sexta-feira, 29 de junho de 2012

Alçando o voo mais alto


Voo do pavão real
Se perguntarem às pessoas sobre o que é mais importante entre conseguir sabedoria para atingir seus objetivos ou possuir seus objetivos, eu direi que é conseguir a sabedoria para consegui-los porque ela os manterá e, sem ela, você os terá por pouco tempo. Veja o pavão real voando acima, é uma obra de arte preciosa... Observe a sabedoria que gera o ciclo da vida na natureza, observe a harmonia e a sincronia. Se você não consegue reconhecer um artista perfeito na criação, não sei mais onde poderá encontrá-lo. “o SENHOR com sabedoria fundou a terra, com inteligência estabeleceu os céus.” (Provérbios 3:19). A natureza foi criada pela sabedoria de Deus. Conhecer a sabedoria é desvendar a verdade de Deus e absorvê-la como goles de vida.

Pense um pouco nisso, uma pessoa pode conseguir casar-se por muitos artifícios, mas o que fará esse relacionamento durar e se tornar forte contra tempestades e trovões será a sabedoria: “a mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.” (Provérbios 14:1). Nos dois casos citados há uma casa, mas uma permanece e a outra cai. A diferença está na sabedoria, na forma de lidar com a resolução dos problemas.

Escolher a sabedoria é saber a diferença entre ganhar um peixe e aprender a pescar. Com sabedoria, você reconhecerá o momento da oportunidade, o espaço certo e a pessoa certa para cada promessa de Deus se cumprir na sua vida. A sabedoria traz todas as bênçãos pelas quais você certamente ora. Mas hoje, eu quero lhe dizer que se você não busca e ora por sabedoria, as bênçãos não estarão por muito tempo em suas mãos, se porventura chegarem até elas. Por isso, devemos investir acima de tudo em sabedoria. Assim fez o rei Salomão:

7  Naquela mesma noite, apareceu Deus a Salomão e lhe disse: Pede-me o que queres que eu te dê. 8  Respondeu-lhe Salomão: [...] 10  Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que eu saiba conduzir-me à testa deste povo; pois quem poderia julgar a este grande povo?
11  Disse Deus a Salomão: Porquanto foi este o desejo do teu coração, [...] 12  sabedoria e conhecimento são dados a ti, e te darei riquezas, bens e honras, quais não teve nenhum rei antes de ti, e depois de ti não haverá teu igual. (2 Crônicas 1:7-12)

Aí estava quem era onipotente permitindo um pedido a Salomão. Salomão, sabiamente, pediu a semente da sabedoria, porque a semente traz em si uma vida de múltiplos frutos. Talvez você esteja ocupado demais em conseguir carregar muitos frutos e esteja abandonando as sementes. Vejo pessoas se ocuparem com o trabalho, mas não em adquirir competência; em tirar boas notas, sem ganhar conhecimento; em serem populares, sem fazer amizades construtivas e fiéis; em “pegar” e “ficar” com meia população do Estado, mas estão sempre em solidão e amargura; em acumular coisas por fora, mas sem saber quem são por dentro... Investimentos de vida sem sabedoria, que vão se esgarçar e rasgar como trapos velhos e inúteis.


A resposta para a Vida está além do visível...

Não é o fim visível, a aparência, o que dá solidez à construção de um edifício, é uma estrutura bem calculada, além da qualidade do material e da técnica com que é executada a obra. Isso não é visível, como diz Jesus: “porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes.” (Lucas 12:23). Como e porque você vive é muito mais do que aquilo que você conseguiu alcançar com as mãos e guardar no seu banco. Busque a sabedoria  como algo precioso:

4 se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, 5 então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. 6 Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. 7 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade, [...] 10 Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma. 11 O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará; 12 para te livrar do caminho do mal e do homem que diz coisas perversas; (Provérbios 2: 4-7,10-12)

Se você tem sede, não importa se seu copo é de ouro, basta que garanta a qualidade da água. Precisamos priorizar a água da vida, onde a recebemos é apenas circunstancial, passageiro. A qualidade de nossa vida não se define por nosso emprego, local onde moramos, dinheiro ou posição social. Esses são apenas momentos mutáveis da vida. Não é o recipiente que sacia a sede é a água. A água faz diferença, o recipiente é aparência. Alguém já disse: as pessoas mais felizes não são as que têm o melhor de tudo, mas as que fazem o melhor de tudo que têm! Os mais ricos não são os que têm mais, mas os que precisam de menos. Precisamos nos saciar da Vida, que é dom de Deus, e a sabedoria de Deus é vida. “[...] o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor.” (Eclesiastes 7:12b)

Onde encontrar sabedoria?

Basicamente em uma fonte e dois tipos de mensageiros. A fonte é o Espírito Santo:

“mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” (João 14:26)   

“17  para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, 18  iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos; 19  e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos,” (Efésios 1:17-19)

Os mensageiros são:

(1)  A Palavra de Deus
“16  Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17  a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16-17)

“31 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; 32  e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:31-32)

E (2) as pessoas cheias do Espírito Santo
“Águas profundas são as palavras da boca do homem, e a fonte da sabedoria, ribeiros transbordantes.” (Provérbios 18:4) 

“[...] Porque a boca fala do que está cheio o coração. 35  O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; [...]” (Mateus 12:33-34)
“11  E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 12  com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,” (Efésios 4:11-12)

Lembrando que quem está cheio do Espírito Santo, realmente, está cheio da Palavra, é preciso um dentro do outro, todo conselho deve ser dado com base na Palavra ou não virá do Espírito:


“Respondeu-lhes Jesus: Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus”? (Marcos 12:24);
“A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder,” (1 Coríntios 2:4);   
“Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento;” (1 Coríntios 12:8);
“em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;” (Efésios 1:13);   
“Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;” (Efésios 6:17);   
“porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.” (1 Tessalonicenses 1:5).   



Assim, querido ou querida, a sabedoria de Deus é a cura para todos os males de agora e do futuro. É um investimento de uma vida inteira, que terá recompensas tremendas para quem ousar descobrir a Vida que Deus tem a oferecer e atirar-se nela como quem o faz quando encontra água em um deserto. É um alicerce sólido para construir sua vida e a da sua família. Se você reconheceu a necessidade de sabedoria, pode orar por ela e buscá-la porque há uma promessa: "se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida." (Tiago 1:5) 

Você pode orar assim:

Querido Deus, ajuda-me a viver a Tua sabedoria. Abre minha mente e meu coração para Te ouvir e desejar cada vez mais aprender de Ti, em nome de Jesus. 


2 comentários:

  1. Ana vc deu exemplo de notas sem conhecimento. Eu estou abismada com as mulheres e com o que elas estão fazendo consigo, para não conseguir nada.Nem quem as respeite e principalmente quem as ame. Lau

    ResponderExcluir
  2. Pois é, as pessoas são ensinadas a priorizar o "ter" em vez do "ser". Para Deus é melhor ser, isso ninguém tira de nós! A outras coisas por mais que sejam boas, ainda assim são temporais. Renata.

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics