quinta-feira, 16 de maio de 2013

Vencendo em uma nova dimensão




Sei que você está acostumado a pensar em ambientes, cultura, etiqueta social, e tudo o que é visível e esperado ao entrar num ambiente novo. Mas, talvez você nunca tenha se dado conta de que existe uma dimensão que está além dos olhos e nela, se formam todas as coisas que você poderá ver ou tocar.

Você já entrou em um ambiente comum e, inexplicavelmente, sentiu-se mal? Ou ao contrário, sentiu paz?... É preciso saber que nem tudo o que é real é visível aos olhos. Observe esse trecho de Hebreus: “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.” (Hebreus 11:3). É fácil perceber que o mundo invisível influencia largamente o mundo visível. É lá que se originam todas as coisas. Isso significa que tanto o bem, quanto o mal estão primeiro no mundo espiritual. É preciso então, conhecer a nossa posição e a natureza dessa esfera invisível para lidar com tudo a contento.

A primeira coisa que é preciso saber é que há uma luta acirrada nessa região, que influencia as nossas vidas: “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Efésios 6:12). Imagine que uma pessoa se põe contra você sem motivo, de repente, há um problema que se levanta contra você, é uma luta, mas não é contra pessoas que você vai resolver a raiz do problema. Nós temos um inimigo que tem três objetivos: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu [Jesus] vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10). Sim, há um inimigo invisível que trabalha sobre estes três aspectos, mas há Um que trabalha pelo transbordar da Vida. Há uma guerra pela vida em todo o seu âmbito e você e eu precisamos nos posicionar em relação a ela.

Jesus pregou o amor, paz, mas Jesus sempre esteve consciente da dimensão sobrenatural. E o mundo espiritual também esteve sempre atento a Ele. Bastava somente Ele entrar nos lugares, que já era percebido. Enquanto Ele pregava, a dimensão sobrenatural era movida. Certa vez, Ele pregava na sinagoga e o mundo espiritual perturbou-se com sua presença e foi impactado por Ele:

Não tardou que aparecesse na sinagoga um homem possesso de espírito imundo, o qual bradou: Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus! Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai desse homem. Então, o espírito imundo, agitando-o violentamente e bradando em alta voz, saiu dele. Todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si: Que vem a ser isto? Uma nova doutrina! Com autoridade ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem! (Marcos 1:23-27)

 Jesus agia com autoridade na esfera espiritual. Não era apenas um psicólogo perfeito, compreendendo os relacionamentos humanos como ninguém, mas Ele é Deus feito homem e como Deus, tinha autoridade na esfera espiritual. Não era por filosofia que Jesus curava e libertava. Muitos cristãos querem limitar Jesus a comportamentos. Mas Jesus é pleno de Vida espiritual e poder sobrenatural. Ele é Deus conosco e como Deus, Ele age no mundo espiritual e provoca mudanças no mundo físico. Jesus tem autoridade e poder para estabelecer o bem sobre o mal. Ele tem autoridade para libertar do vício, das drogas, do pecado, da depressão e seja lá o que o oprimir e estiver assombrando a sua vida. Ele é Deus. Não há nenhum outro nome ao qual você possa tomar por socorro, a não ser o dEle. O nome de Jesus tem toda a autoridade no céu, na terra e embaixo da terra:

antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. (Filipenses 2:7-11)

E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. (Atos 4:12)

Por isso, Ele dava uma ordem e os seres do mundo espiritual o obedeciam e ainda obedecem, porque “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.” (Hebreus 13:8).

Nossa parte na autoridade de Jesus



Ao entrar num ambiente e perceber uma atmosfera espiritual mesmo sem a presença de ninguém, você está se dando conta que além de uma pessoa que pensa, sente e quer, você é um ser que tem uma dimensão espiritual. Nessa dimensão existem hierarquias. Quando o texto de Efésios fala sobre a luta espiritual, fala dessas hierarquias: “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Efésios 6:12). Principados, são os príncipes, potestades, governadores, dominadores são servos das potestades a seu serviço.

Entretanto, mostramos em Marcos 1:23-27, que Jesus tinha autoridade superior a esses poderes todos, expulsando-os. Não há nenhum nome maior do que o de Jesus (Filipenses 2:7-11; Atos 4:12), ou seja, ninguém tem mais autoridade que Ele. Uma coisa, entretanto, precisa ficar clara: é a nossa posição em Cristo nessa dimensão.

A bíblia diz que Jesus está à direita de Deus nos céus

[...] a suprema grandeza do seu poder [de Deus] para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele [Deus] em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, (Efésios 1:19-22)

A posição à direita significa que imediatamente abaixo de Deus está Jesus. Não há ninguém acima dEle, a não ser o próprio Deus. Mas, espere... Veja onde somos colocados ao aceitar ligar-nos a Jesus e ressuscitarmos com Ele:

e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; (Efésios 2:5-6)

Nós estamos unidos espiritualmente a Cristo, que está à destra de Deus, poder supremo do Universo. Por isso, recebemos poder no mundo espiritual de fazermos o que Jesus faria:

Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados. (Marcos 16:17-18)

Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. (Lucas 10:19)

Nós somos o instrumento de cumprir a vontade de Deus. Se há influências do mal, somos nós que devemos impedi-la em nome de Jesus; se há enfermidades, somos nós que devemos ser instrumentos para resolvê-las. Essa é a fé que vai além da conduta moral. Jesus não é apenas filosofia ou comportamento, Ele é o filho de Deus e o evangelho “[...] é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê,[...]” (Romanos 1:16). Jesus não vai fazer o que Ele ordenou que nós fizéssemos. O Senhor Jesus deu à igreja poder para desligar o mal das nossas vidas e das vidas que nos cercam:

Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. (Mateus 18:18-20)

Porque Jesus tem toda a autoridade sobre o diabo e o mal


O poder do diabo está todo na acusação:

Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. (Apocalipse 12:10)

Jesus sempre esteve acima dele porque não tinha pecado: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21). Ao não nascer da descendência de Adão (em pecado), Jesus não tinha dívida que o subordinasse ao Acusador. Então, Jesus derrotou o diabo tirando o nosso pecado, quando o pagou na cruz:

tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. (Colossenses 2:14-15)

Até a chaves do inferno Jesus tirou das mãos do diabo: “e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.” (Apocalipse 1:18). Livres do pecado, livres da submissão ao Acusador. Quem não deve, não teme. E agora, somos perfeitos? Não erramos mais? Não é isso. A oportunidade que Jesus nos deu foi de recebermos um novo coração que não deseja mais o pecado como estilo de vida. E se pecarmos enquanto aprendemos:
Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro. (1 João 2:1-2)

Jesus trouxe paz na terra às pessoas que tinham a boa vontade de esforçar-se ao máximo para acertar. Nele somos vencedores, mais do que vencedores por meio daquele que nos amou. Sem Ele, somos meros pecadores, à mercê dos poderes das trevas.

Então, não adianta querer ligar-se somente a belos e admiráveis padrões morais e discursos filosóficos. Jesus é uma realidade sobrenatural, que pode influenciar positivamente qualquer situação. E toda situação começa sua ação no reino espiritual, invisível, sobrenatural. Sendo assim, estejamos atentos às batalhas e à sua base. Não adianta lidar só com o mundo visível, sem cortar as raízes invisíveis dos problemas.

No nome de Jesus, você pode orar assim:


Em nome de Jesus, eu assumo uma aliança com Jesus. Quero abandonar tudo o que desagrada a Deus. Lava-me Senhor Jesus, purifica-me. Eu estou agora em Cristo, e como delegado(a)  por Ele eu ordeno que todo o poder do mal saia da minha vida, da vida da minha família, do meu trabalho, dos meus estudos em nome de Jesus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics