sábado, 28 de abril de 2012

Tornando-se ousado como o leão!



Há uma implicação forte quando pergunta se alguém É uma determinada coisa. Ser indica natureza. Natureza não se muda. Para mudar a natureza é preciso morrer e nascer de novo. É por isso que Jesus disse que para resolver o problema entre o homem e Deus, o homem teria que nascer de novo (João 3:5). 


Quando você assume que você É TÍMIDO, você está conseguindo um problema invencível. Mas, timidez é um comportamento e não uma natureza se você apenas costuma se comportar assim você já tem uma opção, que é aprender um novo modo de viver livre do medo. A bíblia diz que “Fogem os perversos, sem que ninguém os persiga; mas o justo é corajoso como o leão. ” (Provérbios 28:1).


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Aguente firme! Deus está contigo por onde passares!

É verdade! Aguente! O mal é passageiro, mas a Palavra de Deus é VERDADE ETERNAAAAAAAAAA!

Aleluia!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Equilibrando excelência e qualidade de vida





A excelência é o caminho apontado por Deus, pois Ele diz: “O que quer que suas mãos encontrarem para fazer, faça isso com toda a sua força, pois não há nenhuma obra ou plano ou conhecimento ou sabedoria no Sheol (lugar dos mortos), para onde você está indo.” (Eclesiastes 9:10 – Bíblia Amplificada).

A palavra usada nesse versículo anterior para força vem de uma antiga raiz hebraica “kôach”que significa: vigor, literalmente força em um bom ou mal sentido ou figurativamente capacidade, meios, resultado; habilidade ou habilidades múltiplas, força, substância; o resultado da força como frutos, riqueza, ou o status que dá a força: poder, poderoso (STRONGS, 1890). Observe que empenho de força implica empenho de habilidades para o resultado mais efetivo possível. Fazer o melhor possível, para obter o melhor resultado possível. Isso é a definição de diligência, sem dúvida.

Entretanto, é  comum vermos pessoas correndo de um lado para o outro em busca de sucesso profissional e algumas vão deixando pelo caminho partes de si que nunca mais recuperarão. Uma noção estranha de que devem fazer tudo o tempo todo as invade e arrasta nessa luta inglória. Muitas vezes, o que deveria ser excelência se torna em algo destrutivo e fora dos propósitos de Deus. É preciso encontrar um caminho de Amor, Paz e excelência porque a Deus interessam as três e nessa sequência.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Se fosse no sertão era assim: Porta fechada? Ou se abre ou Ele arranca!




Que  seja a picada mais torta,
pois meu Deus vai endireitar.
Ele faz todo penso se aprumar.
Tanto faz o bronze na porta
e até botar o ferro na tranca,
o meu Deus nem se importa:
Ou se abre ou Ele arranca!


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Projeto 7 mensagens!

O projeto 7 mensagens é uma maneira de dar acesso às mensagens do blog a quem não tem acesso ou hábito de acessar a internet. CURTA A SUA CAPA PREFERIDA DAS TRÊS!  Preciso que você ajude a escolher a capa até à próxima terça-feira às 10h (24/4/12).

Nós vamos imprimir e agrupar as 7 mensagens da semana em capas de qualidade e vamos repassar ao preço de custo para quem estiver interessado em adquirir o material impresso. 

O custo por semana ficará em R$ 2,00 (dois reais).  Queremos iniciar a implementação do projeto na primeira semana de maio/12. A Coordenadora será Rosilda Vieira. 

No verso da capa, há informações sobre o Blog e a Missão Filadélfia, para facilitar o contato de quem possa se interessar em se aproximar.

Pode ser usado em cultos domésticos, evangelização, edificação pessoal e muito mais.

VOTE NA CAPA que achou mais interessante para chamar a atenção das pessoas que menos conhecem a Jesus, fazendo seu comentário!



Previsão da Edição da Bíblia Amplificada em Português

A quem estiver interessado na publicação da Bíblia amplificada em português, repasso o e-mail em que fiz contato com a Editora Zondervan e eles me disseram que não há Bíblia Amplificada em português ainda, mas que estão entrando em contato com uma editora aqui e que eles estão pensando em disponibilizar a tradução em 18 meses ou mais...


quinta-feira, 19 de abril de 2012

A alegre expectativa da Vida nossa de cada dia nos dai hoje



Fazer algo todos os dias nem sempre é fácil. Escovar os dentes é fácil porque tem efeito imediato, mas manter a dieta, os exercícios, a leitura da bíblia, as orações, lavar os pratos, o horário do trabalho, perdoar... e todas as coisas que só fazem efeito depois de acumuladas, geralmente depois de um mês ou mais, nós tendemos a perder de vista. E é aí que mora o perigo.

Alguns estudos de marketing dizem que depois de dois meses um outdoor não é mais visto, Ele passa a fazer parte da paisagem. Nosso cérebro só foca o novo, busca novidades. Assim, temos dificuldades em manter o dia-a-dia repetitivo com alegria. Mas é possível nos educarmos para viver o dia fazendo-o novo, como se recebêssemos um presente. Jesus disse para pedirmos: “o pão nosso de cada dia, dá-nos hoje.” (Mateus 6:11). E em outro lugar disse: “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede.”(João 6:35). E é sobre como manter e estender esse suprimento diário de renovação de vida que esse texto trata.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Elogios e críticas: instrumentos de cura x armas de morte



Se você observar com cuidado, a nossa relação com os elogios e críticas não é muito confortável. Numa cultura de competição como a nossa elogiar tem tantos sentidos e implicações que seu uso se complica. Nós temos práticas sociais com sessões públicas de elogios para determinadas pessoas, por exemplo, uma festa de aniversário, uma homenagem a um grande personagem de realizações importantes, medalhas de honra ao mérito para aqueles que conseguem determinados propósitos, sessões de diplomação elogiam o sucesso dos estudantes, etc.

Nós temos o uso de elogios em todo tipo de relacionamento: onde as pessoas estão íntimas e no mesmo nível; em um relacionamento formal e em hierarquia; onde elas cooperam e onde elas competem. O inegável é que o elogio nos atinge profundamente, seja quando é conosco ou quando é próximo a nós.

Se o elogio é algo forte e marcante nos nossos relacionamentos e cultura, o desprezo terá também suas marcas e valores. O bullying é uma prova disso. As práticas, estéticas e atitudes que recebem elogios são as aprovadas pelos grupos de nossa convivência e o nosso lidar com a aprovação merece uma atenção especial. A aprovação dos grupos vai ser na direção de influenciar o que buscamos e nem tudo o que é aprovado por eles merece ser buscado. É necessário uma postura de firmeza muitas vezes para se contrapor a essas exigências, como bem sabia Paulo: “Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.” (Gálatas 1:10).

É fundamental saber lidar com a aprovação e a desaprovação e é disto que nos aproximamos hoje.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Filipenses Completa na Bíblia Amplificada: Tradução para Português

Carta aos Filipenses na Bíblia Amplificada em Português - Completa

Esta é umas das cartas mais lindas do Novo Testamento. É cheia de carinho e alegria de Paulo pela igreja em Filipenses que demonstra seu crescimento na fé e no amor. Não possui reprimendas, apenas alertas contra os judaizantes. Paulo se oferece como sacrifício sobre a fé daqueles que têm sido sua coroa de glória no ministério e seu orgulho. Mostra o suprimento da igreja para com o apóstolo como prova de crescimento no amor e na fé. Paulo ainda tinha esperança de ser liberado da prisão, o que não aconteceu, mas estava disposto a ir até onde fosse preciso para terminar a sua carreira.

A leitura na versão amplificada me deu uma renovação completa do significado do texto tornando-o mais claro e mais leve. Aconselho a leitura atenta dos capítulos 3, que foca a esperança e a alegria do apóstolo e os motivos dessa alegria, e o capítulo 4, que mostra como o apóstolo via o suprimento material, as ofertas e as suas necessidades. Há promessas poderosas ali.


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Quem eu sou?






Há uma pergunta muito comum, que algumas pessoas passam a vida sem ter a resposta: 


- Quem eu sou? 


Mas outra pergunta, talvez mais difícil, é: 


- Que resposta aceito para essa pergunta?

Somos definidos em cada momento em que decidimos agir. O que somos, nós construímos em nossas ações. Baseamos nossas ações naquilo que cremos que somos e assim entendemos o que o outro é. As implicações dessas bases de medida e comparação podem ser bem vistas na ilustração seguinte.




sábado, 14 de abril de 2012

Se fosse no sertão era assim: eu sou pau de dar em doido!




Posso não ter algaroba pro gado,
nem palma nenhuma por perto,
o açude seco e o céu encerado,
mas não abro a mão do que é certo!
Eu sou pau de dar em doido!
Eu pego é em fio descascado!




sexta-feira, 13 de abril de 2012

Acesso à tradução da Bíblia Amplificada Epístola de Tiago - Completa


Epístola de Tiago - Completa

Tiago era conhecido por sua sobriedade e dedicação à oração. Era ele quem presidia o conselho de Jerusalém que ordenava a Igreja primitiva. Sua carta geral possui ensinamentos sobre a fé a prática da palavra e a língua que nenhum outro livro da bíblia resume tão bem.

A versão amplificada enriquece esse livro na sua compreensão e aplicabilidade. Novamente, repito que meu esforço de tradução e compartilhamento é não oficial. Esta versão está disponível em termos de direitos de tradução há muitos anos no Brasil, mas não foi realizada ou divulgada a sua tradução. Assim, trago apenas alguns trechos e cartas que acho que contribuem muito com a compreensão mais acurada da Palavra. Aqui a Epístola de Tiago. Já disponibilizei as traduções de Gálatas, Efésios e Colossenses em outras postagens. A Bíblia Amplificada foi disponibilizada pelo produtor para download gratuito e pode ser encontrada também numa das postagens para download.



quinta-feira, 12 de abril de 2012

O corpo, esse instrumento do Amor



Nossa cultura ocidental geralmente separa o corpo da alma atribuindo funções menos nobres ao corpo. Os trabalhos braçais foram desvalorizados para justificar a escravidão ou a escravidão justificou a divisão desigual do trabalho... Seja lá como for, sofremos com essa separação e desvalorização não só no nível social, mas no nível individual. Eu sofri terrivelmente por não conseguir manter esse equilíbrio e ainda sofro. Finalmente, chegou o momento de compartilhar o que aprendi no processo de retomar meu corpo.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Deus, a mulher e o feminino




Um texto que procure trazer a compreensão do que é feminino tem o gosto de uma vivisseção em si mesmo (aquele costume horrível de abrir os animais vivos para estudá-los). Não conseguirei nada de mais objetivo do que aquilo que é possível a alguém que é mulher e que procura desmistificar o feminino cultural dolorido e doloroso para encontrar uma identidade cristã feminina aos olhos do Pai.

Uma vez o meu professor de Lógica Formal disse algo realmente precioso. Ele disse buscar uma humildade científica. Aquela que se dobra àquilo que a ciência pode provar. Isso o havia levado a derrubar o racismo, porque ele não tem base científica, uma vez que todos os seres humanos sem a pele são iguais biologicamente em essência a não ser uma aptidão muscular mais desenvolvida em determinadas raças do que em outras, mas nada que realmente posa ser aplicado ao intelecto, à vontade ou às emoções.

Talvez eu esteja aqui buscando uma humildade cristã, aquela que reserva as suas conclusões sob a autoridade da Palavra de Cristo. Sabendo que há muito da verdade que os meus próprios limites me impedem de enxergar, mas outras tantas verdades que estão extremamente claras na Palavra e que podem ser levantadas sem o perigo tão grande de viés ou tendenciosidade. Ao mesmo tempo, você que lê, precisa procurar a nobreza dos habitantes da Beréia, procurar na Palavra para ver se de fato é assim (Atos 17:11).  

Porque tantas reticências? Porque nós vamos tocar em dores e poderes. Essas são duas forças sociais e individuais poderosas que se infiltram na nossa pele e dizem como lemos os nossos espelhos. Se há algumas coisas que são fáceis de ser, na lista não consta o fato de ser mulher. Aquilo que é nosso forte é também nossa fraqueza. O que nos define também nos confunde. Somos absolutamente multitarefa, mas o corpo nos leva a ciclos de humor e disposição diferentes que nem nós entendemos a não ser depois de muito tempo de convivência conosco mesmo. O eterno mistério que os homens...

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Amizade: distanciamentos e proximidade



A vida é um fluxo contínuo. Isso é um fato. Não podemos impedir as pessoas de irem e virem, aproximarem-se e afastarem-se tanto quanto gostaríamos. Deixar aproximar-se e permitir afastamentos, tanto quanto procurar impedi-los, depende tanto de atenção quanto de esforço.
Permitir às pessoas irem e virem requer perceber quando é tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar. 

Há um texto em Eclesiastes que diz: “tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar;” (Eclesiastes 3:5). Você pode não compreender o que quer dizer tempo de espalhar pedras, mas diz respeito ao costume de espalharem-se pedras nos campos quando estava prestes a acontecer uma invasão de inimigos, para impedir que o campo fosse usado por eles ou se tornasse desejável. À primeira vista pareceria inútil desejar aquela terra e poderia desestimular os invasores. As pedras eram ajuntadas quando havia novamente segurança e paz. Elas eram utilizadas para construir casas e muros para fazer a terra habitada.

Então, esse texto serve especialmente para iniciar a postagem de hoje.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Lágrimas de um Pai Apaixonado




Cai na terra a primeira lágrima
extrai-se a primeira gota traída.
Na escuridão da noite sem rima,
elas escorrem de mãos fechadas,
injustas, bárbaras e apressadas,
semeando a semente que dá vida.

Sob a coroa... 



terça-feira, 3 de abril de 2012

O passado, o presente e a vitória de uma nova manhã!


Nascer do sol na Ponta do Seixas - João Pessoa - PB



Nós somos seres históricos. Precisamos reconhecer isso para poder lidar com o fato. Mas, calma, apesar de alguém haver pintado as nossas aulas de história da cor distoante da memorização de datas, não é isso que história significa.

A palavra e o conceito de História vem do grego historía ou historias, que significa pesquisa, relato, história, pelo latim historìa, historiae tem o sentido de narração, conto, aventura. Seja pelo relato e a pesquisa dos acontecimentos passados e presentes ou pela forma de apresentá-los. Somos produto e agentes da história onde estamos e por onde passamos. Um cesto que carrega uma serpente entregue por um simples servo pode matar uma rainha no Egito e mudar o curso de vida de vários países e atingir muitas vidas... Inclusive a nossa, milhares de anos depois. Assim como a morte de um presidente e a queda na bolsa em 1930 ou hoje poderão causar fome e morte em alguns países.

Estamos interligados ao nosso passado com valores, experiências, bens, direitos, estruturas de pensamento. Somos mais velhos do que pensamos, pois falamos uma língua de centenas de anos e somos mais novos do que imaginamos, pois podemos criar palavras e expressões e aprender novas palavras e sentidos todos os dias. A história é dinâmica e não cabe na foto que tiramos em um momento para a prender cristalizada nas prateleiras da memória. As datas são meros marcadores de tempo no processo contínuo de construir o dia a dia. A força dos acontecimentos ultrapassa as datas e os dias, fundamentando o presente e embasando o futuro.

E aí está inserida a sua história. Como vai contá-la? O que carregará no seu cesto? O que já carregou nele e quais as conseqüências? Você pode até pensar que a história é irreversível, mas “[...] para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas” (Lucas 1:37). Deus pode mudar sua história e usá-lo como um instrumento para as histórias dos outros se encherem de vida.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ler o mundo e ver a vida

Como saber o que um tesouro reserva até que o desenterre? Como prever onde nos levará uma ideia até que ela surja e seja efetivada? Quantas coisas precisarão ser ditas e ouvidas até que algo melhore?
É o fruto dessa sede de conhecer, aventurar e crescer que me leva à leitura.

Fiquei triste ontem, ao ver que entre os anos de 2007 a 2011 o hábito de leitura diminuiu de 55% para 50% no Brasil. 

Não me surpreende, pois nesse país somos ensinados a ter a leitura como o castigo do dia. A vida se afastou das páginas escritas e instalou-se um texto como tortura pela sua desagregação do real. Mas, na realidade estamos sendo roubados de uma prática sedutora e incomparável pela acomodação das imagens e sons pré-produzidos pela imaginação alheia, que nos é imposta pela mídia. Estamos sendo usurpados de nossa própria capacidade de raciocínio e interpretação, além da de comunicação escrita pela desapropriação da leitura.

Tv, internet e outros meios reduzem e espremem a quantidade de informação até matarem os cérebros de inanição, enquanto alguns se fartam dos lucros com programas de quinta categoria, onde só se explora aquilo que não retorna mais que pedaços de seres humanos rebaixados a suas funções sexuais e egoísticas mais descabidas. 



domingo, 1 de abril de 2012

Abrace-se quem puder!



Ontem, tivemos um faxinão na igreja. Uma oportunidade maravilhosa de por as mãos na obra juntos. Não pude cooperar fisicamente porque ainda estava fraca por causa da luta da enfermidade, mas estive lá no final da reunião para ver os rostinhos mais cansados e felizes que já vi e o resultado mais lindo do que o amor pode concretizar. Após o término, tivemos essa foto acima e você pode ver a alegria nas expressões e no ânimo de quem após passar o dia no pincel, na enxada e na força, queria cantar e compartilhar.

Tudo foi fotografado e ficou registrado no face da Missão Filadélfia. Era quase meia noite quando as fotos foram postadas e os comentários choviam por todos os lados, quando os braços cansados não queriam deixar os abraços vividos para irem dormir.

Então, acordei hoje, pensando sobre o virtual e o real vivido.


Web Analytics