segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Deus que renova as forças!





Quem nunca levantou de manhã e colocou o despertador para mais 15 minutinhos?... Uau! Segunda é um dia e tanto. Principalmente para mim quando tem culto especial na igreja e eu vou pregar. Como o Senhor é maravilhoso, acordou-me com esse versículo no meu coração:

28 Você não souberam? Você não escutaram? O Deus eterno, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se fatiga nem se enfraquece; não se pode esquadrinhar seu entendimento. 29 ele dá poder ao fatigado e esgotado, e para aquele que não tem forças Ele aumenta a força [fazendo com que ela abunde]. 30 Mesmo os jovens se fatigam e ficam esgotados e homens jovens [selecionados] tropeçam debilmente e caem exaustos; 31 Mas aqueles que esperam no Senhor [que têm expectativa, procuram e têm esperança nEle] mudarão e renovarão sua força e poder; eles levantarão suas asas e as estenderão [próximas a Deus] como as águias [as estendem próximas do sol]; eles correrão e não ficarão esgotados, eles caminharão e não se fatigarão ou se tornarão cansados. (Isaías 40:28-31 – Bíblia Amplificada)

A palavra renovar no original hebraico significa tornar novo, reparado, reconstruído. O Senhor pode tomar o nosso cansaço físico, mental e emocional e restaurar, sarar, deixar novo. Pode, mesmo depois de uma batalha e nos fortalecer novamente para nos levar a lugares ainda mais altos. Ele fez isso com vários servos seus, como veremos a seguir.

Elias, profeta do Velho Testamento (1 Reis 19) havia manifestado o poder de Deus envergonhando e condenando os 400 profetas de Baal, mas a defensora deles, Jezabel, começou uma perseguição contra Elias. Elias assustou-se com a perseguição e fugiu para o deserto. As forças dele estavam no fim. Estava só, pois havia deixado seu ajudante numa cidade no caminho, cansado fisicamente e caminhou pelo deserto mais um dia, até que a exaustão o dominou, e ele “[...] pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.” (1Reis 19:4b).

Aquele homem de Deus estava esgotado psicologicamente e fisicamente. Deus interveio e simplesmente o fez descansar, dormir e comer: “Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. 6  Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir.” (1 Reis 19:5-6).

Você sabia que a carência de determinadas vitaminas e de proteína pode causar depressão? Uma vida corrida e uma alimentação mal balanceada podem prejudicar o seu humor, além de sua disposição e saúde física. Acontece muito com as mulheres, por causa da perda mensal de sangue. As mulheres possuem uma média menor de ferro no sangue que os homens. Deus sabe disso, talvez você não. Então, quando viu Elias esgotado, deixou-o descansar.

É belo o cuidado de Deus mandando Elias simplesmente comer e trazendo café na cama para o seu amado: “Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo.” (1 Reis 19:7). E o resultado daquele cuidado sobrenatural reconstruiu as forças psicológicas e físicas de Elias, pois ele “levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.” (1 Reis 19:8).

Deixe que Deus cuide de você. Ele entende o seu cansaço, o seu limite. Ele lhe sustenta e lhe ampara. O nome de Deus é Jeová Rafá, Aquele que Sara. Sarar não está limitado a nenhuma instância. Ele é  Aquele que renova as forças de um corpo esgotado, de uma alma ferida. É aquele que te dá descanso e entende o seu limite. Você pode parar, sim.

O cuidado do Pai estará com você





Você não tem que correr sem parar, não tem que ir além da exaustão por suas próprias forças. Mas se você tem algo para fazer para o Senhor, as suas forças não serão o seu limite porque Deus trabalha para você quando você precisa descansar:

1 Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 2  Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. (Salmo 127:1-2)

E você poderá cantar como o salmista:

1 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. 2  Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. 3  Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades; 4  quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia; 5  quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. (Salmo 103:1-5)

Coloque a sua mente focada no poder restaurador e renovador de Deus. Ele tem o poder de fazer novas todas as coisas. É Ele quem renova a cada manhã a nossa esperança e garante as nossas promessas. Ele nos sustentará até que elas se cumpram na nossa vida. Trazer essa compreensão à nossa mente é o maior remédio e o melhor suplemento alimentar que podemos ingerir, ao passo que sem essa certeza estaremos presos ao limite das nossas impossibilidades.

Consolo para a lágrima do cansaço


Faça como o profeta Jeremias, que mesmo lançado numa fossa manteve sua mente firme na esperança do Senhor e trouxe à memória todos os momentos de milagres e superação que conhecia e que vivera. Exercitando sua mente para a renovação, ele disse:

21  Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. 22  As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23  renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. (Lamentações 3:21-23)

Mantendo o foco no que realmente é precioso


As adversidades tendem a atrair toda a nossa atenção. Assim, podemos dar-lhe mais valor do que elas merecem. Perder o foco numa situação difícil é um perigo imenso. Então, o nosso profeta começou a restabelecer os seus valores. Começou a restabelecer o que realmente era precioso na sua vida:

O valor da sua aliança com Deus e seu direito de estar na presença do Senhor, pois ele era levita e tinha o privilégio de servir no templo. Nenhuma outra tribo tinha esse privilégio.  Então, ele disse: “A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.” (Lamentações 3:24).

Quantas vezes, somos tentados a pensar: “Estou aqui servindo ao Senhor e está acontecendo isso e isso...” Mas, estar servindo ao Senhor já é parte da graça dele na nossa vida. Qual seria a outra opção? Ficar sem paz, sem alegria e sem justiça? Se fomos resgatados do pecado, qual a vantagem de voltar para o que nos prendia? Voltar a toda a escravidão e suas conseqüências? A minha porção é o Senhor. Assim disse Jeremias, assim digo eu e eu insisto para que você também diga. Se você está fazendo o que é bom, continue com o Senhor que é bom. Que Ele seja a sua porção. “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” (Gálatas 6:9).

Esperando em um Deus Bom


Todos os que esperam no Senhor, não podem esperar por causa de alguma coisa coisa boa que eles mesmos tenham feito. Porque se esperarmos por essa balança, teremos mais peso do lado oposto a nós do que do nosso lado. A esperança de quem crê é a esperança na bondade de Deus: “Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.” (Lamentações 3:25). 

O foco de Jeremias foi mudando da situação para a sua relação especial com Deus e agora estava na própria natureza de Deus. Isso acalmou o seu coração e lhe levou ao terceiro passo.

Segure o coração pela boca


Não murmurar. Jeremias vivia praticamente só, pois os seus parentes e colegas de ministério não concordavam com a sua visão de santidade ao Senhor. Estavam descumprindo a Palavra de Deus abertamente, as conseqüências já estavam aparentes, mas eles não se consertavam diante de Deus.

Jeremias estava triste e lamentando isso que via, mas decidiu que não ia murmurar contra Deus. Pelo contrário, ia confiar na providência de Deus para o Impossível e humilhar-se, declarando a sua impotência, orando prostrado, com o rosto na terra e clamando a Deus por aquela situação e pelos envolvidos nela:

26  Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio. 27  Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. 28  Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto esse jugo Deus pôs sobre ele; 29  ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança. Lamentações 3:26 – 29)

Se falar, que seja para ganhar forças


Se você quiser falar sobre a situação desagradável, que seja para gerar um trono para Deus: “Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel.” (Salmo 22:3). Que a Palavra enraizada no seu coração brote como uma fonte na sua boca e que você possa dizer Glória a Deus que estabelece seu poder em tudo o que cerca a minha vida, porque Ele é meu Deus Todo-Poderoso!

16  Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. 17  E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. “(Colossenses 3:16-17)

Assim, você pode lidar com o cansaço, seja físico, emocional, espiritual ou mental da mesma forma como esses homens de Deus lidaram. Respeitando seu limite físico, restabelecendo sua alimentação com qualidade, focando sua mente na sua relação de filho ou filha com Deus, olhando para a natureza bondosa dEle e de seu poder, lembrando das maravilhas que Ele já fez, e impedindo sua boca de ofender a Deus e perturbar sua fé.  Pelo contrário, em cada situação, você pode derrubar o poder do mal levantando um trono para Deus no meio da adversidade por meio do louvor.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics