quinta-feira, 6 de junho de 2013

A oração de quem espera e crê




Muito se diz sobre a fé, que espera o milagre. Abraão esperou durante 25 anos e o alcançou. Ninguém quer esperar, mas muitas vezes é preciso saber fazê-lo, senão corremos o risco da impulsividade ou da desistência. A fé está ligada à esperança em um laço inquebrável, pois [...] a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (Hebreus 11:1). A esperança se origina da fé e a fé se expressa pela esperança. Tudo o que abala a esperança abala a fé e vice-versa. Por isso, Deus nos ensinou o que fazer em momentos difíceis, em que ficamos ansiosos:

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6-7) (Tradução Almeida Corrigida Fiel)

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6-7) (Tradução Almeida Atualizada)

Observe que, para não ficarmos inquietos ou ansiosos por nada, precisamos PEDIR. Já encontrei pessoas que criticavam os que pedem a Deus.  Mas Jesus disse para pedir e receberemos: Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.” (João 16:24). O problema é ficar somente nessa parte do versículo. Porque ele continua e diz o que devemos fazer APÓS pedir com orações e súplicas. O passo seguinte para vencer a ansiedade é a prática da ação de graças.

Ação de graças é o ato de reconhecer todo o bem que Deus é, fez e fará para aqueles que o amam, inclusive nós mesmos. É algo que está presente no coração de um adorador, no meio do louvor e em cada gesto de retribuição a Deus pelo que nos tem concedido. A ação de graças libera a presença de Deus, que é “[...] entronizado entre os louvores de Israel.”  (Salmos 22:3).

Agradecer a Deus pelo que Ele é, é a expressão mais exata da adoração. Um exemplo disso pode ser visto no Velho Testamento quando a gratidão de Salomão levou-o a construir o templo. Deus ganhava um lugar de culto especial, pois Ele era o motivo de todas as vitórias de Israel e de Salomão. Salomão havia construído o templo e todo Israel se reuniu para adorar ao Senhor (2 Crônicas 5:3-6). Havia um mover de reconhecimento, retribuição e amor a Deus no povo, nos sacerdotes e no rei. Observe o que aconteceu:

Quando saíram os sacerdotes do santuário (porque todos os sacerdotes, que estavam presentes, se santificaram, sem respeitarem os seus turnos); e quando todos os levitas que eram cantores, isto é, Asafe, Hemã, Jedutum e os filhos e irmãos deles, vestidos de linho fino, estavam de pé, para o oriente do altar, com címbalos, alaúdes e harpas, e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas; e quando em uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem o SENHOR e render-lhe graças; e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicos para louvarem o SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então, sucedeu que a casa, a saber, a Casa do SENHOR, se encheu de uma nuvem; de maneira que os sacerdotes não podiam estar ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR encheu a Casa de Deus. (2 Crônicas 5:11-14)

A ação de graças em seu mais profundo mover atraiu a presença de Deus de forma tão maravilhosa que as pessoas em sua humanidade não conseguiam se manter de pé diante de tal glória. Se você está ansioso, ore, peça, clame, depois de esvaziar as necessidades do seu coração, vá a Deus por tudo o que Ele é, independente de qualquer situação. Dê o melhor espaço ao Pai, olhe para Ele como o Deus de toda misericórdia e compaixão, o Deus que socorre o aflito, que orienta o desconsolado, Aquele que é tudo o que precisamos e fique na sua presença. Expresse isso em palavras, encha o ambiente com essa atmosfera espiritual de adoração. A  presença de Deus é Paz. Ele é Jeová Shalom.

Você pode orar: Senhor, eu recebi de ti o maior presente, Jesus. O Senhor é a fonte de todo o bem. Não há nenhum poder maior que o Senhor. O Senhor me ama e cuida de mim em qualquer situação. O Senhor não muda, é bom, onipotente, onisciente, onipresente, e me ama. Eu te agradeço por seres tudo isso para mim e poder te chamar de Pai, em Jesus Cristo.

Fique um tempo com Deus lembrando quem Ele é e automaticamente você vai lembrar do que Ele fez. Então, quando você passar a exaltá-lo pelo que Ele fez, passará à esfera do Louvor.

Agradeça a Deus pelo que Ele já fez e faz: dê louvor a Deus



Você pode pensar que focar o problema é a chave da solução, mas focar a chave da solução é que resolve o problema. Se a solução ultrapassa suas capacidades naturais, então é a hora de envolver-se numa dimensão em que somos ilimitados, em Deus. A bíblia relata uma vitória em que foi bastante lembrar e engrandecer o que Deus já havia feito e o que Ele era capaz de fazer para que a vitória sobre o impossível se estabelecesse.

O rei Josafá tinha um desafio terrível, estava sendo ameaçado por um exército dez vezes maior que o seu. Não havia saída. Três reinos se levantavam contra Israel. Mas, eles se reuniram no templo, invocaram a aliança e pediram socorro a Deus. Deus enviou um profeta e lhes deu uma Palavra de Vitória:

e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz; encontrá-los-eis no fim do vale, defronte do deserto de Jeruel. Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco. (2 Crônicas 20:15-17)

Após pedir, o rei recebeu a Palavra que lhe garantia a vitória. O que fez ele então?

Então, Josafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém também se prostraram perante o SENHOR e o adoraram. Dispuseram-se os levitas, dos filhos dos coatitas e dos coreítas, para louvarem o SENHOR, Deus de Israel, em voz alta, sobremaneira. ¶ Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis. Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre. (2 Crônicas 20:18-21)

Os mesmos princípios que Paulo ensina em Filipenses estão aqui. Pediram e agradeceram a vitória recebida pela fé na Palavra. Uma palavra profética de vitória foi liberada... O que vitoriosos fazem? Cantam e festejam, exaltam e engrandecem a quem lhes concedeu a vitória. Deus vê e se move por e para aqueles que crêem. A fé implícita naquele louvor moveu o poder de Deus em favor do seu povo e veja o que aconteceu:
Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados. Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores do monte Seir, para os destruir e exterminar; e, tendo eles dado cabo dos moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se. Tendo Judá chegado ao alto que olha para o deserto, procurou ver a multidão, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, sem nenhum sobrevivente. Vieram Josafá e o seu povo para saquear os despojos e acharam entre os cadáveres riquezas em abundância e objetos preciosos; tomaram para si mais do que podiam levar e três dias saquearam o despojo, porque era muito. Ao quarto dia, se ajuntaram no vale de Bênção, onde louvaram o SENHOR; por isso, chamaram àquele lugar vale de Bênção, até ao dia de hoje. (2 Crônicas 20:22-26)

Eles mudaram o Vale da Derrota pelo Vale da Bênção. Você pode andar no vale da sombra e da morte, mas se não teme mal algum, se o Senhor é seu pastor, você pode se mudar para o Vale onde o Louvor prevalece. Mude sua moradia para o Vale da Bênção através do Louvor. Louvar é uma decisão de fé. Exalte ao Senhor pelo que Ele é poderoso para fazer agora mesmo. Pare um tempo para pensar nisso. Diante de todas as suas impossibilidades, o Senhor não está impedido de nada. E você pode tudo nEle, se Ele for a tua força.

Você pode orar assim: Senhor, ninguém é mais poderoso e nem amoroso do que tu. Nenhum outro se compadece como tu. Tu moveste teu poder e tiraste três milhões de pessoas da escravidão, sustentaste no deserto, guiaste até tua promessa e os fizeste conquistá-la. Nenhum outro se assemelha a ti, que não depende de mim e nem de ninguém. O autor e mantenedor da vida está acima de todos os poderes. Não há Deus maior e nem melhor que o Senhor e que valha a pena amar e servir.

Obrigada, Senhor, pela minha vida!


Uma pessoa que recebe de Deus no seu coração agradece antes de ver ou tocar naquilo que recebeu. Maria é um grande exemplo disso. Ela ouviu do anjo, recebeu a concepção, mas mais do que a concepção de uma criança, ela recebeu o Salvador, o Cristo de Deus. Observe o cântico dela após chegar à casa de Isabel que confirma aquilo que o anjo falara:

Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor. Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada, porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome. A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem. Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos. Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos. Amparou a Israel, seu servo, a fim de lembrar-se da sua misericórdia a favor de Abraão e de sua descendência, para sempre, como prometera aos nossos pais. Maria permaneceu cerca de três meses com Isabel e voltou para casa. (Lucas 1:45-56)

Maria é, sem dúvida um grande exemplo de fé. Provavelmente uma adolescente entre 13 e 15 anos, idade média para as moças noivarem e casarem, arriscada a ser apedrejada por adultério, pois já se encontrava desposada (casada) com José, conhecia todos os riscos e o tamanho da impossibilidade de acontecer tanto sua gravidez, quanto das pessoas acreditarem na sua versão da história. E ela demonstra a sua fé a cada passo da declaração de louvor a Deus. Deus a salvara, como filha de Adão, precisava da salvação do pecado; ela já se viu bem-aventurada dali em diante, quando tudo diria que ela seria mal afamada e não bem-aventurada; viu a misericórdia de Deus em ação, movendo-se em favor dos necessitados; e a fidelidade de Deus à Palavra da sua aliança desde Abraão.

Maria viu tudo isso na grandeza de Deus e agradeceu por estar sendo parte e instrumento nesse plano maravilhoso de redenção quando tinha acabado de receber a concepção sobrenatural. Ela não tinha visto nada com os olhos do corpo, mas já viu todas as gerações que viriam com os olhos do espírito, da fé.

--

Então, que podemos dizer? Está com alguma dificuldade? Ore, peça, clame, suplique... Mas não se detenha no problema, olhe para a solução que é o Senhor e seu relacionamento com Ele. Ame-o, exalte-o, agradeça-lhe por tudo o que Ele é, tudo o que pode fazer e já fez. Mostre ao seu problema o tamanho do seu Deus através da adoração, louvor e ação de graças. A adoração trará a manifestação da presença de Deus, o louvor liberará os seus anjos a lutarem em seu favor e a ação de graças firmará sua fé nas promessas do Senhor, até que possa vê-las e tocá-las com os olhos e as mãos desse corpo, na terra. Como dizia Davi:

Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre. (Salmos 23:5-6)

O Senhor é seu Pastor? Nada lhe faltará. Ele vai levá-lo até onde possa ser suprido da melhor maneira, ainda que tenha que superar lugares sombrios e assustadores. Mas Ele, que é a sua vitória, vai lhe dar um banquete de vitória, onde todos poderão ver o tamanho do seu Deus e do poder que Ele tem acima de todas as coisas, pessoas e planos malignos. O nosso Deus é o Deus do hoje, do ontem e do amanhã. Não muda, não desampara. Confie e Ele fará o impossível por você. Deus garantiu as suas promessas com juramento e as cumprirá através de Jesus, que é o seu guardião:

Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento, para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta; a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu, onde Jesus, como precursor, entrou por nós, tendo-se tornado sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. (Hebreus 6:17-20)

O propósito de Deus para a sua vida não muda. Deus prometeu e jurou e assim, podemos ter esperança. Nossa alma não estará vagando ao sabor das ondas da dúvida, da melancolia ou do desespero, mas firmada nas promessas de Deus, que foram conquistadas na morte e na ressurreição de Cristo.

Você pode orar assim:

Agradeço, Senhor, por seres quem tu és, me amares como eu sou e me transformares no que tu queres. O Senhor é o rei da minha vida. Eu a recebi de ti e entrego novamente a ti para que faças a tua vontade. Transforma-me, Senhor. Eu recebo a tua Paz e solução além das limitações das fronteiras do natural. Eu quero conhecer quem tu és, eu quero experimentar o que tu fazes e assim, reconhecer e retribuir com minha vida o teu amor, em nome de Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics