quinta-feira, 12 de abril de 2012

O corpo, esse instrumento do Amor



Nossa cultura ocidental geralmente separa o corpo da alma atribuindo funções menos nobres ao corpo. Os trabalhos braçais foram desvalorizados para justificar a escravidão ou a escravidão justificou a divisão desigual do trabalho... Seja lá como for, sofremos com essa separação e desvalorização não só no nível social, mas no nível individual. Eu sofri terrivelmente por não conseguir manter esse equilíbrio e ainda sofro. Finalmente, chegou o momento de compartilhar o que aprendi no processo de retomar meu corpo.




Você conhece esses versículos: “19  (A)Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, (B)que está em vós, (C)o qual tendes da parte de Deus, e que (D)não sois de vós mesmos? 20  (E)Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, (F)glorificai a Deus no vosso corpo.” (1 Coríntios  6:19-20)?

Eles mostram que:
·         (A) A verdadeira identidade do corpo é ser templo do Espírito Santo;
·         (B) A presença mais importante nele é o Espírito Santo;
·         (C) Quem enviou o Espírito Santo foi Deus;
·         (D,E) Foi pago um preço para que o nosso corpo fosse transformado em templo (o sangue de Jesus foi derramado na cruz) e ele é posse de um novo dono;
·         (F) Há um imperativo de Deus ser glorificado no nosso corpo e quem deve glorificar a Deus no nosso corpo somos nós.

A noção de templo

Há um tempo atrás, eu ficaria assustada por pensar meu corpo como um templo, porque eu entendia um templo como um lugar de silêncio, condenação e medo. Um lugar onde eu entendia que Deus estava longe de mim e eu não tinha condição de alcançá-lo. Depois que eu conheci a Palavra e encontrei Jesus como meu Salvador, eu construí outra noção de templo, mas demoraram-se muitos anos até que eu pudesse atribuir essa nova noção de templo ao meu corpo. Infelizmente, demorei tanto, que algumas partes dele já haviam se tornado irrecuperáveis. Outras, a recuperação foi dolorosa e difícil e até hoje é um desafio meu de todos os dias.   
Templo é o lugar de adoração. Adorar é dizer ao Pai do céu que o ama. Você o ama apesar de ser imperfeito. E na adoração se comemora a recepção do seu amor por Ele e do Amor dEle, que é perfeito. Você vai precisar de seu cérebro, suas emoções e sua vontade (alma) e também de seu cérebro, boca, braços, pernas e tudo o mais para fazer isso. A mulher de Samaria (João 4) aprendeu sobre adoração e saiu correndo para falar às pessoas sobre o amor de Deus em Jesus. O corpo é a parte da nossa existência que nos faz entrar em contato com esse mundo onde vivemos. E esse mundo precisa de contato e ação do amor de Deus mais do que tudo.

E quanto ao sexo?

Interessante nós criarmos um problema com relação ao sexo associando-o ao pecado. Deus instituiu o sexo antes do pecado: “27  Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28  E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; [...]. ” (Gênesis 1:27-28). Quanto ao prazer, a Bíblia diz: “18  Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, 19  corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias.” (Provérbios 5:18-19). Tudo isso cabe no templo-corpo? Sim, desde que seja dentro dos parâmetros de Deus, estabelecidos na sua Palavra. No templo cabe prazer, mas não cabe fornicação e nem adultério. Foi Jesus quem disse (Mateus 19:9; ver também 1 Coríntios 5:1; Judas 1:7; Apocalipse 21:8).

Eu aceito por fé que o ensino de Jesus está na Palavra de Deus e aprendi que não adianta querer ser abençoado escolhendo só a parte mais fácil de cumprir e o restante deixar de lado. Ou a Palavra é verdade ou é mentira. Meias verdades não vão nos salvar e nem resolver a nossa vida.

Cuidando do templo

Hoje, na minha luta colossal para me arrastar da cama até a pracinha para dar três voltinhas, encontrei minha amiga Djane Almeida terminando sua caminhada de uma hora num ritmo invejável. Com seu sorriso “marca registrada” disse: vou lhe acompanhar. Enquanto caminhávamos (estava mais para sonambulismo do que para caminhada) uma pessoa a cumprimentou dizendo: “Aí, mulher de ferro!”.

Ela caminha todos os dias. Os freqüentadores da pracinha já a reconhecem. Até na chuva já a vi manter a disciplina. Mas, ela só consegue manter sua disposição para todos os desafios do dia por causa desse exercício diário. Ela me confessou que há dias que começa como eu, sonâmbula também. Agora, eu estou convencida que conquistar essa dimensão é imprescindível. Mas já houve tempo em que não era assim. E me prejudiquei muito com isso.

O preço do descuido

Houve um tempo em que eu só prestava atenção ao que era da alma. Da mente principalmente, da vontade e das emoções. Sempre trabalhei muito. Houve um período em que ministrava 40 a 60 horas por semana na igreja. Além dos outros afazeres. Não prestava atenção no que comia e nem fazia exercícios. Resultado: 1,65 m e 109 quilos. Obesidade Mórbida.

Primeiro, perdi a tireóide, em 2005. Os hormônios podem ser repostos artificialmente, graças a Deus. Mas não é fácil passar por uma cirurgia. Só que a obesidade pode se tornar num ciclo vicioso. Quanto mais se come, mais o estômago se alarga, quanto mais se alarga, mais fome se tem, quanto mais fome se tem, mais você come e mais alarga o estômago... Em dois anos aumentei 20 quilos. Além do fato de que quanto mais gordo você estiver, menos o seu corpo permite você baixar o peso.

O que aconteceu? Primeiro, e mais doloroso, a coluna não agüentava mais o excesso de peso. Os remédios para as crises de coluna geraram uma gastrite medicamentosa. Depois e continuamente, mais silenciosamente, os hormônios se alteraram pelo excesso de gordura. Não conseguia mais trabalhar por causa das constantes crises de coluna e os resultados dos problemas hormonais que atingiram o que podiam.

Então, li em algum lugar que cada cinco quilos de excesso de peso significavam a perda de um ano de expectativa de vida. Eu estava engordando dez quilos por anos aos 44 anos. Minha vida estava encurtando dois anos por ano. Em algum momento os marcos iriam se encontrar. Sem falar de que eu não conseguia viver. Cheguei a ficar dois meses praticamente imobilizada por causa da coluna. Precisava encontrar uma saída, por mais drástica que fosse. Então, pedi perdão e socorro ao Senhor. Você pode saber sobre muitas coisas e estar cego para alguma área na sua vida. Era o meu caso. Sempre aconselhei a muitos, mas nunca dei ouvidos sobre o excesso de peso e seus riscos.

Encontrando uma saída estreita

A bíblia fala sobre gula, apesar de que é um ataque ao templo que não recebe muita atenção: “1  Quando te assentares a comer com um governador, atenta bem para o que é posto diante de ti, 2  E se és homem de grande apetite, põe uma faca à tua garganta. 3  Não cobices as suas iguarias porque são comidas enganosas.” (Provérbios 23:1-3).  Ela é uma das obras da carne, daquelas que matam (Gálatas 5:19-21).

A gula pode ser uma armadilha, e, para mim, era fatal. Então, coloquei a faca na garganta. O que significa é que coloquei um limite, ainda que físico, ao apetite, que estava me matando. Eu me submeti à cirurgia de redução de estômago para salvar o que restava de vida no meu corpo. Minha vida e não somente meu corpo estava sendo consumida pelo resultado dos meus excessos. Foi o começo da nova batalha que demorou dois anos para estabilizar e ainda é uma luta todos os dias.

Colocar limites exige esforço e investimento

A bíblia diz:

29  Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. 30  E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. (Mateus 5:29-30).

Por favor, não estou aqui impondo ou propondo a doutrina da cirurgia, seja ela qual for. Há pessoas que conseguem emagrecer os mesmos 40 quilos apenas com disciplina. O que estou alertando é que se você não cuidar de seu corpo, ninguém poderá fazê-lo por você e você sofrerá as conseqüências.

Eu, no entanto, já estava esgotada e sem forças. Deus, através da sua misericórdia enviou os médicos para me ajudarem. Não é o caminho mais fácil, acreditem. Para a primeira cirurgia, além de um corte de 20 cm que vai do externo até o umbigo e todo o tipo de riscos na própria cirurgia; o pós-operatório caríssimo e sofrido com enfermeiras e alimentação especial em 32 copinhos de 50 gramas de meia em meia hora todos os dias durante um mês; meias de alta compressão de início; medicação que custava 400 reais de farmácia por mês durante quase um ano; 15 dias só de líquidos sem o menor sabor e mais 15 de pastosos no primeiro mês; noites sem dormir com dor;... E dificuldades com determinados alimentos até hoje. Não é um passeio à Disney, acredite. Espero que você nunca precise disso.

Ainda pode acrescentar uma vesícula que não suportou a perda de peso e a dor de suas cólicas que me faziam rolar na cama, para desespero de meus amigos. Além de um procedimento para corrigir a estenose da abertura entre o esôfago e o estômago, mais duas cirurgias de emergência, entre outras coisas... Só para não entrar em muitos detalhes.

Fiz a cirurgia bariátrica em 6 de fevereiro de 2010 e a última cirurgia na emergência em 28 de dezembro do mesmo ano, dando entrada com duas bolsas de sangue para uma possível transfusão. Glória a Deus pelos doadores. Glória a Deus pelos médicos e Glória a Deus pela sua misericórdia.

Meu corpo, minha responsabilidade

Hoje, me peso todos os dias e há dias em que ainda engordo um quilo de um dia para o outro, como também perco. Mas, a responsabilidade de todo o mal que veio sobre a minha vida foi minha. Não cuidei do templo e deixei entrar a destruição: “Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.”. (1 Coríntios 3:17). Deus julga e Ele é justo. Não é porque o corpo é o nosso que temos direito de destruí-lo ou cuidar mal. O nosso corpo também é nossa responsabilidade, tanto quanto a nossa alma. Espero que você aprenda isso sem precisar passar pelo que passei.

Saiba, porém, que há pessoas que não tiveram tempo de decidir cuidar de seu corpo. Foram levadas por um pulmão, um coração ou um fígado sufocados pela gordura antes de terem a chance de entender que respeitar seu corpo é respeitar a si mesmo e antes de mais nada respeitar a Deus no seu corpo.

Nós gostamos de dizer que nossa vida é de Deus. Mas, se é de Deus porque não estamos fazendo as coisas da forma que o agrada? E se não agradamos a Ele, qual será o fim disso? E, quem terá prazer ou vitória nisso? Nós estamos sendo assistidos em todos os lugares, nada em nossa vida passa despercebido: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,” (Hebreus 12:1).

Quando comer é mais do que comer

Muitas pessoas tomam ao pé da letra aquele versículo que diz: “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. ” (Mateus 15:11). Mas, não o tire de contexto para liberar-se para a glutonaria. Jesus estava explicando que determinadas práticas rituais como lavar as mãos antes de comer não iriam tornar o homem mais próximo ou distante de Deus e que o pecado vinha da intenção do coração.

Então, no mesmo princípio, se comer vem da intenção de ter prazer com a comida a despeito da própria vida, ele tem o mesmo teor de um vício. Um viciado não se importa com a conseqüência daquilo que cheira, fuma ou se injeta, desde que ele sinta o prazer momentâneo daquilo em que é viciado. Eu tenho que reconhecer que já fui viciada em comida porque era assim que eu me comportava. Hoje, Jesus me libertou.

Na realidade, eu precisei de muita ajuda para curar a minha relação com a comida. Precisei da ajuda de uma terapeuta, de amigos cristãos, dos médicos e principalmente do Senhor Jesus. Muitas pessoas fazem a cirurgia e voltam a engordar. Como eu disse, tenho muita facilidade para isso. Mas, como a minha relação com a comida mudou, posso equilibrar o que entra no meu corpo tanto para me fazer bem quanto para me dar prazer.


A ingestão de alimentos não pode ser o seu maior prazer, nem sua válvula de escape, nem motivo para arriscar sua própria vida. Esse é o lugar de Jesus. Quando colocamos algo no lugar de Jesus geramos um pecado que vai contra o primeiro mandamento “Amar a Deus acima de todas as coisas”. O nome desse pecado é idolatria. Isso é doentio e tem graves conseqüências destrutivas para você e atingirá todas as áreas da sua vida. Se você não ama a Deus como deve, não amará as pessoas também da mesma forma porque o segundo mandamento é decorrência do primeiro.

Conquiste seu corpo para ser/estar vivo como Jesus pagou por ele: “e, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” (Romanos 8:11). Ofereça-o a Deus como instrumento daquilo que agrada a Deus: “nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.” (Romanos 6:13). E viva bem, com saúde e em Paz.


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics