quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Não é o que se vê, mas como se olha...



O nosso modo de ver a vida vai focar ou dispersar as nossas  forças. A força de olharmos para a nossa situação geral a partir de um ponto particular, a forma de olharmos para um ponto particular a partir do geral fará toda a diferença no nosso ânimo para seguir em frente. A estória que conto a seguir ilustra bem essa mensagem.

Um professor aplicou um teste surpresa em uma turma. Apresentou uma folha em branco com um ponto preto de meio centímetro no meio e disse: “Quero uma redação sobre essa figura.” Os alunos logo aplicaram-se a responder a questão e, ao terminarem, o professor recolheu todos os trabalhos, leu-os em silêncio e disse:

- Todos vocês, sem exceção, escreveram sobre o ponto preto. Mas nenhum lembrou que há toda uma folha branca para explorar. Apesar de esse trabalho não valer para a nota, vai valer muito na vida, porque nós precisamos deixar de valorizar as coisas menores e ver o todo que na maioria das vezes é maior e mais promissor do que os pequenos pontos pretos que nos aparecem como problemas temporários, uma dificuldade financeira, enquanto estamos com saúde e bons relacionamentos; uma discussão no meio de um relacionamento de anos; um problema no trabalho que levamos anos para conquistar; uma doença no meio de toda uma vida saudável. Assim, precisamos aprender a valorizar aquilo que realmente nos manterá seguindo em frente e não o que nos abate.

A Palavra de Deus diz:

20  Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 21  Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. 22  A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; 23  Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! (Mateus 6:20-23).

A nossa maneira de olhar os acontecimentos da vida revela os nossos valores e prioridades. Se um pequeno ponto preto numa página em branco se tornar mais importante do que toda uma folha de papel é porque nós estamos dando essa importância e poder a ele. As coisas e as pessoas terão exatamente o poder que nós lhe concedermos, nem mais e nem menos. Se estivermos ligados em Deus como referencial, os pontos pretos podem aparecer, chamar a nossa atenção, mas a página não pode se tornar menor do que ele. Observe a importância do ponto preto na imagem acima... 




Entendendo os pontos pretos

A ideia de ver um ponto preto numa página em branco é a de que a página é muito maior e mais importante do que ele. Aquela atitude, erro, engano, que você ou outra pessoa cometeu não pode apagar toda uma história ou sucessão de estórias. Uma situação ruim no trabalho não o torna o pior lugar da terra. Uma reprovação numa disciplina ou perda em um concurso não diminui a sua inteligência.

Pontos pretos certamente aparecerão nas páginas das pessoas, em nós, no trabalho e na vida. A questão é que eles não podem nos fazer pensar que tudo se resume aos momentos de perda e derrota. A derrota e a perda são parte do processo de crescimento, como cair para aprender a andar. Não são definitivos se não crermos que são. Jesus caiu no caminho até o Gólgota. Pedro negou Jesus. Todos os apóstolos fugiram, quando Cristo foi preso. Mas, aquilo que Deus tinha para a sua vida não foi impedido. Esses momentos não negaram os três anos de dedicação a Jesus porque a intenção permanecia.

A questão é que Deus sabe que nem sempre fazemos tão bem quanto gostaríamos. Mas, Ele nos sustentará as mãos e nos levantará para que sejamos aquilo que Ele sonhou para nós. Jesus se ocupou especificamente de mostrar o restante da página em branco para Pedro quando ressuscitou e lhe mandou uma mensagem específica que se encontrasse com Ele (Marcos 16:7) e, depois, quando lhe deu ordem para cuidar de suas ovelhas três vezes seguidas(João 21:15-17). Deus olha para nós e vê todo o potencial de uma maravilhosa página em branco onde ele vai traçar um trabalho de arte contornando um ponto preto chamado limitação humana ou dificuldade.

A página preta e o ponto branco

Às vezes, estamos vendo as coisas de forma invertida. Damos tanta importância a um ponto preto, que é como se ele fosse a página. Ainda que se unam vários problemas ao mesmo tempo, ainda assim, a nossa vida tem um dono. Nós fomos comprados, pertencemos a um rei. Não adianta o inimigo nos apresentar um negativo da nossa vida. Porque até o ponto negro na página da nossa vida se transforma em bênção:

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Romanos 8:28)

Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. (Tiago 1:12)

37  Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. 8  Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39  Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:37-39).

Se deixarmos as dificuldades dentro ou fora de nós nos dizerem quem podemos ser e alcançar, jamais nos tornaremos tudo o que podemos em Cristo.

O que fazer com o ponto preto no meio da página

Bem, é até simples: considere o restante da página. Alguém lhe magoou, reveja a sua história com aquela pessoa. Se há mais espaço branco do que negro, releve e restaure o relacionamento. Se há mais espaço ou fruto negro do que branco, veja que o espaço claro é finalmente estar percebendo isso. Há relacionamentos que não valem à pena. É preciso reconhecer isso.

A questão é focar os olhos em como cada situação na sua vida pode contribuir para a sua paz, alegria e com a justiça, que são o reino de Deus (Romanos 14:17). No caso, de um problema num relacionamento com bons frutos, o ponto preto é o problema, a página é o relacionamento; no caso do relacionamento de maus frutos, o ponto preto é o relacionamento e sua vida é a página. Dê prioridade à vida e à paz, a qualquer custo elas devem ser prioridade.

A bíblia ensina: “seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. ” (Colossenses 3:15). Se eu não valorizo a Paz, estou desvalorizando aquilo que Deus está me dizendo que é bom ou ruim. E desprezar esse tipo de conselho é sempre péssimo. Má ideia mesmo. Precisamos escolher posições e prioridades, companhias e atividades que nos dêem paz. Mesmo no meio de tribulações, não precisamos estar atribulados por dentro. E a única coisa que nos dá essa Paz é saber que estamos no centro da vontade de Deus. Esse é o lugar onde:

3  [...] ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. 4  Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. 5  Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, 6  nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. 7  Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. (Salmo 91:3-7)

O ponto preto no meio da página é só um ponto. Você está com o dono da página que pode soprá-lo para as trevas, de onde veio, quando quiser. Ele pensa que é o dono da página, mas a sua vida já tem dono. Confie nEle sem duvidar e não demore em fazer isso.

O que fazer com o resto da página

Deus é um Deus de possibilidades múltiplas. O povo estava de pé na frente do Mar Vermelho. O exército mais poderoso da terra o perseguia, dos dois lados apenas montanhas altas e pedregosas, Moisés não sabia o que fazer, nem os anciãos, o povo muito menos, mas Deus já tinha a resposta mais prática: “Ordene que o Mar se abra.” E ainda reclamou com Moisés porque ele não entendeu a obviedade da resposta:

15 Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. 16  E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. (Êxodo 14:15-16)

Ora, que óbvio, não? O negócio de Deus era tirar o mar da frente como quem levanta o tapete para passar  o aspirador.  Uma bobagenzinha de milhões de metros cúbicos de água salga, peixes e etc. Como é que Moisés não pensou nisso antes? Kkkkkkk Oh, Glória! Oh, Senhor, nos dá essa visão de possibilidades infinitas, em nome de Jesus! Mostra a teus filhos o tamanho do espaço em branco nessa grande página da vida, muito maior e mais importante do que todos os pequenos pontos pretos que podem manchá-la.

Você pode ver sua vida como um pontinho preto, mas Deus tem toda a página restante para escrever a história gloriosa que Ele reservou para você. Não há mar que Ele não tire do caminho. Não há porta que Ele não abra. Não há problema que não resolva e nem mal que Ele não cure.

Passando à página seguinte

Depois de abrir o mar e deixar o povo passar sem molhar os pés, o Senhor ainda soltou o mar sobre os perseguidores. Nada de problemas resolvidos pela metade. Solução definitiva, teu nome é Jeová Nissi. O Senhor é a nossa vitória. O povo estava desarmado e despreparado, depois de 400 anos como escravos, agricultores e pecuaristas. Mas, Deus nunca é pego despreparado e nem de surpresa. Ele é o Deus, o Senhor dos Exércitos, aquele que nos adestra as mãos para o combate.

26  Disse o SENHOR a Moisés: Estende a mão sobre o mar, para que as águas se voltem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavalarianos. 27  Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o mar, ao romper da manhã, retomou a sua força; os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o SENHOR derribou os egípcios no meio do mar. 28  E, voltando as águas, cobriram os carros e os cavalarianos de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nem ainda um deles ficou. (Êxodo 14:26).

Não se preocupe com os pontinhos pretos no meio da página da sua vida. No momento certo, eles serão totalmente soprados fora e sua vida será dominada por Aquele a quem você escolher. Você já escolheu Jesus para escrever a página da sua vida e preencher os espaços em branco com sua glória? É preciso assumir essa posição para que os pontos pretos sejam apenas breves confetes de mau gosto pousados sobre a página da sua existência. Porque “sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.” (1 João 5:18).

Você pode orar assim:

Senhor Jesus, há muitos pontos pretos por dentro e por fora de mim. Mas, eu quero o reinar da tua glória poderosa na minha vida. Por isso, eu quero lhe entregar agora, tudo o que não Te agrada e tudo o que me aflige. Quero olhar somente para o Senhor e saber que a sua glória e seu reino são quem reinam sobre a minha vida em qualquer situação ou momento, em nome de Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics