quinta-feira, 11 de abril de 2013

Escolhendo a vitória


Certa vez, Jesus viu que muitos discípulos se afastaram de Jesus após ouvir alguns dos seus ensinamentos. Então, olhou para os apóstolos e perguntou: "Vocês também querem me deixar?". Mas Pedro respondeu: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna." (João 6:68). Algo maior do que as consequências imediatas prendia aqueles doze homens a Jesus mesmo diante dos riscos e perigos que os afligiam durante o ministério com Ele na terra e após a sua ascensão aos céus. 

O cristianismo foi semeado pela força dessa convicção de que não havia nada maior ou mais importante do que Jesus aonde devessem investir totalmente suas vidas. Jesus não lhes prometia dinheiro, nem uma carreira de sucesso, mas um reino de paz, alegria e justiça do qual eles participariam.

Imagine o que faz sentido sem paz alegria e justiça... E o que não ganha sentido com essas condições? Por isso, os apóstolos se enraizaram e frutificaram em Cristo ao máximo da entrega, mesmo que não fosse fácil conquistar esse reino em cada área das suas e das nossas vidas. Mas valeu à pena para eles e vale à pena para nós porque Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e será eternamente (Hebreus 13:8). Este texto lhe dará apoio a seguir e conquistar essa vitória a cada dia e a cada desafio do dia. 

Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um problema estava resolvido um outro surgia.
Seu pai, um "chef", levou-a até a cozinha dele. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo, as panelas começaram a ferver. Em uma ele colocou cenouras, em outra colocou ovos e, na última, pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.
A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo. Alguns minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e as colocou em uma tigela. Retirou os ovos e os colocou em uma tigela. Então, colocou o café em uma xícara. Virando-se para ela, perguntou:

- "Querida, o que você está vendo?"
- "Cenouras, ovos e café" - ela respondeu.
Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Ele, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso. Então, ela perguntou:
- "O que isto significa, pai?"
Ele explicou: 
- Cada um deles enfrentou a mesma adversidade, água fervendo, mas que cada um reagiu de maneira diferente: a cenoura entrou forte, firme e inflexível. Mas depois da água fervendo, ela amoleceu e se tornou frágil. Os ovos entraram frágeis, com sua casca fina e o líquido interior, mas depois de terem sido colocados na água fervendo, seu interior se tornou menos frágil, mais rijo. O pó de café, contudo, era incomparável. Depois de colocado na água fervente, ele havia mudado a água.
- Qual deles você quer ser? - ele perguntou a sua filha...

A cenoura enfraqueceu. A cenoura, que parecia forte, mas sob a dor e a adversidade, murchou e perdeu sua força. A palavra diz em Provérbios: "se te mostrares fraco no dia da angústia é que a tua força é pequena."  (Provérbios 24 : 10). Isso não quer dizer que você não pode chorar na angústia, porque está escrito: "bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;"  (Mateus 5 : 4). Quer dizer que você não pode se deixar ficar desanimado e muito menos desistir porque isso seria abandonar a fé no que Jesus disse: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."  (João 16 : 33). 

É a fé é o que nos traz a vitória sobre as aflições: "porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé."  (I João 5 : 4). Você tem a vitória em Cristo, pois Ele garante:"e não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido."  (Gálatas 6 : 9). Você vai colher a fé e o bem que plantar. 

O ovo endureceu





O ovo começou com o interior maleável, mas depois de uma crise, uma falência, um divórcio ou uma demissão, e se tornou amargo e intransigente, desconfiado de tudo e de todos, como que isolado num campo de forças (ou de concentração)? 
Quando o mal nos torna iguais a ele, ele venceu e nós, obviamente, só perdemos. "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem."  (Romanos 12 : 21). O seu caráter é forjado no fogo. Quem você realmente é e o quer quer ser será mostrado na oportunidade da situação difícil. A reação imediata revela o que está no profundo do coração.

Após passar por um momento difícil você pode cair na armadilha de levá-la consigo e, então, sua casca parecerá a mesma, mas você estará amargo(a) e obstinado(a), com o coração e o espírito inflexíveis... E isso o(a) afastará de Deus. Lembre-se do Pai Nosso: perdoai-nos as nossas ofensas como temos perdoado. Jesus disse: "E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas." (Marcos 11:25). 

Peça forças ao Senhor para perdoar e prosseguir sendo servo só do Senhor e não ser transformado em escravo do mal que lhe fizeram. O Espírito Santo dá poder para perdoar: "22  E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. 23  Àqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos." (João 20:22-23).

O café ficou saboroso

Ou, que tal ser como o pó de café? Ele muda na água fervente, aquilo que está trazendo a dor traz também o máximo de seu sabor a 100 graus centígrados. Quanto mais quente estiver a água, mais gostoso se torna o café. Se você quer ser como o pó de café, quando as coisas se tornarem piores, você aproveitará para crescer, se tornará melhor e fará com que as coisas em torno de você também melhorem. Há uma recompensa: "bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam." (Tiago 1:12). 

Nos tornaremos firmes...

Porque estar firme não é um esforço em vão: "portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor."  (I Coríntios 15 : 58). Afinal, nós temos um inimigo que não é físico :"revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. [...] Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes."  (Efésios 6 : 11,13)

Nós resistiremos até à vitória porque seremos capacitados e não seremos envergonhados: "porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem."  (Lucas 21 : 15).  Aquele que está em nós prevalece: "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."  (Tiago 4 : 7)

Seremos corajosos e vigilantes porque para isso somos fortalecidos: "vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente [corajosamente], e fortalecei-vos."  (I Coríntios 16 : 13). Todo cristão se identifica como tal quando é atacado e resiste no Espírito: "8  sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 9  Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo." (1 Pedro 5:8-9). 


Como você vai lidar com a adversidade? Você escolhe. Ore, chore, se fortaleça nos braços do Pai, mas não desista, a vitória é sua em nome de Cristo Jesus! 

Você pode orar assim: 

Querido Deus, perdoa-me por todas as vezes que deixei o meu coração desanimar e desistir ou se endurecer por causa das aflições que passei. Ajuda-me a perdoar a todos os que me ofenderam e me faz mais parecido contigo e mais próximo de Ti para eu receber do Teu Amor e me tornar melhor do que antes, em nome de Jesus.




Um comentário:

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics