sábado, 28 de abril de 2012

Tornando-se ousado como o leão!



Há uma implicação forte quando pergunta se alguém É uma determinada coisa. Ser indica natureza. Natureza não se muda. Para mudar a natureza é preciso morrer e nascer de novo. É por isso que Jesus disse que para resolver o problema entre o homem e Deus, o homem teria que nascer de novo (João 3:5). 


Quando você assume que você É TÍMIDO, você está conseguindo um problema invencível. Mas, timidez é um comportamento e não uma natureza se você apenas costuma se comportar assim você já tem uma opção, que é aprender um novo modo de viver livre do medo. A bíblia diz que “Fogem os perversos, sem que ninguém os persiga; mas o justo é corajoso como o leão. ” (Provérbios 28:1).


A sua decisão a respeito da ousadia


Você deve estar pensando: Mas eu não “sou” assim porque quero!... Realidade, nenhum tímido fica tímido por decisão, nem por herança. O medo não é algo que se herda ao nascer. É um comportamento aprendido. Observe que nenhuma criança tem medo da tomada elétrica, a menos que os pais ou a experiência associem estímulos desagradáveis ao tocá-la. Daí vêm as necessidades de redes nas janelas, cadeirinhas com cintos para segurar a criança, etc. Medo de escuro está associado a alguma insegurança psicológica da criança. 


Medo, de qualquer coisa, é um comportamento aprendido. Não é hereditário. Por isso, num sentido estrito, ninguém É TÍMIDO, apenas se comporta frequentemente dessa forma. Você não nasce assim e não tem morrer assim. Se aprendeu, pode desaprender ou aprender outro tipo de reação. Isso pode ser vencido e modificado. Podemos decidir buscar a ousadia que é nosso direito e nossa verdadeira natureza em Cristo.


Conheça seu inimigo e gere estratégias para vence-lo

Primeiro, precisamos entender o que é timidez no dicionário comum e na Bíblia e ver o que a Palavra de Deus diz a respeito. No dicionário Michaelis, tímido significa “1. Que tem temor; receoso. 2. Acanhado. 3. Fraco, frouxo.”. Na bíblia, temos o termo  hebreu “rak”, que significa “coração mole ou fraco”; e “yâré”, “ medroso, que vive com temor”. No grego, “dilos”, que significa “de pouca fé, medroso”.  Então, todos concordam que quem está manifestando timidez vive com medo e pouca confiança. 


A questão é que confiança não é um reflexo inato, mas outro comportamento aprendido. Nós confiamos em quem mantém um padrão de amor e fidelidade. Nós amamos o Senhor porque Ele nos amou primeiro. O que atrai em Jesus é Ele ter entrado na nossa dor e limitação para nos ajudar. Ele se revestiu de nós para nós revestir dEle. "Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus." (2 Coríntios 5:21). Ninguém pode (nem quer, na maioria das vezes) vestir sua pele para sentir sua dor e saber como você se sente, mas foi isso que Jesus decidiu fazer por você. Então, não é preciso ter medo de crítica, desamparo, rejeição. 


O amor vence o medo porque traz confiança, certeza de que somos preciosos e guardados pelo Pai Todo-poderoso: "18 No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. 19  Nós amamos porque ele nos amou primeiro." (1 João 4:18-19). Você foi escolhida ou escolhido pelo ser mais perfeito de todo o universo para ser amada ou amado. Não tema, Ele é contigo. Não te deixa nem desampara.

Resultados da timidez e do medo

 O problema com a timidez no sentido bíblico é que ela impede a pessoa de guerrear e ainda a torna uma central de distribuição de impossibilidades: “E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual o homem medroso e de coração tímido? Vá, torne-se para casa, para que o coração de seus irmãos se não derreta como o seu coração.” (Deuteronômio 20:8).

Isso de fato aconteceu quando Josué mandou os espias tímidos ou medrosos para fazerem a varredura da terra prometida. Apesar de toda a prosperidade e da promessa de Deus, eles só viram a força dos seus opositores (Números 13). O medo nos torna pessimistas.


Quando Gideão foi à guerra, deu ordem imediata para que se retirassem os medrosos e não importava quantos fossem, apesar de serem 22 mil homens: “Apregoa, pois, aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for tímido e medroso, volte e retire-se da região montanhosa de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.” (Juízes 7:3). Entretanto, lembre-se que, se você não participou das batalhas até aqui, pode se preparar e enrijecer o coração para as próximas. Pode torná-lo resistente ao medo e ganhar segurança.    


Vencendo a timidez pelo poder do Espírito Santo

Observe Pedro, que negou Jesus três vezes. Em Atos dos Apóstolos, no capítulo 2, surge um Pedro capaz de falar para uma multidão, onde três mil foram abençoadas (Atos 2:41). A ação do Espírito de Deus sobre Pedro fez com que ele vencesse as barreiras  da lógica, da sua própria condição humana e se entregasse o suficiente para que Deus o levasse em vitória. Então, temos na Palavra de Deus algumas soluções. 

Aqui está a primeira solução: o Espírito de Deus vence a timidez. Força para vencer e enfrentar obstáculos vem do Espírito de Deus. “Porque Deus não nos tem dado Espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” (2 Timóteo 1:7). Essa é a promessa: “Naquele dia, o SENHOR dos Exércitos será a coroa de glória e o formoso diadema para os restantes de seu povo; será o espírito de justiça para o que se assenta a julgar e fortaleza para os que fazem recuar o assalto contra as portas.” (Isaías 28:5-6). Faça recuar os que querem assaltar as portas da sua alma, em nome de Jesus. O Espírito Santo lhe capacita a isso. Resista ao medo e Ele fugirá de você (Tiago 4:17).

Então, se você nasceu de novo e recebeu o Espírito de Deus no seu coração, você não tem a timidez por natureza. Você é de natureza forte e vencedora, mas isso ainda não brotou porque não foi liberado pela fé. Agora vai ser liberado porque a fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus e você está "ouvindo". Pode ainda não ter se dado conta disso, mas a despeito de tudo que você aprendeu, até sobre você mesmo, o que Deus diz sobre você é isso: você tem a natureza forte e corajosa e você pode todas as coisas nAquele que te fortalece (Filipenses 4:19). Se não sabe o que é nascer de novo ou não tem certeza absoluta, veja a postagem (Nascer de Novo).

A timidez essa inimiga da fé

A bíblia diz que “Fogem os perversos, sem que ninguém os persiga; mas justo é corajoso como o leão. ” (Provérbios 28:1). Isso significa que se você olha para as suas próprias limitações e histórico de falhas, você fraquejará. Mas, se você crê no perdão e na aceitação de Deus, através do pagamento de pecado realizado por Jesus, você vai estar seguro e tranqüilo de que Deus cumprirá o que prometeu pela sua própria Bondade e Poder.

Eu sei que você não quer a timidez para você. Você está lendo essa postagem por causa disso. A pouca fé impede os milagres. Isso foi ensinado por Jesus quando os discípulos estavam dentro do barco e tempestade piorou, ameaçando as suas vidas. Com timidez e pouca fé, eles só conseguiram se desesperar. Ainda bem que Jesus estava no barco e colocou as coisas em ordem. Mas isso lhes custou uma repreensão severa: “[...] Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança.” (Mateus 8:26). Para receber milagres, precisamos ousar na fé. Porque a fé nos coloca no lugar em que podemos receber milagres. Ela nos leva além das nossas capacidades. Ela nos leva ao que somos em Jesus.


A fé vem pelo ouvir e ouvir da Palavra de Deus (Romanos 10:17). Se você não conhece a Palavra, não pode ter fé e, sem fé, a timidez vence. Você tem dificuldade de falar? Jesus te dá palavras... “porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem.” (Lucas 21:15). Ele fez uma pessoa com dificuldade de falar negociar para tirar 3 milhões de pessoas do Egito... Lembra de Moisés?  O Espírito de Deus fez pescadores impressionarem reis e intelectuais compreenderem os mistérios da Palavra de Deus. Tudo é possível ao que crê. Você crê? Então, você definitivamente não é tímido(a). Você pode até momentos de insegurança, mas essa não é a natureza na qual e para a qual você foi comprado por Jesus.

A solução está na justificação em Cristo

Jesus morreu para que pudéssemos ser tratados por Deus como quem não tem pecado. Como assim? Se Ele pagou os pecados na cruz, que pecados restam para nós? “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21).

Você pode argumentar: - Ah, mas nós pecamos...   Pecamos, sim, mas se “[...] confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e purificar de toda a injustiça.” (1 João 1:9). Você já ouviu o ditado: quem não deve, não teme? É da mesma lógica que vem o escrito de Paulo que diz com toda a ousadia do conhecimento da sua identidade em Cristo:
31  Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32  Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? 33  Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34  Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. 35  Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? (Romanos 8:31-35)

Não vá nas suas próprias forças e nem deixe de ir na força do Senhor

Quando vamos a Deus ou a qualquer lugar ou tarefa ou desafio não podemos ir confiando na nossa bondade ou nos nossos direitos. Precisamos ir confiando na bondade dEle e no direito que Jesus adquiriu para nós. Assim, na sua presença, encontramos socorro: "[...] Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. "(Hebreus 4:14, 16). Se Deus lhe acha capaz, se Ele lhe chamou e ungiu, quem é você para duvidar dEle? Se você tem alguma coisa para temer será desagradar e afastar-se de Deus. Portanto, assuma a verdade que é sua e estabeleça a vitória das promessas e da natureza e identidade de Deus na sua vida.

Se o Senhor lhe deu para fazer é porque o capacitou. Vá tremendo, mas vá. Isso é coragem e não timidez. Coragem é a ação de enfrentar o perigo e o medo. Assuma como se fosse Josué recebendo a ordem: 
8  Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. 9  Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. (Josué 1:8-9)


Enfim, se o Espírito de Deus mudou a nossa natureza quando aceitamos morrer para o pecado com Jesus e ressuscitar com Jesus para um nova vida e se o mesmo Espírito nos trouxe uma natureza forte e um direito igual ao de Jesus, porque temeríamos ou seríamos tímidos? Não deixe mais esse engano lhe dominar. Você não é tímido. Você é tão forte que decidiu vencer o medo e o perigo a ponto de estar até agora lendo esse texto e buscando a Deus. Não deixe um momento de insegurança dizer quem você é. Você é aquilo que você crê e então faz. Decida enfrentar e o Senhor será contigo.


Os apóstolos oraram por ousadia e receberam poder para serem ousados e veja o resultado:
24 Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há;
25  que disseste por intermédio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs?
26  Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido;
27  porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel,
28  para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram;
29  agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra,
30  enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus.
31  Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus. 
No poder dessa ousadia sobrenatural enfrentaram perseguição, tortura, e levaram o evangelho e seu testemunho diário para toda a terra. O mesmo acontecerá com você. Deus não faz acepção de pessoas. Uma obra-prima não pode se envergonhar de si mesma (veja o post "A obra-prima de Deus é você").

Você pode orar assim:

Querido Deus, eu  recebo o teu perdão dos meus pecados como suficiente para me fazer limpo diante de Ti. Aceito que o Senhor é a minha Capacidade e o meu Capacitador. O Senhor é o meu limite e o meu milagre. Eu rejeito todo o medo e a timidez, em nome de Jesus, porque o único Espírito que tem autoridade sobre a minha vida a partir de agora é o Espírito Santo de Deus. Espírito Santo me guia através de todas essas limitações para receber o que Deus tem pra mim. Seja com a minha boca e meu coração, para que eu chegue aonde o Pai quer me levar, em nome de Jesus!



Fontes consultadas:


TREVISAN, Rosana (Ed.). Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2007.

STRONG, James. Exhaustive concordance of the Bible. Iowa Falls, Iowa, EUA: Riverside Book/Bible House, 1992. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics