sexta-feira, 25 de maio de 2012

O alicerce do sucesso

Edifício Burj Khalifa, Dubai, 828 m, prédio mais alto do mundo 2012
Eu passei há pouco tempo junto com muitos irmãos um problema grave com relação ao meu apartamento. Nós moramos cerca de seis anos num prédio construído para nós, compramos com muito esforço na planta, pela promessa da Caixa de um sonho da moradia própria. Tudo foi muito bem durante esses anos, mas após esse tempo, o prédio cedeu e rachou-se de todo um lado. A engenharia da Caixa ordenou a desocupação por perigo de desmoronamento e precisamos sair às pressas.

Não houve indenização ou pagamento de aluguéis, simplesmente o aviso de que se não quiséssemos o prédio caindo sobre nossas cabeças, deveríamos desocupar o quanto antes. Tudo isso aconteceu porque quando construíram o alicerce, não retiraram todos os troncos e raízes. Aparentemente estava tudo bem, mas não havia resistência suficiente às chuvas e movimentos do solo. O alicerce foi mal estabelecido, o prédio estava ameaçado de ruir poisos fundamentos de baixa qualidade apodreceram e cederam. Nós só o recuperamos após cinco anos de processo contra a seguradora da Caixa, que não queria cobrir os danos.

Graças a Deus, uma boa advogada, à campanha na mídia, estamos de volta ao nosso apartamento mais seguros do que nunca. Foram injetados centenas de quilos de concreto nos alicerces com 24 estacas  à volta do prédio que pode suportar um tremor de terra agora. O Senhor nos restituiu em dobro o que foi perdido. Provavelmente foi mais caro reconstruir o alicerce do que seria fazê-lo de início. 

Foi um tempo muito difícil. Aquela saída às pressas desestruturou toda a infra-estrutura das nossas vidas. Essa é a importância do alicerce, quando ele se estabelece, todo o mais se estabelece sobre ele. Se ele ruir, o restante cai com ele e fica imprestável.

O que estou querendo mostrar com esse exemplo, é que isso funciona espiritualmente da mesma forma. Se a nossa vida não se estabelece sobre os fundamentos corretos, ela vai ruir. Ele só vai poder ser bem-sucedida se a estabelecermos sobre os fundamentos firmes e resistentes.

Jesus conta a seguinte parábola para ilustrar um dos princípios mais importantes da vida cristã de sucesso:

24  Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25  e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. 26  E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27  e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína. 28  Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; 29  porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. (Mateus 7:24-29)

Então, estabelecer nossa vida sobre princípios firmes e inabaláveis é fundamental em todos os sentidos. É sobre isso o texto de hoje.


Princípios de sucesso são inegociáveis

Observe a qualidade essencial da Palavra de Deus: “A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.” (Salmo 19:7). Geralmente, temos problemas quando se trata de “lei”. Como estamos acostumados com o emprego opressor da autoridade, toda lei tem conotação de opressão. Mas, os princípios de Deus foram esclarecidos para estabelecer vida.

 Se você está dentro do princípio, se está fundamentado na Palavra, há vida, se não está, não é aí que Deus prometeu vida. Pode até haver sobrevivência e algum prazer, mas a vida de Deus, aquela que Ele prometeu e concede, não estará lá.

Deus também não negocia suas leis ou princípios por nenhum valor com que você possa querer convencê-lo ou suborná-lo. Estou dizendo isso porque muitas pessoas tentam barganhar com Deus: Se “o Senhor” me der isso, eu faço aquilo. Mas se “o Senhor” não me der eu vou fazer do meu jeito. Contra fatos não há argumentos e a Palavra, a vontade expressa de Deus é um fato.

Eu já encontrei muitas pessoas que queriam convencer Deus que seu relacionamento com uma pessoa casada não era adultério, mas um conserto de uma decisão errada de casar tomada anos atrás. Você pode até se convencer, mas não conseguirá convencer Deus. Ele seguirá sendo Ele mesmo e ficará em silêncio até que você o chame novamente, provavelmente quando colher o que plantou.

Mate a semente do fracasso

Há uma gênese da derrota na nossa vida e ela se chama pecado. Veja como Tiago explica isso:


14 Mas, toda pessoa é tentada quando é arrastada, persuadida e presa na armadilha de seus próprios maus desejos (luxúria, paixões). 15 Então, o desejo mau, quando é concebido, dá a luz ao pecado, faz o pecado nascer, e o pecado, quando está completamente maduro, dá o fruto da morte. 16 Não sejam enganados, meus amados irmãos. 17 Todo bom presente e todo dom perfeito (grátis, grande e completo) vem de cima; desce do Pai de toda [que dá toda] a luz, no [brilho de] Quem não pode existir nenhuma variação [aumento ou ajuste] ou sombra lançada sobre seu caminho [como em uma eclipse]. (Tiago 1:14-17 – Bíblia Amplificada)

Tudo começa no engano do desejo

Observe onde tudo realmente começa quando toda pessoa é tentada quando é arrastada, persuadida e presa na armadilha de seus próprios maus desejos” (Tiago 1:14) e é isso que Tiago insiste em frisar : Não sejam enganados, meus amados irmãos.” (Tiago 1:16). O principal problema é quando nos convencemos que vale à pena, que é seguro, que está certo, que temos direito de pecar.

Foi quando Eva se convenceu de que comer o fruto seria bom que ela o comeu. Ela se deixou convencer que o mau era bom com os argumentos que a serpente lhe apresentou. Se há um inimigo perigoso, esse é a nossa carne. Esse tipo engano pode acontecer a “toda pessoa”, não importa cargo, conhecimento ou qualquer vantagem que você pense, é só dar espaço e podemos cair pelos nossos desejos.

O primeiro ponto da prevenção da derrota.

A primeira coisa que precisamos atentar é quando aquilo que é mau está nos atraindo. Ninguém é imune a ser atraído pelos desejos da carne. A carne não se converte “Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar”(Romanos 8:7). Se ela tiver chance ela vai dar seu fruto: “Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.”  (Romanos 8:6).

É fundamental entender que desejo não é pecado e que o fato de haver um desejo não significa que ele tenha que ser executado. Jesus é o nosso Senhor, e não o desejo. Ele pode ser descartado por uma mente vigilante e um espírito fortalecido no senhorio de Cristo. A conduta com seus pensamentos precisa de atenção para situações que dêem espaço ao desejo do mal e oportunidade para a sua prática.

Conserve sua mente no que é bom, pois a melhor forma de vencer o mal é com o bem: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Romanos 12:21). Inverta o jogo. Se a mágoa quer se impor, imponha o perdão a ela e ore pela pessoa que lhe magoou; se o desejo quer lhe perturbar de forma ou pela pessoa indevida, saia de perto um pouco, desvie os pensamentos, procure um espaço diferente para mudar o foco do corpo.

Pratique a substituição de pensamentos e atos maus por bons, desvie sua atenção e foco para algo construtivo e não destrutivo. Não seja tolo, não abrigue na sua própria mente algo que pode destroçá-lo, pois se você alimentar o pecado, certamente, ele nascerá. Além disso, a bíblia diz: “Afasta-te e foge das luxúrias da mocidade, almeja e persegue a justice (tudo o que é virtuoso e bom, da retidão no viver, a conformidade com a vontade de Deus em pensamento, palavra e ação); [deseje e busque] a fé, o amor, e a paz (harmonia e concordância com os outros) em companheirismo com todos [os cristãos], que declaram o Senhorio de Cristo com um coração puro.” (2 Timóteo 2:22).

Na fase da intervenção: o pecado certamente dará prazer, mas também trará sua empresária, a morte.

Todas as práticas destrutivas seriam facilmente abandonadas se elas não trouxessem consigo o prazer. Então, se não conseguiu matar o pecado antes de nascer, mate depois de nascer, (garantindo que dará mais trabalho). Comece confessando-o, inclusive o seu prazer e a sua incapacidade de soltá-lo. Confesse a sua necessidade de que Deus o liberte porque você tem prazer no pecado que Ele mude seu coração. A sinceridade vai ajudá-lo, a auto-suficiência vai mantê-lo preso por causa do seu orgulho.

Confie no amor de Deus, Ele conhece sua fraquezas. Nada mudará a Deus e você não mudará os princípios dele. Então, Ele prometeu nos levar até esses princípios, perdoando e corrigindo os nossos corações: “16  Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, 17  acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre.” (Hebreus 10:16-17)

Enfim, nós entramos nos problemas porque encontramos algum prazer que nos atrai e porque escolhemos diferente do que fomos projetados para fazer. Daí as conseqüências. Alicerce ruim, prédio destruído. Se queremos viver tranquilamente, precisamos nos fundamentar em um alicerce firme. Tomar decisões baseadas em verdades eternas e não em desejos e prazeres passageiros. A sabedoria de Salomão já dizia daquele sábio, o que baseia sua vida em conhecimento eterno “O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios ficará transtornado.” (Provérbios 10:8);  “o sábio teme, e desvia-se do mal, mas o tolo se encoleriza, [...]” (Provérbios 14:16) e “o sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino.” (Provérbios 16:21)

Há sabedoria disponível para você

A sabedoria de Deus está disponível para qualquer pessoa que queira fazer sua vontade: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” (Tiago 1:5).  Entretanto, há muitos edifícios ruindo: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” (Oséias 4:6).

Você pode orar assim:

Como o salmista, aconteça o que acontecer, mantenha os seus fundamentos eternos, é a melhor oração que posso indicar hoje:

1  Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do SENHOR. 2  Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração; [...]
15  Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos. [...]
27  Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim falarei das tuas maravilhas. [...]
40  Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me na tua justiça. [...]
45  E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos. [...]
63  Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos. [...]
69  Os soberbos forjaram mentiras contra mim; mas eu com todo o meu coração guardarei os teus preceitos. [...]
78  Confundam-se os soberbos, pois me trataram duma maneira perversa, sem causa; mas eu meditarei nos teus preceitos. [...]
87  Quase que me têm consumido sobre a terra, mas eu não deixei os teus preceitos. [...]
93  Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois por eles me tens vivificado. 94  Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos. [...]
100  Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos. [...]
110  Os ímpios me armaram laço; contudo não me desviei dos teus preceitos. [...]
128  Por isso estimo todos os teus preceitos acerca de tudo, como retos, e odeio toda falsa vereda. (Salmo 119:1-2, 15, 27, 40, 45, 63, 69, 78, 87, 93, 100, 110, 128).

Graça e Paz para você em Cristo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics