terça-feira, 15 de maio de 2012

Seja tudo o que você pode ser no Rei Jesus




Quando ouvimos a expressão “Rei Jesus!” temos imediatamente a impressão de força e poder. Mas, e quando você escuta a expressão “Jesus Cristo”? Ou melhor e quando você escuta alguém dizendo que “pegaram alguém para Cristo”? Imediatamente associa-se uma imagem de derrota e sofrimento. O título “Cristo” é muito mal compreendido na nossa cultura.

A Palavra Cristo é de origem latina. Mas é o correlativo em latim da palavra Messias de origem hebraica. Nós aqui, no Brasil, utilizamos a palavra Cristo na expressão pejorativa relacionada à pessoa que é abatida, como acima escrevemos. Geralmente significa alguém que levou a culpa e foi agredido sem nada dever, seja metafórica ou fisicamente. Mas, a palavra Cristo não tem esse sentido no hebraico.

Não era esse o Messias esperado ou prometido. Messias (ou Cristo) na língua dos hebreus e judeus é o Rei Ungido (capacitado sobrenaturalmente por Deus) para libertar o povo de Israel. Ele é o cumprimento das promessas de libertação dos profetas. Era tão inaceitável para os judeus um Messias que sofresse que muitos pensavam que Isaías profetizava dois Messias: um que sofria e outro que vencia. Um dos usos da palavra Messias está em Isaías, quando Deus fala da libertação promovida por Ciro:

ASSIM diz o SENHOR ao seu ungido [no original, משׁיח , messias], a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas e as portas não se fecharão. (Isaías 45:1)

Esta vitória e liberdade O Messias, O Cristo, as conquistou derramando a sua vida na cruz. A cruz não foi lugar de derrota para Cristo. Sofrimento, sim, derrota, não. Veja a vitória no próprio texto de Isaías, logo após a descrição do sofrimento. É um cântico de vitória e ressurreição:

10  Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias [predição da ressurreição e da vitória sobre a morte]; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. 11  Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si [motivo do Messias passar pela morte]. 12  Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores [Motivo da recompensa, resultado da conquista] . (Isaías 53:10-12).


O Cristo que tinha que pagar o resgate sofrendo já veio e já sofreu de uma vez por todas. Agora, Ele é o Messias que REINA! E você pode participar desse reinado. Veja como a seguir.





A glória de Cristo

O sofrimento de Cristo foi único e suficiente. Agora, Ele exerce a função de Rei. Veja a imagem que João apresenta de Cristo, o Messias, vencedor:

12  E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; 13  E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. 14  E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; 15  E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. 16  E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
17  E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; 18  E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno. (Apocalipse 1:12-17)

Este é Jesus Cristo, o Rei Ungido para Libertar e Salvar seu povo. Esse é o poder que Ele conquistou dando a si mesmo como oferta pelo pecado e Aquele diante de quem todo poder se dobra e o nosso coração agradece e, acima de tudo, Aquele nos ama e é o nosso escudo e a nossa proteção: Jesus O CRISTO é vitorioso e dá vitória!!!!!!! Vence o sofrimento e o transforma em meio para a glória.


O Cristo Redentor

A ideia do Cristo Redentor é de um Rei, ungido por Deus em poder para libertar o povo de todas as cadeias, trazendo a glória de Deus em todas as dimensões. É por isso que Jesus falava de um reino. Porque Ele é o Rei, o Messias, o Cristo, o Rei Ungido e Libertador de um povo que escolheu servi-lo. E um povo pelo qual este rei aceitou dar a sua vida em pagamento do seu resgate. O Messias, Jesus Cristo, é o Redentor, ou seja, aquele que pagou o resgate do povo de Deus e o LIBERTOU!!! Aleluia!

No mesmo livro de Isaías, a mensagem do Ungido exercendo o seu poder libertador:

1 O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos [O Messias, o Cristo, com poder de libertação];
2  A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
3  A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado [a transformação pelo reinado do Messias, o Cristo].
4  E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração." (Isaías 61:1-4)

O processo de redenção e suas conquistas

A redenção é um processo legal da lei hebraica, que dizia:

47  Quando o estrangeiro ou peregrino que está contigo se tornar rico, e teu irmão junto dele empobrecer e vender-se ao estrangeiro, ou peregrino que está contigo, ou a alguém da família do estrangeiro, 48  depois de haver-se vendido, haverá ainda resgate para ele; um de seus irmãos poderá resgatá-lo: 49  seu tio ou primo o resgatará; ou um dos seus, parente da sua família, o resgatará; ou, se lograr meios, se resgatará a si mesmo. 50  Com aquele que o comprou acertará contas desde o ano em que se vendeu a ele até ao Ano do Jubileu; o preço da sua venda será segundo o número dos anos, conforme se paga a um jornaleiro. (Levítico 25:47-50). 
Então, a redenção de alguém que havia se vendido como escravo ao estrangeiro tinha várias condições a serem cumpridas para se tornar legítima:

1.    Estava garantido o direito legal de resgate. A venda não seria vitalícia ou teria que acontecer apenas no ano do jubileu quando todos os escravos eram libertos (v. 48);
2.    O resgate teria que ser realizado por ele mesmo ou por alguém da sua família (v. 49);
3.    A dívida teria que ser paga desde o dia em que ele se vendeu, até a data do jubileu que seria a da libertação obrigatória dos cativos, com um preço estipulado de uma diária de um trabalhador de salário mínimo no país por todos os anos restantes. Esse ano de libertação era de 50 em 50 anos, jubileu (v. 50).

1a. e 2a. Condições do resgate: O direito legal do resgate e o Messias resgatador

Ao estabelecer o direito legal do resgate, Deus estava dando suporte legal para o resgatador de nossas vidas. Quando Adão, o primeiro homem, aceitou obedecer a Satanás, vendeu-se como escravo a ele: “Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?” (Romanos 6:16). Mas Deus preparava um resgatador (Gênesis 3:15).

Jesus, para poder exercer o direito de resgate sentou-se na mesa na quinta-feira e levantou o cálice dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.” (Lucas 22:20). Ele estava assumindo o direito de resgatador pela aliança. A aliança significa ‘tudo o que é seu é meu; tudo o que é meu é seu. Minha vida é sua vida; sua vida é minha vida.’

A Palavra diz que a vida da carne está no sangue e o sangue é o que expia, paga o pecado: “porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida.” (Levítico 17:11). Quando Jesus tomou a ceia, Ele assumiu a aliança e consequentemente a dívida de vida dos homens com quem ele se aliançara.

O preço estabelecido para a redenção dos homens

Então, Jesus tinha um povo a ser resgatado e ele se dispôs a resgatar e assumiu o direito legal de fazê-lo. Mas, Ele precisava ter a “quantia suficiente” para o pagamento. Todos os dias de sofrimento escravidão que ainda estavam por vir, debaixo do poder maligno deveriam ser pagos pelo Redentor.

Jesus não nasceu da descendência humana, mas da semente da Palavra que Deus deu a Maria e ela a acolheu no seu coração com fé (Lucas 1:27-35).  Veja como o anjo anuncia o Messias: “34  Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? 35  Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.” (Lucas 1:34-35).

O Messias seria santo, separado exclusivamente para Deus, nascido diretamente de Deus e, portanto, sem a herança da distância de Deus, ou seja, sem pecado. Porque Ele não tinha pecado, pôde pagar o pecado por nós: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21). Por isso o Cristo  tinha que sofrer sem dever. 

Se Ele tivesse dívida não poderia ser resgatador, seria um devedor igual aos outros que nasceram de Adão. Não foi para mostrar as injustiças e sofrer por sofrer, havia uma condição determinada que Ele devia cumprir e Ele a assumiu pela nossa libertação do mal. O propósito de Deus não inclui o masoquismo. Deus é Amor. Aquele sofrimento foi necessário e justo. Não pela maldade em Jesus, que não havia, mas pela maldade devida pela humanidade.

Jesus é o Rei Resgatador enviado pelo Pai

 Jesus assumiu o direito de nos redimir na aliança, tem condição de pagar o preço do resgate, pois sua vida é pura e Ele, na cruz, nos resgatou da maldição e nos entregou a bênção de Abraão:

13  Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), 14  para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido. (Gálatas 3:14-15)

Leia Deuteronômio 28: 1-14 para saber quais são as bênção que vêm da aliança que redime. Você está livre de toda opressão e escravidão porque o Messias, o Rei Libertador, veio com poder sobrenatural e venceu a morte do pecado e ressucitou, despojando o estrangeiro que nos escravizava:

14  tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; 15  e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. (Colossenses 2:14-15).

O Messias e o pagamento do resgate

Ciro era um rei levantado no poder de Deus para libertar o povo de Deus, um ungido de Deus. A diferença é que Ciro foi "um" messias e Jesus "O Messias". Para que a humanidade  fosse realmente livre, o poder que a estava oprimindo deveria ser vencido para a eternidade. O poder que oprimia a humanidade era a dívida por causa do pecado, que trazia a maldição. Para libertar definitivamente o povo, o Messias precisava vencer o pecado e a morte, sem pecar e sem pecado. Daí, o Messias definitivo foi predito por Isaías:

3  Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. 4  Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5  Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaías 53:3-5).

A morte é o preço, Jesus o resgate. A vida de um Rei pela nossa. Veja o seu valor para Deus... Veja o amor de Deus. Pois esse rei, dado em seu lugar, não é ninguém mais nem ninguém menos do que o herdeiro do céu, o Filho de Deus. Cristo, o Rei do Céu, é o seu Redentor, pagou pela sua liberdade, com a própria vida.

Assumindo a posição de resgatado

Aquele que era resgatado não passava a ser escravo daquele que o resgatava. Tornava-se livre e era reempossado de sua posição social e seus bens. Jesus, ao ressuscitar, nos colocou na sua mesma posição ao lado do Pai. Observe onde Jesus está:

19  e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; 20  o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, 21  acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. (Efésios 1:19-21).

Jesus está no lugar de autoridade ao lado direito de Deus. A pessoa que senta do lado direito do rei para o judeu é a sua segunda pessoa. Não há nenhum outro poder acima de Jesus a não ser o de Deus. Todos os inimigos foram vencidos e despojados na cruz (perderam seus bens e direitos). Mas, veja onde Jesus nos colocou através da aliança que nos dá a ressurreição:

4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5  e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, 6  e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7  para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8  Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9  não de obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2:6)

O poder de resgate da Aliança eterna

Pela ressurreição de Cristo, estando em aliança eterna com Ele, atravessamos a morte e ressuscitamos para estar  em Jesus do lado direito do Pai. Por isso, podemos dizer que em cristo, somos livre e mais do que vencedores! Observe o versículo a seguir, que eu chamo de a carteira de Identidade do cristão nascido de novo, o aliançado com Deus: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” (1 Pedro 2:9).

Sacerdotes levam dos homens para Deus e trazem de Deus para os homens; santos são aqueles que são separados para Deus, como sua propriedade exclusiva, que crescem no amor para serem à imagem de Deus; tudo isso tem uma missão e uma função: sermos cartazes luminosos do Amor de Deus que RESGATA DAS TREVAS! Aleluia! 

Assim, “porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” (1 Coríntios 6:20) e “por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens.” (1 Coríntios 7:23). Como dizia Paulo aos romanos:

36 Quem nos separará do amor de Cristo? [...] 37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38  Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39  nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 8: 36-39)

A grande pergunta é...

Você já fez uma aliança com Cristo, o Rei, para usufruir de seu resgate? Se não fez claramente, com sua boca, saiba que é preciso assumir essa aliança, porque está escrito que: “9  Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10  Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. ” (Romanos 10:9-10). Sele nos céus e na terra esse compromisso com o Senhor e ore em voz audível. Você pode orar assim:

Querido Deus, obrigado por dar o teu Filho e Rei para morrer em meu lugar, pagando a morte que o pecado me cobrava. Agradeço por me dar a ressurreição de Cristo para eu viver contigo e para ti. Jesus é o meu Rei e Resgatador, por favor Senhor, através do Espírito Santo e da Tua Palavra me guie de forma a te agradar. Eu te peço em nome de Jesus. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics