quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Fé é mais do que pensamos





Fé pode ser um assunto do tamanho de um grão de mostarda, mas ela é a base do nosso relacionamento com Deus e o mundo invisível. Já atendi muitas pessoas que diziam que sempre tiveram muita fé, mesmo antes de ler a Bíblia. Bom, era exatamente onde estava o problema. Dizer isso é como dizer que sempre confiou em uma pessoa de quem nunca ouviu falar.

Não tome isso como crítica. Eu mesmo pensava assim, até que tomei conhecimento sobre o que Deus considera fé. A Palavra de Deus define fé como o “[...] o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.” (Hebreus 11:1).

Mas, será que podemos dizer que fé é um sentimento? Até a leitura desse conceito, nada impede de que digamos ter fé antes de conhecer a Palavra. Você pode ter certeza de coisas que não se viram e até provar coisas que não se vêem na aula de filosofia, por exemplo. Discuta com algum filósofo sobre a importância desses assuntos e você terá um furacão de convicções. Eles também assumem que o fato de eles acreditarem é prova suficiente de que a sua explicação é a melhor sobre a vida e as pessoas. Mas, se entendermos de onde vem a fé, segundo a bíblia, vamos ver onde está o ponto, que torna impossível crer antes de conhecer a Palavra: “como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? [...] E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Romanos 10:14,17).

Observe no versículo acima, ele deixa claro que é preciso ouvir algo prometido para ter fé de que aquilo será cumprido. Quando a Bíblia fala de fé, não fala apenas de um sentimento ou de uma argumentação lógica convincente, fala de manter-se firme em esperar algo que Deus prometeu, a despeito de qualquer coisa. Deus disse: “[...]porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir. ” (Jeremias 1:12). Jesus é a garantia do cumprimento das promessas de Deus: “porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que foi, por nosso intermédio, anunciado entre vós, [...] sempre nele houve o sim. Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.” (1 Coríntios 1:20-21). Então, fé não é um sentimento, ela é fruto do conhecimento e da confiança no que foi prometido por Deus.





Fé e promessa
O dicionário Michaelis define fé como “1. Crença, crédito; convicção da existência de algum fato ou de veracidade de alguma asserção. 2. Crença nas doutrinas da religião cristã. 4. A primeira das três virtudes teologais. 5. Fidelidade a compromissos e promessas; confiança. 6. Confirmação, prova.” Uma grande problema, hoje, é que estamos destruindo todas as relações de confiança.

Nós deveríamos aprender confiança com nossos pais. Mas, cada dia mais, pais e filhos se distanciam. A confiança é construída com a convivência, com a experiência, com cada promessa cumprida, com cada prova de proteção, cuidado e carinho. É esse o tipo de pessoa que confiamos. Confiamos em quem nos ama e prova isso com fidelidade e coerência. Mas, em meio a tantas rejeições e mágoas, é difícil de estabelecer uma relação de confiança. A confiança vem do amor e da fidelidade que recebemos. Para confiarmos em Deus, precisamos conhecê-lo e Ele se revela pela sua Palavra.

Para conhecer o Amor de Deus...
Para conhecê-Lo, Deus nos deixou a sua Palavra. Jesus é a Palavra encarnada: “e o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (João 1:14). A fé que movia Jesus vinha do seu relacionamento com Deus: “entretanto, vós não o tendes conhecido; eu, porém, o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei como vós: mentiroso; mas eu o conheço e guardo a sua palavra.” (João 8:55). O foco do ministério de Jesus foi manifestar o poder e o amor de Deus e nos firmar na Sua Palavra:

Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra. Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti; porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. (João 17:6-8).

Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.(João 8:31-32).

Ao ouvirmos sobre o Amor de Deus através da Sua Palavra, nos tornamos livres por esse mesmo amor. A Palavra reúne a revelação do Amor de Deus: “aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele:  aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.” (1 João 2:5-6). 



Podemos, então, dizer que fé é ter certeza de que Deus vai fazer o que prometeu na sua palavra, portanto não é sentimento, é uma certeza baseada em documento, é confiança no direito adquirido, uma vez que a Bíblia é um compêndio de dois documentos legais (novo e velho testamentos). Deus quis nos dar bênçãos, então, Ele as registrou na sua Palavra e nos deu sua garantia na forma de testamento.

Um testamento é um registro de bens, direitos e deveres para gozar de um patrimônio, que alguém nos legou em caso de morte. Jesus morreu na cruz e nos deixou uma herança. Sabendo qual é, podemos gozar dela. Não sabendo, passaremos a vida necessitados, pois não tomaremos posse do que Ele nos legou, como Paulo pedia para os Efésios:

Por isso, também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos (Efésios 1:15-18).

Você pode orar assim:

Pai, preciso que o meu coração entenda o quanto Tu me amas, o que Jesus tem para mim e preciso de ajuda para compreender essas coisas de forma equilibrada sobre a tua Palavra e por em prática assumindo a minha herança em Cristo. Ajuda-me, revela-me, ilumina o meu coração em nome de Jesus, enquanto leio a Bíblia.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics