domingo, 8 de julho de 2012

Com Jesus, um peixesó basta



O Senhor me falou muito através de sua Palavra no texto que conta de quando Ele resolveu um problema com apenas um peixe. Só que para Jesus, um peixe nunca é só um peixe. Se Ele diz que é solução é solução. A história conta o seguinte:

24  Tendo eles chegado a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam o imposto das duas dracmas e perguntaram: Não paga o vosso Mestre as duas dracmas?
25  Sim, respondeu ele. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Simão, que te parece? De quem cobram os reis da terra impostos ou tributo: dos seus filhos ou dos estranhos?
26  Respondendo Pedro: Dos estranhos, Jesus lhe disse: Logo, estão isentos os filhos. 27  Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e, abrindo-lhe a boca, acharás um estáter. Toma-o e entrega-lhes por mim e por ti. (Mateus 17:24-27)

O imposto de que trata o texto era o imposto de manutenção do templo cobrado desde a época de Moisés (Êxodo 30:11ss;38:25-27). Era uma espécie de memorial da remissão (1 Pe 1:18-19). Nesse momento da narrativa de Mateus ele exaltava o Messias humilde, que abria mão de seus direitos. Sendo o dono do templo como Filho de Deus, Ele respeitou os judeus pagando o tributo como qualquer pecador pagaria.

Esse milagre é muito especial sob vários aspectos: foi o único milagre que Jesus realizou e incluía as suas necessidades; foi o único milagre envolvendo dinheiro; e o único milagre envolvendo apenas um peixe.

A sequência de acontecimentos até o dinheiro ir parar no peixe e o peixe na mão de Pedro mostra Deus movendo a criação para suprir as necessidades de um simples homem. Algo teve que acontecer na terra para que a moeda parasse na água, algo teve que acontecer na água para que a moeda fosse parar na boca do peixe, algo que teve que acontecer em Pedro para que ele cresse e fosse buscar a moeda. Não há como dizer entre todas as possibilidades que isso foi uma coincidência, mas era Deus mostrando a sua Providência.
Observe o cuidado de Deus, pois a situação ocorria entre Jesus e Pedro diretamente. Jesus ministrava individualmente a um homem sobre fé. O Senhor estava construindo na prática e no coração de Pedro esse trecho em 1 Pedro 5.7: lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

Jesus constrói sobre um relacionamento. Ele desenvolveu uma história com Pedro. Ele já tinha visto Jesus curar sua sogra (Marcos 1:29-34); a pesca falida virar milagre de provisão (Lucas 5:1-11); tinha andado sobre as águas (Mateus 14:22-33) e ainda ia experimentar muito mais: Jesus consertar o que ele tinha destruído, como a orelha de Malco (Mateus 26:47-56); e libertá-lo da prisão (Atos 12:1). Por isso, Pedro andava certo de que podia lançar sobre Jesus toda a ansiedade (1 Pedro 5:7). É esse Jesus que escreve uma nova história e conserta os erros do arrependido e do sincero, que veio para nós e se oferece a você para suprir a sua vida de uma forma sobrenatural ainda que todo o mundo precise se mover para isso.

Nessa história, podemos ver os quatro elementos necessários para vir esse milagre:


1 É preciso ir pescar pela fé


Imagine a fé que era necessária para ter uma conta para pagar a um credor como o os fariseus e crer que ela iria ser resolvida com um só peixe. Pedro sempre usava redes, mas ele ia pescar de anzol para obedecer a Jesus. Pedro saiu para pescar algo muito especial e praticamente impossível para conseguir suprir as suas necessidades, obedecendo a Palavra de Jesus. Isso é fé em ação. Muitas pessoas acham que precisam de muitos peixes, mas nós precisamos apenas daquele que suprirá as nossas necessidades, só um. O primeiro, o mais importante, que vai trazer a bênção de Deus para as nossas vidas.

Muitos procuram suprir suas necessidades emocionais com múltiplos relacionamentos, mas Deus disse que só precisa de um peixe abençoado. Como, por exemplo, uma esposa só “A casa e os bens vêm como herança dos pais; mas do SENHOR, a esposa prudente.”  (Provérbios 19:14). Aquilo que o Senhor lhe der será o suficiente para suprir suas necessidades. Você pode ter em mente que tem que usar a rede, esforçar o máximo para trazer tantos peixes puder, esforçar-se para vender e granjear algum suprimento, mas basta um peixe, uma solução abençoada por Deus e suas necessidades de qualquer tipo serão supridas:

1 Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 2  Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. (Salmo 127:1-2)

Para provar que Deus não estimula a preguiça, Jesus mandou-o pescar, mas abençoou o seu trabalho de modo que tivesse a provisão muito maior do que teria se não tivesse dado ouvidos à Palavra de Deus. Vejo muitas pessoas trocando a Palavra pelo trabalho, mas no fim, o lucro fica no hospital. Outros trocam o Senhor pelos amores e no fim os amores que não lhe levavam a Deus vão-se embora e lhes deixam mais vazios do que antes. Pois está escrito: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33). 

2 É preciso haver trabalho e perseverança

Era preciso preparar o barco para zarpar, colocá-lo no mar, chegar ao ponto certo onde havia peixes e lançar o anzol. Havia trabalho envolvido e não podia haver desistência, senão não alcançaria a provisão. Era preciso resistir a todos os pensamentos e questionamentos seus e dos outros até que chegasse a pescar o primeiro peixe, até que abrisse a boca dele e pegasse a moeda, então entregá-la no templo.

Tudo o que Deus nos dá tem um processo de luta até que se concretize. Seja relacionamento, seja provisão, seja a execução de uma tarefa ou solução de um problema. É preciso crer e perseverar sem voltar atrás até o fim. Sustente esse versículo até que o nome do Senhor seja glorificado no suprimento das suas necessidades: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” (Gálatas 6:9). Tudo o que o Sehor nos disse para fazer é o bem do qual não devemos e não podemos desistir. Precisamos ter isso em mente e renovar essa visão diariamente.

Crie memoriais para marcar o percurso e apontar o futuro


É pela perseverança que nós precisamos dos nossos memoriais. Nós tiramos fotos dos momentos importantes, as colocamos pelas nossas casas, isso lhes dá o tom de lar. No Velho Testamento, as pessoas colocavam os nomes nos lugares, estabeleciam altares quando ocorria que Deus as abençoasse. Olhar sempre para a vitória passada, nos dá força para crer na vitória presente e futura. A perseverança é enraizada em uma mente que foca a vitória.

Do passado, guarde suas vitórias como prova do que seu Deus é capaz por você:

17  Se disseres no teu coração: Estas nações são mais numerosas do que eu; como poderei desapossá-las? 18  Delas não tenhas temor; lembrar-te-ás do que o SENHOR, teu Deus, fez a Faraó e a todo o Egito; 19  das grandes provas que viram os teus olhos, e dos sinais, e maravilhas, e mão poderosa, e braço estendido, com que o SENHOR, teu Deus, te tirou; assim fará o SENHOR, teu Deus, com todos os povos, aos quais temes. (Deuteronômio 7:17-19).


No presente, lembre das maravilhas, que se renovam a cada manhã:

21  Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. 22  As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23  renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. (Lamentações 3:21-23)

No futuro, espere receber mais do que você pediu:

mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. (1 Coríntios 2:9)

Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, (Efésios 3:20) 

3 É preciso procurar dentro do peixe

O seu suprimento está dentro do seu peixe e não fora. Não é naquilo que é externo. O que é externo passa. Você casa apaixonado e cheio de sonhos, mas a lua de mel passa. Você conquista um cargo importante, mas o trabalho trará lutas, nenhuma conquista é estática. Aquilo que conquistamos precisa de cuidado para ser mantido todos os dias. A alegria da conquista precisa ser renovada todos os dias, todos os momentos. Haverá horas em que vai ser difícil, mas o verdadeiro suprimento está na boca do peixe. É na essência da conquista que está a importância da bênção. Cada bênção é importante porque foi dada por Deus e Ele está cobrindo aquela bênção.

Por exemplo, se você pediu um esposo ou uma esposa, aquilo que o outro pode lhe abençoar está no coração dele ou dela, pois carrega no coração a essência de Deus. Seja lá qual for sua escolha, você caminhará com o coração do outro, para construir sua família e para conviver todos os dias da sua vida. Faça todas as suas escolhas de alvo pela essência. E a boca falará do que o coração estiver cheio.

4 É preciso pagar o preço e concluir o trajeto

Foi preciso pagar o imposto. Esse foi o único milagre de Jesus envolvendo dinheiro.  Porque dinheiro é um valor da terra. Há muito em que se investir aqui, mas os principais investimentos e pagamentos não são os terrenos. Jesus pagou até o que não devia para não escandalizar, ferir emocionalmente os judeus. Todos os nossos relacionamentos e conquistas precisarão de um investimento como esse. Mas, só existe um estilo de vida que pode fazer com que a paz reine:

1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3  esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; (Efésios 4:1).

É preciso pagar o preço pela unidade. E vivendo aqui na terra, conviveremos com os defeitos terrenos um do outro porque nós só seremos perfeitos no céu. É preciso saber ceder até seus direitos mais claros, quando for necessário, e saber quando não abrir mão do que é fundamental para Deus. Isso exigirá esforço diário, cuidado, mas a recompensa é a alegria e felicidade de ambos. Você se esforçou para conquistar, agora deve esforçar-se em manter a bênção do Senhor, honrando aquele que a concedeu. Esse é um esforço contínuo para o restante de nossas vidas.

Assim como Deus renova as suas misericórdias a cada manhã, precisamos também renovar os cuidados com quem e com aquilo que recebemos, praticar a paciência e a prioridade do outro e à felicidade dessa ou dessas pessoas, porque dela dependerá em grande parte a sua.


Assim, nós fazemos uma caminhada de fé e amor em busca da promessa de suprimento de Deus para as nossas vidas sigamos na ousadia da fé e na certeza do amor. O primeiro é o da fé e do amor.

O caminho vai exigir perseverança, a cada dia em renovar o compromisso a fé e o amor exigem o princípio da perseverança para se completarem;

O suprimento de Deus estará na percepção da presença de Deus e não nas aparências externas Este é o princípio da prioridade ao Senhor;

Você não está mais só. Mas, Deus nos deu um paradoxo, para sermos felizes, precisamos servir á felicidade dos outros como se elas fossem a nossa. Esse é o princípio da generosidade e do serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics