segunda-feira, 11 de junho de 2012

Vivendo a Vida Abundante




Se há uma coisa certa ao acordar de manhã é que o dia lhe trará desafios. Às vezes, levantar da cama numa segunda é o maior deles. Mas seu senso de dever ou as contas a pagar o levantarão de qualquer forma e o levarão até suas obrigações. A questão é que levantar-se da cama a cada dia apenas porque tem uma obrigação a cumprir é suficiente para chamar essa experiência diária de vida.

Jesus veio para que tivéssemos Vida com V maiúsculo, em oposição a alguém que quer que você não tenha vida: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10).

O grego, língua em que foi escrito o Novo Testamento, tem duas palavras para vida. Uma designa o fato de um ser estar vivo e respirando, “ânima”, que é traduzida também para alma, e a outra palavra é traduzida para “Vida eterna”, em grego “zoe”. A palavra “zoe” indica uma vida como a vida de Deus, não apenas uma vida de respiração, alimentação e finita na morte, mas vida eterna, na semelhança de Deus, a vida do espírito. 

No trecho citado antes, Jesus diz: “[...] Eu vim para que tenham vida [do tipo da Vida de Deus] e a tenham em abundância.” (João 10:10). Então, meus queridos leitores e leitoras, Deus tem muito mais para você do que simplesmente acordar e sobreviver a cada dia. Ele tem vida da qualidade da Vida de Deus para você e Ele derrama dessa vida  para você em abundância. Como usufruir disso é o motivo de estar escrevendo hoje.



Vencendo a insatisfação

Como o nosso sistema social foca principalmente a conquista de bens materiais ou prazeres de vida cada vez mais curta, a insatisfação e o tédio, o vazio existencial aumenta vertiginosamente nesse processo de levantar de manhã, cumprir alguma obrigação, pagar as contas ou comprar algo novo  e ir deitar de novo para acordar no dia seguinte e repetir o mesmo ciclo. Jesus já via isso em sua geração:

31  A que, pois, compararei os homens da presente geração, e a que são eles semelhantes? 32  São semelhantes a meninos que, sentados na praça, gritam uns para os outros: Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não chorastes. 33  Pois veio João Batista, não comendo pão, nem bebendo vinho, e dizeis: Tem demônio! 34  Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores! 35  Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos. (Lucas 7:31-35).

Os homens são semelhantes a meninos... Pessoas que deveriam ter uma visão focada em algo mais do que serem meros expectadores na vida, continuam assistindo a vida como se fosse um espetáculo e eles o público e não os atores.  Esperando que todos reajam conforme o que lhes for apresentado. O padrão é reagir e agir de acordo com o que os outros esperam: se há música, dance; se a notícia é dada como triste, temos que nos comover. Nada mais atual do que este texto para hoje. A mídia toca músicas e propõe o luto e todos devem pensar de fora igual, ou seja, não pensar.

João Batista tinha uma vida austera e não agradava e Jesus uma vida mais livre e não agradava. Na realidade, ambos estavam livres, fora dos padrões de consumo da Jerusalém religiosa guiada pelos fariseus avarentos e ritualistas e dos saduceus intelectualizados. Eles buscavam uma vida com essência de liberdade e por não se dobrarem aos poderes da época, eram criticados.
Esse é um dos tipos de prisão dos quais Jesus veio nos libertar. Jesus veio nos salvar da morte por afogamento das distrações passageiras, sem essência, inúteis e incompletas que nos levam a nada a não a passar tempo respirando, mas não nos dão a qualidade da vida de Deus em nós. Ele disse: “ O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,” (Lucas 4:18).   

O Espírito de Deus traz o poder de libertação

A Palavra mostra que: “Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” (2 Coríntios 3:17).  O Espírito de Deus nos dá condições de pensar considerando o que Deus vê. Essa é a diferença. Uma pessoa de mente escravizada só consegue ver o que a situação diz, o que os outros mostram ou o que sua mente vê. Deus vê a situação do alto de seu trono. Nada é maior, nada é mais importante, nada é tão puro, não há outra verdade que não esteja no trono. A vida eterna começa na verdade eterna e não na mídia ou nas convenções sociais.

Quando você pensar que está só para ser tudo o que os outros esperam e exigem que você seja, pare um pouco. Você tem uma escolha. Você pode escolher cumprir com as expectativas dAquele que quer que você tenha vida e não daqueles que querem sugá-la de você. Jesus veio para que tivéssemos vida, Ele veio doá-la para nós e não exigi-la de nós. É preciso receber dele primeiro para tê-la. Se há algo que o ser humano não consegue criar é a vida.

Ainda que existam clones, eles são criados a partir daquilo que já está vivo. Mesmo que exista inseminação artificial e barriga de aluguel todas as bases desta “criação de vida” estão vivas e são apenas realocadas. A vida é um milagre que não dominamos. Ela tem começo, meio e fim independente de nós. E isso angustia o ser humano, cujo principal problema é procurar a todo custo ser independente de Deus. Mas, a tolice é desejar construir por si mesmo algo que já está pronto, gratuito e à sua disposição. Então, se você deseja vida, não reinvente a roda, aceite a vida que está em Jesus pelo Espírito Santo.  

A Vida está no Amor

Nada tem sentido sem o vínculo do Amor e com ele, tudo é perfeito: “E acima de tudo isso [coloquem] o amor e envolvam a si mesmos com o laço da perfeição [que ata tudo unido completamente em uma harmonia ideal].” (Colossenses 3: 14 – Bíblia Amplificada). Mas não estou falando de um amor que se acaba quando o homem decide ou quando sua respiração pára. Estou falando do Amor que tem a mesma fonte da Vida Eterna, o Amor que é Eterno, Onipotente, Onisciente e Onipotente. Deus é amor e Deus tem a Vida Eterna para dar, que é a sua própria vida.

Um amor de um tipo que não pode ser encontrado no homem a não ser como presente de Deus, compartilhando sua própria natureza com o homem. O amor que traz a eternidade para a terra e dá sentido aos nossos dias. O amor que se revela quando conhecemos a Deus, pois “aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” (1 João 4:8).

A grande revolução e missão da vinda de Jesus é mostrar o amor de Deus e, fazendo isso, entregar a Vida de Deus para nós, a vida que vai além da mera respiração e suprimento de necessidades passageiras: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).   

Conhecer esse amor é revolucionário. Mudou a história da humanidade há dois mil anos e continua mudando todos os dias. Jesus nos apresentou a natureza amorosa e cuidadosa de Deus e criou laços firmes de vida à nossa volta: “e nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.” (1 João 4:16).    

A marca da eternidade

O homem tem sede de Vida Eterna. Todas as culturas da face da terra possuem essa sede marcadas nelas mesmas. Porque “tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.” (Eclesiastes 3:11). Essa sede desconhecida é mostrada na insatisfação crescente de um povo que consome sem parar, mas não se sente preenchido. Pessoas que trabalham até adoecer, mas não se sentem realizadas. De um lado se estabelece o materialismo, de outro o fundamentalismo religioso de práticas meditativas, caritativas, ritualismos, guerras santas, dietas, etc. e tudo continua desenfreado e sem sentido como dantes no quartel de Abrantes.

Mas, quando alguém encontra o amor de Deus em Cristo, uma chama de vida e alegria acende. Uma mulher cansada vinha pegar água à beira de um poço que estava ali por gerações. Ela estava cheia de respostas antigas para questões antigas, mas que não lhe davam soluções. Jesus mostrou-lhe o Amor de Deus a compreendendo e perdoando, mostrando-lhe o caminho, então, seu cansaço desapareceu e ela tornou-se o pivô de uma revolução social e religiosa entre o seu povo.

A mulher que apenas fazia e refazia seu caminho de cansaço todos os dias, encontrou o amor e a Vida de Deus e a Vida começou a brotar dela (João 4). Jesus disse-lhe: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. [...] [quem] beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” (João 4:10, 14). Se você (re)conhecer  o Amor de Deus, a vida dEle vai brotar dentro de você da maneira que você jamais conheceu, mas da forma como sempre desejou. Atenda o chamado de eternidade que há dentro do seu coração. Peça ao Senhor Jesus para preencher esse vazio e Ele o fará.

O espaço da eternidade no nosso coração

O próprio Deus deseja trazer a eternidade ao homem e Ele diz que tipo de pessoa pode recebê-la: “Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.” (Isaías 57:15).   

Há um espaço no coração do homem onde só cabe o Amor eterno e a Vida de Deus. Jesus veio à terra e morreu na cruz, para tirar os impedimentos para que nós tivéssemos acesso à Vida do Pai novamente: “23  pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, 24  sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,”  (Romanos 2:23-24). O perdão dado por Jesus custou-lhe a Vida para que você tivesse vida e Vida em abundância. Não foi qualquer vida que foi dada na cruz, foi a vida do Filho de Deus. Foi vida do tipo da vida de Deus, para que você tivesse a mesma plenitude. Não se conforme com pouco ou com menos do que isso, deseje, busque, reivindique a manifestação da Vida de Deus na sua Vida. Seja tudo o que você pode ser, seja pleno em Jesus Cristo.

Você não tem que dançar quando o mundo toca para você, ainda que todos dancem à sua volta. O verdadeiro som e harmonia que vale à pena acompanhar é Aquele que une uma multidão de milhares ainda que não a possamos ver, cujo maestro é Aquele que enviou a Vida para nós:

5  Saiu uma voz do trono, exclamando: Dai louvores ao nosso Deus, todos os seus servos, os que o temeis, os pequenos e os grandes. 6  Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso. 7  Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, 8  pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. (Apocalipse 19:5-8)

Ainda que o mundo lhe apresente luto constante, guerras, mortes, pestes, nós não precisaremos nos encurvar a isso porque “[...] maior é o que está em nós do que o que está no mundo” (1 João 4:4) e “[...] em todas essas coisas somos mais que vencedores por meio dAquele que nos amou” (Romanos 8:37).

A vida é mais do que aquilo que cobre e ornamenta o corpo ou enche as nossas mãos. A eternidade está e estará sempre dentro de você lhe chamando repetidamente. Atenda o seu chamado recebendo Jesus para perdoar os seus pecados e tomar conta da sua vida, ser seu Senhor e Salvador para que a eternidade finalmente dê cor e brilho à sua existência de forma permanente, sem ter relação com cartões de crédito, contas bancárias, currículos ou prêmios materiais.
  
Você pode orar assim:

Querido Deus, por favor, escreve a Tua vida no meu coração, grava com Teu Espírito Santo e me transforma. Preciso da Vida que é além da respiração e do suprimento diário, mais do que o trabalho e mais do simplesmente ter ou poder. Preciso do Teu amor e da Tua presença que torna tudo perfeito e gracioso. Dá-me a Vida Eterna Senhor e tira do meu coração tudo que não pertence a ela, em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics