sábado, 12 de maio de 2012

Se fosse no sertão era assim: mãe só tem uma



Foi um rapaz bem aparentado
que tinha acabado de virar rei.
Em sonho, Deus lhe disse:
É pra hoje mesmo, visse:
"Meu rapaz, você foi coroado
pede um presente e Eu lhe darei."









Ele já a tinha resposta pronta,
não custou nem um piscado,
disse: eu quero é ser desarnado
porque ‘tô feito barata tonta,
precisa juízo demais da conta
pra eu dar conta desse riscado.

É uma razão de um lado
e do outro também tem
e eu no meio, não quero
tirar a razão de ninguém.
Ser um rei justo, sincero
e bom, é esse o porém.
Que seja assim meu reinado.

E muito Deus se agradou,
daquele nobre coração
e lhe disse embevecido:
"Dou-lhe um coração sabido
como nunca se notou jamais 
e eu lhe dou ainda mais."

Não há tesouro escondido
como o que lhe vai ser revelado.
Dou riqueza por todo lado
e um bucho bem furnido
porque fez direito o pedido
e sabe o que é valorizado.

O rei Salomão se animou
com sua bênção prometida.
Deu como recebida
e ele logo a aproveitou,
numa querela comprida
de duas mulé da vida.

Duas mães desmanteladas,
cada uma pariu um menino.
De noite, uma abestaiada
deitou-se no pequenino.
E pra não ficar desfilhada
tomou o da que tava dormino.

A mulher contou a sua versão
de toda a sua triste história.
O rei resolveu a situação
sem nem puxar pela memória.
Chamou logo o capitão:
- Ôme, traga aqui seu facão!



Com a ordem inesperada
o Capitão veio sartando.
E o povo foi se rebuliçando
querendo ver a solução.
Ouviu do rei foi a lapada:
Parta no meio o chorão!

Aquela que nem prestava,
bem alto, a doida gritava:
- Parta bem no meio do bucho.
Ninguém leva esse gorducho.
E eu fico é de égua lavada.
Melhor metade do que nada.

E o aquieta arreda, ficou ativo,
mas não demorou o impasse.
Antes que a desgraça chegasse
uma delas disse com pavor:
Seu rei, por favor, seu doutor,
dê o menino a ela, mas dê vivo.


O rei parou toda a revolta
e mandou agir com sabedoria,
o amor da mãe recompensou
entregando o filho a quem amou,
lhe dando de novo a luz da vida,
mesmo que ficasse só e sofrida.




Não há saber maior  que o dela
saber que Deus deu à mãe da gente.
Seja de  tirar com água a remela 
ou de curar com beijo o doente.
Porque a sabedoria que mora nela
é a que lhe deixa a gente contente.



Mãe, o seu amor é um tesouro
que vale muito mais do que ouro.
Nele, Deus me mostrou a riqueza
desse amor tão puro e especial.
Seu cuidado ensina a certeza
da proteção de todo o mal.
  



Honre sua mãe! Ela é especial e única.


Baseado em 1 Reis 3. Onde Salomão ressalta o teor do amor materno para julgar a uma  disputa pela guarda do filho.






Um comentário:

  1. O rei arretado
    De duas mães, consegui fazer uma
    Não teve choro nem vela
    E eu não se fazer rima eu só sei que foi assim.
    Lau

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics