quarta-feira, 29 de maio de 2013

Receba a Vida de Deus



O segredo está na aliança. A aliança de que a Bíblia fala não é mero contrato humano. Quando se celebra uma aliança no estilo bíblico, duas vidas estão unidas e são responsáveis pelo bem-estar uma da outra. A primeira, é o cabeça, o líder, e a outra parte, o lado protegido, liderado. Quebrar a aliança é cortar fora a própria vida e, por isso, significa morte. Até hoje, se alguém descumpre uma aliança no oriente, a própria família o executa. Por isso, se um muçulmano aceita Cristo ou deixa o país ou corre o risco de ser envenenado por seus próprios parentes (inclusive pai e mãe). O crime de apostasia é punido com a morte, pois quebra a aliança com a doutrina de Maomé.

A aliança entre Deus e o homem foi estabelecida quando Deus derramou Sua vida em Adão soprando-lhe o espírito e foi quebrada, quando Adão desobedeceu a Deus. Aliança espiritual, a punição foi a morte espiritual. Mas Jesus foi enviado para resgatar a união entre o homem e Deus. A dívida da aliança por justiça, a morte, foi paga por Jesus. Ele podia pagar porque não nasceu como herdeiro de Adão (senão seria filho de José). Mas nascendo sem pecado, como filho de Deus, estava em condição de ser dado pelo pecado dos filhos de Adão e reatar a nossa ligação de vida com Deus. Uma nova aliança foi trazida por Jesus.

Mas, Deus sempre se relacionou com os homens através do princípio legal da aliança. Ele fez alianças com várias pessoas com vários propósitos, até que chegasse à aliança definitiva em Jesus. Na aliança com Moisés, Deus entregou a sua Lei. Essa é chamada a antiga aliança. Mas, todas as alianças realizadas antes de Jesus apontavam para a Aliança Nova e Eterna em Cristo Jesus. Por isso, Hebreus diz: “ (19)  (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus. [...] (22)  por isso mesmo, Jesus se tem tornado fiador de superior aliança.” (Hebreus 7:19,22)

Em Jesus, a mesma vida que Deus soprou no coração de Adão é soprada novamente no nosso interior “e, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:17). A ligação espiritual de vidas é refeita. Como a vida de Deus gera vida em nós ao recebermos o pagamento de pecados em Jesus, “[...] a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;” (João 1:12). É o Espírito Santo que nos é dado quando cremos, que nos torna filhos e nos faz gozar da mesma vida de Deus: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.” (Romanos 8:14-15).

E o Espírito Santo em nós faz maravilhas de Vida Eterna, Vida de Deus:


Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. (Romanos 8:9-11).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics