domingo, 9 de setembro de 2012

Um passo de cada vez...




Toda situação que nos desafie procura nos dizer: Desista! Pare! Não lute! Às vezes, escutamos e tudo estará perdido. Mas, na maioria das vezes, não sabemos que não é de grandes esforços ou da força de um trator que precisamos. Apenas precisamos de foco em pequenos esforços contínuos e um alvo que valha à pena. As partes do desafio compõem o seu todo. Observe esse relato real a seguir:

Guillormée sobrevoava uma cordilheira quando seu avião caiu na neve. Conseguiu sair da cabine, mas muito ferido. Como conhecia a região, sabia que não conseguiria sobreviver e não havia como pedir socorro. Desistiu e deitou-se na neve para deixar-se congelar e morrer sem dor. Ali, pensou na sua família:
- Meu consolo é saber que eles não ficarão desamparados. Meu seguro de vida tem uma boa cobertura. É só apresentar meu atestado de óbito,.. - neste instante, Guillormée lembrou que o seguro só seria pago apresentando-se o atestado de óbito e que ficando ali, seu corpo jamais seria encontrado. Apavorado, ele pensou:
- Preciso caminhar até um lugar onde meu corpo possa ser encontrado.
Ele sabia que havia alguns caçadores ao pé da cordilheira. Eram quilômetros, mas Guillormée jogou um passo para frente e disse: "Só um passo!". Empurrou a outra perna e repetiu: "Só mais um passo!", e de novo: "Só mais um passo!". Assim, ele caminhou pela neve. Não se permitia pensar no que ainda faltava, ou na dificuldade; apenas no passo seguinte. Assim, à tarde, viu uns vultos à sua frente e deixou-se cair.
Dias depois, no hospital, abriu os olhos e viu a sua esposa. Guillormée teve alguns dedos de um dos pés amputados, algum tempo hospitalizado, mas viveu por muito tempo ainda.

Nós estamos na vida para viver a cada dia sem nos deixar vencer pelo medo e sem perder o foco no alvo futuro.

“Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” (Mateus 6:34).

13  Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14  prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13-14)

Às vezes, estamos feridos; às vezes tudo à nossa volta parece soprar o vento gelado da morte e do desespero, mas podemos dar um passo de cada vez. Só o próximo passo na direção certa. É isso que precisamos fazer. Somente isso. Se dermos um passo de cada vez, chegaremos ao destino final. Não podemos saltar o caminho todo. É preciso vencer pedra por pedra, buraco por buraco, apreciar a paisagem e parar para descansar a cada noite dessa jornada que é a vida.

Mas, se aprendermos a adiantar os inimigos, será como se quiséssemos pagar as contas de luz, água e telefone de todo o ano num dia só, com um salário só. É assumir um peso enorme e desnecessário. A ansiedade é assim, adianta as contas, as dificuldades, os problemas e as doenças e angústias. Cria um mundo impossível de resolver e de viver.


O plano, o propósito e a construção diária

Quando Deus nos envia em uma direção, Ele nos dá cada passo da jornada. O plano de Deus era tirar o povo dEle do cativeiro, mas Moisés foi e voltou a faraó durante um ano. A cada praga colocada e retirada, Moisés recebia instruções específicas para aquele momento em função do propósito final, que era tirar o povo do Egito. A cada dia, durante 365 dias Deus estava construindo o seu propósito e cumprindo o seu plano ainda que Moisés não o conhecesse todo. Ele tinha a ideia geral, tinha a instrução diária, tinha o propósito, mas era passo a passo que Deus revelava a Moisés a sua vontade.

Todos os propósitos de Deus para a sua vida são construídos passo a passo. Não há coisas pequenas ou grandes a fazer, apenas coisas a fazer. O juiz Joaquim Benedito Barbosa Gomes, uma das histórias de que o Brasil pode se orgulhar, era faxineiro no Supremo Tribunal Federal. A cada dia ele fazia o que era necessário para sobreviver e acrescentava o que precisava para avançar. Outro faxineiro poderia ter achado que dominar outro idioma não era importante, ou fazer direito, ou sonhar em ser juiz, mas a cada dia esse homem deu o passo que era necessário e hoje, julga o caso do “mensalão”. Mas ele levou quarenta anos para construir essa estrada. E fez isso durante todos os 14.600 dias até aqui. E, mesmo tendo sucesso, ainda continuou lutando para ir além.

Deus não lançou o sucesso pronto na mão de ninguém na Bíblia. Todas as pessoas que aparecem como abençoadas na Bíblia tiveram que estender sua mão dia após dia, hora após hora, minuto após minuto, e esforçar-se por aquilo que receberam de Deus. Mas não foi o esforço de suas obras bondosas. Foi o esforço de firmar-se naquilo que Deus lhes prometia, na visão de Deus a seu respeito. Mesmo quando todas as expectativas eram contrárias. Seja lá o que for que estiver fazendo agora da sua vida está construindo seu futuro.

A fé que entra em ação

A questão é: o que você pode e precisa fazer hoje, agora, para alcançar o sonho de Deus para a sua vida? Não adie mais, não coloque dificuldades, não ache que é pouco ou insuficiente. Você tem uma semente e um vaso, plante a semente no vaso. Você tem uma saca de sementes e um campo, prepare o campo como puder e plante as sementes que tem. O que você não tem, não pode, não sabe, depende do Senhor e Ele proverá. Assim, disse o Senhor a Moisés quando o povo parou diante do mar: “[...] Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” (Êxodo 14:15).   

A oração que não está acompanhada por ação é inútil porque tudo o que não procede de fé é pecado. Se você crê, você age de acordo com a sua fé: ¶  

17  Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. 18  Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. 19  Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem. 20  Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante 21  Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? 22  Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, 23  e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus. 24  Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. (Tiago 2:17-24)

A fé só existe se os atos coerentes a comprovam. Quem crê faz de acordo com o crê. E, no final, o que fazemos é o que realmente cremos.

Então, dê um passo. Um passo de cada vez somente e você verá que chegará aonde nunca imaginou chegar. A fé só funciona quando a colocamos em ação a cada dia, a cada momento. Ore e peça metas bem estabelecidas a Deus a curto prazo (hoje, amanhã, esta semana, mês... A médio prazo em um ano, dois ou três e a longo prazo, cinco anos ou mais. Não importa o que esteja fazendo, a idade que tem, mova-se e Deus se moverá junto. Mas, Ele não fará por você o que você pode fazer.

Você pode orar assim:

Senhor, ajuda-me a dar cada passo e mostra-me o destino que devo seguir. Mostra-me cada alvo que tens para mim, Senhor, e a cada dia o buscarei, em nome de Jesus. 

Um comentário:

  1. Linda mensagem. Precisava muito fazer esta leitura. Foi extremamente compensadora e reveladora. Que Jesus continue te iluminando para evangelizar ainda mais os corações que precisam!!!

    Abraços;

    Soraya

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics