quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Do bom começo ao final feliz



Quando somos crianças, somos dependentes até para pequenas coisas. Começamos com o trocar as fraldas e vamos precisando que nos desçam do berço e das cadeiras e vamos por aí, até que um dia, sem saber como, acordamos e precisamos fazer essas coisas por outras pessoas. Mas, pensar que ficamos independentes ou autônomos já é outra coisa. Essa estória de autor desconhecido lembra um pouco dessa aprendizagem:

Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: - “pai, começa o começo!”. O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.
Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas “tangerinas” são outras. Preciso “descascar” as dificuldades do trabalho; os obstáculos dos relacionamentos com amigos; os problemas na família; a construção do casamento; a arte de apoiar filhos realizados e felizes; ou então, o enfrentamento de doenças, perdas, traumas, separações, mortes; dificuldades financeiras; e, até as dúvidas e conflitos diante de decisões e desafios. Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis...

A independência absoluta é uma mentira que nos leva ao sentimento de abandono porque o impossível sempre vai cair em nossas mãos, não importa quanto o tempo passe. Quer você tenha sete ou setenta anos, haverá situações diante das quais não seremos mais do crianças. 

Mas, Jesus é “[...] o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. [...]” (Apocalipse 21:6).  Ele é a porta: “9  Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. 10  [...] eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:9-10). Há pelo menos três coisas que Jesus disse que precisamos lembrar:






Ele é o começo


Jesus espera uma conexão vital conosco, onde a sua Vida anime a nossa continuamente:  "Eu sou a videira, vós os ramos; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."  (João 15 : 5). Sem Jesus não se frutifica. Não há como descascar as tangerinas. É Ele quem dá o primeiro corte e não o último. Tenho visto pessoas tentarem arrastar Jesus pela mão depois de terem começado suas próprias empreitadas, mas nunca vi dar certo. Pare, olhe e siga não servem apenas para sinais de trânsito. Primeiro, eram sinais de prudência e amor à vida, depois vieram os carros e as ruas.

Deus é o amor que guarda, aquele que precisamos na vida. Precisamos da segurança de um amor eterno e inabalável, que nenhum romance poderá contar porque precisamos de verdade e não de ficção. Na vida real, o amor precisa ser assim: põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas.” (Cantares 8:6).  Só que não é suficiente o amor estar apenas no corpo ou na alma, é preciso do sentido de eternidade que só o espírito possui.  

O selo era uma estampa em alto relevo, geralmente de metal, que era gravada a maioria das vezes num anel. Era preciso uma grande pressão para que a marca de um selo estivesse impressa no braço de alguém. A figura é de um abraço tão apertado, que pudesse deixar essa marca. A necessidade de proximidade é que impõe a força do abraço. Que possamos abraçar a Deus assim, com essa ânsia de proximidade. Além disso, o amor é forte como a morte, porque sem ele a vida não tem sentido. E o ciúme, a necessidade de se ter o ser amado, é duro porque faz sofrer com qualquer ameaça de separação. A ânsia por Aquele que amamos é uma chama que consome como o fogo alto. Deus quer te abraçar tão apertado, de ter tão próximo a si mesmo que a marca desse encontro fique gravada na sua vida com a marca da Vida dEle.

Ele é o refúgio seguro

Há um convite de Jesus, feito há muito tempo: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei."  (Mateus 11 : 28). Pode ir direto a Ele. Ele está esperando para aliviar o seu fardo. Ainda que você não se sentisse livre para ir a seu pai terreno, não atribua isso a Deus. Tenho visto muitas pessoas feridas transferirem essa experiência para Deus e terem problemas. Mas, lembre-se, nós é que devemos ser à imagem de Deus e não Ele ser compreendido a partir da imagem dos homens. Ele deu a vida de Jesus para nos levar a Ele. Deus nos convida para perto através de Jesus. Você pode ir sem medo porque Ele mesmo diz: “Vinde a mim!” E não há paradas ou estações, secretárias, nem recepções, é direito a Ele.

“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” (João 6:37)

“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.” (1 Timóteo 2:5-6).   

O caminho que vem até você

Escute isso: "disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."  (João 14 : 6). Ele sequer vai lhe mostrar um caminho, ELE É O CAMINHO. Então, com Ele, você nunca estará perdido ou sozinho para realizar nada ou enfrentar nenhum desafio. É essa oferta, para todas coisas que você precisar descascar na vida que Ele deixa à sua disposição: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” (Apocalipse 3:20).

Se você não sabe por onde começar, precisa de amparo, nesse momento, Jesus está oferecendo mais do que sua mão, mas seu corpo inteiro num grande abraço para ser sua força, seu coração para ser sua vida e sua Paz para ser seu guia. Aceite, reconheça que precisa e aceite seu abraço. Ele vai fortalecer sua fraqueza e iluminar seu entendimento para que você seja tudo o que você pode ser, nEle. Continuar tentando sozinho é uma grande tolice diante de uma oferta dessa.

Você pode orar assim:

Querido Deus, eu preciso que me mostre por onde começar, me acolha na minha fraqueza, resolva o que eu não posso. Quero que Jesus seja o meu guia, perdoe os meus pecados e Leve-me ao Pai, eu te peço em nome de Jesus.




P. S.: Não sei quem escreveu sobre "começar o começo" no texto citado, mas agradeço por compartilhar. O texto em azul não é meu, é de autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics