segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ler o mundo e ver a vida

Como saber o que um tesouro reserva até que o desenterre? Como prever onde nos levará uma ideia até que ela surja e seja efetivada? Quantas coisas precisarão ser ditas e ouvidas até que algo melhore?
É o fruto dessa sede de conhecer, aventurar e crescer que me leva à leitura.

Fiquei triste ontem, ao ver que entre os anos de 2007 a 2011 o hábito de leitura diminuiu de 55% para 50% no Brasil. 

Não me surpreende, pois nesse país somos ensinados a ter a leitura como o castigo do dia. A vida se afastou das páginas escritas e instalou-se um texto como tortura pela sua desagregação do real. Mas, na realidade estamos sendo roubados de uma prática sedutora e incomparável pela acomodação das imagens e sons pré-produzidos pela imaginação alheia, que nos é imposta pela mídia. Estamos sendo usurpados de nossa própria capacidade de raciocínio e interpretação, além da de comunicação escrita pela desapropriação da leitura.

Tv, internet e outros meios reduzem e espremem a quantidade de informação até matarem os cérebros de inanição, enquanto alguns se fartam dos lucros com programas de quinta categoria, onde só se explora aquilo que não retorna mais que pedaços de seres humanos rebaixados a suas funções sexuais e egoísticas mais descabidas. 



Ação de cura sobre a alma


Foi clinicamente comprovado, a partir de experiências com pessoas que retornaram com Estresse Pós-Traumático na Segunda Guerra Mundial, que a leitura lentifica as ondas cerebrais, provocando um relaxamento no leitor e também estimula a memória, sem contar a influência do próprio conteúdo. 

O uso de literatura para soldados feridos agilizou sua recuperação física e mental e é chamado hoje de Biblioterapia. O terapeuta indica o tipo de leitura, lê com o paciente, conversa sobre a leitura ou até lê para o paciente. O tipo de leitura é diferente em cada enfermidade. E esse método também é eficiente para crianças. 

Estamos aqui falando de literatura comum, de boa qualidade... Imagine o que se pode falar de algo que é remédio por sua própria natureza, pois é "[...] vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo." (Provérbios 4:22). De um autor tão cheio de sabedoria que a usou para criar todas as coisas,  "porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo."  (II Pedro 1 : 21).

Estimulante da criatividade

Os estudos dos cientistas sobre os efeitos da leitura indicam que o tipo de atividades mentais  realizados nela são diferentes de quando se assiste um filme ou outro audiovisual. A leitura permite que você imagine um mundo, o que o torna proprietário da experiência, participante, co-autor. A releitura permite a recriação de conteúdo e o aprofundamento das idéias e sua comparação com outras memórias e experiências já vividas.

Essa parte da experiência da leitura chama-se meditação, pensar para compreender o sentido. Sabendo disso, Deus orientou Josué para usar a leitura e a meditação como fonte de sucesso: "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." (Josué 1:8).

Fonte de tranquilização e facilitador da memorização  

Mais um dos benefícios da leitura é facilitar o sono e assim, ajudar na fixação da memória, o que acontece durante o sono. E tem sido reconhecido, inclusive, como poderosa ajuda ao combate aos problemas de memória em idosos.

Imagine a ajuda se a sua leitura lhe diz que "é vão para vocês levantarem-se cedo, descansarem tarde, comer o pão de labuta ansiosa - pois Ele dá bênçãos aos seus amados durante o sono." (Salmo 127:2 Bíblia Amplificada). Ou lhe dá o conselho de um Bom Pai: 

21  Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; 22  Porque serão vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço. 23  Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará. 24  Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares. (Provérbios 3: 21-24).

A falta de Leitura só vai ampliar a defasagem inteligente

Apesar de todos os esforços, cada dia mais as vagas de cargos especializados permanecem difíceis de preencher. Isso foi previsto pelos especialistas como "defagem crescente de pessoas inteligentes". O trabalhador do conhecimento passa a ser o centro do desespero das empresas. Cada dia se duvida mais que o setor educacional público poderá suprir essa carência. Surge a gestão de talentos ou gestão de competências para tentar resolver a questão. As empresas têm amargado a ideia de ter que oferecer salários cada vez mais altos para atrair pessoas capazes de pensar, planejar, organizar, analisar, pesquisar, decidir,....etc. Acima de tudo, capazes de resolver problemas. Isso não constrói apenas pela habilidade de navegar na internet e usar o Office. Segundo Albrecht (2008, p. 6), "a tecnologia da informação não tornou necessariamente as pessoas mais inteligentes; em vez disso, ela facilitou a execução das tarefas para pessoas com capacidade mental limitada."

O professor Neil Postman, da Universidade de Nova York, estudou os efeitos da mídia eletrônica na cultura e no desenvolvimento das capacidades mentais das crianças. Escreveu um livro chamado "Divertido de morrer: discurso público na era do show bussiness" (Amusing Ourselves to Death: Public Discourse in the Age of Show Bussiness). Esse estudioso observou três fases no desenvolvimento da cultura da sociedade americana: a fase oral, onde as pessoas partilhavam pessoalmente a informação; a fase impressa; e a fase da mídia televisual, que descambou para uma cultura do entretenimento generalizada. Então, o Professor Postman discute que "[...] enquanto a mídia impressa serviu por muito tempo como plataforma sólida para a troca de ideias bem elaboradas, a mídia televisual - mais notavelmente a tv comercial - provou ser inadequada para explicar conceitos complexos e gerenciar conversas sobre eles." (ALBRECHT, 2008, p. 7). O princípio da mídia tv/internet é: não pense, apenas assista. Pense pouco, opine pouco; fale muito, compre muito. 

Não há meio sem mensagem e as consequências são graves para toda a sociedade

A mídia e a mensagem se fundem. Ver tv inclui a aceitação passiva de um fluxo de imagens em cenas desconectadas rapidamente em "[...] pacotes audiovisuais que são condensados, simplificados e adocicados de modo a se adequarem às limitações do tempo de atenção do meio." (ALBRECHT, 2008. p. 8). O conteúdo é selecionado por seu potencial comercial. O público tem se tornado desinteressado e o material apelativo de sexo, violência, cenas chocantes aumentam para compensar o desinteresse. 

Ao pesquisar nos EUA se capacidades como pensamento crítico, pensamento comparativo, curiosidade, imaginação, julgamento e lógica também atrofiam com desuso, encontrou-se indicadores como a queda na necessidade de saber algo sobre outros países; queda das estatísticas de visitas a museus, idas ao teatro, visitas às bibliotecas, compras em livrarias e as visitas a sítios históricos, junto à queda nos testes dessas habilidades.   E esses equipamentos de informação funcionam bem naquele país. Mas, não só houve uma queda na aplicação do conhecimento como na sua busca. Foi encontrado nas pesquisas que enquanto aumentou o uso da mídia televisiva, o nível de inteligência da população caiu abruptamente. É a sociedade de muita informação e pouco conhecimento. A sociedade cuja massa não quer saber. Uma sociedade destinada a ser dominada pelos que querem saber. Não ler é ficar cego enquanto estão levando o seu jardim e entrando pela sua casa espoliando tudo o que lhe é devido.



Por isso, eu o instigo a não perder a sua capacidade mais poderosa e, ao invés disso, estendê-la. Se a leitura é útil por si só, que se dirá de uma leitura que "[...] é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça," (2 Timóteo 3:16). O Espírito Santo é o autor principal que utilizou a co-autoria de homens dispostos a conhecer a Deus e dá-lo ao conhecimento. 

A Bíblia não é uma leitura qualquer, o que por si só já é interessante, mas é a leitura de um conjunto de testamentos, ou seja, o registro de algo que foi deixado legalmente para nós. Bens  e princípios preciosos para enriquecer a nossa vida comprados com a morte de Jesus, pois sem morte não há direito ao que foi legado em testamento. Não se deixe ser desapropriado desse prazer e desse conhecimento. Uma leitura que lhe dê sabedoria, tranquilidade, traga equilíbrio ao seu corpo, alma e espírito e uma boa qualidade de sono, você encontrará no Livro que Deus guardou por milhares de anos íntegro para você: a Bíblia Sagrada.  

Não sabe por onde começar? Comece a sua leitura pelo Testamento que lhe pertence, o Novo Testamento. Nos Evangelhos você conhecerá a verdadeira pessoa de Jesus, nas cartas os ensinamentos aos seus discípulos para viver o cristianismo, em Atos, a história da Igreja no Início. Esse livro sem finalização espera que você escreva o seu capítulo pessoal na história da humanidade. 

Preguiça de ler é preguiça de viver! Deixar de ler é deixar de ser! Eu sei que você não quer diminuir e nem encolher, então, boa leitura! Boa saúde! Boa memória! Bom descanso! Boa herança em Cristo!



Fontes consultadas:

BOTSARIS, Alex.  Leituras prescritas por um biblioterapeuta.     [s.l.]:   Site Dr. Alex Botsaris,  2011> Disponível em: <http://www.alexbotsaris.com.br/site/leituras-prescritas-por-biblioterapeuta>. Acesso em 2 abril. 2012.

ALBRECHT, Karl. Inteligência Prática: arte e ciência do bom senso. São Paulo: M. Books, 2008.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics