quarta-feira, 17 de abril de 2013

Pensar é o chamado do coração



Muitas vezes, estamos sendo chamados à ação e permanecemos como observadores. A cultura da TV nos transforma em não participantes da vida que se constrói ao nosso redor. Facilmente, passamos a assistir um documentário, onde as cenas são reais, da mesma forma como assistimos um filme, que é ficção. Somos ensinados a estar na passividade todos os dias.

O meio em que recebemos a mensagem influencia a mensagem. Enquanto você está sentado à frente da TV, você é passivo observador daquilo que alguém escolheu para você ver e da forma como essas pessoas escolheram lhe apresentar um conteúdo. “Pacotes audiovisuais que são condensados, simplificados e adocicados de modo a se adequarem às limitações do tempo de atenção do meio.” (ALBRECHT, 2008, p. 8). O nosso cérebro, nossa unidade pensante precisa ser exercitado por pensamento crítico, comparativo, curiosidade, imaginação, julgamento e lógica, senão corre o risco de atrofiar. Receber informações sem julgá-las, discuti-las, analisá-las e argumentá-las está gerando problemas problemas que precisaremos vencer e lidar em um futuro próximo. Isso vai influenciar diretamente a sua casa, sua relação com seu futuro, sua família e, principalmente, com Deus.

Você sabia que após três minutos de TV a nossa mente entra em estado semelhante ao da hipnose? Diminui-se a freqüência das ondas cerebrais. Daí porque algumas pessoas cochilam na frente da TV.  Além disso, as mensagens são muito breves, sem muitas explicações ou chance para rever o que foi apresentado, porque é contínua. Se você quer exercitar seu cérebro deve procurar uma boa leitura, ainda que assista TV um pouco. 

Como essa mídia é altamente difundida, ela influencia a forma como a sociedade acessa o conhecimento. O Dr Neil Postman, da Universidade de Nova York, estudioso dos efeitos da mídia eletrônica na cultura e no desenvolvimento da capacidade mental das crianças, escreveu um livro onde dizia que quanto mais se popularizava a TV, mais caia o pensamento racional e a capacidade de discussão na consciência da sociedade americana (POSTMAN, 1985 apud ALBRECHT, 2008).
  
O remédio para isso? Os bons e velhos livros. A leitura nos oferece um trabalho reflexivo que nos permite verificar e reverificar os princípios propostos, nos capacita para a escrita e nos enraíza os conceitos de forma encadeada e lógica. Permite que um conhecimento se torne base de outro e outro e mais outro. Além dos livros, a discussão sobre assuntos com pessoas que possuam e busquem o conhecimento.

Eu amo o conhecimento. Amo a explicação, amo compreender. Não admito respostas concisas e fáceis para questões complexas. Toda resposta rápida demais nos não cabe. Quando perdemos a capacidade de argumentar com a vida, as coisas e a forma como as coisas são apresentadas, perdemos a parte de nós que nos torna únicos.

Cada um de nós tem uma paixão gravada no nosso coração por Deus. Foi para isso que fomos chamados. Essa área nos emociona ou nos indigna, aquilo com que nós realmente nos importamos, foi para isso que nós fomos colocados aqui. É quando encontramos essa área de investimento da nossa vida que podemos nos tornar felizes. Então, faça-se essa pergunta e não aceite a resposta rápida de ninguém para ela: Se todos os salários do mundo fossem iguais, em que decidiria trabalhar? Responda essa pergunta com cautela. Pois é  isso que você foi chamado para fazer na sua vida para Deus . E você precisa investir nisso, senão nunca será realizado.

Não estou dizendo que você deixe tudo para fazer isso, mas que encontre um lugar especial para fazê-lo. Cinco minutos por dia pode ser um começo. Mas, não perca o espaço disso, pois você se perderá de você mesmo. E amanhecerá triste como um pássaro que perdeu o canto.

Eu amo estudar e ensinar. Se eu não estiver fazendo isso, estou infeliz. Se não houvesse escolas, acho que as criaria. Nada me dói mais do que pessoas que não amam ou não querem aprender. Ainda mais as que sofrem por causa da ignorância de todos os tipos, principalmente da Palavra de Deus. Oséias relatou a mesma dor em Deus:

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. (Oséias 4:6).

Não é só o fato de não ter o conhecimento, mas o fato de não buscá-lo. Isso magoa o coração de Deus. Não é só não ter conhecimento é não buscá-lo, é não desejá-lo que causa a destruição. 

Ignorância é a mais destrutiva das experiências


Ignorância mata. Mata a fé, que é construída sobre o conhecimento da Palavra, e sem fé é impossível agradar a Deus. Tratando de um menino que estava tendo problemas na escola, desde a morte da mãe, senti necessidade de perguntar como a mãe tinha morrido. E o relato surpreendeu-me tremendamente. 

A mãe do pequeno tinha morrido de esquistossomose. 
- Esquistossomose?! Como assim – pelo fato de já ter sido coordenadora de Educação e Informação de um município, sabia que isso era um absurdo para os tempos de hoje, a menos que estivéssemos na África. O tratamento é gratuito nos postos de saúde. Não há porque ninguém morrer de esquistossomose, hoje, a não ser por uma coisa: ignorância.

O que aconteceu foi que a doença foi detectada no início, mas a mãe da moça adolescente, disse que não ia dar o remédio.  “O remédio faz muito mal!” – disse a mãe da moça. Ia dar chás e mezinhas caseiras. Anos mais tarde, ela teve outra crise, terrível e teria que ser operada, mas a mãe aconselhou que não se operasse. Mesmo o médico dizendo que o parasita já perfurava órgãos e se alojava em órgãos importantes, não houve acordo. A terceira crise foi fatal. O parasita digeriu seu fígado. E lá estava eu, diante de um órfão da ignorância. Isso me parte o coração. Queridos, isso é inaceitável!

Quantas pessoas estão morrendo por ignorância? Se se trata da vida secular jé é terrível, mas e na vida espiritual? Quantas mais vão morrer se suicidando porque não sabem o quanto são amadas? Quantas vão morrer na miséria porque não sabem que Deus tem provisão para elas em todas as áreas? Quantas vão morrer escravas de vícios sem saber que Deus tem libertação para elas? Quantos órfãos? Quantas viúvas e viúvos mais?

A sabedoria grita nas praças

Meu coração se parte em ver uma pessoa chorar por algo que ela poderia estender a mão e alcançar se ela soubesse que está lá. Mas além de não saberem, ainda não querem saber. Quando vamos falar, temos pessoas enfurecidas, outras que não querem se dar ao trabalho de sair de sua casa para estudar a Palavra porque estão cansadas da escola. Estudar a Palavra de Deus não é como ir para escola. A Palavra de Deus traz vida e a escola só o diploma. Mas Deus deu mestres, ungidos por Deus, com capacidades sobrenaturais para o ensino porque A IGREJA PRECISA APRENDER OS PRINCÍPIOS DE DEUS! Quem não ama o conhecimento, ama a morte. Eu amo a vida. Amo o conhecimento. Eu quero cada dia mais saber de Deus, quero sua vida me animando.

Observe que este texto está carregado de paixão e indignação porque esse é o meu chamado. Por isso este blog tem textos bem mais longos do que se permite na internet. Porque este blog é para quem tem fome de conhecimento e não pensa duas vezes antes de investir algumas páginas de papel por dia para ter conhecimento, pois vale vida. Vidas que valem muitas vidas.

Eu tenho duas paixões o conhecimento e as vidas das pessoas. E eu sei que o conhecimento dá vida às pessoas, dá paz, liberta, faz prosperar, aproxima de Deus. Jesus disse: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). Deus se dá a conhecer pela Palavra. Leia a Palavra, peça iluminação para entendê-la. Invista tempo em estudos bíblicos e você terá um outro tipo de vida. Deus lhe dará uma vida de qualidade.

Amém?Agora, vá ao seu lugar onde você pode estar sozinho ou sozinha com Deus e faça a sua oração. Medite sobre tudo o que eu lhe disse. E saiba de uma coisa: se existe alguma área morta em sua vida onde a vida de Deus não alcançou ainda, é porque o conhecimento da verdade de Deus não chegou ainda. Pare de ver a TV por um pouco e procure entender a vontade e a verdade de Deus na sua palavra. Procure se juntar para falar sobre ela e compreendê-la. Busque e você encontrará e quando você encontrar encontrará a vida. Suplico que busque como descreve Provérbios 2: 1-11:
1  Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, 2  Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; 3  Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, 4  se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, 5  então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.
6  Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. 7  Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, 8  Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos. 9  Então entenderás a justiça, o juízo, a eqüidade e todas as boas veredas. 10  Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, 11  O bom siso te guardará e a inteligência te conservará;
Hoje, eu vou orar por você:


Oh, Pai, eu clamo a ti por um despertamento para a tua Palavra. Aviva a tua obra no correr dos séculos, Senhor. Teu povo precisa de fome e sede de ti e do teu conhecimento. Faz com que tantas mortes espirituais e físicas sejam evitadas. Levanta sede de conhecimento, valorização da aprendizagem, da sabedoria, do conhecimento e da prática da tua Palavra e do teu amor que anima a tua palavra.


Estou orando por você para que receba essa palavra em seu coração porque não é difícil de cumprir e tem resultados excelentes!



Fontes consultadas:
ALBRECHT, Karl. Inteligência prática: arte e ciência do bom senso. São Paulo: M. Books, 2008.
MURDOCK, Mike. O desígnio. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics