segunda-feira, 16 de abril de 2012

Quem eu sou?






Há uma pergunta muito comum, que algumas pessoas passam a vida sem ter a resposta: 


- Quem eu sou? 


Mas outra pergunta, talvez mais difícil, é: 


- Que resposta aceito para essa pergunta?

Somos definidos em cada momento em que decidimos agir. O que somos, nós construímos em nossas ações. Baseamos nossas ações naquilo que cremos que somos e assim entendemos o que o outro é. As implicações dessas bases de medida e comparação podem ser bem vistas na ilustração seguinte.







Todas as manhãs um senhor idoso pegava aquele ônibus lotado e descia em frente à uma clínica. Certo dia, uma moça que sempre o observava, perguntou-lhe: 
- O senhor trabalha nesta clínica?
- Não, - respondeu ele - minha esposa está internada aí. Ela tem o mal de Alzheimer.
- Puxa, lamento muito. E como ela está?
- Não está muito bem. Está com a memória bastante prejudicada. Já nem me reconhece mais.
- Mesmo assim o senhor enfrenta este ônibus lotado todos os dias, somente para vir visitá-la.
- Sim!
- Mas, se ela já não o reconhece mais, nem se lembra das coisas, porque o senhor vem todos os dias?
- Ela já não sabe quem eu sou, mas eu sei quem ela é. Ela não se lembra mais das coisas, mas eu jamais me esquecerei dela. 

Na realidade, esse senhor estava mantendo a sua própria identidade. Ele decidia a cada dia se continuaria amando a esposa a despeito até da capacidade dela de reconhecer esse amor. Amor é uma decisão que se toma a cada ação e pensamento. Se ele a abandonasse, deixaria de ser aquele que teve seu amor durante tantos anos. Ele abandonaria tudo o que eles foram juntos. 


Somos definidos de dentro para fora ou de fora para dentro?

Ninguém que se deixa ser definido de fora para dentro deixa de perder-se nessa decisão. Por exemplo, a reprovação num teste só define que você não é capaz de ter sucesso nos estudos, se você aceitar que quem define a sua capacidade de sucesso é o teste. Geralmente, não se leva em consideração que um teste mede uma parte de um conteúdo extenso o suficiente para, geralmente, não ser possível uma só pessoa dominá-lo em seu todo. 


Então, o teste realmente mede o conhecimento que alguém que elaborou a prova estabeleceu como mais relevante e que pode não ser o que você domina naquele momento, por mais que estude. Conhecimento também requer tempo de estudo e às vezes o trabalho ou a condição física não o permitem. Mas, se você decidiu que o teste determina a sua capacidade, então, sua identidade passou para as mãos dos avaliadores e você poderá sofrer muito com isso. 


É perigoso começar a distribuir o poder de dizerem quem você é. Entretanto, se você decidir que é a Palavra de Deus quem lhe define, irá dizer, por exemplo nesse caso: eu tenho a mente de Cristo, não importa o que aconteça (1 Coríntios 2:16). A fé deve nos definir como FILHOS DE DEUS. Essa é a identidade mais importante e definitiva: "Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;" (Gálatas 3:26).


Aquilo que eu sou é o que eu decido ser agindo e reagindo

Se as circunstâncias nos modificam, então, não sabemos quem somos. Ou pior, nos perdermos de nós mesmos. Certa vez, sofri uma terrível perseguição e abuso moral no meu emprego. Eu tinha a opção de ficar com ódio, fazer um escândalo, partir para a agressão física, moral ou ser e fazer aquilo de que a pessoa me acusava. Mas, eu precisava decidir algo mais importante: quem eu era. 


Eu era aquilo que Jesus dizia que eu era ou aquilo que o meu inimigo dizia que eu era? Eu não podia deixar de ser como Jesus dizia porque aquele homem  dizia o contrário. Então, através do exercício tão difícil do perdão e da perseverança, continuei sendo quem eu era. Mantive o meu serviço e minha integridade por causa de Jesus. Se fosse diferente, envergonharia o nome dEle. Eu sou filha de Deus, eu imito o meu pai e ninguém vai tirar isso de mim (Efésios 5:1). E depois dessa escolha de quem me definiria, Deus agiu e todos viram quem era ele e quem eu era. 


Melhorando sim, piorando não

Não somos sempre da mesma forma, nós mudamos. Mas, se aquilo que nos tornamos é melhor ou pior só saberemos quando compararmos com o modelo, que é Jesus. Mais parecido com Jesus, melhor; diferente dEle, pior.  Se o nosso referencial é Jesus, não importa o que os outros digam ou façam. Não podemos ser o que somos e agir por causa dos outros, quem nos define e avalia o desempenho é Deus. Se nos mantivermos convictos que estamos fazendo o melhor possível, ainda que não seja suficiente para algumas pessoas será suficiente para o Pai. "Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus;" (1 João 3:21).

Além disso, há pessoas que não poderão nunca ser saciadas nos seus modelos de perfeição. Elas reclamam do que fazemos porque elas precisam reclamar para se sentirem melhores que nós, ou acham que essa é sua obrigação, ou acham que elogiar é sinal de fraqueza, por mil outros motivos, mas que o problema seja dessas pessoas que reclamam e não nosso. Nós só teremos problemas se procurarmos agradar as pessoas mais do que a Deus. Paulo sabia disso: "Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo." (Gálatas 1:10) 

Não sou apenas aparência, eu sou sincero

Deus nos previne sobre querer receber atenção e prestígio diante dos homens :
"1 GUARDAI-VOS de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus."  [...] E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão."  (Mateus 6 : 1, 5)
"E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 17  Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, 18  Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." (Mateus 6:16-18). 

No final, querer agradar aos homens e estar aparentando ser o que as pessoas querem só nos torna hipócritas: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia."  (Mateus 23 : 27). Até os inimigos de Jesus admitiam que Ele não olhava as aparências (Mateus 22:16). 


Ser Cristão significa que como Cristo é, eu sou e serei

Nós precisamos primeiro ser como Jesus no coração para, só então, parecer realmente com Ele. Uma simulação religiosa e ritualista de idas e vindas a templos, roupas restritas, termos religiosos e até jejuns e outras práticas não vão nos ajudar a sermos nada. São as escolhas que fazemos em agir e sentir como Jesus faria que vão modificar a expressão externa do que REALMENTE SOMOS. E quando mudamos de dentro para fora em direção a Jesus, aí, sim, acertamos o alvo: "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor."  (II Coríntios 3 : 18)

Estamos fartos de hipocrisia e confusos sobre o que devemos ser porque deixamos o parâmetro de Jesus e começamos a ser meramente reativos aos outros homens e mulheres, tão pobres e indignos quanto nós. Consequentemente, nos tornamos aquilo que rejeitamos. Vamos olhar para Jesus novamente e saber que é o perdão dEle e sua graça, seu favor que nos é dado sem merecimento, que nos faz à sua semelhança. Só conseguimos aprender a ser como Cristo, por causa da graça, sabendo que vamos ser perdoados nos nossos erros e tentativas frustradas, desde que nosso coração esteja na disposição certa. 


A graça como princípio de vida

Esse é o princípio da nossa relação com Deus: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." (Efésios 2:8). Observe como a Palavra diz que é por causa da graça que podemos nos aplicar às coisas boas:
5  Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, 6  Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; 7  Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. 8  Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens. (Tito 3:5-8)
Sabendo do apoio do Pai, poderemos saber quem somos. E sabendo que somos filhos de Deus, saberemos quem devemos ser. Somos aqueles que dirão: "prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."  (Filipenses 3 : 14). 



Você pode escolher se é o que você é aquilo que é trazido pela circunstância, pelo sentimento momentâneo, pelas ideias, pela vontade ou pelas sensações físicas, e então estará derrotado(a) e consumido(a) por eles; ou se é eterno como a Palavra e o seu Pai dizem que você é e se render à graça para agir conforme a imagem daquele que venceu, vence e vencerá, Jesus, o Filho de Deus.
Se você escolheu ser o que Deus diz que você é, você pode orar assim:
Querido Deus, eu quero ser como Tu és.  Transforma-me pelo Teu Espírito e ajuda-me a ser como Teu Filho, em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics