quinta-feira, 24 de maio de 2012

Uma fé que funciona 100% das vezes


Tenho visto pessoas diante de situações impossíveis, onde não há nada que seja possível fazer  e outras que podem plantar uma boa e considerável parte do que precisam. Ambas precisam distinguir qual é o seu papel no seu milagre, senão os problemas ficarão ainda maiores e a decepção lhes baterá à porta. 

Esta estória serve bem como ilustração do princípio deste equilíbrio:

Um viajante ia caminhando em solo distante, às margens de um grande lago de águas cristalinas. Seu destino era a outra margem. Pensava em como atravessar o lago, quando a voz de um homem, barqueiro coberto de idade, quebrou o silêncio momentâneo, oferecendo-lhe transporte. 

O pequeno barco possuía dois remos. Ao colocar os pés no barco, o viajante pôde ler que, num deles, estava entalhada a palavra "ACREDITAR" e, no outro estava escrito, "AGIR". Não podendo conter a curiosidade, o viajante perguntou o porquê daqueles nomes originais dados aos remos. O barqueiro respondeu pegando o remo ACREDITAR e remou com toda força. O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou o remo AGIR e remou com todo vigor. Novamente, o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante. 



Finalmente, o velho barqueiro, segurando os dois remos, remou com eles simultaneamente e o barco navegou chegando ao seu destino. Então, o barqueiro disse ao viajante: Esse porto se chama VITÓRIA. Porque é preciso ACREDITAR e também AGIR para que possamos alcançá-lo! 


A vitória que vence o mundo é a nossa fé (1 Jo 5:4). A fonte da fé é aquilo que está prometido pela Palavra de Deus "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" (Números 23:19). Essa fé descrita na Palavra de Deus (Romanos 10:17) diz quem somos, o que temos e o que podemos. Mas não existe uma fé verdadeira que lhe faça permanecer na inatividade. Ela é como o sopro na vela do barco. Aquilo que se faz é o que determina a existência e o tipo de nossa fé. Tiago é incisivo sobre isso:


20 Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútild? 21 Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar? 22 Você pode ver que tanto a fé como as obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras. 23 Cumpriu-se assim a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”e, e ele foi chamado amigo de Deus. 24 Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé. 25 Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho? 26 Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta. (Tg 5: 20-26)
A conjunção da fé, como esperança e como ação prática é o nosso tema de hoje.




Pela fé podemos ter as coisas preciosas para sempre

Quando Abraão ouviu de Deus que deveria abrir mão temporariamente da vida do filho tão esperado, ele agiu para fazer o que Deus tinha falado, porque cria que Deus lhe havia dado uma promessa de vida para Isaque e nem mesmo a morte seria páreo para a fidelidade de Deus:
17  Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. 18  Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; 19  E daí também em figura ele o recobrou. (Hebreus 11:17-19)
Raabe, era uma prostituta que terminou mudando completamente seu destino por sua ação de fé, quando arriscou a própria vida acolhendo os espiões de Israel em Jericó por reconhecer que o Deus de Israel era o mais poderoso, digno de sua entrega. Se o rei soubesse de seu apoio ao exército de Israel ela seria tratada como traidora e morta. E isso a elevou de prostituta para pertencente à genealogia de José, casando-se com Salmon e abençoada com uma família (Mateus 1:5). Se você crê no que é dito, você faz o que é dito. E precisamos crer se é Deus quem diz.

As áreas em que o rio tem que se desviar

Observe a vida de Abraão, ele creu sempre em Deus. Sua primeira ação de fé foi sair da casa da sua parentela em Ur dos caldeus após ouvir a promessa do Senhor para a sua vida (Gênesis 12). A promessa dele era ter uma descendência. Para conseguir isso, ele não podia fazer nada, uma vez que Sara era estéril. Mas havia outras coisas que ele podia fazer para receber seu filho e isso ele fez. 

Para você ter ideia, Abraão tinha trezentos servos nascidos em sua casa (Gênesis 14:14), antes de Isaque nascer. Isso demonstra que apesar de não ter chegado a sua promessa ainda, ele cuidava muito bem do que podia, dos seus negócios, da sua esposa e do seu relacionamento com Deus e com os homens.

Muitas pessoas ficam paralisadas diante da impossibilidade. Nenhuma impossibilidade é tão total que nos paralise em todas as áreas. Geralmente, o inimigo coloca obstáculos para nos tirar do foco e nos dar essa impressão falsa de que não podemos fazer nada "até que aquilo se resolva" ou "porque aquilo não se resolve". Mas isso é uma mentira deslavada.  Podemos estar impedidos numa área, mas não em todas. E sempre poderemos louvar a Deus, o que nos desimpede no nível do espírito onde as coisas realmente são liberadas.

Agora, peço a você que observe bem se uma área da sua vida foi atingida e você abre mão das outras, a sua situação vai melhorar ou piorar? Não aumente a sua lista de problemas. Se está impedido de fluir de um lado, flua por outro, faça como o rio, que é a imagem do Espírito Santo.

Quando crer é simplesmente manter a esperança


Quando Abraão creu, ele agiu imediatamente e saiu de sua terra natal. Nossa expectativa quando damos um passo para Deus imediatamente é que Ele também o faça no mesmo compasso de tempo. Mas, Deus é eterno, não é medido pelo nosso relógio. Nosso relógio segue as horas do dia e da noite, Ele criou o dia e a noite em um dia dEle. Mas não se preocupe, Ele sabe que nosso tempo é limitado aqui na terra. 

Abraão começou a ficar angustiado com o tempo que levava para ele receber o que queria. Seu corpo começou a ser abatido pela velhice, assim como o de Sara, sua esposa. As chances começavam a diminuir com o tempo passando e Abraão buscou a Deus na sua angústia. A resposta foi a seguinte:
1  Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. 2 Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? 3  Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. 4  A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. 5  Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. 6  Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça. (Gênesis 15:1-6)
Não havia nada que Abraão pudesse fazer, suas forças e capacidades diminuíam a cada dia. Ele via as chances de sucesso diminuindo, então Deus lhe deu a garantia que o Deus da criação iria criar para ele a solução que ele precisava. A solução não dependeria de Abraão em nada, somente do Deus que cria e mantém o Universo. Abraão aceitou isso como verdade e Deus o considerou capacitado para receber a solução.

O discernimento é fundamental

Há situações e circunstâncias onde nós só podemos esperar que a fidelidade de Deus às suas promessas se cumpra. São áreas de nossa vida, mas não podemos permitir que outras áreas que carecem e dependem de nossa ação fiquem também paralisadas. É preciso saber distingui-las para que o tempo de espera não seja um tempo de paralisação. Há coisas que nós vamos ser braços, pernas, mãos e cabeças da fé e outras coisas serão obra do poder de Deus. Veja o que Jesus disse sobre isso:


Esse trabalho de fé deveria ter sido executado pelos discípulos, mas não foi: "E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível." (Mateus 17:20) e este trabalho estava reservado somente para Deus: "Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível." (Mateus 19:26).   

Na realidade, é tudo feito por Deus, algumas vezes através de nós, outras diretamente por Ele, mas o cerne da questão é que o Senhor é a fonte e a confiança nele inclui expectativa e serviço sempre.


Fé cresce

Observe o versículo a seguir: "pelo evangelho a justiça com Deus, aquela que Deus descreve, é revelada, tanto a que flui da fé quanto a que é guiada até à fé [revelada através do caminho de fé que segue para mais fé]. Como está escrito, o homem que é justo e reto através da fé viverá e viverá pela fé." (Romanos 1:17 - Bíblia amplificada). Podemos ver um crescimento que vem da fé, a fé aumenta. O processo de cada situação que precisamos vencer pode demorar mais ou menos dependendo de quanto tempo dedicamos e levamos para desenvolver a fé necessária para atravessar aquela situação.

Com fé suficiente, moveremos os montes, mas não é nada impossível acumular fé suficiente para movê-los: "E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível. " (Mateus 17:20). Sua fé está aumentando agora mesmo, enquanto você lê essa mensagem porque você está tomando conhecimento da Palavra de Deus. 

Decida crer

Tenho visto por muitos anos de ministério pessoas esperando o dia de crer. Dizendo "Ainda não chegou o momento!", ou o dia, ou algum outro empecilho. Mas, o dia de crer é o dia de decidir fazê-lo e não o dia de sentir uma emoção forte (que pode passar e levar você de volta ao estado anterior) ou um comichão ou uma coçadinha, isso é um desenho animado e não uma solução. O dia de crer é o dia em que você resolve que vai assumir uma aliança com Deus para resolver a sua vida COM Ele.

Decida ter a Deus como seu Senhor hoje, pois é isso que a Palavra diz: "7  Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, 8  não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, 9  onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos." (Hebreus 3:7-9). 

Você não quer uma desculpa, e sim uma solução, então, não encontre uma desculpa para não aceitar o guiar de Deus à vitória. Porque você iria querer adiar sua solução? Pois devemos dar "graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento." (2 Coríntios 2:14). Se você realmente quer solução, precisa aceitar a que vem de Deus porque é a única fonte garantida.

O equilíbrio restaurado

Por fim, se você pode fazer algo, é sua responsabilidade fazê-lo "tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma."  (Eclesiastes 9:10).  Seja para você ou para os outros: "não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo."  (Provérbios 3:27). Nada justifica a apatia ou a desistência ou a preguiça.

Desfrute da parte de sua vida que não foi afetada pelo problema que lhe aflige: "Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus," (Eclesiastes 2:24). Não se entregue ao culto a uma situação não resolvida. Abraão viveu 20 anos antes de Isaque chegar e viveu bem. 

José viveu sete anos de cativeiro e sofrimento antes de ser o primeiro homem do rei e viveu o melhor que pôde. Quando ele estava na casa de Potifar usufruía do que o seu senhor lhe permitia (Gênesis 38:8-9) e quando estava na prisão contribuiu para que ela fosse o melhor possível e ele também prosperou com ela. Observe que José só conheceu o copeiro do rei porque estava servindo no presídio. Mesmo demorando-se dois anos para lembrar-se dele, foi de lá, do seu serviço, que veio sua libertação. Pessoas de fé contribuem com o seu melhor onde estão e como estão e é daí que Deus lhes traz a libertação. 

Imagine se esses homens houvessem ficado de braços cruzados ou reclamando porque não tinham conseguido alguma coisa específica se nós teríamos conhecido seus nomes hoje. É o seu possível que Deus lhe pede hoje. Levantar-se, fazer o que pode, agir procurar melhorar o que está à sua volta. E o impossível é com Deus. Nós precisamos disciplinar a nossa mente a não nos atrair e prender naquilo que não podemos, essa é a área de competência de Deus. Precisamos nos focar a cada desafio naquilo que podemos fazer. Essa é a nossa responsabilidade, a responsabilidade da nossa fé.

Graça e Paz para você, que essa palavra abençoe a sua vida.

Você pode orar assim:

Querido Deus, perdoa-me por me distrair e entristecer com o impossível. Essa é tua área de competência e responsabilidade. Ajuda-me a fazer o possível que me está nas mãos com excelência de sabedoria e força, para que teu nome seja exaltado na minha seja onde eu estiver e seja o que estiver acontecendo à minha volta.





Ilustração recebida por e-mail da amiga Zulima Tozzi



Um comentário:

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics