quarta-feira, 27 de junho de 2012

Uma lição entre o tempo e a pera





Não sei você, mas tenho dificuldade de aprender uma lição chamada esperar. Com a pressa, podemos começar a criar uma ideia errada de tudo. Isso pode nos angustiar ainda mais e nos levar à precipitação. Ser precipitado é altamente prejudicial ao nosso futuro e no presente, só nos leva à angústia. O alerta de Deus é grave: "O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura." (Provérbios 14:29).   

A seguinte ilustração nos ajudará a entender a essência da mensagem de hoje:

Um homem tinha quatro filhos. Ele queria ensinar uma lição importante a eles. Por isso, enviou cada um deles para fazer uma viagem e observar uma pereira plantada num local distante.
O primeiro filho chegou lá no INVERNO, o segundo na PRIMAVERA, o terceiro, no VERÃO e o quarto, o caçula, no OUTONO. Quando eles retornaram, o pai os reuniu e pediu que contassem o que tinham visto.
O primeiro chegou lá no INVERNO
Disse que a árvore era feia e acrescentou:
“- Além de feia, ela é seca e retorcida!”
O segundo chegou lá na PRIMAVERA
Disse que aquilo não era verdade. Contou que encontrou uma árvore cheia de botões, e carregada de promessas. 
O terceiro chegou no VERÃO
Disse que ela estava coberta de flores, que tinham um cheiro tão doce e eram tão bonitas, que ele arriscaria dizer que eram a coisa mais graciosa que ele jamais tinha visto.
O último filho chegou no OUTONO.
Ele disse que a árvore estava carregada e arqueada cheia de frutas, vida e promessas...
O pai então explicou a seus filhos que todos eles estavam certos, porque eles haviam visto apenas uma estação da vida da árvore... Ele disse que não se pode julgar uma árvore, ou uma pessoa, por apenas uma estação. 

A essência do que se é só pode ser constatada no final de tudo, exatamente como no momento em que todas as estações do ano se completam! Se alguém desistir no INVERNO,perderá as promessas da PRIMAVERA, a beleza do VERÃO e a expectativa do OUTONO. 

Não permita que a dor de uma estação destrua a alegria de todas as outras. Não julgue a vida apenas por uma estação difícil. Persevere através dos caminhos difíceis e melhores tempos certamente virão, de uma hora para a outra!!! O mal não é interminável, só é doloroso. Por isso, não se precipite,  nem para agir e nem para falar, pois:  

"Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado." (Provérbios 19:2)
"Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele." (Provérbios 29:20).


 

Observe as realizações dos que não desistiram

  • Noé passou grande parte de sua vida anos construindo a arca debaixo de descrença e zombaria, mas quando o dilúvio veio, ele salvou  a si, à sua família e à raça humana (Gênesis 6 - 9);
  • Abraão passou 25 anos esperando por um filho e teve sua descendência;
  • José passou por um sequestro e duas prisões injustas, durante treze anos  antes de se tornar Governador do Egito (Gênesis 37:2; 41:46);
  • Moisés passou 40 anos no deserto e só depois dos seus 80 anos começou o seu ministério e conseguiu a libertação de três milhões de pessoas (Êxodo 2:11[no tempo de Moisés era considerado homem aos 40 anos cf. Gênesis 25:20]; 7:7);
  • Davi era desprezado pela família, o último, nem sequer participava das reuniões importantes da família, foi trabalhar para o rei e foi injustamente perseguido por ele, depois de ter conseguido muitas vitórias para o reino, mas terminou não só no trono, mas como  parente ascendente dos pais terrenos de Jesus (1 Samuel 16:10-11; Mateus 1: 1-17; Lucas 3:23-38);
  • Samuel foi criado fora de casa no meio de uma família infiel a Deus, mas manteve-se reto e teve um ministério poderoso na terra (1 Samuel 1:19-20; 2:18-20, 22-24); 
  • E o que dizer de Paulo, que toda vez que era preso, fustigado, açoitado, o poder de Deus aumentava na sua vida e no seu ministério levando-o a conquistas maiores (Atos 16:16ss; 2 Coríntios 11:23-33; 12:1-5).
  • A igreja primitiva cresceu e se difundiu por toda  Europa e Ásia sob perseguição, mais rapidamente do que quando a perseguição não existia. (Atos 8:1-4).

O Senhor está com você

O Senhor está com você como estava com todos esses que guardaram as Suas promessas. Ele vai se manifestar na sua vida com o mesmo poder porque Ele não muda e não faz diferença entre uma pessoa e outra, só há distinção de fé e fé somos nós quem optamos por manter ou não. Então, não depende de Deus, depende de você não desistir. Creia e vença! 

Lembre-se de que "[...] O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã."  (Salmos 30 : 5);

Se está sendo perseguido, saberá responder:
"Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem."  (Lucas 21 : 15);

Seja qual for o obstáculo vai ser vencido se você persistir:
"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."  (Tiago 4 : 7)"8  Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 9  Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo." (1 Pedro 5:8-9).
Você pode orar assim: 

Querido Deus, em nome de Jesus, dá-me ousadia para que eu persevere na tua visão, dá-me discernimento e prudência para que eu não caia na precipitação no julgamento e fortalece-me para que eu saiba esperar o momento certo de falar e agir, em nome de Jesus.



Ilustração recebida por e-mail da amiga Zulima Tozzi





3 comentários:

  1. Amém! Deus tem o seu kairós determinado para todos os propósitos na nossa vida. Graças a Ele por tudo, eu confio no Senhor.
    Rênedy

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus porque só ele evê todas as estações e nós só temos que esperar nELE!
    Andressa Lais

    ResponderExcluir
  3. Achei linda a metáfora, se formos pensar na infância adolescência adulto e velhice, vamos perceber que vamos aprendendo mais a cada estação da vida. Lau

    ResponderExcluir

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics