domingo, 13 de maio de 2012

Feliz Dia das Mães!


Essa estória ou história me fez refletir muitas coisas sobre os nossos pais, mas sob o brilho desse segundo Domingo de maio tão especial, a estória ou história ainda se torna mais apropriada.

Um jovem de nível acadêmico excelente, candidatou-se à posição de gerente de uma grande empresa. Passou na primeira etapa e o diretor o chamou para a última entrevista para tomar a decisão final. O diretor descobriu através do currículo do rapaz que as suas realizações acadêmicas eram excelentes em todo o percurso, desde o secundário até à pesquisa da pós-graduação e não havia um ano em que não tivesse pontuado com nota máxima. O diretor, então, perguntou:
- Você teve alguma bolsa na escola?
O jovem respondeu:
- Nenhuma.
O diretor perguntou:
- Foi o seu pai que pagou as suas mensalidades ?
O  jovem respondeu:
- O meu pai faleceu quando tinha apenas um ano, foi a minha mãe quem pagou as minhas mensalidades.
O diretor perguntou, então:
- Onde trabalha a sua mãe?
E o jovem respondeu:
- A minha mãe lava roupa.
O diretor pediu que o jovem lhe mostrasse as suas mãos. O jovem mostrou um par de mãos macias e perfeitas. O diretor perguntou:
- Alguma vez você ajudou a sua mãe a lavar as roupas?
O jovem respondeu:
- Nunca, a minha mãe sempre quis que eu estudasse e lesse mais livros. Além disso, a minha mãe lava a roupa mais depressa do que eu.
O diretor disse:
- Eu tenho um pedido. Hoje, quando você voltar para casa, lave as mãos da sua mãe, e depois vens venha me ver amanhã de manhã.
O jovem sentiu que a chance de obter o emprego era alta. Quando chegou em casa, pediu feliz à mãe que o deixasse lavar as suas mãos. A mãe achou estranho, estava feliz, mas com um misto de sentimentos e mostrou as suas mãos ao filho.



O jovem limpou lentamente as mãos da mãe. Uma lágrima escorreu-lhe enquanto o fazia. Era a primeira vez que reparava que as mãos da mãe estavam muito enrugadas, e havia muitas contusões nas suas mãos. Algumas eram tão dolorosas que a mãe se queixava quando eram tratadas.
Esta era a primeira vez que o jovem percebia que este par de mãos que lavavam roupa todo o dia tinham-lhe pago as mensalidades. As contusões nas mãos da mãe eram o preço pago pela sua graduação, excelência acadêmica e pelo seu futuro.
Após acabar de limpar as mãos da mãe, o jovem silenciosamente lavou as roupas restantes pela sua mãe. Nessa noite, mãe e filho falaram por um longo tempo.
Na manhã seguinte, o jovem foi ao gabinete do diretor. O diretor percebeu as lágrimas nos olhos do jovem e perguntou:
- O que você aprendeu ontem em sua casa?
O jovem respondeu:
- Eu lavei as mãos da minha mãe e acabei de lavar as roupas que sobraram.
O diretor perguntou:
- Diga, por favor, como se sentiu?...
O jovem disse:
- Primeiro, agora sei o que é dar valor. Sem a minha mãe, eu não poderia nem pensar em sucesso hoje. Segundo, ao trabalhar e ajudar a minha mãe, só agora percebi a dificuldade e dureza que é ter alguma coisa pronta. Em terceiro, agora vejo a importância e valor do apoio da minha família.
O diretor disse:
- Isto é o que eu procuro para um gerente. Eu quero recrutar alguém que saiba apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que conheça o sofrimento dos outros para terem as coisas feitas, e uma pessoa que não coloque o dinheiro como o seu único objetivo na vida. Está contratado.
Este jovem trabalhou arduamente e recebeu o respeito dos seus subordinados. Todos os empregados trabalhavam diligentemente e como equipe. O desempenho da empresa melhorou tremendamente.

A preciosa construtora

A Bíblia diz que “a mulher sábia edifica sua casa” (Provérbios 14:1). E a palavra edificar nesse texto significa realmente construir, reparar, fortalecer. Foi exatamente o que a força dessa mulher simples fez com aquele filho. É o que milhares de mães em seu silêncio abençoado têm feito por seus filhos.

As mãos que abençoam o nosso dia-a-dia estando perto ou longe e fazem todo o possível para manter a paz e a harmonia em casa. Aquele cuidado e alegria ao ver nossos olhinhos felizes com pequenas e grandes alegrias. A observação das mudanças sutis e os grandes avanços. Essa mulher tão especial, capaz de se dar tanto pela vida dos filhos precisa ter suas mãos cuidadas.

Os calos e as dores causadas por esse processo de construir caráter, estrutura, instrumentos e futuro para seus filhos lhes machucam as mãos e o coração. Que hoje e sempre possamos parar e lavar suas mãos guerreiras que têm sempre um afago para os nossos cabelos, até mesmo depois de se tornarem brancos. Aquelas para as quais nunca crescemos. Aquelas pessoas únicas e especiais que nos ensinaram o que é generosidade quando abriram suas mãos como um novo ventre todos os dias para nos construir como pessoas.

Mas comigo não foi assim

Àqueles que não receberam esse amor de sua mãe biológica, não chegariam aqui a menos que amados por uma mãe. Porque nenhum bebê sobrevive sem leite, sem colo, sem cuidado. E isso tudo só é possível às mães que honraram esse encargo, às vezes sem sequer ter gerado o filho no ventre, porque Deus provê esse amor de uma fonte celestial:

15  Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. 16  Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim. (Isaías 49:15-16)

Que o Senhor lhe ajude a cuidar da sua mãe, mesmo que seja na memória. Porque tudo o que ela viveu está em você e você pode valorizar isso independente da presença física dela. Enquanto você der valor e honra à contribuição dela àquilo que é bom que está em você, ela estará com você da forma como ela mais se esforçou para estar.

Então, você dizer para a sua mãe:

Mãe, agradeço pelo instrumento de Deus que você foi e tem sido na minha vida. Você é perfeita no amor, na vontade de fazer o melhor e de que eu seja o melhor que eu puder ser e que eu chegue o mais alto que eu puder chegar. Eu sei que onde eu chegar, você vai estar comigo, em cada parte do que foi construído em mim. As marcas nas suas mãos não serão em vão na minha vida, assim como não serão em vão aquelas das mãos de Jesus, que me deu você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics