terça-feira, 24 de julho de 2012

O poder do que está no trono




Em 1032, O sábio rei Knut Sveinsson, Canuto I, O Grande, da Inglaterra, deu uma gran­de lição aos seus súditos bajuladores. Eles diziam:
-  Tu és grande e todo-poderoso. Ninguém em todo o universo ousaria desobedecer-te. Tua glória e teu reino se­rão para sempre, ó rei!
Um dia, o rei ordenou:
- Tragam o trono. Agora, sigam-me até a praia. Ali, cercado de toda a sua família e de toda a nobreza, mandou colocar o trono no meio da água do mar quando a maré estava baixa. Sen­tou-se sem nada dizer e todos se admiraram. Em pouco tempo a maré começou a subir molhando os pés do rei, e de toda a sua corte. O rei levantou as mãos sobre o mar e ex­clamou com autoridade:
- Esta terra onde estou é minha e todos obedecem à mi­nha voz. Ordeno-te, pois, ó água, que voltes para o mar e que não molhes os pés do rei. Como rei, ordeno-te, que vol­tes já para o mar.
Mal acabou de pronunciar estas palavras, uma onda forte, espumando branco com enorme estrondo, quebrou, molhando não só os pés, mas todo o corpo de todos, e arras­tando alguns para dentro da água.
Então, solenemente, o rei deu esta sábia sentença:
-  Que todos os povos da terra saibam que os reis não têm autoridade alguma, a não ser aquela que Deus lhe dá. O poder dos reis é coisa vã. Ninguém é digno do nome de rei, a não ser aquele que criou a terra e o mar, e cuja pala­vra é a lei dos céus e da terra.
Hoje, na cidade de Southampton, numa antiga parede, bem perto do mar, há uma placa com estes dizeres: "Neste local, em 1032, o rei Knut repreendeu toda a sua Corte.”

Nós tendemos a procurar entre os homens alguém que possa resolver todas as coisas, deter todo o poder. Os ídolos da música levam os fãs (súditos?) ao delírio, pessoas passam dias em uma fila para conseguir um espaço próximo deles no show. As pessoas mudam as roupas, sapatos e cabelos para imitá-los; os presidentes carismáticos são tão influentes que podem eleger as esposas mesmo depois de mortos; e temos tantos exemplos de pessoas que conseguiram destaques e seguidores, que o twitter demonstra muito bem isso, senão o facebook. 

Às vezes, alguns se elevam e exigem adoração. Ouve um rei exigiu adoração a si mesmo no tempo de Daniel. Mas três homens não se dobraram a Ele pelo mesmo motivo que o rei Knut não aceitou a bajulação:

14  Falou Nabucodonosor e lhes disse: É verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que vós não servis a meus deuses, nem adorais a imagem de ouro que levantei? 15  [...] se não a adorardes, sereis, no mesmo instante, lançados na fornalha de fogo ardente. E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos? 16  Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ao rei: [...] 17  Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. 18  Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, [...] (Daniel 3: 14-18).

Nós temos um problema quando atribuímos o poder de divindade a um ser humano, seja a nós mesmos, seja a outra pessoa. A destruição está às portas. Vemos em praticamente todas as sociedades antigas e atuais esse tipo de conduta. No antigo Egito, adoravam o faraó; em Roma antiga, se adorava o Imperador; e no nazismo, onde se adora(va) o Fürer, Hitler. Tomando um homem como modelo, sociedades lhes permitiram poderes para executar o que lhe viesse à mente, por mais sórdido, depravado e cruel que fosse. Mas, pelos frutos, podemos perceber que seguir por esse caminho só vai nos levar a eleger políticos pela aparência, comprar roupas porque parecem com os astros pop ou da novela, mesmo que pareçam ridículas em nós, e o vazio vai permanecer. Isso só mostra que a força dessa tendência não a torna positiva.  



Israel sempre teve problemas quando começava a atribuir a pessoas aquilo que era de Deus. Porque quando consideramos que uma pessoa tem todo o poder, todo o conhecimento ou merece todo o controle, estamos dando a ela atributos que só Deus está capacitado a possuir e, assim, quebramos o primeiro mandamento, mas Jesus resistiu a este tipo de atitude: "então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás."  (Mateus 4 : 10). Precisamos valorizar uma Ética do Ser ao invés de uma Ética da Aparência. A primeira, permanecerá diante de qualquer situação, pois é baseada no caráter, a outra se esvanecerá na primeira lufada de vento, pois é falsa, enganosa e sem alicerce e vai desmoronar sobre nossas cabeças.

O modelo de adoração

O tema aqui é “adoração” ou culto que se rende a alguém ou algo que se considera divindade, adoramos o ser que é a nossa referência principal de vida. Jesus reconhecia  o Pai como fonte de tudo, inclusive como Fonte da sua própria autoridade. Ele disse: "tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar."  (Lucas 10:22). Pois todo talento e toda capacidade perfeita vem do alto, desce de Deus e Ele não muda (Tiago 1:17).

Deus poderá sempre usar pessoas para manifestar o seu poder ou talento, mas nunca dependerá de ninguém para agir. O suprimento de poder, sabedoria, talento, amor ou qualquer outra coisa boa e benéfica virá do trono do Pai e a Ele pertence toda a honra e toda a glória por isso. Quando nós colocamos alguém nessa posição, nesse pedestal, dando a alguém a glória e o poder de Deus, nós nos prejudicamos e prejudicamos a pessoa que recebe essa posição. Ela mesma não suportará.

“Adooooooro, Fulano!...”

Nenhuma pessoa foi feita para ser adorada. Ela não suportará a carga de uma exigência tão grande. Todos nós precisamos ser amados e temos nossos limites. Veja o que aconteceu na vida de astros endeusados como Michael Jackson, Elvis Presley, Janice Joplin, Whitney Houston, Amy Whinehouse e tantos outros. Só pra citar os mais recentes e poderia chamar ainda James Dean e Marilyn Monroe e outros, como exemplo. Observe a solidão da bela e adorada Marilyn Monroe: 

- Eu sabia que eu pertencia ao público e ao mundo, não pelo fato de ser talentosa ou até mesmo bonita, mas porque eu nunca pertenci a nada ou a ninguém.
- Não me falta homem, o que me falta é amor.  

Quem exalta essas pessoas também as mata e, quando elas se vão, são substituídas por outras. Rapidamente, fazem-se as substituições ou se mantém um culto à sua memória, mas, não por elas, e sim por essa necessidade de adorar, que o homem traz dentro de si, pois "[...] todos pecaram e carecem da glória de Deus;"  (Romanos 3:23).

A carência de adoração e culto dos corações humanos

Nó precisamos de um ícone, exemplo, poder, conhecimento, que esteja acessível e na forma humana e foi por isso  que Deus enviou Jesus como homem. Esse encontro tem impactado vidas ao redor do mundo em culturas altamente diversas e tem sido um encontro tão impressionante, que faz com que pessoas deixem tudo para trás, não por duas ou três horas de encantamento, mas para uma nova vida. Como diz Paulo:

13  Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,14  Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:13-14).

Se você quer gritar um nome com todas as forças por horas, saiba que Deus o deu a Jesus: "[...] um nome que é sobre todo o nome; 10  para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11  e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai." (Filipenses 2:9-11). Faça de Jesus o seu alvo, o nome pelo qual você deve chamar, o seu padrão. E no céu, na terra e embaixo da terra reconhecerão Jesus em você.

Ouvindo o chamado de Deus

Nós fomos chamados a ser de Cristo e não apenas parecermos ser de Cristo. A Ética da Natureza Cristã precisa substituir a Ética da Aparência Cristã. Não vamos enganar as pessoas por muito tempo e nem a Deus por um segundo. Se você quer usufruir aquilo que a Palavra promete aos filhos de Deus, não é uma questão de vestir-se de forma estranha e usar jargões cristãos ou praticar nenhum tipo de ritual. É nascer de novo, manifestar uma nova natureza, que abomina o que Deus abomina e caminha na graça, procurando fazer a vontade de Deus, pedindo e recebendo perdão quando não acertar:

23  Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24  Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. (João 4:23-24).

Somos chamados a sermos aqueles e aquelas que tentam com todas as forças agradar ao Senhor e aproximar-se dEle, sabendo que vamos errar e precisar de seu perdão sempre. Esse é o adorador, fã de Jesus, o melhor modelo que já existiu, existe e existirá. Não pareça cristão somente, seja no íntimo, na vontade, nos pensamentos, nas emoções e nas ações, COERENTE com o Cristo que morreu na cruz para vencer o pecado e levar os homens ao conhecimento do amor de Deus.

Você pode orar assim:

Senhor, muda a minha vida e meu coração para que aquilo que está dentro de mim que é teu brilhe com o brilho da verdade na minha vida e eu seja realmente para a tua glória. Não me permite carregar uma máscara falsa, mas ajuda-me a construir dentro de mim uma pessoa que eu possa com alegria deixar transparecer sem medo, mas com alegria do efeito da tua bondade manifesta em minha vida. Não me permita palavras vazias e frases de efeito, mas enche o meu coração com o Teu melhor para que quando eu falar, pensar, sentir, querer e agir possa levar a tua luz ao mundo. 



Um comentário:

  1. Eu me prostro diante da soberania de Deus e confesso que Jesus é o meu único guia, mestre e Senhor. A Ele toda honra e toda glória!

    djane.

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics