segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sua bênção está atrasada?




“Deus, você está atrasado!”... Quantas vezes queremos usar esta frase impertinente, mesmo que mascarada. Não dizemos que Deus está atrasado, mas dizemos: “Está demorando demais... Há muito tempo que oro por isso... Deus não está me ouvindo?”. O tempo é uma das nossas maiores dificuldades. Quanto mais botões operamos e mais portas se abrem automaticamente, menos queremos esperar. Mas, ao contrário das lições de nossa ansiedade, Deus não se atrasa. O relógio dele é como Ele mesmo, Perfeito. Nós podemos escolher entre sofrer e confiar, mas não é tentando mudar Deus que vamos conseguir aumentar nosso conforto.

Uma história da Bíblia me ensinou muito sobre o tempo e o cuidado de Deus nesses últimos dias, a da ressurreição de Lázaro. Segue a versão da Bíblia Amplificada:

1 Ora, um certo homem chamado Lázaro estava doente. Ele era de Betânia, a vila onde Maria e sua irmã Marta viviam. 2 Esta Maria era aquela que ungira os pés do Senhor com perfume e enxugou seus pés com seus cabelos. Era seu irmão Lázaro que estava [agora] doente.
3 Então, as irmãs enviaram mensageiros a Ele, dizendo: “Senhor, aquele a quem amas [tanto] está doente.” 4 Quando Jesus recebeu a mensagem, Ele disse: “Essa enfermidade não é para terminar em morte; mas [pelo contrário] é para honrar a Deus {e} promover sua glória, para que o Filho de Deus possa ser glorificado através (por) ela.” 5 Ora, Jesus amava Marta e sua irmã e Lázaro. [Eles eram seus amigos queridos e Ele os tinha em estima carinhosa.] 6 Entretanto, [mesmo] quando Ele escutou que Lázaro estava doente, Ele ainda permaneceu dois dias a mais no mesmo lugar onde ele estava. (João 11:1-6 - Bíblia Amplificada)

Bem, podemos tirar algumas lições aqui:

1.       Jesus não atende imediatamente uma pessoa por ser sua amiga. Ele era amigo de Maria, Marta e Lázaro e não os atendeu prontamente;
2.       O fato de Ele não atender imediatamente e tirar do sofrimento logo, não quer dizer que não ame. Ele amava Marta, Maria e Lázaro e não os atendeu prontamente;
3.       A morte não glorifica ao Filho de Deus, pois Ele disse que a morte e glória do Filho são opostas: “Essa enfermidade não é para terminar em morte; mas [pelo contrário] é para honrar a Deus {e} promover sua glória, para que o Filho de Deus possa ser glorificado através (por) ela.” (João 11:4). Basicamente, ou a glória do filho ou a permanência na morte.
4.       Mesmo sabendo que era grave a situação, demorou dois dias para seguir uma viagem de uma hora a pé (João 11:18). A amizade de Jesus não estava acima da sua missão, mas a sua missão resolvia toda a necessidade das suas amizades.

Observe que eu induzi você a pensar que Jesus demorou em relação à situação, mas veja a verdade... Quando Jesus chegou a Jerusalém, Lázaro já estava morto há quatro dias (João 11:39). Jesus demorou-se dois dias, quatro menos dois são dois dias. Jesus foi chamado a um funeral e não para ajudar um amigo em uma emergência. Por mais que o mensageiro houvesse se atrasado, ele não levaria dois dias para fazer uma viagem de quatro quilômetros, aproximadamente. Quantas vezes estamos nos queixando de Deus, mas nós o estamos chamando para resolver problemas em que nós nos metemos sem dar a mínima atenção para Ele ou chamá-lo antes de a coisa se tornar irreversível aos nossos olhos? Depois é Deus quem se demora...

A Bíblia diz: “pedi e não recebeis porque pedis mal” (Tiago 4:3). Pedir direção depois que bateu o carro é pedir mal. Mas, ainda assim, Jesus, em seu infinito amor e misericórdia se move em compaixão e acode o aflito e o necessitado. Por isso, precisamos pensar duas vezes antes de dizer que Deus está atrasado. Culpar Deus é a pior política que podemos adotar. De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem, segundo está escrito: Para seres justificado nas tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado.” (Romanos 3:4).   Convido você agora a mudar de postura e procurar ver outros princípios sobre o tempo de Deus e o seu cuidado.




Jesus não considera obstáculos para ajudar os amigos, mas respeita a direção de Deus

Nesse momento do seu ministério, já havia uma oposição severa dos judeus religiosos contra Jesus. Ele já havia se afastado da região da província da Judéia onde o poder desses líderes era mais forte. Tinha evitado essas regiões até que recebeu o chamado dos amigos. A sua missão iria aumentar a pressão política contra ele mais seriamente do que os discípulos já temiam. Mas, quem leva consigo o poder da ressurreição não teme a morte.

7. Então, depois daquele intervalo, Ele disse a seus discípulos: Vamos voltar novamente para a Judéia. 8 Os discípulos lhe disseram: “Rabi, os judeus recentemente estavam pretendendo {e} tentando apedrejar-te e Tu [estás pensando em] voltar lá novamente?” 9 Jesus respondeu: “Não são doze as horas do dia? Qualquer que caminha na hora do dia não tropeça, porque ele vê [pela] luz deste mundo. 10 Mas, qualquer que caminha de noite, ele tropeça, porque não há luz nele [a luz lhe falta].” (João 11: 7-10 - Bíblia Amplificada).

Jesus não foi guiado apenas por sentimentos para ir resolver os problemas daquela família. Ele foi guiado pela Luz de Deus. O Espírito Santo é quem ilumina nossos olhos para que vejamos os caminhos de Deus (Efésios 1: 17-21). Nós também somos instruídos a sermos guiados pelo Espírito Santo, este é um privilégio de filhos:

14  Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15  Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. 16  O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8:14-16)

Ousadia eficaz

Algo eficaz é algo que realmente resolve o problema. Não é só ser ousado ou corajoso que resolve as situações. É preciso coragem para enfrentar um leão, mas pular na jaula para mostrar que não tem medo só vai dar uma refeição grátis ao leão. Quero dizer que temos aqui um exemplo em Cristo de que não é a nossa aflição ou a aflição do outro que precisamos ajudar que deve nos guiar, mas o Espírito Santo que devemos seguir e obedecer e então estaremos seguros naquilo que empreendermos. Não foi por coragem humana que Jesus enfrentou Jerusalém e seus poderes novamente, nem foi apenas por amor, mas foi pelo poder e pelo guiar do Espírito Santo. É o que devemos fazer quando queremos realmente ajudar alguém e nos dispomos a isso.

Os discípulos temeram somente a presença de Jesus diante dos invejosos fariseus. Imagine se eles soubessem o que Jesus estava para fazer, a grandiosidade da repercussão de uma ressurreição de um morto de quatro dias. Isso iria provocar muito mais os fariseus do que eles poderiam imaginar.

11 Ele disse estas coisas e então adicionou: “Nosso amigo Lázaro está descansando {e} dormindo; mas Eu estou indo lá para que eu possa acordá-lo de seu sono.” 12 Os discípulos disseram: “Senhor, se ele está dormindo, ele se recuperará.” 13 No entanto, Jesus havia falado de sua morte, mas eles pensaram que Ele havia se referido a cair em sono natural profundo e renovador. 14 Então, Jesus lhes disse claramente: “Lázaro, está morto.” 15 E por sua causa Eu estou feliz de que não estivesse lá; isso lhes ajudará a crer (confiar e descansar em mim). Então, vamos a ele. 16 Então, Tomé, que era chamado o gêmeo, disse a seus companheiros discípulos: Vamos lá também, que nós sejamos mortos com Ele. (João 11:11-16 - Bíblia Amplificada)

Observe que a visão de Jesus sendo guiado pelo Espírito era completamente diferente da dos discípulos. Os discípulos:

·         Viam problemas (com os fariseus), Jesus via proteção;
·         Viam descanso e cura (o sono de Lázaro), Jesus via o problema a resolver;
·         Achavam que iam perder a vida, estaria a vitória da vida sobre a morte de uma forma totalmente sobrenatural.

Se formos procurar resolver um problema sem a visão que vem de Deus, vamos atropelar tudo e piorar a situação. Então, o aparente atraso, não é mais do que sincronia perfeita com a sabedoria e o amor de Deus. Mas, observe que a coragem de Jesus os estimulou e lhes deu coragem também porque eles confiaram na visão de Jesus. Tomé decidiu segui-lo e enfrentar o que quer que fosse preciso.

Jesus sente com você a aflição da perda, da dor e da espera

Quantas vezes nós estamos angustiados e duvidamos da presença e do interesse de Deus pelas nossas vidas porque as coisas não acontecem como esperamos? Quantas vezes nos voltamos para Deus no meio das aflições e não dizemos: Senhor, não estás aqui? Não estás ouvindo? Não me amas? Jesus nos ama tanto que não considera esse grito de dor como ofensa, assim como não considerou naquela mulher que acabara de perder seu irmão tão amado. Entretanto, ainda na dor, e sem compreender o que tinha acontecido, ela creu que nada seria impossível para o Filho de Deus:

17 Então, quando Jesus chegou, ele soube que Lázaro estava na tumba por quatro dias. 18 Betânia era próxima de Jerusalém apenas cerca de duas milhas de distância, 19 E um considerável número de Judeus tinha saído para ver Marta e Maria para as consolar com relação a seu irmão. 20 Quando Marta ouviu que Jesus estava vindo, ele foi encontrá-lo, enquanto Maria permaneceu sentada na casa. 21 Marta então, disse a Jesus: Mestre, se estivestes aqui, meu irmão não teria morrido. 22 E mesmo agora, eu sei que qualquer coisa que pedires a Deus, Ele lhe concederá. (João 11:17-22 - Bíblia Amplificada)

Por mais que a dor lhe atormente e o tempo lhe pressione, por mais que tudo pareça perdido e Deus párea estar impassível e em silêncio, mantenha a certeza que vai além das aparências. Deus é bom e não muda. As palavras ditas ou não ditas não mudam a natureza de Deus nem a sua fidelidade. Guarde a centelha que anima a vida de alguém que crê, guarde a fé. Foi o que havia no sofrido coração de Marta...

Ele ressuscitará

Essa centelha de esperança e fé no coração de Marta era tudo o que Jesus precisava para acudi-la. Então, Jesus pôde liberar a ordem:

23 Jesus lhe disse: “Seu irmão se levantará novamente.” 24 Marta replicou: “Eu sei que ele se levantará novamente na ressurreição do último dia.” 25 Jesus lhe disse: “Eu Sou [eu mesmo] a Ressurreição e a vida. Qualquer que crer (adere a, confia em e repousa em) em mim, embora ele possa morrer, contudo ele viverá; 26 e qualquer que continua a viver e crê (tem fé em, se agarra a, e repousa em) mim nunca [realmente] morrerá realmente. Você crê nisso?” (João 11: 23-26 - Bíblia Amplificada)

Nos momentos em que tudo se perde, em que só há impossibilidades somos desafiados a viver a fé da ressurreição. A proposta de tomar tudo o que está apodrecido, destruído, abandonado em uma cova e trazer de volta à vida é um desafio tremendo que só pode ser feito quando estamos no nosso limite. Se não houver morte, não há necessidade de ressurreição. Mas, diante da morte, é preciso coragem e fé para assumir a ressurreição como garantia. Mas, diante de Marta estava não a promessa da ressurreição, mas o cumprimento dela encarnado.

Quando Jesus se revela como Eu Sou a Ressurreição, Ele está dizendo que é o Deus encarnado que tem em si o poder de ressuscitar mortos. Ele está dizendo que pode tomar coisas desfeitas e restaurar porque Ele é Deus. Eu Sou é nome de Deus usado por Jesus. Quando os soldados vieram prendê-lo, Jesus disse Eu Sou e todos caíram por terra. Eu Sou o Deus que Ressuscita. O Deus sem impossíveis. Aquele que fortalece, restabelece, revive, restaura mesmo que esteja podre e no fundo de uma cova por quatro dias, quatro meses, quatro anos ou mais porque o poder da ressurreição em Cristo é INFINITO! Aleluia! Ele é a RESSURREIÇÃO!

A fé é o estopim do milagre

Tudo que Jesus precisava ouvir de Marta era fé e ela a confessou plenamente: “27 Ela lhe disse: ‘Sim, Senhor, eu tenho crido [eu creio] que Tu és o Cristo (o Messias, o Ungido), o Filho de Deus, [inclusive Aquele] que tinha que vir ao mundo. [Isto é, é por Tua vinda que o mundo tem esperado.]’” (João 11:27 - Bíblia Amplificada).

Observe uma coisa: Jesus disse que era A Ressurreição e ela confirmou que cria nisso dizendo que cria que Ele era o Messias, o Ungido, aquele que fora prometido. Faz parte das atribuições do Rei Salvador, do Messias de Deus, ser RESSURREIÇÃO. Transformar podridão em vida é parte das atribuições de Cristo. O seu casamento está podre, Jesus pode ressuscitá-lo, seu corpo está morto, Jesus pode ressuscitá-lo, sua alma está podre, sua vida tem alguma podridão que cheira a dor e sofrimento não importa quanto tempo faça, o Senhor Jesus é a Ressurreição e a vida. Ele ressuscita, sonhos, forças, amores, capacidade de trabalho, ministérios, tudo o que estiver morto. Ele é a Ressurreição  e a Vida.

Derramando-se aos pés de Jesus

Marta não podia se conter diante da novidade, foi correndo até àquela que sofria a mesma dor e a trouxe até aquele que podia transformar tanto sofrimento em alegria.

28 Depois que ela lhe disse isso [confessou que cria que Ele podia ressuscitar Lázaro], ela voltou e chamou sua irmã Maria, em particular sussurrando para ela: “O mestre está aqui perto e está perguntando por você.” 29 Quando ela escutou isso, ela correu rapidamente e desceu até ele. 30 Ora, Jesus não havia entrado ainda na vila, mas estava ainda no mesmo lugar onde Marta havia se encontrado com Ele. 31 Quando os judeus que estavam sentados com ela na casa e a consolavam viram quão rapidamente Maria se levantou e saiu, eles a seguiram, supondo que ela estava indo para a tumba derramar sua tristeza lá. 32 Quando Maria chegou ao lugar onde Jesus estava e o viu, ela se jogou aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu tivestes estado aqui, meu irmão não teria morrido. (João 11: 28-32 - Bíblia Amplificada)

Maria é o exemplo de uma personalidade emocional que conhece Jesus. Ela estava muito mais abatida do que Marta, pois nem se levantava de seu lugar para nada. Marta é quem foi comunicada sobre a chegada de Jesus, mostrando que ela tinha a responsabilidade da casa. Maria estava dilacerada. Mas, ao menor sinal do Senhor, ela levou-se inteira e jogou a mesma sinceridade e fé que Marta aos seus pés. Ela também não entendia nada do que estava passando. Ela também queria ajuda. Não importa o seu temperamento, se é mais racional e comedido, não importa se é emocional e expansivo, leva a sua sinceridade ao Senhor e Ele se moverá por você e até você.

O Deus que chora com você

Porque temos a imagem de que Deus não chora conosco? Porque alguns seres humanos não o fazem? Porque nossa cultura diz que expressar emoções é para os fracos? Veja o tipo do choro que toda essa dor à sua volta provocou em Jesus:

33 Quando Jesus a viu soluçando e os judeus que vinham com ela [também] soluçando, Ele foi profundamente movido em espírito e afligido. [ele estremeceu no espírito, suspirou e ficou perturbado.] 34 E Ele disse: “Onde o colocaste?” Elas lhe disseram: “Senhor, vem e vê.” 35 “Jesus chorou.” 36 Os judeus disseram: “Vejam como Ele o amava [tanto]!”. 37 Mas, alguns disseram: “Não poderia aquele que abriu os olhos aos cegos ter impedido esse homem de morrer?” 38 Ora, Jesus, novamente suspirando repetidamente, profundamente inquietado, aproximou-se a tumba. Era uma caverna (uma fenda na rocha) e uma pedra estava colocada na entrada (na entrada, para fechá-la). (João 11: 33-38 - Bíblia Amplificada)

O fato de sentirmos uma dor enorme, não quer dizer que estejamos submissos a ela por toda a nossa vida. O fato de chorar não significa dizer que o milagre não vai acontecer. O fato de a morte ser sentença irrevogável no nível natural não significa que isso impeça o poder sobrenatural de Deus de se manifestar. Há tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria;” (Eclesiastes 3:4).

Exatamente porque é um tempo, leva a sua maior característica deve passar. Quando nós nos prendemos em um determinado tempo das nossas vidas, estamos doentes no passado e não podemos usufruir das bênçãos do presente. A dor dessas mulheres se oferecia para se tornar uma condição de vida, mas Jesus estava ali para atravessá-las através desse mar de dor, assim como atravessou seu povo a pé enxuto pelo Mar Vermelho em direção à terra prometida.

Ele enxuga suas lágrimas com poder de ressurreição

Jesus não ficou apenas no consolo daquelas mulheres aflitas, Ele não chorou com elas apenas, mas Ele as ressuscitou daquele luto dando vida novamente a Lázaro:

39 Jesus disse novamente: “Tirem a pedra.” Marta, a irmã do morto, exclamou: “Mas Senhor, nesse tempo [está apodrecido e] exala um mal cheiro, pois ele está morto há quatro dias!”. 40 Mas Jesus lhe disse: “Eu não lhe disse e lhe prometi que se você crer e descansar em mim, você verá a glória de Deus?”. 41 Então, Eles tiraram a pedra. E Jesus levantou seus olhos e disse: “Pai, eu agradeço, que Tu me tens escutado. 42 Sim, eu sei que sempre me escutas e me ouves, mas eu disse isso por causa dos e para o benefício das pessoas que estão em volta, para que elas possam crer que você me enviou [que você me fez seu mensageiro].” Quando Ele disse isso, Ele gritou com alta voz: “Lázaro, saia!” 44  E o homem que havia estado morto saiu, com suas mãos e pés enrolados em vestimentas fúnebres (tiras de linho) e com o lenço fúnebre sobre o rosto. Jesus lhes disse: “Libertem-no das vestimentas fúnebres e deixem-no ir. 45 Após verem o que Jesus tinha feito, muitos dos judeus que tinham vindo com Maria creram nele. [Eles confiaram e aderiram a ele e descansaram nEle.]” (João 11:39-45 - Bíblia Amplificada).

Quando tudo estava parecendo perdido e que Jesus parecia demorar e não dar importância ao seu sofrimento, aquelas duas mulheres receberam mais do que seu irmão de volta, receberam a certeza de que tudo aquilo que elas estavam crendo era a mais pura verdade, pela qual valia viver. A esperança da ressurreição é muito mais ampla do que temos vivido. É a ressurreição que traz esperança contra a expectativa de fracasso. É a ressurreição que devolve a vida quando não há mais traço dela, só mal cheiro. A ressurreição nos permite sermos libertos dos trapos da morte e da escravidão do pecado.

Chamando a sua vida para fora da cova !

Você tem idéia da razão pela qual Jesus se moveu tão profundamente? Foi porque Ele anteviu toda a obra da cruz e ressuscitou Lázaro antecipando a dádiva da ressurreição para todos nós. A morte de Cristo plantou a vida para nós. A nossa morte na cruz planta a vida de Cristo em nós.  O poder da ressurreição é a conquista de Jesus, o poder de dar vida ao que está morto. Considere o que está morto há um tempo na sua vida e se lance aos pés do Senhor como Marta e Maria, declare sua fé e sua necessidade de ressurreição em cada área morta e mal cheirosa à sua volta e/ou dentro de você.

Você pode proclamar que Jesus dá essa ordem sobre essa área de sua vida ou de alguém por quem você tem orado constantemente: Filho ou filha, venha para fora, em nome de Jesus! Esposo ou esposa, venha para fora, em nome de Jesus! Saúde, venha para fora, em nome de Jesus! Suprimento, venha para fora, em nome de Jesus! Você pode orar assim, porque o Senhor Jesus nos disse que podíamos usar a autoridade do nome dEle. No versículo seguinte, a palavra grega para pedir não é apenas um pedido, mas o requerimento de um direito. Temos direito àquilo que Jesus conquistou, temos direito ao poder da ressurreição sobre a nossa vida: “Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.” (João 16:24).

Se a vida de Jesus não fez a sua vida ser Vida de Deus, eu te chamo para fora, em nome de Jesus! Ressuscita! Ressuscite o seu espírito, o seu relacionamento com Deus! Ressuscite sua alma, sua mente, vontade e emoções! Ressuscite seu corpo, que toda enfermidade restaurada e toda necessidade física suprida! Que a ressurreição de Cristo encha a sua casa e a sua família, em nome de Jesus! Se não houver família, que haja uma pelo poder daquele que venceu a morte e trouxe a vida para mim e para você, em nome de Jesus! Eu proclamo ressurreição para esse país, em nome de Jesus! Proclame você também para que a ressurreição encha as nossas vidas, em nome de Jesus!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics