terça-feira, 21 de maio de 2013

Laços de amor


O amor não é só um sentimento ou uma sensação, é uma forma de relacionamento. Amar produz Vida, porque Deus é amor. Vamos conversar a partir dessa  ilustração:
Touro Bravo, o mais valente e honrado de todos os jovens guerreiros, e Nuvem Azul, a filha do cacique, uma das mais belas mulheres da tribo, chegaram de mãos dadas, até a tenda do velho feiticeiro da tribo - Nós nos amamos… e vamos nos casar – disse o jovem. – E nos amamos tanto que queremos um feitiço, um conselho, ou um talismã… alguma coisa que nos garanta que poderemos ficar sempre juntos… que nos assegure que estaremos um ao lado do outro até encontrarmos a morte. Há algo que possamos fazer?
E o velho, emocionado, ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse:
- Há uma coisa a ser feita, mas é uma tarefa muito difícil e sacrificada… Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte dessa aldeia, e apenas com uma rede e tuas mãos, caçar o falcão mais vigoroso do monte e trazê-lo aqui com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia. E tu, Touro Bravo – continuou o feiticeiro – deves escalar a Montanha do Trovão, e lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias, e, somente com as tuas mãos e uma rede, deverás apanhá-la e trazê-la viva até aqui.
Os jovens se abraçaram com ternura, e logo partiram para cumprir a missão recomendada.
No dia estabelecido, à frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves dentro de um saco. O velho pediu, que com cuidado as tirassem dos sacos, e viu que eram verdadeiramente formosos exemplares.
- E agora o que faremos? – perguntaram os jovens.
- Apanhem as aves – disse o feiticeiro – e amarrem-nas entre si pelas patas com essas fitas de couro. Quando as tiverem bem amarradas, soltem-nas, para que voem livres.
O guerreiro e a jovem fizeram o que lhes foi ordenado. A águia e o falcão tentaram voar, mas apenas conseguiram saltar pelo terreno. Minutos depois, irritadas pela incapacidade do vôo, as aves arremessavam-se uma contra a outra, bicando-se até se machucar.
O velho feiticeiro disse:
- Jamais esqueçam o que estão vendo. Este é o meu conselho. Vocês são como a águia e o falcão. Se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se, como também, cedo ou tarde, começarão a machucar-se um ao outro.

O amor é algo especial, construtivo, somador, não é uma amarra ou uma cela que prende e sufoca. Permite o espaço suficiente para os que estão envolvidos abrirem as asas e voarem seus vôos.

Nós precisamos entender o que Adão compreendeu ao receber Eva, dizendo: “23  E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. 24  Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” (Gênesis 2:23-24).  Observe a forma como foi colocado: ambos ou os dois, cada um. E, sendo dois, poderiam se unir fisicamente. Porque as pessoas, as suas vidas espirituais, permaneceriam distintas, mas se uniriam no corpo. Uma confusão desse princípio parece levar muitas pessoas a entenderem que amar é desaparecer no outro. Esse tipo de relacionamento é muito oneroso e vai terminar sendo destruído. Alguém fica sobrecarregado de viver a vida por si e pelo outro ou alguém se sente esvaziado de si mesmo e, para sobreviver, afasta-se. Mesmo as amizades estão fadadas a serem destruídas se o nível de dependência sugere o sufocamento de uma delas.

Quando Deus fez o homem e a mulher, disse que a mulher seria capaz de apoiar, logo, teria a mesma capacidade que o homem, em uma área diferente. Deus deu a cada sexo, um grupo de facilidades e de dificuldades para que cooperassem entre si (Gênesis 2:18) e se completassem. Com o pecado veio o relacionamento baseado em dominação, poder e opressão (Gênesis 3:16). Ms, Jesus nos livrou do pecado e da maldição (Gálatas 3:14-15), então, fomos restaurados novamente para um relacionamento em que cooperamos, cada um contribui com aquilo que tem de melhor. Ninguém está fadado a desaparecer em um relacionamento saudável. Cada um deve contribuir segundo a sua capacidade em todos os relacionamentos, não é diferente no relacionamento amoroso.

As famílias poderiam estar muito mais em Paz se colocassem  a cooperação, a co-existência e a colaboração como princípio. Esse foi o plano de Deus. Se acontece diferente é porque o homem um dia decidiu ir contra quem o criou e pode decidir voltar agora mesmo.

É preciso voar lado a lado, permanecer pássaros, divisar horizontes, alcançar as nuvens em seu voo acompanhado, não é possível fazê-lo em cadeias. Mãos dadas e não acorrentadas. Como Deus nos mantém ligados a Ele mesmo, podemos manter o outro ligado a nós: "Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento."  (Oséias 11 : 4). 

O cuidado que prende deixando livre é o maior elo que um ser humano pode ligar a outro ser humano. Esse é o Amor que vem de Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics