terça-feira, 4 de setembro de 2012

O direito de sonhar e realizar seu sonho





Há pessoas que acreditam que os sonhos são autorizados por classe. A classe A pode sonhar, a classe B deve servir para que a classe A alcance seus sonhos. A classe C, essa, então, deve sonhar em comer, beber e ter um lugar para dormir. Esse é o mesmo princípio do sistema de castas da Índia. Uma vez nascida em determinada posição, deve-se morrer nela. O pior é que essa forma de pensamento não é somente daqueles que estão na posição mais cômoda, na classe A, com direito a sonho. O pior é quando esse pensamento está nas pessoas nas outras classes. Há muitas pessoas que refream seus sonhos e os dos seus filhos por eles estarem em tal ou qual classe ou posição social.

Entretanto, não é isso que a Bíblia ensina. A fé nos ensina a ir além das possibilidades e disponibilidades da nossa família. Além dos limites que já foram alcançados pelas pessoas do nosso bairro, cidade, Estado ou país. José sonhou com um reino quando não existiam reinos próximos ou na sua convivência. Quando o pai habitava na terra de Canaã como um peregrino, em tendas, quando todos os irmãos lhe tinham desprezo, quando ele não era mais do que um dos caçulas, ou o “queridinho do papai” (Gênesis 37). Mas José salvou da fome o povo de Deus e lhes deu um lugar para ficar em segurança e se multiplicar até se tornar uma poderosa nação.

Davi sonhou com um reino no meio de uma das profissões mais desprezadas da época, pastor, como o caçula dos filhos de Jessé, que não era um guerreiro e nem tinha importância alguma para a sua família, a ponto de, havendo visita em casa ele não ser chamado à mesa e nem sequer lembrado para atender ao chamado do profeta. Mas, Deus enxergava e ouvia Davi do meio do redil e o levantou para ir aonde nenhum de seus irmãos havia conseguido:

10  Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não escolheu estes. 11  Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha. 12  Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o [como rei de Israel], pois este é ele. 13  Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá. (1 Samuel 16:10-13)

Se Davi tivesse olhado para a sua família teria dito: mas eles são mais experientes, mais fortes, mais valorizados do que eu; se tivesse olhado para sua cidade, teria dito, mas a minha família não é rica, não somos importantes na cidade; se tivesse olhado para a sua tribo, teria dito, nós somos a tribo do louvor e não da guerra, não fomos feitos para governar; se tivesse olhado para o poder constituído, teria dito, Saul é forte e poderoso, não tenho nenhuma aproximação com ele, nenhum contato, não tenho como fazer a sucessão; se tivesse olhado para as suas posses e nível de estudo, teria dito, sou apenas o filho de um criador de ovelhas; etc. e de todas as probabilidades que ele olhasse, ele poderia começar com “sou apenas...”

Mas, ...



Davi não se via no espelho das referências humanas, ele via o Deus que podia levantá-lo e colocá-lo onde quisesse. Por isso Davi disse: “o Senhor é a porção da minha herança e o meu cálice; tu és o arrimo da minha sorte.” (Salmo 16:5).  Não deixe que ninguém além de Deus lhe dê o direito de sonhar. E quando Deus dá sonhos, Ele dá sonhos poderosos e maravilhosos. Sonhos que Ele mesmo cumprirá a seu tempo. Não se permita ser roubado disso por nada e nem ninguém. A única pessoa que pode dar ou reter a realização dos seus sonhos é Deus. E o que Ele diz é:

2  Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; 3 dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. (Isaías 45:2-3)

Se seu pai, sua mãe, seus amigos de infância, todas as pessoas do seu bairro, cidade, país, planeta, chegaram até um limite isso só é o limite deles, não o seu. Deus é “[...] poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos segundo a eficácia do seu poder que opera em nós” (Efésios 3:20). Essa é a única verdade que você pode aceitar como limite para os seus alvos, planos e realizações. Você tem o direito de sonhar todo o sonho de deus e de realizar tudo o que está no coração dEle a seu respeito, ainda que ninguém que você conheça o tenha realizado antes.

Você pode orar assim:

Querido Deus, por favor, tire do meu coração todo o tipo de pensamento que consciente ou inconscientemente me impede de ir além do que posso pedir ou sonhar. Libera a força para sonhar e viver o teu sonho plenamente em minha vida, em nome de Jesus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics