sexta-feira, 17 de maio de 2013

Jamais desista! Nunca se entregue!





Você sabia que Steve Jobs tinha um terceiro sócio no início da Apple, que se não tivesse vendido sua parte, hoje, acumularia uma fortuna de mais de 20 bilhões de dólares? A história só saberá disso através da biografia daquele que não desistiu e nem se tomou por vítima dos insucessos. Você sabia que a lâmpada elétrica só aconteceu no teste número dois mil de Thomas Edson? Você nunca se importou com isso, não é, mas a lâmpada faz um grande falta e ela não teria acontecido se o seu inventor tivesse desistido na milésima tentativa. E eu fico me perguntando o que é que nós tentamos mil vezes...

É difícil questionar o que aconteceria se não tivéssemos desistido, se tivéssemos tentado mais uma vez. O que teria acontecido se tivéssemos enfrentado aquele medo, aquela dificuldade. Uma coisa é certa, haveria uma chance de ter sido resolvido e vencida a dificuldade. Mas, todas as vezes que abrimos mão perdemos essa chance. E ainda temos o desplante de dizer que “foi porque Deus quis assim...” Deus nunca disse para desistirmos das suas promessas. Deus nunca disse que deixássemos de lutar, persistir, crer e investir.

Há 365 vezes escrito na Bíblia: Não temas. Quando o povo de Deus teve que enfrentar gigantes ao entrar em Canaã, Deus disse: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” (Josué 1:9). Quando Davi decidiu enfrentar o gigante Golias, Deus fez com aquela coragem de fé e uma pedra o que um exército inteiro acovardado não conseguia. Não era falta de habilidade o problema no exército de Israel, era falta de coragem, persistência.

Não retroceda, não abra mão de suas promessas. O Senhor é fiel! Mas, lembre-se: “todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.” (Hebreus 10:38-39).


Não há nada maior



Há uma palavra lhe assombrando? Será escassez? Ou dívida? Ou quem sabe enfermidade? Problemas de relacionamentos na família ou no trabalho? Todas essas coisas possuem nome, mas você pode assumir um nome mais poderoso sobre elas:

Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. (Filipenses 2:9-11)


Não há nenhum outro nome pelo qual você possa obter ajuda que realmente resolva problemas nessas áreas. E não há nenhum problema que Jesus não tenha poder para resolver. Você tem dúvida se Ele quer resolver? Então leia isso:

É enfermidade? Ele quer curar: “Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me. Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo!” (Marcos 1:40-41)

É provisão? Ele quer derramar: “E, chamando Jesus os seus discípulos, disse: Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanece comigo e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça pelo caminho.” (Mateus 15:32).

É libertação de pecado? Ele quer ajudar: “Eu, porém, roguei por ti [Pedro], para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.” (Lucas 22:32)

É estabelecimento da paz de Deus na sua vida e na sua casa? “Ao entrardes na casa, saudai-a; se, com efeito, a casa for digna, venha sobre ela a vossa paz; se, porém, não o for, torne para vós outros a vossa paz.” (Mateus 10:12-13)

É livramento do mal? Ele se manifestou para isso: “como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;” (Atos 10:38)

Deus quer o melhor para a sua vida, mas Ele também quer que você conquiste isso pela fé que persevera, que confia mesmo sem ver. Confiar não é com Deus, é com você.

Vítimas morrem; vitoriosos prevalecem


Ouvir num noticiário o número de vítimas de um acidente é horrível, mas os que seguirão vivendo são os sobreviventes. Qual dos dois você quer ser: notícia ou vida? Quer os outros tenham pena de você ou que você mesmo tem dó de si mesmo, isso além de não resolver nada ainda piora o problema porque lhe paralisa na ilha da autocomiseração. Pode até lhe alimentar por um tempo, mas depois vai lhe devorar em vida.

Vi pessoas determinadas a viver superarem câncer de alto risco, tumores monstruosos, perdas inumeráveis e vi pessoas que não tinham dinheiro para comprar uma roupa nova se trancarem num quarto e se maldizerem da vida. O evangelho foi plantado por mais do que isso. Jesus foi a primeira semente, dada por Deus, depois vieram pessoas que foram queimadas vivas, esquartejadas, mortas por flechas, crianças, velhos, pais, mães lactantes, que não negaram sua fé a custa de chibatadas e tortura. O evangelho continua o mesmo, a nossa fé é que está ligada aos Shoppings e aos anúncios de propaganda.

Jesus poderia ter sido a única e a maior vítima da podridão humana. Ele não tinha pecado e foi dado pelo pecado. Mas quando foi tentado por seu amigo Pedro a ter pena de si mesmo, veja qual foi sua resposta:

¶ Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia. E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens. (Mateus 16:21-23)

A autocomiseração, a autopiedade, a dó de si mesmo, é do diabo. Levante-se e faça o possível, se não há nada a fazer, louve ao Deus dos impossíveis, mas tire a desistência do seu vocabulário, converta a sua mente e coração porque Deus continua Deus! Veja o restante da lição de Jesus sobre a autopiedade. Não foi só para Ele aquela atitude de não ser vítima do mal. Observe os versículos seguintes:

Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. (Mateus 16:24-25)

Tomar sua cruz é entregar-se a Deus como Jesus se entregou. A vida dEle foi entregue pela nossa. Seria muito fácil ser uma pobre vítima sob um problema a vida toda. Mas Deus quer mais de nós. Quer que nós nos entreguemos à solução e à busca assim como Jesus se entregou.

Não se entregue diante das perdas


Não fique num canto de luto se você perdeu algo precioso. Você está vivo. Veja a atitude de Davi depois de sete dias de oração e jejum por um filho que morreu:

Então, Davi se levantou da terra; lavou-se, ungiu-se, mudou de vestes, entrou na Casa do SENHOR e adorou; depois, veio para sua casa e pediu pão; puseram-no diante dele, e ele comeu. Disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém, depois que ela morreu, te levantaste e comeste pão. Respondeu ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se o SENHOR se compadecerá de mim, e continuará viva a criança? Porém, agora que é morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim. Então, Davi veio a Bate-Seba, consolou-a e se deitou com ela; teve ela um filho a quem Davi deu o nome de Salomão; e o SENHOR o amou. (2 Samuel 12:20-24)

A bíblia não diz que ele não estava triste, não estava sofrendo, que não foi difícil ficar de pé, colocar cada pedaço de comida na boca. A bíblia diz que Davi era um homem segundo o coração de Deus. Ele era um guerreiro que não se entregava. Ele cria e confiava na soberania de Deus. Ele não só resistiu a entregar-se à própria dor, como se tornou, ele mesmo, instrumento de consolação e não de dó.

As pessoas podem ter dó de você, você pode ter dó de você, mas isso não vai levá-lo a não ser ao estabelecimento da derrota completa. A história de Davi se encerraria ali, mas não, ela continuou e Deus lhe deu muitas vitórias. Uma história não se escreve só de vitórias. É como nós reagimos à derrota e à vitória que diz quem nós somos. Ainda que vençamos e alcancemos o nosso querer, soberano é Deus que nos concede a vitória. Ainda que percamos alguma batalha, soberano é Deus que nos faz caminhar em triunfo para a batalha final. Tudo o que não se estabeleceu ainda na sua vida se estabelecerá se você continuar em frente. Mas, se você ficar pelo caminho, não chegará onde Deus quer lhe levar.  Continue em frente e o Senhor transformará o mal em bem. Pare e o diabo terá vencido, roubando a sua fé.

Continue em frente


Pedro caiu na tentação da covardia, mas seguiu em frente e honrou Jesus tanto em fazer o que o Senhor tinha dito que devia fazer e até em dar a sua vida em testemunho do evangelho. Davi adulterou com Bate-seba, perdeu o filho que teve com ela, mas continuou em frente e foi honrado com o trono do Messias. Moisés assassinou o egípcio na primeira discussão. Mas seguiu em frente e tirou o povo do Egito. Todos esses podiam ter parado por  causa da acusação, mas não o fizeram e glorificaram a Deus.

José foi injustiçado, mas terminou cuidando das pessoas da sua família que o tinham perseguido e não deixou de ser promovido por causa disso. Elias foi perseguido por ter manifestado a glória de Deus, então parou um momento para ter medo, sentir-se injustiçado, queixar-se e pedir a morte. Primeiro, Deus enviou comida e deixou-o dormir. Depois, alimentou-o de novo e ele foi instruído a ANDAR durante quarenta dias. Então, ao parar para esconder-se numa caverna, Deus lhe disse: “Que fazes aqui, Elias?” (1 Reis 19:9). Cansar-se, pode, desistir e esconder-se, de maneira nenhuma.

A resposta de Elias foi uma cena de autopiedade, com bastante justificativas: “Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.” (1 Reis 19:10).

Deus lembrou a Elias quem era e Deu-lhe a seguinte resposta:

-  Que fazes aqui, Elias?
Ele respondeu:
- Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
Disse-lhe o SENHOR:
- Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará. Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou. (1 Reis 19:10-18)

Resposta de Deus ao servo perseguido, cansado, abatido, amedrontado, sentindo-se só e querendo morrer: SIGA EM FRENTE E ME SIRVA NA SUA UNÇÃO! Você não está só, eu tenho sete mil onde você não consegue ver! SIGA! PROSSIGA! SIGA! INSISTA! SIGA! VÁ! ENFRENTE!  NÃO DESISTA! O SENHOR É CONTIGO!

Você pode orar assim:

Senhor, fortalece-me, estou me levantando agora e vou seguir meu caminho e o Senhor multiplicará minhas forças! Eu ainda serei instrumento de fortalecimento e consolação, ainda que eu esteja me sentindo em fraqueza, porque o Senhor é a minha força! Em nome de Jesus eu recebo de ti forças para prosseguir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics