quarta-feira, 3 de abril de 2013

A matéria-prima da vitória



Tudo o que enfrentamos passa por esses três passos e se estiverem da forma como Deus deseja constrói vitórias impressionantes. Para enfrentar qualquer situação, primeiro, precisamos receber a informação sobre uma situação. Para compreendermos algo, usamos nossa percepção e nossa rede de conceitos, valores e formas de agir e reagir. Interpretamos a situação, segundo tudo o que temos aprendido até aquele momento. Nossa visão é nossa forma de ver a vida. Em seguida, nós damos sentido à experiência e a trazemos para o nosso repertório de como se lida com aquele assunto a partir de tudo o que nós temos aprendido, e se ele é novo, tentamos associar a alguma coisa já vivida antes para encontrar uma forma de lidar com ele. Então, de forma mais elaborada e racional ou reagimos instintivamente.

Quando falo de visão em Deus, estou falando de uma visão baseada na visão de Deus. Onde está a visão de Deus? Na Palavra dEle. No velho testamento, a mesma palavra que é traduzida para visão é traduzida para profecia. Veja o que diz Provérbios 29:18: “Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.” Na versão inglesa da King James onde lemos “profecia” a palavra é traduzida para “vision”, visão. Na versão Hispânica das Sagradas Escrituras, a palavra é traduzida para “visión profética”. Uma visão inspirada pelo Espírito de Deus nos leva a um caminho de vitória.

Jesus disse: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6:22-23)  Uma visão de trevas traz uma vida de trevas, uma visão iluminada pela palavra inspirada de Deus, traz uma vida de vitória. Como Deus ensinou a Josué: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.” (Josué 1:8).

Josué tinha uma visão diferente de todo o seu povo. Enquanto Deus mandou doze espias para ver a terra prometida, dez voltaram relatando a grandeza dos habitantes da terra a ser conquistada e sua força para defendê-la, Josué e seu amigo Calebe voltaram dizendo da grandeza de Deus e da sua vitória sobre aqueles inimigos (Números 13-14). Josué tinha uma visão baseada no poder de Deus e não no tamanho do seu desafio. Ele media os desafios a partir do poder do Deus que havia aberto o Mar Vermelho para seu povo passar; que tinha dado água jorrando da pedra para eles beberem; que se colocava por sombra para o povo no deserto durante o dia e como coluna de fogo para esquentar e iluminar a noite de seu povo. Esse era o Deus que quando falava com Moisés, a terra tremia e caía fogo do céu; o Deus que quando repreendia, a terra se abria e consumia os dissidentes. Do ponto de vista de Deus, quaisquer inimigos eram como pão para ser devorado, mas do ponto de vista dos homens, natural, eram gigantes que iam esmagar os outros dez príncipes. Josué alcançou a promessa porque tinha visão baseada no que Deus é, no que Deus garante e no que Deus pode fazer. Foque sua visão agora mesmo. Não é partir dos seus recursos ou capacidades, é a partir de Deus e dos recursos e capacidades dEle, derramados gratuitamente em nós.

A compreensão em Deus



Quando vemos as coisas como Deus vê, Ele compartilha conosco das idéias dEle. Davi foi instruído por Deus a partir do momento em que ele viu a situação com Golias em Deus. Ele olhou para um gigante de três metros de altura e viu apenas o tamanho de um incircunciso e um blasfemador. Desse ponto de vista, alguém que não tinha aliança e estava arranjando uma encrenca do tamanho de Deus. Ele não se conformou em provocar e humilhar o exército de Israel durante 40 dias, ele blasfemou contra o Deus de Israel. Foi aí que Davi viu, ao contrário de todos, que o gigante estava perdido. A visão levou à compreensão.

Sabendo que o adversário daquele gigante era Deus, Davi confiou que a instrução para a batalha, as armas e a perícia viriam de Deus. Ele escolheu não usar as armas do rei. Ele escolheu usar a funda. Ele escolheu não usar outra roupa que não a sua roupa de pastor. Ele escolheu juntar 5 pedras. Tudo isso foi orientado por Deus. Ele mesmo confessa dizendo: “Bendito seja o SENHOR, rocha minha, que me adestra as mãos para a batalha e os dedos, para a guerra; minha misericórdia e fortaleza minha, meu alto refúgio e meu libertador, meu escudo, aquele em quem confio e quem me submete o meu povo.” (Salmo 144:1-2)

Você vê seu problema do alto do poder de Deus? Então, creia e peça a ele o entendimento para estabelecer a vitória nessa situação. Aprenda como vencer com Deus, a partir do poder dEle. Poucas pessoas se ocupam de saber como estudar, como e a quem apresentar uma ideia para um projeto, como compreender determinada coisa, onde aplicá-la, como usar as tecnologias necessárias a resolver determinados problemas, mas tempo de preparação é fundamental. O tempo de adquirir sabedoria é precioso. “O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará; dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.” (Provérbios 4:7-9). A preparação define as vitórias. Investir tempo em preparação é investir tempo na garantia da vitória.

A realização em Deus


Davi só convenceu o rei a deixá-lo ir contra Golias porque ele mostrou-se preparado. Ele já havia vencido um leão (que em pé mede de 2,6 a 3,3m e pesa em torno de 150 a 230 kg) e um urso (que em pé pode ir de 1,5 a 3m e pesar até uma tonelada). Veja o que Davi havia aprendido com a experiência e seu argumento:

Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo. (1 Samuel 17:34-37)

Davi havia experimentado o princípio de ver a si mesmo e à situação em Deus, compreender as instruções e estratégias em Deus e finalmente, completar a visão e a compreensão, para a realização em Deus.

Toda fé exige que nós movamos sobre ela. A fé sem obras é morta. Tiago expressou bem o princípio: “Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.” (Tiago 2:26). Quando você vê através dos olhos de Deus e compreende como Ele lhe dá a vitória, tudo tem que ser consumado com a realização em Deus.

Sem agirmos, é como se passássemos a vida olhando para alguém de outro sexo, nos aproximássemos, fôssemos para todos os lugares juntos, houvesse um sentimento, mas nunca tomássemos a iniciativa de assumir verbalmente e fisicamente a intenção e o tipo de relacionamento. Sem ação, não dá. Nunca vai avançar. Outro ou outra vem e toma uma atitude e toma seu lugar também.

A espiral vitoriosa 

Na realidade, quando aprendemos princípios, não aprendemos a resolver só um problema. Nós aprendemos a ver uma situação sob os olhos de Deus, nossos olhos são iluminados pela sua bondade, então, segue-se que somos treinamos a como aplicar a visão naquela situação, mas observe Davi: Ele viu o leão e o urso do ponto de vista de quem está com Deus, lutou com eles, os venceu, mas ele passou a um desafio maior para aplicar o mesmo princípio. A prática o deixou capaz de aplicar o princípio a situações maiores. Não é apenas uma visão, uma compreensão, uma realização para um momento, mas é um princípio de vida que levou Davi a muitas e muitas vitórias.

Ele olhou com os olhos de Deus, aprendeu estratégias de Deus, realizou a obra de Deus com o leão, com o urso, com Golias, com os filisteus, com todos os inimigos, até com Saul e continou ampliando seu ciclo de vitórias continuamente andando com Deus.

Josué da mesma forma, alargou seu ciclo de vitórias vencendo o Rio Jordão, depois vencendo Jericó, vencendo a cidade de Ai, porque ele continuava buscando os três princípios: visão, compreensão e realização em Deus. Isso o encorajava, como Deus diz: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” (Josué 1:9) Como Josué se relacionava com Deus? Através da Palavra que lhe dava visão, expectativa, que o dirigia em oração, que o fazia ouvir instrução para a batalha, que o fortalecia para realizar em Deus.

Porque Deus ensinará proezas: “E nessa majestade cavalga prosperamente, pela causa da verdade e da justiça; e a tua destra te ensinará proezas.” (Salmo 45:4). E fará proezas através de nós: Em Deus faremos proezas, porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários.” (Salmo 60:12). Ele nos traz vitória e alegria: “Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas.” (Salmo 118:15), quando os nossos olhos virem do ponto de vista do Deus que nos ama e cuida de nós e não das nossas capacidades limitadas, Ele nos instruirá e poderemos realizar coisas que antes eram  IMPOSSÍVEIS.

Assuma isso para a sua vida. Você pode orar assim:

“Querido Deus, eu quero ver a minha vida do teu ponto de vista, ensina-me a tua Palavra para alinhar a minha visão e receber as tuas instruções sobre como chegar à vitória que tens para mim. Ajuda-me e realiza tuas maravilhas através da minha vida, em nome de Jesus.”

Quer entrar em contato? Envie um e-mail para

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics