domingo, 2 de setembro de 2012

Sim, você pode



Se você está prestes a dizer: “Chega! Não agüento mais!”. Se acha que acabou todas as suas reservas de energia com determinado assunto... Essa ilustração se tornará mais interessante ainda:

Certa tarde o paizão saiu para um passeio com as duas filhas, uma de oito e a outra de quatro anos. Em determinado momento da caminhada, Helena, a filha mais nova, pediu ao pai que a carregasse, pois estava muito cansada para continuar andando. O pai respondeu que estava também muito fatigado, e diante da resposta, a garotinha começou a choramingar e fazer "corpo mole". Sem dizer uma só palavra, o pai cortou um pequeno galho de árvore e o entregou à Helena dizendo :
- Olhe aqui um cavalinho para você montar, filha ! Ele irá ajudá-la a seguir em frente.
A menina parou de chorar e pôs-se a cavalgar o galho verde tão rápido, que chegou em casa antes dos outros. Ficou tão encantada com seu cavalo de pau, que foi difícil fazê-la parar de galopar.
A irmã mais velha ficou intrigada com o que viu e perguntou ao pai como entender a atitude de Helena. O pai sorriu e respondeu dizendo :
- Assim é a vida, minha filha. As vezes a gente está física e mentalmente cansado, certo de que é impossível continuar. Mas encontramos então um "cavalinho" qualquer que nos dá ânimo outra vez.
Esse cavalinho pode ser um bom livro, um amigo, uma canção... assim, quando você se sentir cansada ou desanimada, lembre-se de que sempre haverá um cavalinho para cada momento, e nunca se deixe levar pela preguiça ou o desânimo.

A Palavra de Deus diz:

Pois nenhuma tentação (nenhuma tentativa direcionada a seduzir pelo pecado), [não importa como ela viesse ou onde ela levasse] ultrapassou e derrubou vocês, que não tivesse sido comum ao homem [isto é, nenhuma tentação ou teste veio para vocês além da resistência humana e que não esteja ajustada, adaptada e pertencesse à experiência humana e de forma que um homem a possa suportar]. Mas Deus é fiel [à sua Palavra e à Sua natureza compassiva], e [é digno de confiança], não permitirá que você seja tentado, testado e analisado além da sua habilidade, força de resistência e poder de perseverar, mas, com a tentação, Ele [sempre] também proverá a saída (os meios de escape para um lugar espaçoso), para que você seja capaz, forte e poderoso para suportar isso pacientemente. (1 Coríntios 10:13 – Bíblia Amplificada).  


O peso não é insuportável

Não, o peso não é insuportável, é só você que está focado demais nele de forma que ele o engana. Você tem algo infinitamente maior e melhor do que um “cavalinho” para lhe levantar em meio a essa situação. Você tem o Altíssimo, o Todo-poderoso com você.

Os espias do povo de Deus foram observar a terra. Eram doze. Dez viram o tamanho dos inimigos e voltaram para morrer de medo, reclamando no deserto (Números 14). Dois, Josué e Calebe, venceram todos os inimigos e tomaram posse das promessas do Senhor. Eles viram a situação assim:

6  E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes 7  e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. 8  Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. 9  Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais. (Números 14:6-9)

É rebeldia diante do Senhor refrear, quando Ele diz para avançar. Avance no poder do Senhor e não ponha os olhos no poder do inimigo e nas dificuldades da batalha. O Senhor é contigo e Ele basta. Jeová Nissi, o Senhor é a nossa vitória.

A atitude e a recompensa de Calebe e Josué

Foi assim que Calebe, aos oitenta e cinco anos, solicitou seu direito a receber as promessas do Senhor pelas quais havia seguido firme por quarenta anos no deserto, enquanto os rebeldes e incrédulos ficaram enterrados pelo caminho:

7  Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração. 8  Mas meus irmãos que subiram comigo desesperaram o povo; eu, porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus. 9  Então, Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente, a terra em que puseste o pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente, pois perseveraste em seguir o SENHOR, meu Deus. 10  Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos. 11  Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar. 12  Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o SENHOR, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu. 13  Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança. 14  Portanto, Hebrom passou a ser de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, em herança até ao dia de hoje, visto que perseverara em seguir o SENHOR, Deus de Israel. (Josué 14: 7-14)

Josué aos oitenta e cinco anos estava pedindo ao Senhor e às autoridades o seu DIREITO DE CONQUISTAR GIGANTES e não de se aposentar. Aprenda com ele. A força dele era o Senhor na sua mocidade e continuava a ser na sua velhice, era a mesma força, a prontidão para servir e encarar as conquistas, que o Senhor lhe oferecia. E assim, ele herdou a linda cidade de Hebrom, que tornou-se a Cidade onde Davi foi proclamado rei.

Você não é o único

Não, você não é o único a passar por isso, isso já foi testado e vencido antes, para que você soubesse que aquilo está dentro do limite humano e pode ser vencido. Jesus levou como homem, TODAS as nossas dores e enfermidades (Isaías 53:4-5) e evnceu tudo. “Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.” (Apocalipse 5:5).   

Quando estamos sofrendo, sempre achamos que não adianta saber se alguém já sofreu mais, perdeu mais ou esteve numa situação pior. A verdade é que significa que se qualquer pessoa no mundo já superou algo semelhante, você, sendo capacitado por Deus fará ainda melhor. Porque a bênção do Senhor nos:

A)   Faz perseguir o inimigo em retirada por sete caminhos: “o SENHOR fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença.” (Deuteronômio 28:7); 
B)   Coloca em pé quando caímos: “porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos são derribados pela calamidade.” (Provérbios 24:16);
C)   Transforma tudo em bênção: “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28).   

Você tem tudo o que precisa para vencer

Sim, você tem capacidade de vencer o que quer que lhe seja lançado pelo inimigo, porque Deus prometeu que poderia.

“Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.” (Lucas 10:19);

“Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.” (2 Coríntios 2:14);

“Em todas essas coisas, somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou.” (Romanos 8:37);

Você encontrará uma saída, se perseverar

Sim, há uma saída porque Deus prometeu que iria providenciá-la, seja para livrar-se da situação e fugir, seja para enfrentá-la e vencê-la. Quando a tentação é no nível da carne, é o seu desejo quem lhe atrai para o pecado, a receita é fugir: “foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” (2 Timóteo 2:22). José estava numa situação de alto risco com a esposa de Potifar. Ele não ficou lá recitando versículos enquanto ela o tentava. Ele correu e deixou a sua túnica nas mãos dela. Se ele tivesse ficado...  Pense bem, como as vestes dele foram parar nas mãos dela? A carne teria vencido. (Gênesis 39:11-12).  




Não se deixe enganar com o barulho do rugido do leão, o leão maior está do seu lado. Mantenha a atitude de alguém cuja força necessária para vencer vem do Senhor e não dos seus próprios recursos e capacidades, assim como Josué e Calebe. O mesmo Deus que tirou pessoas de uma fornalha ardente, que fez um homem armado de uma queixada de jumento vencer um exército, abriu um mar para fazer seu povo passar e depois o fechou sobre seus inimigos, é o mesmo Deus que lhe fará atravessar esse momento. Ele fez antes e repetirá agora de maneira maior e mais intensa pois Jesus prometeu: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.” (João 14:12).  Você tem tudo o que precisa para vencer, ainda que você não veja agora, Deus proverá os recursos por dentro e por fora para você chegar aonde precisa e ficar livre o ser vitorioso como o Senhor quer e pode fazer. Mantenha-se firme. Persevere e a fidelidade de Deus o alcançará com a vitória prometida na sua vida. Não desista e nem desanime, pois:

8  Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. 9  E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. 10  Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.¶  (Gálatas 6:8-10)

Você pode orar assim:

Querido Deus, livra-me da autocompaixão e do sentimento de inferioridade que ampliam o problema e anulam a tua força para resolvê-lo, minando minha fé. Fortalece a minha ousadia para conquistar as tuas promessas na minha vida sempre. Eu sei que nunca desamparaste alguém que creu em ti, então, não serei o primeiro a passar por dificuldades e nem o último a ser liberto delas. Eu recebo a tua força e poder para ficar livre de toda tribulação, em nome de Jesus.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics