quarta-feira, 12 de junho de 2013

Posso te contar?



Quantas vezes você ouviu alguém dizer: O que é que você tem? E se fez a pergunta: Será que eu posso te contar? Às vezes é mesmo: Será que eu consigo contar? Dentre todas as dificuldades de confiar se acrescentam as dificuldades de encontrar coragem para contar o que realmente lhe incomoda. Ou até para admitir para você mesmo. Nós temos essa tal “vergonha”, que nos impede de seguir em frente, que nos remete a máscaras e disfarces ou fugas, que nos destroem por dentro e por fora.
Não estou dizendo que o bom e o conveniente é que estendêssemos nossas fraquezas e falhas em um estandarte e desfilássemos em praça pública. Estou dizendo que um mal escondido e não enfrentado é muito maior e mais letal de que um mal enfrentado, por pior que seja ele. Encontrar pessoas que possam nos ajudar é fundamental para nosso bem estar, tanto quanto ter coragem de admitir que precisa de ajuda e que não é perfeito. Tiago aconselha com muito equilíbrio nesse assunto:

Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. (Tiago 5:14-16)

 Observe que Tiago descreve o tipo de ajuda que as pessoas que tinham experiência e maturidade com Deus na igreja podiam dar: oravam pelos enfermos, pelos que tinham cometido pecado e ouviam essas pessoas confessarem. Essas pessoas eram experientes na Palavra e na graça que conduzia a cura. A graça é curativa em sua própria natureza. Não há nada que você não possa dizer a Deus. Por um lado, Ele já sabe de tudo, por outro lado, porque Ele pode e quer ajudá-lo em qualquer dificuldade. A questão é que quando você diz a Ele o autoriza a intervir em seu favor. Ele só não pode fazer nada pelos que não querem fazer a sua vontade... Porque Deus estabeleceu um caminho de Paz e fora dEle, não há a presença de Deus, e é ela que traz tudo o que há de bom. Se você quiser trilhar seu próprio caminho, está por conta própria, se quiser trilhar o Caminho de Deus, Jesus diz o seguinte:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28-30)

Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. (João 6:37)

Já imaginou que você e todos os seus defeitos, todos os seus problemas, todas as suas limitações são o pacote de presente de Deus para Jesus?  Percebeu que Jesus deixou bem claro que não tem intenção de desistir de você? Mas dependerá de você ir a Ele? Somos  nós quem criamos a hierarquia de pecadores e de pecados, Deus não inventou isso:

Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos. (Romanos 11:32)

Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem. (Gálatas 3:22)

Eu já ouvi coisas terríveis ditas como banalidades e coisas que a mim pareciam banais ditas como o crime do século, mas a graça do Senhor Jesus corrigiu todas e as enterrou sob a cruz, fazendo o  réu confesso ressuscitar com Cristo para uma vida nova. É por isso que o evangelho é uma boa notícia. Por isso, eu sei que abrir o coração e colocar tudo o que dói e atormenta na alma diante de Deus é o melhor remédio que qualquer ser humano pode receber.

Pode ser que seus pais sempre o tenham criticado e exigido a perfeição de você; pode ser que você tenha vivido num ambiente hostil onde falhas não eram permitidas; pode ser que você não se permita errar; mas nada disso impedirá duas coisas: a sua necessidade de ser perdoado e de ser aceito como um ser humano falho e frágil, que precisa de ser amado em suas limitações. O amor é o remédio da falha humana. É a maior riqueza que alguém pode conquistar e as falhas e a fraqueza nos permitem experimentar a força do amor.

Limitações não são doenças ou motivos para a rejeição. Limitações são obstáculos a serem conquistados pelo amor. Não são decretos reais, não são sentenças irrevogáveis, principalmente diante do Deus que criou a Vida de dentro do caos absoluto. Uma palavra de Deus fez brotar luz; outra, terra; outra ainda, plantas; e outra, e outra... E temos a vida, que pode ser muito boa, se investirmos em conquistar isso para ela. A Palavra de Deus para o seu caos hoje é: Traga-o para mim e eu farei dele Luz. Não há nada que Deus não queira ouvir ou cuidar. Pode ser que ninguém tenha tempo ou demonstre interesse na sua angústia, mas o Deus de Toda Eternidade espera por esse momento em que suas necessidades cheguem aos ouvidos dEle e Sua Palavra possa chegar e apascentar seu coração. Você nasceu para esse encontro.

Abra o coração para Deus. Confesse suas dificuldades. Escute a instrução do Senhor na Sua Palavra. Ele lhe fortalecerá e corrigirá seus caminhos para que não caminhe mais por estradas cujo destino é o sofrimento. Você pode orar assim:

Querido Deus, eu estou sentindo e querendo todas essas coisas, mas acima de tudo quero que a minha vida esteja no teu caminho de Paz. Muda a minha vida e meu coração. Mostra-me o teu caminho. Ilumina meus olhos e coração com Tua Palavra de Paz. Guia-me, Senhor, em nome de Jesus.

Sim, você pode contar a Deus. E Ele pode enviar alguém para lhe escutar e ajudar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics