quinta-feira, 18 de abril de 2013

O lírio dos campos no seu olhar!



Depois da fama repentina da canção “Galhos secos”, reconhecida agora como “Para nossa alegria”, fiquei interessada em entender melhor a mensagem do versículo que a originou:

28  E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29  Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30  Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? (Mateus 6:28-30).

Encontrei entre os cultivadores de lírios três características sobre essas flores que me chamaram a atenção:

(1) Os lírios são flores de casamento por excelência. Nos casamentos da Grécia Antiga, as noivas utilizavam lírios brancos para adornar seus cabelos e vestido. Na China, sonhar com Lírios significa casamento próximo.

(2) Os lírios juntamente com as rosas, tem no seu perfume uma substância chamada feniletilamina – essa substância é capaz de estimular a produção de endorfinas pelo organismo humano, o que acarreta em uma sensação de relaxamento e bem-estar.

(3) O único ponto negativo dessas flores plantadas é que, assim como as tulipas, os lírios florescem apenas por um curto período de tempo – sendo necessários vários cuidados e o uso de técnicas específicas para que os bulbos brotem novamente. Se você quer manter seu vaso de lírios bonito por mais tempo, lembre-se de que os lírios gostam de locais bem iluminados e arejados – e a terra deve estar sempre úmida, mas nunca encharcada. Assim, os galhos secos de uma árvore caída são ideais para expor e manter a sua beleza e perfume.

Jesus trouxe os lírios para nos exortar contra a ansiedade. Como o olfato é a nossa memória mais poderosa, o fato de lembrar dos lírios, traz aos ouvintes do ensino o odor e a sensação de bem estar que ele exala, além da memória visual agradável. A sua associação cultural com o casamento pode estar ligada à alegria que esse momento representa, o encantamento do amor entre dois jovens que irão constituir uma nova família.

Entretanto, todo esse jorro de alegria da endorfina, apesar de intenso, tem pouca duração. O que diferencia as alegrias que estão na terra da que vem do céu.  O lírio traz alegria para os olhos, para a alma e é só uma parte do cuidado de Deus, que deixa a marca do seu amor nas coisas simples e belas que nos alegram diariamente e inesperadamente. Precisamos aproveitá-las e sorvê-las a seu tempo, pois, para um lírio florir de novo dos mesmos bulbos é necessário um cuidado de 10 meses seguidos.

Mas apesar de ser tão difícil para nós cultivá-los e fazê-los brotar novamente em nossos vasos, o Senhor os traz aos campos renovando-os sempre e sequer sabemos como. Para a nossa alegria certamente, pois Ele quer que tenhamos uma boa jornada. É o que diz a palavra usada no versículo a seguir traduzida para prosperidade e próspera: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” (3 João 1:2). Os lírios dizem: Calma, Deus cuida de tudo, Ele quer lhe ver feliz. Não se torture com a ansiedade, se alegre na fé e na bênção do dia de hoje.


Deus está interessado em que sua jornada seja alegre.





Deus não fica pensando em formas de nos prejudicar, mas em formas de nos abençoar e nos tornar bênçãos para os outros. Jesus é a expressão exata de Deus e Ele disse que queria que a nossa alegria fosse completa:

10  Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. 11  Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo. (João 15:10-11); e

Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. (João 16:24)

João, o apóstolo visitava as pessoas e compartilhava a Palavra de Deus para que a alegria delas fosse completa. Deus está interessado em plenitude: Ainda tinha muitas coisas que vos escrever; não quis fazê-lo com papel e tinta, pois espero ir ter convosco, e conversaremos de viva voz, para que a nossa alegria seja completa.” (2 João 1:12)

O Senhor quer que o sirvamos com alegria e nos cerca todos os dias com coisas belas e simples que nos sustentam e alegram a nossa vida de várias formas. Só deixando a ansiedade de lado vamos reconhecer e viver essa alegria da simplicidade de sermos filhos cuidados pelo Pai.

Você pode orar assim:

Celebro com alegria em alta voz ao SENHOR. Sirvo e Servirei ao SENHOR com alegria, me apresentarei diante dele com cântico. Eu sei que o SENHOR é Deus; foi ele quem me fez, e sou dEle; sou seu povo e rebanho do seu pastoreio.
Entro por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendo-lhe graças e bendigo o seu nome. Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.
(Oração baseada no Salmo 100).



Fontes consultadas:

Curiosidades sobre os Lírios. [S.l]: Flores on line, 2012. Disponível em < http://www.flores-online.com/flores/curiosidades-sobre-os-lirios/> Acesso em: 31 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics