domingo, 9 de junho de 2013

Encontrando a minha parte nos planos de Deus



Mar Morto
Uma coisa muito interessante acontece no Mar Morto... Por ele ser muito baixo, ele somente recebe água e não reflui água para nenhum lugar. Aconteceu, com o passar dos anos, que ele concentrou tanto sal, que perdeu toda a vida que tinha. Jesus disse que nós somos o sal da terra e de que serve o sal que não é aplicado a nada? Perde totalmente seu valor e o que é sem valor só serve para ser lançado fora.

Nossos planos para a vida precisam incluir a nossa participação no plano de Deus para a humanidade.  Nós nos organizamos, no final do ano, para emagrecer, estudar, sermos promovidos,... Mas, parece que só os pastores e o corpo ministerial da igreja é que precisam comprometer seu tempo e atenção em servir a Deus em algo palpável, constante e comprometido. Isso não é verdade, o seu serviço é tão importante quanto o de qualquer outro cristão:

Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, [...] O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. [...] cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. (1 Coríntios 12:12 -27)

Esse texto deixa claro que todos somos necessários ao corpo. Você pode traçar planos para ampliar a intimidade com Deus e o conhecimento dEle em, pelo menos, três direções espirituais, que são todas de igual importância:

1.       Entre você e Deus;
2.       Entre as pessoas que conhece e Deus e
3.       Ampliar a Paz de Deus entre as pessoas que você conhece.

De uma forma prática, idéias para você:

Ampliar a intimidade entre você e Deus:

  • ·         Organizar um meio de ler diariamente a Palavra de Deus, que pode ser horário ou horários específicos para que você possa dar prioridade a essa atividade; “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.” (Josué 1:8) 

  • ·         Orar sobre a Palavra de Deus, meditando para aplicá-la à sua vida e esforçar-se para praticá-la, assemelhando-se ao Pai; Orai sem cessar. (1Tessalonicenses 5:17); “não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele,” (Efésios 1:16-17).

  • ·         Procurar separar o horário para ir às reuniões, onde se possa compartilhar a Palavra de Deus e o Poder do Espírito Santo para se alimentar e ser edificado pela comunhão como corpo. Ajudar a ser ajudado nessa caminhada é fundamental; “Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica;” (Filipenses 1:27)

  • ·         Contribuir em algum serviço da igreja com trabalho e/ou contribuição financeira. “[...] de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” (Efésios 4:16) “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” (Mateus 18:20).   


Ideias para ampliar a intimidade entre as pessoas que conhece e Deus:




Falar do amor de Deus é imprescindível para a saúde espiritual. Minha avó, aos 64 iniciou um ministério de escrever cartinhas à mão falando do amor de Deus e entregar às pessoas. Aconteceram coisas incríveis através dessas cartas... Pessoas paravam para pedir informação da rua e, ao receberem a carta, recebiam também Jesus e eram libertas e curadas. Coisas maravilhosas aconteceram através de um gesto de amor tão simples.

  • ·         Comprometer-se a, pelo menos uma vez por semana, mandar aos amigos uma mensagem sobre Jesus. Se você estipular um dia específico para isso você terá menos chance de adiá-lo, e se adiar poderá restaurá-lo. Lembre-se que toda a obra do evangelho depende de ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10: 9-10). Se você quiser ser parceiro do blog e enviar as mensagens diariamente, aplicando os temas às necessidades individuais das pessoas, vai ser uma bênção.
  • ·         Versículos no facebook, Orkut, twitter... Recadinhos de quanto aquela pessoa é importante para Deus e para você (não quilométricos e nem milhares ao mesmo tempo rsrsrs)...
  • ·         Um telefonema, uma visita, um abraço, uma palavra de conforto são diferenças fundamentais na vida das pessoas.
  • ·         Orar pelas pessoas e dizer a elas que vai orar por elas é muito importante. Você pode ter um caderno de oração para os amigos... É claro que a coerência com a sua vida e atitude cristã é fundamental nesses casos, mas não confie que uma pessoa se aproxima de Deus sem falar de Deus para elas. Não é bíblico. Não estou falando de forçar ninguém a escutar, pois Jesus nunca fez isso, mas estou falando de dar a oportunidade de compartilhar com as pessoas que lhe cercam palavras que lhe fizeram bem e lhe aproximaram de Jesus.

Ampliar a Paz de Deus entre as pessoas que você conhece...


Isso significa se tornar um pacificador (Mateus 5:9). Implica em:
  • ·         Omitir a transmissão dos comentários negativos que ouvir;
  • ·         Transmitir os elogios e opiniões positivas de uma pessoa para outra;
  • ·         Evitar fazer comentários pessimistas sobre a capacidade das outras pessoas;
  • ·         Ter momentos alegres juntando as pessoas e fazer coisas alegres juntos. Para isso é importante dar prioridade às pessoas ao invés das coisas ou do trabalho e outras atividades;
  • ·          Compartilhar as bênçãos de Deus na igreja e com os conhecidos;
  • ·         Perdoar os que agem mal com você e não levar adiante a comunicação do que foi feito para não contaminar outras pessoas;
  • ·         Procurar ajudar os que estão próximos no que for possível, com gentileza e paciência;

·         E coisas semelhantes que levarão a paz entre as pessoas e você como responsável dos movimentos para criá-la, restaurá-la e ou mantê-la.

Em suma, nesses planos, tanto quanto é importante definir metas exequíveis para outras áreas de sua vida, é importante reorganizar ou organizar uma estrutura de vida que lhe dê sustento espiritual e lhe faça um instrumento de Deus. Pois:

“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” (Lucas 6:38)

“[...] o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.” (Gálatas 6:8b) 

“Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus.” (Rom 15:7 )





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics