quinta-feira, 14 de junho de 2012

Soluções sem remendos ou riscos




Nós vivemos em busca de soluções. Mas existem soluções de vários tipos. Algumas soluções são temporárias, outras ineficazes, outras duradouras, outras ainda aperfeiçoadas. Quando um problema se apresenta, que tipo de solução você procura? O tipo de solução que você encontra vai determinar o nível de qualidade de vida que você vai levar. Você pode por um remendo com massa epoxi, trocar a peça por uma usada, trocar por uma original ou até inventar um sistema mecânico melhor. Você decide que tipo de solução dar para a sua vida e por quanto tempo ela vai permanecer resolvida até que tudo seja desfeito de novo.

Jesus não aconselha o remendo:

36  Também lhes disse uma parábola: Ninguém tira um pedaço de veste nova e o põe em veste velha; pois rasgará a nova, e o remendo da nova não se ajustará à velha. 37  E ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo romperá os odres; entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão. 38  Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em odres novos [e ambos se conservam]. 39  E ninguém, tendo bebido o vinho velho, prefere o novo; porque diz: O velho é excelente. (Lucas 5:36-39)

Há duas áreas de solução que este texto aponta: as vestes remendadas e o odre de vinho velho cheio com vinho novo.  A primeira fala daquilo que colocamos sobre nós, do tipo de soluções que escolhemos para aquilo que está fora de nós e, a segunda, fala das soluções que procuramos para dentro de nós. Em ambos os casos, uma solução mal escolhida provoca uma destruição maior do que o problema apresentado. Ambas, com pouco tempo estarão piorando a situação que aparentava estar resolvida. Vamos pensar um pouco sobre isso?



A primeira solução problemática deixa logo aparente que é inadequada, o remendo de pano novo é claramente visível externamente. Já a segunda, usar um odre velho para guardar vinho novo, cria um problema interior que evolui até que só se perceba quando o problema produzir seu prejuízo. A primeira solução ineficaz fala da vida das ações e a segunda solução, da vida dos pensamentos e emoções. Seja como for, soluções inadequadas são problemas ampliados. Observe que o segundo rasgo do tecido aumenta o estrago e o vinho derramado será irrecuperavelmente perdido, causando prejuízo.

Onde estarão as soluções realmente eficazes e duradouras? Deus deu a instrução a Josué: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. ” (Josué 1:8). E Jesus nos deu a forma de aprendermos a aplicar a Palavra:

24  Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou. 25  Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; 26  mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. (João 14:24-26)

O conhecimento é o pai da criatividade e a criatividade é a mãe da solução eficaz. Deus tem algo realmente novo e duradouro para resolver seus problemas, use seus princípios e orientação que seus problemas realmente vão ser resolvidos de forma satisfatória.  Você pode orar assim:

Querido Deus, ensina-me a tua Palavra e libera minha mente para ouvir as soluções duradouras e eficazes que vêm de ti. Mostra-me onde estou fazendo remendos e utilizando soluções destrutivas que estão me causando prejuízo. Dá-me a ousadia necessária para aplicar as Tuas soluções por mais diferentes do comum que possam ser, eu te peço em nome de Jesus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a mensagem ou faça sua pergunta.

Web Analytics