceu para libertá-la, lutando contra o capitão Gancho. O Capitão Gancho fugiu e o Crocodilo Tic Tac (tinha engolido um relógio) quase o almoçou, mas ele escapou. Só que, depois disso, o Capitão Gancho, tornou-se o maior inimigo de Peter Pan, querendo vingança. Quando Gancho viu-o com seus amigos, voando, resolveu atacá-los, mas, lutando e voando, Peter Pan salvou todos.

Mas o Capitão Gancho não desistiu. Desta vez capturou os meninos perdidos, levou-os para o barco pirata, de lá eles seriam jogados no mar. Mas, Peter Pan veio salvar os seus amigos. Lutou com Gancho e o venceu novamente.

De volta ao lar, Wendy pediu que Peter Pan ficasse com eles, mas ele disse que não e preferiu a Terra do Nunca, assim ele nunca cresceria e poderia brincar com todas as crianças sempre.

Esse conto de aventura é um retrato simbólico de uma geração que está se levantando. Observe que não há mães ou pais na história. Nem Wendy e seus irmãos, nem Peter e nem seus amigos possuem referência aos pais. Entretanto, Wendy e seus irmãos voltam para casa, isso significa que eles possuem um lar. O lar de Peter Pan é o universo dos amigos, os que tem e os que pode fazer em todos os lugares. Uma vez que o universo é a sua casa e a Terra do Nunca o seu lugar de dormir. Essa figura sem referências tem encantado gerações. Assumindo que nós só nos encantamos por identificação, podemos pensar num confronto de referências: entre a ideia de um lar de origem e a ausência de referência familiar.

Observe que o cuidado é o que caracteriza o lar. E aí temos o aconchego materno, nesse papel de suporte fundamental. No lar de Wendy, há uma fragilização do cuidado materno pela substituição da mãe pela babá. Já não se vê a presença forte da mãe física acolhendo. Ela fica como um papel diluído entre Wendy e a fada Sininho. Então, dois papéis se destacam para a mãe: provedora e cuidadora.

As duas referências femininas são interessantes: uma fada, Sininho, que os faz voarem e uma amiga, que funciona como mãe, contando estórias e cuidando de todos. Mas, que não possui força suficiente para fazê-lo decidir-se pelo crescimento. Como ele não quer crescer, todas as mulheres são mães idealizadas que existem para servi-lo por meios mágicos ou afetivos e ele continuará onde está, recebendo, sem ter que retribuir ou contribuir com nada, apenas continuar brincando com todas as crianças. Peter Pan é um rapaz, mas eu já vi muitas Marias Pan com a mesma postura. Essas pessoas vêem o mundo como um lugar para se divertir, o suprimento vem sem esforço, onde o importante são os amigos. Responsabilidades e trabalho para construir o suprimento estão fora de cogitação, são a mágica de outra pessoa, que está a seu serviço.

Peter Pan e Maria Pan são crianças com problemas. As crianças saudáveis desejam crescer mais do que tudo. Sonham com o que vão ser quando crescerem, mesmo que mudem a cada semana ou não. Muitos pais medem seu tamanho na parede... Crescer é uma grande festa, porque significa estar vivo e saudável. Imagine que, entre os cinco e seis anos, a marquinha do tamanho de seu filho não variasse. Você iria rapidamente procurar um médico. E, a Palavra fala que toda criança saudável deseja alimentar-se bem, para que seu crescimento seja possibilitado.

1 Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, 2  desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, 3  se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso. (1 Pedro 2:1-3).

Entretanto, tenho visto muitos Peter Pan e Maria Pan no meu gabinete e na minha igreja, que se recusam a crescer espiritualmente, emocionalmente, mentalmente, na área da vontade e tudo isso afetará a vida física dessas pessoas em todos os sentidos. É sobre essa quase epidemia na igreja e nos lares, que pretendo falar hoje.



Brincar sempre com os amigos

A estória começa e termina em sua noção principal: “Todas as crianças crescem, Peter Pan, não! Ele mora na Terra do Nunca. [...]preferiu a Terra do Nunca, assim ele nunca cresceria e poderia brincar com todas as crianças sempre.” O texto parece propor que é preciso escolher entre a maturidade e a diversão. Como se o prazer só fosse possível sem o compromisso. Daí, se pode pensar que é bem no estilo Peter Pan ficar com um ou outro, uma, outra e sair por aí, sem compromissar-se com ninguém. Mas, esse não é o único compromisso que não se quer assumir. Pessoas são tão descartáveis, quanto os copos plásticos, as pessoas produzem relacionamentos que se conectam e desconectam com a rapidez de um click. Na igreja não tem sido diferente. Se algo o incomodou, muda-se para outro “site”.

Se você acha que está compromissado com Deus e com a igreja porque não falta aos Domingos, você ainda precisa saber muito sobre compromisso. O compromisso que temos com Jesus é compromisso de aliança. Isso inclui morrer para si e nascer para Deus em Cristo. Houve um sacrifício para confirmar a aliança, o de Cristo, mas ela só funcionará como entregarmos do outro lado a nossa vida a Cristo. Como a aliança só entrou em vigor para Abraão quando ele ofereceu tudo o que tinha a Deus. Cristo nos colocou no corpo, é através dele que Deus opera:

10  para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, 11  segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, (Efésios 3:10-11).

Antes que saia de lá o argumento: A igreja sou eu! Quero dizer que “ekklesia” significa congregação, reunião dos santos. Individualmente, somos templos do Espírito, porque Ele habita em nós: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Coríntios 3:16). A igreja é você somente no sentido de que você tem sua parte a cooperar nela.

15  Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16  de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor. (Efésios 4:15-16).

Mas, Peter Pan não tem família, nem casa. Ele prefere voar e estar com todos os coleguinhas enquanto gostar da brincadeira, depois, é só voltar para sua casa na árvore.existem Peter Pan, nível profissional. Nem para a mesma vão todas as semanas. E com o tempo, já não vão para nenhuma. Maria Pan segue o mesmo caminho...

As incríveis aventuras na Terra do Nunca

Na Terra do Nunca vivem aqueles que nunca estudam; nunca arrumam o quarto; nunca lavam os pratos, nem a roupa; nunca cooperam com a economia doméstica; nunca obedecem; nunca trabalham; nunca se submetem às autoridades ou à disciplina; etc... O princípio de viver para brincar e só fazer o que gosta é perigoso, porque, na realidade, a brincadeira saudável é uma forma de aprender a lidar com o mundo adulto e preparar-se para ser adulto e não para viver num estado de torpor, um coma induzido ou sob efeito de uma droga.

Observe os animais. Nada mais lindo do que um gatinho brincando. Um cachorro brinca, urso polar brinca. Todo filhote mamífero brinca. Uma criança brinca de várias coisas... Mas nesses jogos, eles desenvolvem as habilidades necessárias para suas vidas adultas, descobrem suas principais capacidades, fazem tudo isso se divertindo. Não há nada mais sério do que a brincadeira para uma criança. Não quer dizer que a vida adulta vá extrair o prazer das atividades, afinal o Senhor diz: “servi ao Senhor com alegria” (Salmo 100:2). A questão é que a alegria do adulto, às vezes, só vem depois de um árduo trabalho: “Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si.” (Isaías 53:11).

Mas, na Terra do Nunca não tem cruz. E também não tem alegria da salvação. Não tem calor do sol durante a semeadura, nem cansaço, e também não tem alegria de colher e nem recompensa ou vitória. Porque Sininho e Wendy não existem e, um dia, acaba a mágica “mamãe e papai”. A Terra do Nunca é o limbo, o não existente, para o qual muitas pessoas escolhem fugir tentando não assumir as responsabilidades que vêm do fato de que você cresce e cresceu. Cada vez que fugimos do compromisso real, escolhemos a nossa Terra do Nunca particular. É um perigo manter esse tipo de Terra do Nunca, porque ela pode engolir a sua vida: “porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.” (Gálatas 6:8).

O tempo como um inimigo

A estória de Peter Pan começa como termina, propondo uma estabilização do tempo. O tempo é sempre retratado como um inimigo: ele está no relógio que avisa a chegada do crocodilo (perigo iminente) e na não aceitação das responsabilidades de ter uma família, e, ao final, de crescer, pois Peter Pan não quer ficar com Wendy para não crescer. Muitas Marias Pan também não querem responsabilidades. Sendo criança, a aventura permanece, os inimigos são derrotados de forma divertida e os amigos o consideram um grande herói. Crescendo, nada disso é garantido.

Fico pensando que Peter Pan tem ido muito às nossas igrejas com Maria Pan. A relação das pessoas com o tempo e o crescimento é muito estranha na maioria das vezes. Oro incessantemente pedindo ao Senhor que gere pessoas com fome de crescer. Compreender a vontade de Deus é o princípio do crescimento cristão. Como Paulo orientava: “2 desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, 3  se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso. (1 Pedro 2:2-3).
Precisamos desejar crescer. Essa é a diferença entre o crescimento físico, que acontece independentemente da nossa vontade, e o crescimento espiritual. O crescimento espiritual, emocional, mental e da vontade só acontecem se nós desejarmos e precisamos desejá-lo ardentemente. Porque o leite que nos faz crescer no Espírito é a Palavra de Deus. O conhecimento de Deus através da Palavra dEle é o que nos faz crescer.

O tempo e a maturidade

A maturidade não vem da biologia, mas do nível de entendimento, de conhecimento. O conhecimento não é um acaso e nem é um conjunto de partes isoladas. É construído por aquilo que você entende, coloca em prática, vê que precisa entender mais, associa com outros conhecimentos para entender melhor e vai construindo parte por parte em uma teia viva, que se comunica entre si de formas surpreendentes. Cada vez que você escuta falar de um assunto, uma nova conexão se forma, se liga de maneira diferente, se você procurar encontrar essa conexão. Se você desejar aprender.

O conhecimento não se dá sem trabalho, sem esforço. Daniel entendeu o fim do cativeiro babilônico estudando os livros do profeta Jeremias, depois, orou o jejuou por mais revelação e para lembrar ao Senhor das suas promessas:

2  no primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi, pelos livros, que o número de anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, que haviam de durar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos. 3  Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza. (Daniel 9:2-3)

Mas, o crente Peter Pan quer visitar a irmã Fulana e o irmão Fulano para receber direção de Deus, ao invés de fazer sua parte e estudar a palavra. Muitas vezes, tenho visto pessoas darem revelações contrárias à Palavra, e o Peter Pan (ou a Peter Pan) se prejudicar muito com esse tipo de misticismo infantil. Porque não querem dedicar tempo e esforço para crescer. Não têm tempo, estão trabalhando muito... Contudo, Deus não vai mudar seus princípios por ninguém e nem por nada.

O que é aprender de Deus?

Mas, aprender de Deus é mover-se e comprometer-se para a ação, então, muitos se tornam lentos, não cumpridores e sofrem as consequências:

“A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” (Salmo 25:14)

“Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.” (João 7:17)

“22  Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23  Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; 24  pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. 25  Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.” (Tiago 1:22-25)

Deus não dá aula teórica para você nunca usar, Ele dá instrução para a batalha e para o sucesso. Não confunda sentar para aprender a Bíblia com sentar-se na sua escola de ensino médio ou universidade. Paulo tinha turmas regulares de estudo bíblico, que se sentavam a céu aberto, em pleno meio dia para receber instruções de Deus, em meio à perseguição (Atos 19:9) porque essas pessoas sabiam que conhecendo a Palavra conheceriam ao Deus maravilhoso que os salvara. Eles desejavam ardentemente o leite espiritual.

A proximidade é sinal do desejo

Quanto mais próximo você está daquele que ensina sobre o Senhor, mais você influencia na direção da unção de ensino. Da mesma forma na pregação. Eu sei que uma pregação pode ser enviada pela TV e internet, mas nada nunca vai se comparar à presença no lugar e à comunhão presente, pois há uma unção que é específica da congregação, a unção da unidade do corpo congregação:

¶ 1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! 2  É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. 3  É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre. (Salmo 133:1-3)

E, a manifestação do poder do Espírito trará os corações à tona para serem preenchidos:

24  Porém, se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou indouto, é ele por todos convencido e por todos julgado; :25  tornam-se-lhe manifestos os segredos do coração, e, assim, prostrando-se com a face em terra, adorará a Deus, testemunhando que Deus está, de fato, no meio de vós. (1 Coríntios 14:24-25)

A unção profética trará as necessidades específicas primeiro dos que estão presentes. Porque a unção flui para quem mais deseja, e quem sai de sua casa para buscar a Deus desejou mais, porque investiu mais de sua vida nisso. A menos que esteja impossibilitado.

A mágica do pó de Pir-lim-pim-pim

O ciclo que reinicia a família é impedido para os Peter Pan e Marias Pan, pois eles nunca se tornarão homens e mulheres responsáveis. Todo o suprimento na estória é mágico. A viagem é realizada pela mágica, o alimento, os recursos para a vitória, os escapes, tudo acontece através da mágica. Ninguém trabalhou ou construiu nada do que sustenta a ou mantém a vida. É o ideal do mundo infantil.

Lembra-me a primeira noção cognitiva de um bebê do seio da mãe. Como ele ao nascer não vê com clareza a não ser cerca de 20 centímetros, a imagem não é permanente ainda no seu cérebro, ele somente sente o calor, o braço da mãe e a mágica do seio. É a primeira imagem que grava. Para um bebê, um seio é uma mágica de saciar e aconchegar. Sininho e Wendy chegam, saciam e vão embora, numa imagem semelhante. Pessoas são objetos de saciação em função de um ser desprotegido e incapaz de se alimentar ou prover-se sozinho. Isso está lindo e é realmente parte do encanto do amor, mas aos 7 meses o bebê já pode segurar a própria mamadeira, aos 7 anos, já pode fazer mais, aos 17 e 27 dependência da mágica é doença grave. Aos 37 nem pensar e aos 47... Quando alguém precisa fazer por você o que você tem capacidade de fazer sozinho, as etiquetas vão de irresponsabilidade, preguiça, egoísmo, fraude,... Não consegui encontrar nada que se aplique de positivo.

A responsabilidade de ser ABENÇOADO

Todo bem que existe na terra é porque houve um esforço fundador. Alguém se esforçou e o conquistou ou construiu. Não é justo que usufruamos simplesmente do esforço de outros e ainda nem sequer cuidemos daquilo. Toda bênção exige que reinvistamos nela, que valorizemos quem a concedeu. Quando Deus deu a terra prometida, disse:

13  Dei-vos a terra em que não trabalhastes e cidades que não edificastes, e habitais nelas; comeis das vinhas e dos olivais que não plantastes. 14  Agora, pois, temei ao SENHOR e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao SENHOR. (Josué 24: 13-14).

Isso é um princípio sagrado: cuide do que Deus lhe deu, ainda que você não trabalhou para conquistar, mantenha-o com serviço íntegro e fiel. As pessoas tratavam as matas, o mar e os animais como recursos infindáveis nas gerações passadas. Com isto, muitas espécies foram dizimadas até por esporte, o ecossistema se desequilibrou e o clima enlouqueceu por conta de Peter Pans de ação global.

No nível micro, essa visão do recurso ilimitado de fonte eterna via papai e mamãe é uma mentira tão perigosa quanto a primeira, só que num nível diferente. O Senhor não nos deu nada através de ninguém que não seja para ser mantido e cuidado. Toda bênção é uma responsabilidade pela qual devemos glorificar seu nome. Você recebe os livros, cuide deles; tem escola paga, glorifique a Deus honrando o esforço dos seus pais que os sustentam para estudar, ainda que seja na escola pública; porque muitos precisam trabalhar e não podem fazê-lo. Peter Pans não cuidam de nada, não ligam para nada. Bagunçam um lugar e se mudam para outro, porque o importante é se divertir, fazer o que gosta e estar com os amigos. E desonra o esforço e a importância de tudo o que Deus lhe deu nas mãos para glorificá-lo.

Não existe pó de Pirlim-pim-pim

Só para deixar claro: não existe pó de pir-lim-pim-pim. Isso fantasia de crianças bem pequenas. Alguns tentam cocaína, mas se dão mal. Fugir da realidade para não ter que lidar com ela não significa que ela não lidará com você. Amy Winehouse, Whitney Houston, Elvis Presley souberam disso da pior maneira. Não adianta querer sair voando para não ter problemas. Você só tem a opção de enfrentá-los e confiar no Senhor para vencê-los ou deixá-los lhe vencerem.

A única força que você conseguirá fazer que lhe traga provisão não está na responsabilidade de outra pessoa, está em você, graças a Deus, e é o seu esforço. Esforço para fazer o melhor que puder, aonde estiver: “tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” (Eclesiastes 9:10).

Sem seu trabalho, não há direito e nem recompensa: “ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida.” (Romanos 4:4). Vejo filhos exigindo todo o tipo de coisas aos pais. Sinto muito, mas se você trabalha, o seu salário é seu direito. Invista-o. Mas, se não trabalha, o que você recebe já é um favor e ninguém em sã consciência exige um favor. Pede e faz por onde alcançá-lo. A bíblia é ainda mais dura no novo testamento: “porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma.” (2 Tessalonicenses 3:10).

A revolta de Peter Pan e Maria Pan

Peter Pan e Maria pan podem ficar revoltados com seus pais porque não entram no cartão de crédito ou cheque especial para pagar-lhes uma calça de grife ou outro gosto refinado, mas quando o dinheiro “cai” nas suas mãos, evapora. Peter Pan não considera poupar ou responsabilizar-se por nenhuma tarefa ou pagamento porque tudo deverá vir do Pó Papai-Mamãe mágico, que faz as coisas se materializarem. E quem será Peter Pan ou Maria Pan, quando o pó Papai-Mamãe acabar? Os pais e os filhos deveriam pensar nisso diariamente: o que eu estou ensinando ao meu filho, quando dou isso dessa forma? O que ele vai aprender sobre a vida?


A vida adulta não é só prazer, mas a luta mostra o valor das conquistas, senão só resta o tédio. Nada vem da mágica. Toda conquista vem da semente do trabalho de alguém que devem ser respeitados: o trabalho e o trabalhador que construiu o bem que você recebe, assim como o Deus que lhe deu oportunidade de encontrar-se e usufruir dos dois. Pessoas trabalham, cansam, precisam de ajuda, não são fontes mágicas de satisfação. Quem abençoou também precisa ser abençoado, no mínimo com a valorização daquilo que lhe abençoou. Crescer por fora é natural e automático nas pessoas saudáveis fisicamente, mas crescer por dentro necessita de desejo intenso representado pelo esforço constante de buscar conhecimento. Primeiro o conhecimento espiritual, depois todo o conhecimento necessário para ser aquilo que você deseja ser. Para ser é preciso aprender; para aprender é preciso se disciplinar; para se disciplinar é preciso se esforçar continuamente. Estou crendo em uma geração que vai deixar a Terra do Nunca pela Vida Eterna em Cristo Jesus, na terra da paz, alegria e justiça em Cristo Jesus. Calma nem sempre é sinônimo de Paz; prazer nem sempre é sinônimo de alegria, e tudo isso sem ser aceitável a Deus só tem péssimos resultados presentes e futuros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics