sábado, 8 de setembro de 2012

Despertando para a integridade de Deus

Amendoeira em flor


Certa vez li essa frase: “integridade é fazer a coisa certa quando ninguém está olhando!”. Nestes tempos, em que ouvimos tantas promessas e previsões que não se cumprem, raramente experimentamos o que seja integridade de palavra. Esse é um valor que precisamos resgatar se realmente deseja­mos conhecer a Deus mais intimamente.

Lembrei de um dia em que um menino recebeu um colega à porta e o recém-chegado insistia em convidá-lo a sair para jogar. O rapazinho baixou a cabeça e disse:
- Não vou poder.. Minha tia não deixou (a tia cui­dava dele...).
colega insistiu:
- Vai, pede de novo, se você ficar pedindo, ela deixa!...
O menino, de dentro de casa, resignado, baixou a cabeça e falou em tom sério:
- Não, eu não vou pedir de novo. Porque minha tia tem palavra e, se ela disse que não deixa, não adianta insistir. Ela não vai dei­xar. Quando ela diz que é, é ...; mas quando diz que não, é não.

Havia uma certeza bem estabelecida nesse menino. A mesma confiança que lhe garantia o cumprimento das promessas positivas lhe garantia os limites. Uma vez acertado o pacto, para o sim ou para o não, não haveria mais negociação ou mudanças de última hora.

Há, na Bíblia, o caso de um rapaz que conhecia profundamente a integridade das promessas de Deus e que pautou sua vida baseando-se na certeza de que Ele seria fiel ao que prometera, a despeito de toda a degradação à sua volta. Foi assim que Deus se revelou ao profeta Jeremias. Com certeza, Jeremias sabia que em Deus haveria integridade. Deus não diz qualquer coisa por dizer, para livrar-se rapidamente de quem insiste com Ele, para parecer bom, para contar vantagem, ou qualquer outro motivo fútil com os quais estamos acostumados, hoje em dia. Deus fala aquilo que Ele é. Deus é um só com a sua Palavra. Esse nível de integridade jamais será alcançado por um homem ou uma mulher.

Foi nessa expectativa de integridade da Palavra de Deus que Jeremias viveu desde sua mocidade. Enquanto todos à sua volta insistiam em seguir caminhos tortuosos, ele se tornou uma ilha de excelência. Então, um dia, Deus se revelou a ele e lhe confiou uma missão. A sua aptidão havia sido provada, quando foi corajoso o sufici­ente para não tomar o caminho mais fácil da acomodação à falta de integridade que o cercava. O fato de Jeremias conhecer a integridade de Deus em relação à Sua Palavra e vivê-la em si mesmo, fez com que o próprio Deus pudesse confiar a Sua Palavra a Jeremias.

Instruindo-o, o Pai deu a Jeremias a noção de urgência da tarefa: "...Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira" (Jeremias 1:11). Para mim e para você, a vara de amendoeira não diz mui­to. Mas como hebreu, o profeta sabia que ela era a primeira a árvore a florescer na primavera. A amendoeira era também chamada de 'desperta­dor'. Ela era símbolo do início da maravilhosa estacão das flores, da fertili­zação, do renovo. E Deus disse mais:"... Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la." (Jeremias 1:12). Com aquela visão, Jeremias podia reconhecer a fidelida­de de Deus na capacidade de renovação, de gerar vida, a qual nenhum homem podia impedir ou imitar. Falava da necessidade de despertar para o fato de que Deus é íntegro e cumpre o que promete. O Pai do Céu não fala apenas palavras vãs, mas Palavras cheias de poder para executar o que Ele promete. Ele continua sendo Se­nhor da existência que criou.

Jeremias tinha a visão correta de Deus. Ele conseguia enxergar que, apesar da falta de integridade à sua volta, Deus tinha um padrão que não caía nunca. O Pai é coerente e cumpridor da Sua Palavra. Ele se agradou da capacidade de Jeremias em continuar a vê-lo como Deus Auto-suficiente e não como uma figura com fraque­zas e falhas humanas. Deus prometeu, Ele o fará (Números 23:19). Seu pai pode ter mentido para você, sua mãe prometido e não cumprido, seu patrão pode não ter palavra, sea lá quem for pode ter quebrado as promessas no casamento, qualquer pessoa que você conhece pode ser mentirosa e falha, mas Deus NÃO É MENTIROSO!
Deus é Santo, Ele é Deus e não pode se corromper. O que Ele disse, ontem ou hoje ou disser amanhã, Ele fará. Não espere nos homens, espere em Deus, nas Suas promessas. Jesus foi enviado para a terra a fim de cumprir o que Deus prometeu: "mas nele [Jesus Cristo] houve sim. Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós." (2 Coríntios 1:19-20).





O despertar da amendoeira

No hebraico (língua original do texto) as palavras que significam amendoeira e velo em Jeremias 1:11 têm escrita diferente, mas o mesmo som quando fala­das. É um jogo de palavras que diz: “Acorda! Desperta! Porque eu estou cuidando, velando, providenciando, para que, em breve, brote tudo o que eu lhe falei. Tão certo como a primavera vem e faz as flores brotarem, o fruto da minha promessa brotará! Não procure outro caminho. DESPERTE PARA O QUE EU DIGO, PORQUE VAI ACONTECER!” Ainda que você se sinta uma ilha isolada de excelência, o próprio Deus vai lhe dar a prova e a manifestação de que Ele é fiel e cumprirá a seu respeito tudo o que lhe prometeu. Não se dobre ao mal, mesmo que aparente haver vantagem em fazer as coisas da forma errada. Tudo tem seu tempo e Deus está trazendo o tempo da recompensa.

A primavera está chegando para você em Deus!!! Este é o momen­to da renovação! Da vida! Jesus é o caminho, a verdade e a vida, venha ao Pai por Ele, que é a Palavra Viva tornada em um homem de carne e osso, para que nós pudéssemos entender e nos aproximarmos do Pai (João 1:1, 14). Se você está firmado na Palavra de Deus, não abandone a sua fé. Se não está, busque a Palavra de Deus a respeito das suas necessidades. Alinhe a sua vida com a Palavra e a primavera virá! Deus tem um plano de paz para você (Jeremias 29:11), conheça-o através da Sua Palavra. Deus é íntegro e cumpre a sua Palavra.

Ore Comigo:

Senhor, eu quero que me ajudes a conhecer e crer na integridade de cada uma das Tuas promessas, para que eu tenha a visão correta de Ti. Quero conhecer os Teus planos a meu respeito. Mostra-me, Jesus! Seja o meu único guia, Mestre e Senhor e leva-me a o Pai, em nome de Jesus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics