domingo, 14 de abril de 2013

Sobre a "romântica" vida de cão na rua...





É muito fácil romancear uma ideia de liberdade com a figura de um cão ou gato “livre” nas ruas. Ele não tem ninguém para lhe dizer o que fazer ou não fazer, não tem horário, não tem destino, está sempre descobrindo... Parece realmente romântico. Só que, na realidade, a média de vida de um cão (ou gato) na rua cai para menos do que a metade de um cão ou gato cuidado em casa. O cão de rua parece livre porque não tem ninguém para lhe dar ordens, mas segue o primeiro que passa e lhe faz um afago, porque o amor e cuidado do dono vem no pacote do limite. Ele não tem horário porque passa o dia procurando uma migalha de comida suja, estragada e pouca, que ele tem mais dificuldade de encontrar enquanto a cidade se verticaliza, ele envelhece e fica fraco, sofre frio e calor, foge do Centro de Zoonoses, fica doente e, finalmente, morre. É essa ideia de liberdade que estão vendendo a essa geração.

Dizer não a qualquer limite e regra, abrir mão de determinadas coisas que dão prazer imediato por uma vida com paz e alegria é coisa do passado. Muitas igrejas se tornaram centros de atração: precisam ter eventos com luzes bastantes, reunir muitos jovens muitas pessoas com barulho de festa, muitas canções animadas e as pessoas ouvirem na pregação o que lhes agradam e irem para casa viver a vida como querem. Hoje, igreja que cresce é sinônimo de aumento do número de ouvintes, mas não era assim no início. A igreja não apenas aumentava em número, muito menos pelo propósito de assistir shows encomendados...

Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão. Mas, dos restantes, ninguém ousava ajuntar-se a eles; porém o povo lhes tributava grande admiração. E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor, a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles. Afluía também muita gente das cidades vizinhas a Jerusalém, levando doentes e atormentados de espíritos imundos, e todos eram curados. (Atos 5:12-16)

 Observe o crescimento da igreja em Jerusalém, segundo esse texto acima:

  • ·         A unção do Senhor agia poderosamente em sinais e prodígios;
  • ·         Havia reuniões públicas, em situações tão arriscadas, que eram temidas pelos de fora;
  • ·         Eles eram tão diferentes e mostravam a presença de Jesus na vida deles que os de fora os ADMIRAVAM! Essa palavra no original significa: tornavam grandes! Chamavam atenção pela sua diferença do mundo e semelhança com Cristo.
  • ·         Mesmo diante de todos os riscos as pessoas não eram atraídas pelos shows e sim pela unção, pela presença manifesta do Senhor.


Observe o que se dava como crescimento em Atos dos Apóstolos:

Muitos dos que creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras. Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinqüenta mil denários. Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente. (Atos 19:18-20)

O crescimento da igreja era visto em quanto as pessoas abandonavam o pecado, ainda que lhes custasse caro. Ou a igreja causa uma mudança na vida daqueles que lá compartilham ou não é mais do que um clube, que não paga impostos. Não representa Jesus na terra. Não sara, não liberta, não traz paz, não supre e nem traz perfeição. Está morta em seus pecados e pensa que é sã e poderosa. Mas, ninguém apresentará música, dança, refletor, teatro e retórica a Deus. Jesus morreu e ressuscitou “para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” (Efésios 5:27).

Algumas outras mentiras sobre o cão na rua...




Há várias mentiras sobre cães e gatos na rua. A primeira é que não existem “cães DE rua”. O cão é um animal doméstico, assim como o gato doméstico. Mesmo eles sendo ferais (que não possuem tutor), eles estão sempre sob riscos aos quais os humanos, que os domesticaram, os submetem a cada dia. Eles não estão na selva e não possuem mais as habilidades que tinham nela porque, ao domesticá-los, os humanos mudaram essas capacidades e deveriam assumir sua responsabilidade sobre eles. Alguns podem precisar de condições específicas de adaptação, mas não há cães e gatos domésticos que não possam viver sob o amparo doméstico. Assim, qualquer animal de rua pode e deveria ser adotado e cuidado sob um teto. A primeira pena que se lhes dá é a ilusão de que eles não têm que ter cuidado e “precisam” viverem “soltos”. Como se "solto" fosse sinônimo de liberdade e na realidade é sinônimo de fome, sede, frio, calor, falta de um lugar seguro para descansar, doença sem cuidado, maus tratos, tortura, etc.

Não é porque uma pessoa viveu a vida toda de uma determinada maneira que ela não pode mudar. Não é porque ela já viveu abandonada, ferida, suja, doente, que ela não possa ser cuidada e ser feliz. Mas, cuidado implica limites. Nenhum pai ou mãe deixa seu filho colocar o dedo na tomada. Entretanto, há uma série de propostas malignas querendo impedir qualquer tipo de limites, inclusive de os pais educarem seus filhos moralmente. Uma delas se chama Estatuto da Diversidade Sexual e outra chama-se Plano Nacional de Diversidade Sexual, onde, entre outras coisas, os pais não poderão fazer nenhum tipo de orientação relacionada à sexualidade de seus filhos. Foi a liberação de qualquer freio sexual que destruiu a civilização grega e a romana depois dela e vai destruir aqueles que se entregarem ao prazer como fonte de vida e não como parte da vida. Jesus é a verdade e a vida (João 14:6).

Deus nos mostra isso nos animais resgatados, como o meu Leo, da foto dessa matéria. Ele está muito bem na casinha dele. Não está mais magro ou doente, brinca e se alegra conosco e dorme tudo oque tem direito (Muito fofo, não é?).   
Você já conseguiu algum avanço da sua vida sem abrir mão de algo que desejava ou gostava? Veja todas as grandes conquistas da sua vida... Alguma vez teve que abrir mão de uma comida para manter a saúde? Alguma vez teve que abrir mão de um passeio por um avanço nos estudos e/ou na profissão? Alguma vez teve que afastar-se de casa para investir em algo, mesmo com saudades dos parentes? Quem avança sem abrir mão de algo? O que nos faz não agredir fisicamente os que nos irritam ou não matar os que odiamos por um segundo (ou mais do que isso)? A sociedade possui leis para limitar pessoas porque, seja individualmente ou socialmente, precisamos de limites para manter a vida. Pois “sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo,” (1 Timóteo 1:8).

Eu quero uma casa


Se é um engano pensar que há beleza e arte no cão ou gato de rua, também há engano pensar que o cão que mora em uma casa, cercado de cuidado é “cativo”. O cão, por natureza, é um animal que vive em coletivos (matilhas). O maior castigo que um cão pode receber é ser afastado da matilha. Os machos e fêmeas alfas (líderes) fazem isso com os rebeldes e rapidamente eles se corrigem. Se algum, por acaso, se perde do grupo se desespera ou deprime, procura e chora até encontrá-los. Para um cão doméstico, o alfa é seu dono, a família é sua matilha. Ele estará apavorado longe deles e seguro e feliz ao seu lado. Levá-lo para passear é suficiente para a dose de novidade do dia (ainda que seja pelo mesmo caminho). O que ele precisa é de seu lugar de pertencimento.

Quantas pessoas foram enganadas achando que estar em casa com o Senhor não tem sabor, mas é lá o seu lugar. É certo que há algum prazer e alguma euforia no pecado, mas o final é a morte. Aquela pessoa que deseja a presença e comunhão de Deus sabe que com Ele vale o princípio do pertencimento a qualquer grupo: é preciso se identificar com os princípios de comunhão e respeitar as normas de convivência para permanecer nele. Somente o Deus que eu crio aceita tudo o que eu quero porque na realidade esse Deus sou eu mesmo. O Deus vivo, Autoexistente e Senhor de todas as coisas estabelece os princípios que lhe agradam na sua presença e nos capacita a segui-lo, perdoando nossos erros eventuais e nos repreendendo a cada desvio, enquanto nos ensina o seu caminho.

Portanto, não é justificável, a não ser por ignorância desejar ser “livre” como um cão de rua ou não querer ser “cativo” como um cão em casa. Pois na casa de Deus não há maltrato, mas o mundo jaz no maligno. E mais, Deus não nos chama simplesmente como animais domésticos ou escravos ou colegas e nem mesmo apenas como amigos. Eles nos chama para si como filhos amados. Quando Jesus encontrou com Maria Madalena, Ele nos chamou de irmãos: “Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.” (João 20:17).

O que realmente é crescimento


A realidade é que a igreja tem que parar de desejar crescer por fora e passar a desejar o verdadeiro crescimento desejado por Deus é quando estamos:

Crescendo na fé:

Porque não ultrapassamos os nossos limites como se não devêssemos chegar até vós, posto que já chegamos até vós com o evangelho de Cristo; não nos gloriando fora de medida nos trabalhos alheios e tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação, (2 Coríntios 10:14-15)

Crescendo no amor:

Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos; por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade; (Colossenses 1:3-6)

Crescendo no conhecimento de Deus e na sabedoria e entendimento espiritual

Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; (Colossenses 1:9-10)

Crescendo em ações de graças

Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças. (Colossenses 2:6-7)

E concluo transmitindo o alerta de Paulo:

Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis, e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles. Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno. (2 Pedro 3:14-18)


Não permitamos que nenhuma mancha se apegue a nós, muito menos a da distorção da Palavra para nos dar um cristianismo mais fácil de viver nesse mundo, mais confortável, porque Deus não deixará de julgar isso. Fiquemos firmes, vamos nos fortalecer na bondade manifesta em poder de Deus, a sua graça, e glorificar o nome do Senhor enquanto estivermos aqui e Ele manifestará sua glória poderosamente diante dessa geração destruída pelo prazer do pecado e sem o prazer de Deus, que traz gozo, alegria e justiça.






  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics