terça-feira, 18 de setembro de 2012

O tamanho de cada um




Às vezes, estamos na contramão e não sabemos. Existem princípios que nos abrem as portas no céu e na terra e princípios que nos fazem cair. Veja essa ilustração que pode ensinar com uma bela risada:

Um oficial da Polícia Federal vai a uma fazenda, em Formiga, MG, e diz ao dono, um velho fazendeiro:
- Preciso inspecionar sua fazenda por suspeita de plantação ilegal de maconha!
O fazendeiro diz:
 - Sim senhor, mas não vá naquele campo ali - e aponta para uma certa área.
O oficial, enfurecido e cheio de arrogância, grita indignado:
- O senhor sabe que tenho o poder do governo federal comigo?
E tira do bolso um crachá mostrando ao fazendeiro:
- Este crachá me dá a autoridade de ir onde quero e entrar em qualquer propriedade. Não preciso pedir ou responder a nenhuma pergunta. Está claro? Me fiz entender?
O fazendeiro todo educado pede desculpas e volta para o que estava fazendo.
Poucos minutos depois o fazendeiro ouve uma gritaria e vê o oficial do governo federal correndo para salvar sua própria vida perseguido pelo Francelino, o "Santa Gertrudis", o maior touro da fazenda.

Touro Santa Gertrudis

A cada passo o touro vai chegando mais perto do oficial, que parece que será chifrado antes de conseguir alcançar um lugar seguro. O oficial está apavorado!
O fazendeiro,  mineirinho muito educado e solícito, larga suas ferramentas, corre para a cerca e grita com todas as forças de seus pulmões:
- O cracháááááá!!!!!! Mostra o crachá pra ele...

Rsrsrs A verdade é que "a soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda."  (Provérbios 16 : 18). Por isso, Davi temia a soberba: "Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão."  (Salmos 19 : 13). Não é que ela seja a transgressão apenas, mas ela é um princípio gerador de transgressão porque nos faz desrespeitar a Deus como superior, nos torna donos de todo o conhecimento e derruba imaginariamente todos os limites, nos fazendo correr enganados contra toda espécie de muros. Então, estando estabelecido que vamos desobedecê-lo e a qualquer outro princípio ou pessoa, ela nos coloca no lugar de Deus e nos faz acreditar que somos auto-suficientes e que até Deus deveria nos obedecer.






Humildade para ouvir


O temor do Senhor é contra a soberba exatamente por isso, porque ele nos mantém submissos à Sua autoridade. "O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."  (Provérbios 8 : 13). A soberba nos faz irritáveis e dispostos a discussões:... "em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria."  (Provérbios 11 : 2); Fecha os nossos ouvidos:... "em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria."  (Provérbios 11 : 2). E no final, resta a queda: "a soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito."  (Provérbios 29 : 23). Entretanto a humildade, a obediência, exalta quem a possui.

Não é possível aprender quando se acha que já sabe. Mas, essa é uma das raízes da tolice porque quando a pessoa acha que já sabe, responde antes de ouvir:  “12 Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade. 13 Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha.” (Provérbios 18:12-13).

No mínimo, precisamos ter a humildade de reconhecer que precisamos do Senhor para responder bem as questões: “o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.” (Provérbios 16:1).  Se nós tivéssemos ideia de como é prazeiroso responder de acordo com a vontade de Deus, tomaríamos mais cuidado em reconhecer que sabemos sempre menos do precisamos saber. “como beijo nos lábios, é a resposta com palavras retas.” (Provérbios 24:26).

Observe bem, em relação ao que há para ser conhecido, o que sabe a humanidade como um todo? E nós, por mais que busquemos o conhecimento, nunca o teremos em sua totalidade e nem por isso devemos deixar de buscá-lo.  Além disso, não é somente saber o que é importante, como comunicá-lo tem o mesmo peso de uma mão que abre e fecha portas: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (Provérbios 15:1). 

A humildade de dar e de receber

Há pessoas que não têm nenhum problema para dar, mas a têm para receber. Há pessoas que não têm problemas para receber, mas não conseguem se submeter ao dar. Mas, o amor é um fluxo, que precisa ser alimentado. “dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” (Lucas 6:38).    Quando você não dá ou não recebe, há um problema, o fluxo parou. Dar é parte do fluxo, tanto quanto receber, nenhum é independente do outro.

Há pessoas que não recebem porque se sentem diminuídas em precisar receber. Ora, nós somos todos pequenos e todos precisamos receber de Deus. Ele entrega as suas bênçãos através de quem quer. Se você não consegue receber, ofende ao que lhe abençoou. Há outras pessoas que, geralmente por passarem muitas privações ou serem ensinadas assim, têm temor de dar porque acham que vai lhes faltar o que dão ou atrair exploradores. Ora, o dar é o princípio de receber “dai e dar-se-vos-á...”, Não dar é incredulidade na promessa do fluxo do amor.

“6 E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. [...] 10  Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça,” (2 Coríntios 9:6,10).

 “Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.” (Gálatas 6:8) 

Reter é idolatria: “fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;” (Colossenses 3:5). Quando vivemos achando que o que temos só deve servir a nós mesmos, nós somos o centro de todo o culto. Quando estamos dispostos a servir a Deus colocamos não só o que somos, mas também o que temos a serviço dEle.

Se você é do tipo que tem em casa milhares de coisas que outras pessoas estão precisando e você não usa e, às vezes, nem cuida, você tem problema de avareza. Se as pessoas à sua volta têm necessidades físicas e emocionais, que você poderia suprir e não o faz, você tem problemas de avareza.



Como você pode ver, quando nos sentimos auto-suficientes, não aprendemos, não recebemos e nem damos, então, a vida estanca e começa a queda no vazio. Precisamos orar e vigiar para não sofrermos as consequências da soberba, essa matriz de problemas graves e de implicações muito sérias na nossa vida e na do que nos cercam. Ou seja, cuidado com o touro da vida, que ele não respeita crachá!

Você pode orar como Davi, assim:

12 Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas. 13  Também da soberba guarda o teu servo [a tua serva], que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão. 14  As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu! (Salmo 19:12-14)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics