terça-feira, 1 de maio de 2012

Vitoriosos sobre a incerteza desses dias turbulentos




Nós sofremos milhares de influências o dia inteiro. A cada momento somos atraídos a fazer, dizer e pensar em algo diferente. Outdoors, propagandas na rua, na nossa caixa de e-mail e de correio, estamos abarrotados de imãs perceptivos que procuram nos atrair ao consumo e a um etilo de vida que nem sempre nos fará bem. Ter uma bússola informacional uma base onde possamos vencer todas essas atrações é essencial.

A incerteza é a maior característica desses tempos. Aquilo que era o sonho de todo administrador, a previsibilidade do mercado, deu-se praticamente por perdido. Agora, temos probabilidades. Probabilidade significa que há sempre chances de não dar certo. Isso é angustiante para quem precisa da fé.

O homem precisa da fé, que é o contrário da dúvida. Então, o Senhor nos coloca na contra mão da incerteza: “todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.” (Hebreus 10:38). É preciso coragem para andar na contramão. Mas oSenhor não nos deixou só, enviou um guia: “pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” (Romanos 8:14).

Aquele que guia acompanha, mostrando o caminho; dá orientação, conduz; também inclui o sentido de apoio ou seja proteção, amparo, socorro, ajuda a alguém na escolha de princípios de raciocínio ou da moral. Assim, aquele que guia é dirigido uma determinada direção (HOUAIS, 2009). O Espírito Santo é o guia no caminho de Deus. Então, se você dispuser seu coração para a grande aventura de ser guiado para a vitória, mesmo contra todas as expectativas comuns, entre nesse comboio e siga em frente para o restante do texto.



O caminho de Deus e a Palavra como fonte

Interessante como nós podemos nos apegar a uma parte da Palavra de Deus e rejeitar outra. Não porque abraçar de forma completa é tão difícil para determinadas pessoas. Ou uma fonte é pura, ou é contaminada. Não existe uma fonte meio contaminada. Não importa se no fundo do copo tem pouca ou muita sujeira, a água está suja. Ou ela é limpa ou suja ou serve ou não serve para beber ou é vida ou é morte. Observe o texto:

NO começo [antes de todo o tempo] era a Palavra (Cristo), e a Palavra estava com Deus e a Palavra era o próprio Deus. [...] 14 E a Palavra (Cristo) tornou-se carne (humana, encarnada) e residiu temporariamente (fez sua tenda na carne, viveu por algum tempo nela) entre nós; e nós [realmente] vimos a sua glória (Sua honra, Sua majestade), tal glória como um filho único recebe de seu pai, cheio de graça (favor, bondade) e verdade.” (João 1:1, 14 – Bíblia Amplificada).

Este trecho deixa claro que o Filho de Deus é a Palavra de Deus. Como filho de Deus, Jesus também se descreveu como A Palavra. Jesus disse na sua última oração:  “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17) e Ele já havia dito: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6).    Santificar-se não é nada mais do que separar-se para o caminho de Deus. Então, se você quer o guiar de Deus, Ele está na Palavra apresentada por e em Jesus.

O Espírito Santo e suas especialidades

A Palavra usa Espírito de Deus e Espírito de Jesus alternadamente para designar o Espírito Santo (Atos 16:7; Filipenses 1:19). A grande promessa do Consolador é exatamente para suprir a nossa necessidade de sermos ensinados, guiados. A primeira fala da função de ensino do Espírito Santo:

Mas o Consolador (Conselheiro, Auxiliar, Intercessor, Advogado, Fortalecedor e Mantenedor), o Espírito Santo, Quem o Pai enviará em meu nome [em meu lugar, para me representar e agir em meu benefício], Ele ensinará a vocês todas as coisas. Ele trará a vocês a lembrança (os lembrará, trará a recordação) tudo o que eu tenho lhes dito.(João 14:26 – Bíblia amplificada)

A segunda, fala do testemunho do Espírito Santo: “Mas, quando o Consolador (Conselheiro, Auxiliar, Intercessor, Advogado, Fortalecedor e Mantenedor), quem eu enviarei a vocês do Pai, o Espírito da Verdade que vem (procede) do Pai, Ele mesmo testificará a meu respeito.” (João 15:26 – Bíblia amplificada).

Como o Espírito Santo guia

Jesus disse: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” (Mateus 22:29). Então, precisamos ter os dois conhecimentos. E ambos são dados pelo Espírito Santo. A primeira função do Espírito é ensinar. E a base do seu ensino é a Palavra de Deus, pois Ele ensina sobre Jesus e lembra apenas os ensinamentos de Jesus. Os ensinamentos de Jesus estão na Palavra.

Mas, para entender a Palavra, precisamos de ajuda do Espírito Santo para que ela se torne viva para nós, como disse Paulo ao coríntios: “5  não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, 6 o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.” (2 Coríntios 3:5-6).

Aprendendo com o Espírito na Palavra

Jesus disse: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” (João 5:39). Paulo explicava a Timóteo: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,” (2 Timóteo 3:16).

Jesus é a expressão exata de Deus: “2  nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. 3  Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,”  (Hebreus 1:2-3). E Ele é a Palavra Encarnada.

Aprendendo com o revelar do Espírito

O Espírito Santo pode enviar alguém para lhe explicar a Palavra, como fez Filipe correr atrás da carruagem do eunuco da rainha etíope e explicar-lhe o livro de Isaías (Atos 8:26ss). Ele estabeleceu mestres no seu reino para poder ajudar as pessoas a compreender a sua vontade (Efésios 4:11). Mas, você terá a sabedoria que precisar para compreender o que precisar se você pedir a Deus: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1:5).

Só que você precisa comparar coisas espirituais com coisas espirituais para poder entender a Bíblia:

“12  Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 13  As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.” (2 Coríntios 2:12-13).

A condição para compreender a Palavra pelo Espírito


Seguindo o texto acima, Paulo descreve a condição do coração de quem quer ser guiado por Deus para a vitória:
14 Mas o homem natural, não espiritual não aceita ou dá as boas vindas ou admite em seu coração os dons, os ensinos e as revelações do Espírito de Deus, pois eles são tolice (coisas tolas sem sentido) para ele; e ele é incapaz de conhecê-los [de progressivamente reconhecer, compreender e tornar-se mais íntimo com eles] porque [os dons, os ensinos e revelações do Espírito de Deus] são espiritualmente discernidos, estimados e apreciados.
15 Mas o homem espiritual testa todas as coisas [ele examina, investiga, inquire, questiona e discerne todas as coisas], contudo não é trazido a julgamento e julgado por ninguém [ele pode ler o significado de tudo, mas ninguém pode discernir propriamente ou avaliar ou ter revelação dele]. 16 Pois aquele que conheceu ou compreendeu a mente (os conselhos e propósitos) do Senhor para guiá-lo, instrui-lo e dar-lhe conhecimento? Mas nós temos a mente de Cristo (o Messias) e alcançamos os pensamentos (sentimentos e propósitos) do Seu coração. (1 Coríntios 2:14-16 - Bíblia Amplificada)

Assim, podemos dizer que há o homem natural, que não conhece o que é do Espírito, logo não vai entender a Palavra e não vai tirar o proveito de conhecer a vontade de Deus; e há o homem espiritual, que compreende e se beneficia da Palavra e do poder do Espírito. Você pode até estar pensando que isto é uma qualidade intelectual ou moral que vai distinguir um do outro. Enganou-se se pensou assim. A qualidade é de natureza e não de status.

Jesus respondeu a um doutor da Lei que viera ao seu encontro à noite como esse senhor poderia ter a vida eterna e ver a vontade de Deus na sua vida:

5 Jesus respondeu: Eu lhe asseguro, muito solenemente eu lhe digo que a menos que um homem nasça da água e [realmente] do Espírito, ele não poderá [nunca] entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne [do físico é físico]; e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não se maravilhe [não fique surpreso ou atônito] com oque estou dizendo: Vocês devem todos nascer de novo (de cima). (João 3:5-7 – Bíblia Amplificada)

O homem natural é o homem nascido naturalmente. Esse não pode ver ou entender o o reino de Deus porque está fora dele. A natureza de um gato não o permite entender que não é educado gritar de madrugada na sua janela. A natureza dele só permite que ele esteja disputando a propagação da espécie ou corra se você fizer mais barulho do que ele. Mas ele vai voltar... Ah, vai sim. A natureza de nossa vida terrestre nos impede de vivermos no espaço ou debaixo d’água permanentemente. Podemos criar algumas adaptações, mas serão temporárias e arriscadas. Da mesma forma, se você não tem a natureza do Espírito de Deus, não entenderá a lógica e os princípios dEle.

Mas o fato de você precisar nascer de novo não quer dizer que isso seja complicado. Nascer de novo significa renunciar viver para você e aceitar morrer para o pecado e nascer para Deus. Quando você se arrepende e pede perdão ao Senhor Ele apaga os seus pecados, restaura o seu interior lhe dando um espírito novo, no qual se funde o Espírito Santo para poder guiá-lo nessa nova jornada. Aquele que tem o Espírito Santo é nascido de Deus e pode, tranquilamente ser guiado por Deus.

Conquistando a virada

Então, antes de qualquer coisa, precisamos desejar uma mudança provocada pela Palavra em nós. Todas as grandes revoluções da história iniciaram devido a um estado de falta de conhecimento e uma necessidade de saber e melhorar: a roda, a imprensa, a internet. Havendo a necessidade de conhecimento, criou-se uma disposição/necessidade para a mudança e então a tecnologia foi desenvolvida. Houve países que se fecharam para a mudança e ficaram atrasados por centenas de anos. Desejar a mudança é o principal ingrediente para a mudança.

Mas não vai adiantar desejar uma mudança que não buscamos. Toda busca inicia-se numa fonte de informação. A fonte de informação para mudar a nossa vida em direção à vontade de Deus está no registro da sua vontade. O Testamento é a vontade de alguém registrada. Ele onde a pessoa dispõe, total ou parcialmente, dos seus bens, com observância das prescrições legais a respeito, e estabelece deveres e direitos que devem vigorar depois de sua morte. O testamento de Jesus é o que Ele quer lhe dar com as condições para você receber.

Na conquista dessa vontade na sua vida vigie para não perder o foco na nova direção. Você tem um fundamento objetivo e direto, que é a Palavra e um fundamento espiritual, que é o guiar do Espírito. O Espírito deixa um juiz dentro do seu coração: a paz de Cristo. Observe o equilíbrio de uma vida que tem as duas coisas:

15  E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 16  A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. (Colossenses 3:15-16).

Você pode passar a viver sobre um fundamento espiritual e eterno que o deixará inabalável nessa era de incertezas e imprecisões.

Usufruir da nova posição

Colher é conseqüência de plantar. Sua busca é uma semeadura. Aquele que pede, recebe, o que busca encontra que bate abrir-se-lhe-á (Lucas 11:7-10). Mas você precisa conhecer a vontade de Deus para ser atendido, assim estará batendo na porta certa. Veja: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” (Tiago 4:3) e “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.” (1 João 5:4). Assim, precisamos conhecer a vontade de Deus para poder pedir. Sem isso, não recebe. Só que pedir dentro da vontade de Deus depende de viver dentro da sua vontade “Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.” (Isaías 1:19). Esse é o maior desafio.

Se você aceita o desafio de estar na contramão da incerteza e quer vencer em fé, ore assim:

Querido Deus, eu lhe peço perdão por te desagradar, principalmente por lhe desagradar não conhecendo a sua Palavra e muito pouco do Espírito Santo. Mas, perdoa meus pecados e me dá um coração novo, limpo e capaz de enteder as tua vontade e de ser influenciado e guiado pelo seu Espírito. Eu te peço em nome de Jesus.


Fontes consultadas:
MARINHO, João Carlos Passos (Coord.). Dicionário Houaiss Eletrônico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

2 comentários:

  1. Incrivel como Deus envia anjos para me guiar quando estou perdida. Cada palavra me fez ver que estava me desviando da vontade do pai, mas que agora estou disposta a retomar minha posição de batalha. Que Deus te abençoi e continue a te usar grandemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, querida, Deus abençoe e mantenha a sua capacidade de ouvir, que é o que dá espaço a Deus para usar os mensageiros. Conto com suas orações para permanecer firme na vontade do Senhor e falara sua Palavra.

      Excluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics