sábado, 6 de abril de 2013

Até a colheita, insista...




Li um twitter, outro dia, que dizia que tão importante quanto ter iniciativa era ter “terminativa”. Ri e pensei que é uma grande verdade. Seja com as coisas mais simples da vida ou com as conquistas mais importantes, ter força e coragem para continuar até o final é tão importante quanto para iniciar a caminhada.

Alguns param antes das dificuldades, por medo do insucesso... A Apple, no início, tinha três sócios. Um deles tinha a experiência de ter falido sua empresa. Então, surgiu a oportunidade de um contrato para ganharem 25 mil dólares, mas eles precisavam fazer um empréstimo de 15 mil para comprar matéria-prima. O sócio que já havia falido ficou com medo e abandonou a sociedade recebendo 1.800 dólares por sua parte. Em 2010, a sua parte valeria dois bilhões de dólares. O relato foi registrado na biografia de Steve Jobs.

Jesus conta a parábola do semeador, dizendo que a primeira parte da semeadura caiu no acostamento da estrada. Antes que pudesse brotar, os pássaros comeram as sementes (Mateus 13:3-4). Sementes de Deus, idéias de Deus, podem ser destruídas antes mesmo de serem ativadas para desabrochar. Muitas morrem, abortadas por falta de uma decisão de investir, que seja maior do que o medo do insucesso. Portanto, se é de Deus, siga em frente até o fim e honre o nome de Jesus!

Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus. (Lucas 9:62)

36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. 37  Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; 38  todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. 39  Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma. (Hebreus 10:36-39)


Outros, param por causa das dificuldades...




Essa forma de parar é mais comum. Nós vivemos em uma geração de facilidades, automatismos, onde só o prazer e o lucro imediatos são valorizados. Nada custa ou deve custar mais do que segundos. Tudo se resolve com cliques, toques e máquinas. Quando algo se torna mais demorado ou mais difícil, já mudamos o alvo do interesse. Mas, tudo o que parece novo é apenas um remake. Uma aparência de diferente que, na realidade, em essência, mantém as coisas como são e estão. Os ídolos mudam, mas a batida do ritmo é a mesma. Se algo realmente incomoda,  confronta, implica perseguição ou sofrer qualquer tipo de represália, ou seja, é uma mudança real, podemos rapidamente voltar à superficialidade de irmos a lugares, fazermos coisas, oferecermos algo e tudo continuará bem.

A parábola do semeador fala, em seguida, da semente que foi lançada sobre as pedras. Cresceu, porque havia um pouco de terra, mas não criou raiz, então quando o sol esquentou com sua força, a semente secou e morreu (Mateus 13:5-6). Isso acontece também com os que escutam a proposta do evangelho e se encantam com a filosofia, a justiça e toda a proposta social envolvida. A nova moral cristã e bíblica é perfeita e aceitável, mas quando limita a salvação ao nome de Jesus e ao seu sacrifício na cruz, a coisa muda de figura. Somos revolucionários acomodados à aparência de mudança. A mudança real é muito cara para investirmos nela, na maioria das vezes.

Quando conceitos antigos são questionados e novos padrões de pensamento e ação são oferecidos já fica mais difícil. E quando tudo isso começa a custar prestígio social e vantagens antes recebidas, já não é mais interessante manter ou buscar.

Outros, têm terminativa!

Outros, chegam até o fim. Os que possuem “terminativa” chegam ao alvo de Deus para as suas vidas. Prosseguem até o fim, sem abrir mão da Palavra que receberam e nem deixar de lado o plano de Deus por causa das perseguições e dificuldades de ser como Deus quer. A cada tarefa e missão que o Senhor nos atribui, a cada coisa que fazemos que pode engrandecer seu nome nas nossas vidas, desde arrumar o quarto todos os dias até terminar os alvos diários e mensais de seu trabalho secular ou ministério, é preciso ter “terminativa”.

A mesma força que o fez começar, fará com que termine a obra de Deus na sua vida e através dela, pois, como Paulo dizia: “eu estou convencido e certo disto, que Aquele que começou a boa obra em vocês continuará até o dia de Jesus Cristo que voltará breve, desenvolvendo essa boa obra, aperfeiçoando e trazendo-a a plena completude em vocês.” (Filipenses 1:6 Bíblia Amplificada).

 Talvez você já tenha percebido o quanto o evangelho tem a oferecer, mas você teme tanto investir em mudar sua vida de acordo com essa Palavra, que desiste antes de tentar. Essa é uma nova chance, enfrente essa etapa e mantenha a iniciativa. Invista em crer no que Deus promete e tê-lo como sua regra de fé e prática. E não será em vão para quem continuar até o fim, pois como diz Paulo aos Coríntios: 

portanto, meus amados irmãos, estejam firmes (firmados), imóveis, sempre abundantes na obra do Senhor, sempre sendo superiores, excelentes, fazendo mais do que o suficiente no serviço do Senhor, sabendo e estando continuamente conscientes de que o seu trabalho no Senhor não é fútil, não é desperdício ou deixa de ter propósito. (1 Coríntios 15:58 - Bíblia Amplificada).

Você começou algo? Então, termine, pois a Palavra alerta que toda oferta a Deus precisa ser completada: “então, agora, terminem de fazer a obra, para que a sua prontidão entusiástica de desejo possa ser igualada pela completude da sua habilidade e meios.”(2 Coríntios  8:11 – Bíblia Amplificada). A Bíblia diz que somos bem-aventurados ao entrarmos e ao sairmos (Deuteronômio 28). Então, a bênção implica em capacidade para iniciativa, tanto quanto “terminativa”. 

Você pode orar assim:

Querido Deus, dá-me a ousadia e a determinação necessárias para levar as mudanças na minha vida até o cumprimento total da tua vontade nela, eu te peço perdão por todas as vezes que deixei os meus alvos e projetos no meio do caminho, em nome de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics