terça-feira, 16 de abril de 2013

E quando conseguir tudo o que sonha?







Nem sempre conseguir o que desejamos é o melhor. Por vários motivos podemos tomar o bonde do desejo para a estação do sofrimento. Essa lenda grega sobre um rei chamado Midas ajuda a ilustrar isso:

O rei Midas amava tanto o ouro, que conseguiu de um "deus" o poder de transformar tudo o que tocava em ouro. A princípio, ele se encantou com o dom... Até que ao tocar a comida, ela se transformou em ouro e ele não pode comê-la. O mesmo sucedeu com sua cama macia, com a água... E, enquanto ele pensava no que fazer para alimentar-se e descansar, sua filha Áurea, a única coisa que ele amava mais do que o ouro, pulou em seus braços para beijá-lo, e transformou-se em uma estátua de ouro.

O rei, no auge da realização dos seus desejos percebeu o abismo em que se encontrava. Então, ele buscou novamente ao seu "deus" e pediu-lhe que lhe tirasse esse poder, e recebeu um antídoto para desfazer o mal que a sua cobiça e avareza haviam causado. Assim, lhe foi concedido e ele pôde recomeçar, refazendo a sua escala de valores.

A nossa escala de valores dá o foco dos nossos esforços e precisa sempre ser revista para evitar o perigo de que o caminho percorrido não se desencontre do destino realmente desejado, afastando-nos do Pai e dos que amamos. Como disse Jesus: "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" (Mateus 16:26). Portanto, não se apresse tanto em deixar tudo para ir a um lugar, que ainda não sabe se realmente vale à pena chegar ou correr um caminho, que vai lhe transformar em alguém, que você realmente não quer ser. Se você perder a alma no meio do caminho, ninguém chegará ao destino, mesmo que seus pés alcancem o topo da escalada.
 

O que é a alma?

A alma é composta de mente, vontade e emoções. Se nos nossos objetivos precisamos cortar e corromper algum desses elementos, temos o indicador mais importante de que não vale à pena seguir em frente. Recentemente, uma moça que sonhava ser modelo estava em um reality show para ser modelo de uma marca famosa. Entretanto, em determinado momento, ela teve que escolher entre chocar seus pais e magoá-los fazendo fotos sem sutiã ou continuar no programa. Ela escolheu não tirar o sutiã. E foi eliminada porque não estava disposta a ir contra seus próprios sentimentos e valores.

Acho que ela, sim, foi a modelo vencedora, porque muitas outras, mesmo se sentindo incomodadas, venderam-se ao desejo de ganhar a representação da marca e ela não fez isso. Conservou a sua identidade, seus amores e sua integridade como pessoa. Se esse tipo de imagem fosse mais valorizada socialmente, teríamos menos problemas. As pessoas estão se tornando modelos de caráter anoréxico em função da aparência, por um sucesso com tempo de validade muito curto. Não se esqueça:

7  Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 8  Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. 9  E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. (Gálatas 6:7-9).

Avalie seus objetivos e planos


A prosperidade de Deus vem de COMO SE FAZ A JORNADA. Esse sucesso, sim, é valoroso e duradouro: “a bênção do SENHOR enriquece, e, com ela, ele não traz desgosto.” (Provérbios 10:22). Não é um acontecimento mágico, imediato ou fruto de conchavos ou acertos e negociatas.

1 Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos. 2  A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos. 3  Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre. 4  Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo. (Salmo 112:1-4)

A palavra prosperidade, no grego, significa “provisão para a jornada”, ela é utilizada no seguinte versículo: “amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” (3 João 1:2).  Provisão é muito mais do que acumulação de bens por vaidade ou necessidade de sentir-se no poder e ter controle. Provisão é ter o que precisa, no momento que precisa e usufruir do que necessita. Deus sempre proveu seu povo: José sempre teve o suficiente para a jornada por mais difícil que fosse na casa de seu pai, na casa de Potifar, na prisão do faraó. Daniel foi preso por Nabuconosor, mas teve provisão, Jacó foi levado para o Egito para escapar da fome com seus parentes. Todos tinham uma jornada para fazer, mas Deus estava sempre com seu povo para provê-los e fazê-los chegar ao seu destino.

Houve momentos em que tinham a posse dos bens que usavam, e momentos que usufruíam de bens cedidos; houve momentos de fartura e diversidade e momentos e só comerem maná; mas aquilo  que era necessário sempre foi providenciado para o povo de Deus. Abraão ensinou desde cedo: Jeová Jiré! O Senhor suprirá!

Cuidado com o desvio das suas necessidades


Há pessoas que, pela necessidade de cuidado e atenção, tentam preenchê-la com compras. Outras, tentam preencher a necessidade de segurança com o prazer da comida. O primeiro caso termina em dívida o segundo em obesidade. Ambos são dores de cabeça que só você vai sofrer as consequências. Quando você tem um desconforto e procura supri-lo de forma substitutiva, sempre haverá um prejuízo. Enfrente as suas necessidades e procure solução em Deus para elas.

Há pessoas que substituem a necessidade de ser amadas pela necessidade de ter poder sobre outras pessoas. Então, seja através de dinheiro, posses, intelectualidade, negócios, lutam para prevalecer sobre os outros a todo custo e investem a própria vida nesse tipo de relacionamento à base de poder. Isso não é amor. Isso é posse, amor é troca de vida.

O amor faz viver mais e melhor: “ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” (Romanos 5:5).  O amor fez com que Deus desse e não nos deu uma coisa qualquer, mas Ele nos deu da sua vida na vida do seu filho: “porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).



Estamos sendo convencidos a cada dia a dar o que deveríamos reter: a nossa integridade, a nossa moral, os nossos princípios (acusados de pré-conceitos). E, ao mesmo tempo, somos seduzidos a reter o que haveríamos de dar: tempo, cuidado, amor, bondade, perdão, todas essas coisas preciosas, cujos doadores são tidos por irresponsáveis, tolos, ingênuos. Entretanto, são riquezas que fazem os filhos crescerem saudáveis e seguros, como nenhuma escola cara o faz; casamentos serem mantidos, como nenhum emprego faz; pessoas serem realmente felizes e viverem em harmonia, como nada além do amor faz. Enquanto que todos os outros valores de Midas, caem à nossa volta, por se basearem naquilo que é temporário e consumível. Estude bem as propostas de vida e sucesso que se lhe oferecem. Então, escolha as que lhe trarão vida (que é o verdadeiro sucesso) e não morte (o verdadeiro fracasso).

“11 A casa dos perversos será destruída, mas a tenda dos retos florescerá. 12  Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.” (Provérbios 14:11).

“24 Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo. 25 Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte.” (Provérbios 16:25).

Então, escute o Senhor:

7  Bendigo o SENHOR, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina. 8 O SENHOR, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado. 9  Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro. 10  Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. 11  Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente. (Salmo 16:7-11)

 Ore primeiro por discernimento das suas reais necessidades e, depois, receba pela fé o suprimento delas dado por Deus:

Querido Deus, não me deixe sofrer por desejar coisas sem importância e nem gastar o meu esforço naquilo que realmente não me trará vida. Esclarece e supre as minhas necessidades reais, em nome de Jesus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics